02/02/2014

Resenha - Brilho


Nome: Brilho
No Original: Glow
Autor (a): Amy Kathleen Ryan
Tradutor (a): Ana Death Duarte
Páginas: 354
Editora: Geração
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. A Terra colapsou, acabou, sumiu. Duas naves espaciais, a Empyrean e a New Horizon, vagam pelo espaço há 40 anos, em busca de um novo mundo no qual a humanidade poderá sobreviver e retomar o seu destino. Mas há um problema: a tripulação da Horizon não conseguiu conceber descendentes para continuar a missão e povoar o novo planeta que está buscando… Na escuridão do espaço, a Horizon torna-se uma ameaça para a nave irmã, Empyrean. Sua tripulação precisa desesperadamente de jovens para casarem e produzirem descendentes. A bordo da Empyrean, seus habitantes nem sequer suspeitam de que podem ser atacados por quem pretende levar o que eles têm de mais precioso, os jovens. Quando a Empyrean enfrenta o ataque repentino de seus próprios aliados, eles rapidamente descobrem que os inimigos não estão somente do lado de fora.

Quando soube que a Geração lançaria a trilogia da autora Amy Kathleen Ryan fiquei muito ansiosa e passei a observar os lançamentos da editora mês após mês com ansiedade. Como grande fã de histórias que se passam no espaço e com tão pouco número de livros lançadas nesse cenário é fácil entender porque estava esperando a história. Apresentando uma trama que desconstrói a relação humana com a vida e o poder a autora consegue mais do que uma space opera, uma ficção-cientifica rica e bem articulada.

Waverly estava com sentimentos estranhos desde que o boato que Kieran iria pedi-la em casamento surgiu. Ela sabe que como um dos casais mais novos da nave é obrigação deles se casar e ter filhos. A Empyrean funciona assim desde que eles partiram da terra e sua mãe ainda era jovem. Agora é a vez de Waverly casar e Kieran sendo o garoto de ouro que todos sonham ela não entende sua própria hesitação. Desde que a New Horizon surgiu ao lado deles as coisas estão tensas. Por que a outra nave desacelerou para encontrá-los? O capitão não fala nada e nem mesmo Kieran que trabalha com eles sabe o que está acontecendo. Quando uma explosão ecoa pela Empyrean e Waverly, se vê com diversas outras garotas no meio de tiros e gritos ela sabe que tem algo errado. Carregada a força para a New Horizon Waverly desconfia que o que houve que sua nave não foi um acidente. A líder, como a capitã da New Horizon gosta de ser chamada, diz que a Empyrean foi perdida e que todos morreram, mas Waverly sabe que é mentira pelo que estudou sobre as naves. A primeira coisa que Waverly percebe é o culto cego que os habitantes da New Horizon tem em Anne Mather, que manipula a todos com religião e a segunda coisa é o aterrorizante fato de que não há crianças na nave. Essa confirmação faz Waverly estremecer. O que Anne Mather quer com todas as garotas da Empyrean? Por que as mantem separadas? E mais importante, onde estão seus pais e sua nave? Enfrentando um inimigo dissimulado e calculista, Waverly precisará de toda a astucia e força para descobrir essas respostas antes que seja tarde demais para todas as garotas da Empyrean...

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve a trama. Dividida entre os pontos de vista de Waverly e Kieran acompanhamos os dois lutando para encontrar suas respostas. Enquanto Waverly luta na New Horizon, Kieran precisa lidar com o caos que se abate na Empyrean após o sequestro das garotas e o súbito desaparecimento de vários adultos e de uma das naves auxiliares. Desenvolvendo tanto a trama como seus personagens enquanto apresenta um mundo de conceitos fascinantes a autora consegue uma trama perspicaz que vai além do espetacular cenário de batalhas espaciais. Com descrições pontuais e uma ambientação rica e crível Ryan consegue instigar o leitor desde o princípio discutindo temas como o poder de manipulação que a fé cega em algo pode ter sobre pessoas comuns.

