18/01/2014

Resenha - O Presente


Nome: O Presente
No Original: The Gift
Autor (a): Cecelia Ahern
Tradutor (a): Tamires Zeoti Cianci
Páginas: 320
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.

Desde que a Novo Conceito começou a lançar Cecelia Ahern passei por várias fases de opinião sobre a autora e ainda hoje não consegui posicionar-me de forma exata a respeito de seus livros. Ahern quase sempre surpreende o leitor com os rumos e os elementos de sua história, mas nem sempre de forma positiva. Por isso estava muito em dúvida sobre este livro quando o vi entre os lançamentos, mas por ser uma história de natal resolvi conferir e hoje posso dizer que o livro faz parte das surpresas positivas da autora.

A história começa nos apresentando um garoto que com raiva do pai e de sua nova família resolve atirar um peru de natal pela janela do pai. Mas ao ser levado para a delegacia acaba ouvindo uma história que mudará seu natal. A história de Lou, homem de negócios que nunca tinha tempo para nada e na véspera do natal resolve comprar um café extra para o homem que está sentado em frente ao prédio onde ele trabalha. Conversando com o mendigo, Lou descobre que seu nome é Gabe, e também vários entre e sai de seus colegas de trabalho. Interessado em um cargo recém vago Lou consegue um emprego no escritório para Gabe como entregador de correspondências afim de usar seu poder de observação para tomar conta de seu adversário ao cargo. Porém logo nos primeiros dias Lou se sente incomodado com a presença de Gabe, que parece surgir do nada e terminar suas tarefas de forma instantânea. A simpatia que ele conquista de seus colegas de trabalho também é algo que irrita Lou. Ele não sabe porque, mas não consegue tirar o pensamento do estranho homem que ajudou e sua preocupação crescente com Gabe e o estresse do fim do ano começa a acabar com a ordem de sua vida. Será que Gabe está tentando tomar o lugar de Lou? Lou sabe que isso é loucura, como um homem de rua poderia conseguir isso? E como Gabe sabe tanto sobre sua vida?

Essa é a premissa básica da história apresentada por Ahern e para não falar muito sobre a trama deixarei apenas assim. A narrativa de autora nessa sua nova história incorpora um tom mais cadenciado que consegue trazer ao leitor uma espécie de conto de natal moderno, com Gabe no papel de catalisador que transforma a vida de Lou e à medida que a trama se desenrola muda a forma como o protagonista se vê. A ambientação é crível assim como as descrições que compõem não apenas o cenário como os personagens, suas emoções e ações.

A forma que a autora optou de introduzir uma história dentro de outra ajuda a passar a mensagem de natal. Uma mensagem que combina com o estresse do mundo atual e vai se assentar bem para todos os tipos de leitor. Lou e Gabe o tempo todo tiveram uma relação semelhante a anjo da guarda, mas Ahern é mais esperta e não deixa nada claro, usando de forma criativa e subjetiva o recurso que Gabe é. O fim foi diferente do que esperava, e surpreende ao fugir dos fins mais usados em histórias de natal. Bem realista e ácido a autora amarrou bem sua história deixando o leitor com um gosto estranho ao lembrar da mensagem da história com aquele fim.

Leitura rápida, que flui fácil a medida que a trama avança. Cecelia Ahern mais uma vez mistura histórias atuais e realistas com toques sobrenaturais em favor de uma trama mais rica. A edição da Novo Conceito está muito boa, com fonte agradável e diagramação bonita. Gostei que mantiveram a capa, mas ao mesmo tempo esperava uma capa que casasse com os outros já lançados da autora. Uma história que sem dúvida vai acabar virando filme em um futuro próximo. Recomendado a todos que procuram uma história diferente, que vai ficar com o leitor e serve perfeitamente de presente para amigos e parentes que nunca têm tempo para nada. Leiam! Até mais!

13 comentários:

  1. Olá, Yas... eu sou encantada por essa capa e tenho muita vontade de ler o livro, me instiga muito, pois como citastes sobre anjo da guarda, é a impressão que tenho da história. E quero muito conferir... quem é Gabbe na real? O que ele quer? O que ele consegue? Pois é, muitas perguntas no ar apenas na sinopse, e tua resenha como sempre dá um ar de que eu devo ler o livro, hihi. Beijos

    ResponderExcluir
  2. A capa eu achei muito bonita mas compartilho com você a opinião sobre os livros da autora, que nem sempre surpreendem de forma positiva. P.S. Eu te amo, por exemplo, eu gostei bastante. Já O Presente parece ser bem adequado para o clima de fim de ano, mas agora que passou, fico com uma sensação meio estranha em ler a história. Mas quem sabe eu leia mais pra frente, não é? Pela sua resenha, parece que vale a pena dar uma chance.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhuma história de Natal, essa parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Todos os blogs comentando sobre esse livro e só eu que não o li ainda haha, vou ter que dar um jeitinho de ler logo, haha.
    About Bullshit

    ResponderExcluir
  5. A resenha está boa, no entanto a história não me chama muito atenção, não sou muito fã de histórias natalinas, principalmente quando elas tentam demonstrar o "valor do natal".

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito fã de histórias de natal, mas gosto muito dos livros da Cecelia e por isso estava ansiosa para conferir, mas agora só no natal de novo porque meio nada a ver ler fora de época, gostei do que disse, mas não gosto da capa não, kk, parece ser uma bela mensagem como todos os da Cecelia. Adorei a resenha! Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de alguns livros da autora, mas concordo que nem todos são boas surpresas, esse de natal eu quero muito ler, mas também vou esperar a época, fica estranho ler fora da época, parece uma bela história, e você falou de todos os pontos bem, mas agora só dezembro. Abs!

    ResponderExcluir
  8. Yasmim, eu li esse livro! Comecei a leitura na vespera do Natal pra entrar no clima do livro e confesso que adorei a historia! Também gostei do modo como a Cecelia introduziu uma historia dentro de outra pra passar a mensagem de Natal! A historia de Gabe e Lou serve pra nos fazer refletir sobre o que é mais importante em nossas vidas, achei muito válido o recado que a autora quis nos mandar! Delicia de resenha, adorei! :)

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha, não gosto muito da autora e nem tanto de histórias de natal, mas quem sabe eu leio um dia, a resenha tá ótima! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Quero ler o livro, só não sei o que esperar, sinceramente. Só lendo vou poder saber se realmente gostei dele, parece que a escrita da autora causa controvérsias.

    ResponderExcluir
  11. Não gosto muito da autora não, até agora só gostei de um livro dela e não gostei nem um pouco dessa capa portanto acho difícil eu ler. Sua resenha esclarece um monte de coisas então se eu ganhar o livro até leio, mas comprar desanimei, até porque já passou o natal. Ótima resenha esclareceu as dúvidas. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Amo os livros de Cecilia, tenho 3 na minha estante, falta Ps. eu te amo e o presente..estou muito curiosa para ler, amei muito a sua resenha... :D

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o enredo, só podia ter uma capa mais bonita. Tenho um livro da autora aqui em casa mas ainda não motivei a ler...

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.