07/02/2014

Resenha - Fablehaven: Chaves Para A Prisão dos Demônios


Nome: Chaves Para A Prisão dos Demônios
No Original: Keys To The Demon Prison
Autor (a): Brandon Mull
Tradutor (a): Alexandre D'Elia
Páginas: 600
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Num esforço para impedir que o maléfico líder da Sociedade da Estrela Vespertina encontre os artefatos necessários para abrir a grande prisão dos demônios, os irmãos Kendra e Seth vão embarcar na mais perigosa jornada de suas vidas desde que descobriram o santuário de Fablehaven, uma reserva de seres mágicos existente na fazenda de seus avós. No último livro da série de Brandon Mull, que leva a aventura vivida pela dupla a um emocionante desfecho, fidelidades serão testadas e segredos, revelados. Será que eles sairão vitoriosos da derradeira batalha das forças da luz contra a escuridão?

Chegou ao fim. Depois de duas semanas lutando para ter coragem de escrever a resenha e fechar oficialmente Fablehaven, cá estou. Relutei em escrever essa resenha porque depois dela a série está mesmo acabada e enquanto eu mantenho as ideias na cabeça ainda estou presa a série. Brandon Mull nesse quinto livro consegue surpreender o leitor e fechar de forma espetacular sua história. Perdas, ganhos, sofrimento, traições e reviravoltas marcam a trama que fechou a história de Seth e Kendra.

Depois de partir da reserva de dragões Seth, Kendra e os outros mal têm tempo para pensar nas perdas que sofreram. Warren está preso na mochila, talvez perdido e ainda ferido. Vanessa continua a dar dicas de seu precioso segredo, e a notícia que os avós dão aos dois é assustadora. Partindo para Austrália a grupo tem apenas uma chance de resgatar o último artefato, mas assim que eles chegam um ataque violento da Sociedade dispersa o grupo que sofre perdas terríveis. Seth é capturado pela Sociedade e vai parar no meio do deserto na reserva secreta do Esfinge, em Fablehaven o tempo está contra eles e o único plano de ação concebível é perigoso demais e sem garantias. Enquanto Seth tenta sobreviver as artimanhas do Esfinge e faz novas amizades no calabouço da reserva, Kendra descobre segredos impensáveis. Quando o grupo parte para o ataque, Seth comete o erro de acreditar demais nas pessoas erradas e sua fuga da reserva do Esfinge se prova inútil. Se Kendra e ninguém por perto, Seth vê Fablehaven cair no caos e um amigo morrer. Kendra cai numa armadilha e precisa fugir. Separados, com os artefatos em jogo e com a maré contra eles, os dois irmão precisarão de mais do que manter a calma, de toda inteligência e ajuda para virar o jogo e impedir a abertura da prisão dos demônios, mas quando os dois começam a perder batalha após batalha a pergunta que surge é aterrorizante, se os dois não vão conseguir impedir a abertura da prisão, o que mais podem fazer?

É a partir dessa premissa que a história se desenrola, a última história da série que com suas 600 páginas flui maravilhosa bem e dolorosamente rápido demais. Brandon Mull mostra porque sua série é diferente, surpreendendo o leitor com um fim que vai contra todas os parâmetros, trazendo uma história com duas vertentes que se unem no momento preciso com uma harmonia desconcertante e concluindo a trama com mais elementos inovadores e sem cair no lugar-comum das resoluções fáceis. A jornada de Kendra e Seth em busca de seu objetivo não é fácil e assim como a vida nada acontece fácil. A narração é marcada pelo ritmo rápido e ágil, que entrelaça acontecimentos e desenvolve a trama instigando o leitor desde o começo.