Waverly é uma protagonista que cresce muito desde o começo do livro, mostrando-se mais inteligente e intrigante do que suposto em um primeiro momento. O que ela vive a bordo da New Horizon muda tudo o que ela sempre imaginou para si e sua realidade nunca mais será a mesma. Já Kieran é uma protagonista ambíguo e que pelo desenrolar da história mostra que nem tudo é o que parece. Ryan se mostra uma grande escritora por conseguindo trazer intrínseco a trama discussões bem interessantes em um livro jovem adulto. A forma como construiu uma ponte entre religião, fé e ciência é fascinante, assim como a maneira que ela lidou com a parte de diversas garotas reféns para procriar. O que ela faz nesse ponto vai surpreender o leitor que estava esperando o óbvio. Misturando batalhas por sobrevivência e poder a autora dita em um ritmo forte o tom da trama, que encerra amarrando bem as pontas enquanto abre novas perguntas assustadoras e sombrias na vida de todos os que vivem em ambas as naves.

Leitura rápida, fluida, com trama que instiga tanto pelo cenário fascinante como pela trama surpreendente, e pelos personagens complexos. Amy Kathleen Ryan mistura com harmonia e perspicácia ficção-científica no melhor estilo space opera com o desenvolver de um tema que coloca na balança poder, religião e fé, até onde o ser humano é capaz de usar a religião para conseguir poder e até onde a crença do outro vai. A edição da Geração está ótima, desde a fonte agradável até a tradução cuidadosa. A capa ficou belíssima e mal posso esperar para ver a próxima. Uma história que ficaria perfeita adaptada para os cinemas pela trama e ambientação fica. Recomendado a todos que procuram uma história diferente, com temas bem desenvolvidos, ótimos personagens e um universo riquíssimo em todos os sentidos. Ação, segredos e traições que conquistará leitores de todas as idades. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Em Busca de Um Novo Mundo - Amy Kathleen Ryan
1- Brilho
2- Spark
3- Flame

11 comentários:

  1. Eu acho o máximo livro que se passam no espaço, e a capa desse livro tá tão linda que ele já tava na minha lista de desejados, mas lendo sua resenha amei! Sério não sabia o que esperar, achava que era mais distopia e adorei o que disse sobre temas mais legais e tal, curiosa para saber o que a menina passa na nave, dá arrepio pensar no que é. Adorei a resenha! Curiosa para ver a capa do próximo... Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito chegada em ficção-científica jovem adulto, mas pelo que disse parece bem interessante e adoro livros com temas sérios envolvidos, a resenha me deixou interessada justamente por isso, a capa podia ser ser o rosto... Gostei da resenha. Abs!

    ResponderExcluir
  3. Essa série vou ler, ainda mais com leitura fluida e rápida, amo livros em que a narração é clara ao ponto de fazer com que leia rápido e entendendo.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a capa do livro assim que vi, mas tava desconfiada porque não gosto muito de sci-fi com foco em romance, mas pelo visto não tem tanto romance assim, fiquei bastante curiosa com o que disse da trama e parece muito bom vendo por esse ângulo. Adorei a resenha, muito boa mesmo. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ahh! A resenha que estava esperando! Eu estou cada vez mais na onda de ficção científica e esse é um dos que mais me chamou atenção nos últimos meses, ainda bem que tem menos romance e mais coisa interessante, adorei o que disse da trama e ótima resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  6. "Ação, segredos e traições que conquistará leitores de todas as idades."
    Preciso!!!! *--*
    Amei a resenha, muito bem feita!

    ResponderExcluir
  7. Essa capa realmente tá demais, quando vi o booktrailer do livro já queria comprar quando as resenhas começaram a surgir essa vontade só aumentou, é uma nova abordação para distopia, não havia visto nada sobre aventuras no espaço que fosse bom, quando sobrar dinheiro e tempo vai ser uma das minhas leituras mais aguardadas.

    ResponderExcluir
  8. É um livro um tanto diferente confesso, mas gostei da ideia que foi tratada a historia, mesmo nao sendo fãn de livros que se passam no espaço. Espero poder ler em breve.



    xx

    ResponderExcluir
  9. Adorei a capa e a resenha. Nunca li livros que a história se passa no espaço, mas bem que esse pode ser o primeiro hehe

    ResponderExcluir
  10. Capa linda e gostei muito da resenha, adoro distopias e gostei muito da resenha, nunca li nada que se passa no espaço além de Através do Universo e gostei de saber que tem outros livros. Gostei do que disse da protagonista.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse livro!!! E para alguns que dizem que raramente leram livros passados no espaço, eu recomendo também O Jogo do Exterminador do Orson Scott Card, que é simplesmente um dos melhores livros de ficção que já li.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.