12/02/2014

Resenha - O Último Desejo


Nome:  O Último Desejo
No Original: Ostatnie życzenie
Autor (a): Andrzej Sapkowski
Tradutor (a): Tomasz Barcinski
Páginas: 320
Editora: WMF Martins Fontes
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Geralt de Rívia é um bruxo sagaz e habilidoso. Um feiticeiro cheio de astúcia. Um matador impiedoso. Um assassino de sangue-frio treinado, desde a infância, para caçar e eliminar monstros. Seu único objetivo: destruir as criaturas do mal que assolam o mundo. Um mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. Um mundo em que nem todos os que parecem monstros são maus nem todos os que parecem anjos são bons

Quando voltei a ler assiduamente no começo de 2011 o primeiro gênero onde fui buscar livros foi a fantasia e logo após terminar de ler os livros da série do Martin em meados de julho acabei conhecendo o livro e a série que tinha recém chegado ao Brasil. Na época acabou ficando na lista de desejados e apenas no ano passado tive a chance de ler o livro. Elogiada como uma das melhores séries de fantasia e base para um vídeo game a história apresentada pelo polonês Andrzej Sapkowski surpreende o leitor com um mundo intrigante e complexo. Contado de forma diferente esse primeiro livro mais do que apresenta a trama, ele conquista e instiga o leitor.

A história desse primeiro livro é dividida em partes. Temos Geralt no presente enquanto se recupera no templo de Melitele em Ellander onde a sacerdotisa Nenneke cuidou de suas feridas após a ida a Wyzim. E intercalado a sua estada no templo entra as histórias de algumas de suas viagens. Geralt chegou ao templo após ir a Wyzim. A princesa de Wyzim foi enfeitiçada ao nascer e faz seis anos que na forma de um terrível monstro ataca sem piedade durante a noite. Geralt aceita o trabalho de desenfeitiçar a princesa, mas nem todos querem a garota viva. Além dessa história entre passagens de Geralt no templo e nas suas redondezas diversas outras viagens são contadas, sua ida a Cintra onde consegue mais do que gostaria e possivelmente muda todo seu destino, também sua ida a um pequeno e esquecido vilarejo onde tem um encontro infeliz com os elfos e fechando a história de como conheceu Yennefer de Vengerberg, uma feiticeira de personalidade irascível e pede algo impossível a Geralt. Um ciclo de acontecimentos que se coloca em movimento trazendo presságios de um futuro sombrio para o bruxo e para o mundo.

É dessa forma que a trama se desenrola, alternando a estada de Geralt e suas histórias. Servindo como uma introdução para o mundo e para os personagens. Conhecemos cantos distantes e histórias sobre o povo, e como o mundo mudou. A dificuldade de se destacar na multidão, o preconceito e a violência crescente num mundo dominado cada vez mais por humanos. Onde não há apenas personagens bons e maus, onde reis loucos, reis tolos, rainhas duvidosas e princesas monstruosas dividem intrigas e guerras, e onde até o homem mais pobre tira proveito do outro.

O mundo criado por Sapkowski é brilhante e apresentado através do olhar sagaz de Geralt ganha ainda mais complexidade, porque o bruxo não vê as coisas preto e branco, ele consegue enxergar as pessoas de forma mais profunda, com seus próprios fantasmas Geralt não é herói, e muitas vezes é forçado além do limite para sobreviver. Trabalhando para pessoas que desprezam seu tipo e sem casa ou porto fixo Geralt trata o mundo e as pessoas de forma cínica e amarga, sendo isso uma forte armadura para todos os sofrimentos que ele já viveu, passando ao leitor muitos sentimentos e impressões. Geralt é de longe um dos personagens mais complexos e interessantes que já conheci. A narração em terceira pessoa onisciente enriquece a trama e o fim é uma promessa, que deixa o leitor curioso e ansioso para o próximo livro.

Leitura rápida, instigante, contada de maneira bela e forte. Andrzej Sapkowski possui uma prosa marcada por traços fortes, que imprime em cada elemento, cada personagem uma camada a mais do que está a vista. Rico e sombrio o mundo onde a história se desenrola é vívido, construído por descrições pontuais é um mundo que inverte a ordem comum das coisas e surpreende ao mesmo tempo que encanta. A edição da WMF está ótima, fonte agradável, opção de capa perfeita e tradução fluida. Adoraria ver a história de Geralt adaptada, tanto pela complexidade dos personagens como pelo mundo fascinante. Recomendado a todos que procuram uma fantasia que difere tanto pelo tom quanto pelo universo. Sombrio, injusto, tenso e sufocante, um universo que está à beira do limite. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Saga do Bruxo Geralt de Rívia - Andrzej Sapkowski
1- O Último Desejo
2- A Espada do Destino
3- O Sangue dos Elfos
4- O Tempo do Ódio
5- Chrzest ognia
6- Wieża jaskółki
7- Pani jeziora
8- Sezon burz

8 comentários:

  1. Já disse que estou gostando e tendo cada vez mais curiosidade com fantasia, a maioria conheci mais com suas resenhas e essa daí é uma que vi você falar super bem no twitter e fiquei curiosa por isso li a resenha, personagens complexos tem sido o melhor para deixar os livros criativos. Parece pelo que falou uma fantasia e tanto. Ótima resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de livros de Epoca, parece que tem um Q a mais das outras historias, sem duvida nenhuma irei colocar na minha lista (rezando para nao ser caro)


    xx

    ResponderExcluir
  3. Que livro incrivel,adoro esse genero,meu preferido!!!A resenha so me deixou com mais vontade de ler!!!

    ResponderExcluir
  4. Tá um livro que quero muito ler, mas nunca tinha visto resenha dele e uau parece perfeito, aquelas fantasias bem densas e sombrias sabe? Pelo menos foi essa a impressão que tive pela resenha, acho as capas super legais, diferente do que usam tanto no gênero e adorei a resenha, ainda mais que é de autor diferente. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que série grande, e só tem metade dos livros publicados aqui, vou esperar toda ela ser lançada, sou um pouco ansioso quando termino um livro bom e já não tenho a sequência, esse parece ser desses livros que nos deixam loucos para saber o que acontece, uma fantasia fantástica.

    ResponderExcluir
  6. Uma fantasia que não conhecia muito bem e que parece perfeito, só pela WMF lançar já prova isso, eles lançam poucos livros, mas sempre muito bons, o jeito que você falou da história dá para ver que é mais do que fantasia e tudo, adorei o que disse do mundo e dos personagens. Sempre bom conhecer livros novos. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Não leio fantasia quase, meus amigos me recomendam muito e gostei da resenha, ele parece que tem mais temas sérios, sociais e isso pode ser ótimo para mim que não to acostumada a ler fantasia. Gostei.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir
  8. A história me chamou atenção por ter bastante ação e fantasia. Enquanto espero George publicar a continuação de Cronicas de Gelo e Fogo, não custa nada dar uma olhadinha na
    Saga do Bruxo Geralt de Rívia.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.