04/02/2014

Resenha - Círculo


Nome: Círculo
No Original: Cirkeln
Autor (a): Mats Strandberg, Sara B. Elfgren
Tradutor (a): Érico Assis
Páginas: 416
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Minoo, Vanessa, Linnéa, Rebecka, Anna-Karin e Ida frequentam o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. Elas não são amigas, mas, quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado. Lá descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma profecia, e que uma força terrível foi libertada. Quando a pequena cidade se torna palco de uma série de suicídios de alunos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas — e ao mesmo tempo lidar com os problemas da adolescência, como pais ausentes, distúrbios alimentares, abuso de drogas e a descoberta de quem realmente são.

Faz bastante tempo que conheci a trilogia da dupla de autores suecos no Goodreads, mas somente ano passado soube que a Intrínseca lançaria por aqui e desde então estava aguardando ansiosa visto que adoro ler livros que fogem das nacionalidades comuns, principalmente os vindo do norte europeu. Mats Strandberg e Sara Elfgren apresentam ao leitor um universo intrigante e marcado por personagens interessantes.

A história tem início na pequena cidade de Engelfors onde seis garotas completamente diferentes e que frequentam a mesma escola têm a vida alterada quando uma lua vermelha surge no céu. Sem saber porque todas as garotas são impelidas para o parque da cidade. Elas ainda estão chocadas com o recente suicídio de Elias. Minoo que o encontrou no banheiro e ainda não tirou a imagem da cabeça. No parque elas estão confusas quando Nicolau, o zelador da escola surge contando a elas o que a lua significa. Porém ele não consegue se lembrar quem é e o que deve fazer para proteger as garotas. A profecia não fala em sete escolhidos e sim em um. Alguma coisa apagou sua memória e as garotas que mal se conhecem se veem obrigadas a conviver. Após o encontro no parque as garotas começam a desenvolver poderes. Rebecka pode mover as coisas com a mente. Anna Karin pode forçar as pessoas fazer o que quiser, Vanessa pode ficar invisível, Ida é um condutor do passado e apenas Minoo não desenvolveu nenhum pode ainda. Nicolau avisa para elas não confiarem em ninguém, Elias era um escolhido e foi assassinado. Uma delas é a próxima e sem conseguir conviver as seis garotas vão ser caçadas e jogadas em uma trama de mentiras, traições e surpresas. Por que elas são as escolhidas? Escolhidas para que? Quem está arriscando tudo para matá-las?

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve e a despeito da primeira impressão a trama não é clichê. Um colégio e seis garotas escolhidas pode soar comum a princípio, mas à medida que os autores vão apresentando a trama e seus meandros nos vemos surpresos diante de um quadro mais complexo e intrigante do que o pressuposto. A narração é dividida entre as garotas o que torna o ritmo mais fluido, sendo a troca entre uma e outra bastante natural, funcionando muitas vezes em favor do desenvolvimento da trama, nunca parada sempre com novos elementos se encaixando. A ambientação é vívida, e com descrições bem colocadas, que passam com precisão o clima de cidade pequena sombria e misteriosa.

Das seis personagens Minoo é a mais interessante. Não se encaixando nem entre os populares e nem entre os excluídos, Minoo tem uma visão clara sobre si mesmo e à medida que a história avançou ela se mostra a mais interessada nos porquês da situação que vive. A amizade dela com Rebecka foi um dos pontos altos da história assim como a reviravolta próximo ao fim que deixa perguntas interessantes para o próximo volume. Já Anna Karin é a mais irritante. Passou a vida inteira sofrendo bullying e ao invés de aproveitar a descoberta dos poderes para crescer e ganhar autoestima acaba manipulando a situação de forma impossível e tola. Os personagens secundários também se mostram fortes, enriquecendo a trama e levantando perguntas que movem a trama. O fim amarra todas as pontas com harmonia, com acontecimentos que surpreende com revelações imprevisíveis.