Do lado de Seth, vemos o personagem mais maduro, lidando melhor com as coisas que acontecem errado, sem tempo para arrependimentos Seth vai surpreender o leitor. Diferente daquele garoto que muitas vezes era o irritante irmão da Kendra, Seth mostra que é muito mais, dividindo o foco com sua irmã e fazendo até mais do que ela. O equilíbrio entre ele e sua irmã, e os elementos que eles representam foi fantástico assim como a importância que o autor deu aos personagens secundários. Ao invés de dois jovens salvando o mundo temos todo um grupo, bem mais realista e crível. Liderando os irmãos o autor colocou seres que tem séculos de experiência e que conduziram a história a um encerramento fascinante, que passa de momentos sombrios a momentos de beleza, com ação, tensão e redenção para alguns personagens.

Leitura rápida e deliciosa. Brandon Mull faz mais do que encerrar a história, o autor mesmo no último livro consegue levar o leitor por mais recantos desconhecidos de seu universo. Numa mistura de personagens ricos e trama inteligente Fablehaven é ao final uma série madura, que conquista de crianças a adultos. Uma fantasia que explora com destreza elementos de várias mitologias, indo além do universo clássico de fadas, bruxas e seres encantados. Com muitos elementos próprios e uma construção brilhante para seus protagonistas Mull mostra porque é um contador de histórias excepcional.

A edição da Rocco está belíssima, desde a capa até a tradução fluida. Ainda torço para um dia ver a série adaptada para os cinemas. E mais uma vez recomendo a todos. Rico, criativo, inovador e com sentimentos humanos Fablehaven vai além de uma série juvenil. Leiam e se encantem! Até mais!

Fablehaven - Brandon Mull
1- Onde As Criaturas Mágicas Se Escondem
2- A Ascensão da Estrela Vespertina
3- Nas Garras da Praga das Sombras
4- Segredos do Santuário do Dragão
5- Chaves Para A Prisão dos Demônios

8 comentários:

  1. Acredito que essa série seja ótima. Tipo de série que gosto, e fico feliz pela editora tê-la terminado. Assim que puder pretendo lê-la.

    ResponderExcluir
  2. Amei ver as resenhas da série e essa última me deixou certa de que deve ser mais que boa, parece bem legal tudo o que disse em todas as resenhas e estava curiosa para ver você falar do fim, sempre deixa uma sensação estranha terminar a série e amei tudo o que disse, me deixou curiosa e to certa que vou ler a série um dia, ainda mais que está completa, é bem mais fácil, adorei mesmo, parabéns pelas resenhas. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eba! Achei que não ia sair, mas entendo porque demorou, deve ser difícil colocar em palavras o fim de uma série que se ama, quanto terminei Harry nem imagino conseguir escrever sobre, se nem falar eu conseguia... Dá uma dó e uma felicidade, adorei as resenhas da série e foi perfeito conhecer uma série tão legal. Parabéns pela iniciativa, estou sempre conhecendo séries e livros novos aqui, adorei. Esse livro parece ainda mais bonito que os outros, estou super curiosa, e não estou falando da boca para fora, fiquei curiosa mesmo para ler. Parabéns pelas ótimas resenhas! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, me deixou bem curiosa, tudo o que disse em todas as resenhas fazem a série parecer bem diferente e criativa, quero muito ler, principalmente pelo mundo que parece super interessante e pelas capas lindas. Ótima resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo já disse tudo, a série é ótima por tudo o que falou, fiquei muito curiosa e mais ainda com os 2 últimos livros. Ótima resenha como sempre e um dia ainda leio a série. Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Eita mas que serie longa o.o, goste do enredo da histori , mas quando vi que é longo ja parei de ler a resenha para nao me animar, (pobre é dificil). um tanto diferente os livros nao?


    xx

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar dessa série, e me interessei pela história, saga concluída é sempre melhor, não precisa fica esperando os outros livros que nunca chegam, parece uma fantasia que eu com certeza vou gostar.

    ResponderExcluir
  8. Adoro séries juvenis, mesmo já lendo muitas fiquei curiosa com a resenha, gostei do que disse e principalmente de ter irmãos de protagonistas, espero ler logo ainda mais que já tá concluída. Gostei muito de tudo que disse, parece com as séries que amo.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.