Leitura rápida e agradável. No geral a trama que Strandberg e Elfgren apresentaram nesse primeiro volume é intrigante, com mais nuances do que se pode prever e um universo com toques de mitologia nórdica que promete muitas surpresas. A edição da Intrínseca está ótima, fonte agradável e capa mantida do original sueco. O livro já está em processo de adaptação e se for benfeita ficará ótimo, tanto pelo clima como pela trama. Recomendado a todos que procuram uma trilogia jovem adulto diferente, que inova com elementos conhecidos e surpreende com um universo intrigante e criativo. Clima sombrio, mistérios, segredos, traições e personagens fortes. A trama que envolve as seis garotas vai surpreender o leitor. Leiam! Até mais!

Engelfors - Mats Strandberg & Sara B. Elfgren
1- Círculo
2- Eld
3- Nyckeln

13 comentários:

  1. Mais um que vai ser adaptado, espero que fique bom. Também gosto muito quando os livros vem de países diferente, sinal de cultura diferente, visão diferente e tudo mais. Esse, quero ler, esperando os outros serem lançados.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a capa do livro assim que vi e não fazia ideia do que esperar, bruxas na Suécia? Parece muito bom e gostei do que disse da maioria das protagonistas, parece uma daquelas histórias mais sombrias do que parece e que gostamos por vários personagens, espero ver a adaptação logo! Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adoro bruxas e adorei a capa do livro, muito lindo, vi o livro na livraria e amei a textura. Não estou acostumada com livros com muitos personagens então parece perfeito para conhecer, sem falar que pelo que disse parece diferente do ar americana de sempre, gostei e tudo o que disse me deixou curiosa, parece intrigante. Adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  4. Tá na minha lista de desejados desde que conheci a trilogia quando você disse que ela ia ser lançada e estou muito ansiosa para ler antes da adaptação. Sua resenha só me deixou com mais certeza de que vou adorar. A capa é muito linda e adorei os personagens só pela resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Não queria começar novas trilogias, mas achei a capa desse livro tão linda e ainda tem o negócio dele ser europeu e agora sua resenha falou muito bem dele e ainda vai ser adaptado, como posso deixar de ler?
    Sua resenha me deixou muito curiosa, adorei conhecer os detalhes! :D

    ResponderExcluir
  6. Serio que é trilogia? To vendo que vou ficar pobre, adorei o enredo que criaram nessa historia muito diferente do que vivo a ler atualmente.Vou tentar ler esse ano quem sabe né?! o/


    xx

    ResponderExcluir
  7. Não comprei esse livro e perdi um pouco o interesse devido a resenhas negativas que vi, a sua mudou isso um pouco também, não sei agora, vou esperar lançar o próximo se os comentários forem bons compro e começo a ler.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei interessa pela leitura. Apesar de ser uma trilogia pelo visto o enredo central tem inicio, meio e fim. O que deixa até mais curiosa para saber o que vai ser no próximo volume

    ResponderExcluir
  9. Esse além de ter uma capa maravilhosa, aborda um tema que gosto bastante, que é sobre bruxas. A maioria dos livros que li e estou lendo ultimamente são de trilogias, e agora esse é mais um que em breve espero estar começando a ler! Com certeza está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  10. Quando bati o olho no livro, a capa me chamou muito a atençao, desde entao quero ele na minha estante....

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de livros com bruxas e amei essa capa, vi o livro e amei cada detalhe, preciso ler ele logo antes do segundo sair e gostei muito da resenha, é a segunda que leio e gostei mais da sua, porque quero muito gostar da história e já gostei do que disse do mundo.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir
  12. Realmente, a premissa inicial me parece bem clichê, mas, pelo que você disse, as coisas começam a mudar com o decorrer da trama. Isso me agrada bastante. Aliás, mesmo clichê, eu gosto. Desde que seja muito bem desenvolvido. Essa mescla de atmosfera sombria, com mistério, segredos, traições e personagens complexos, me ganham completamente.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Mais uma trilogia pra minha estante. Li círculo no formato digital e gostei bastante, ainda estou esperando pra ler eld. Parabéns pela resenha, recomendo o livro

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.