21/01/2014

Resenha - O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks


Nome: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks
No Original: The Disreputable History Of Frankie Landau-Banks
Autor (a): E. Lockhart
Tradutor (a): André Czarnobai
Páginas: 344
Editora: Seguinte
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma garota comum, um pouco nerd, que frequentava a Alabaster, uma escola tradicional e altamente competitiva. Mas tudo muda durante as férias. Na volta às aulas para o segundo ano, o corpo de Frankie havia se desenvolvido, e ela havia adquirido muito mais atitude. Logo ela chama a atenção de Matthew Livingston, o cara mais popular do colégio, que se torna seu novo namorado e a apresenta ao seu círculo de amigos do último ano. Então Frankie descobre que Matthew faz parte de uma lendária sociedade secreta - a Leal Ordem dos Bassês -, que organiza traquinagens pela escola e não permite que garotas se juntem ao grupo. Mas Frankie não aceitará um "não" como resposta. Esperta, inteligente e calculista, ela dará um jeito de manipular a Leal Ordem e levantará questionamentos sobre gênero e poder, indivíduos e instituições. E ainda tentará descobrir se é possível se apaixonar sem perder a si mesma.

Conheci o livro de E. Lockhart poucos meses depois de ter começado o blog e lembro que o que mais me chamou atenção além do título e da capa, que trazia um envelope e um selo de cera com um bassê, foi o tema. Após infinitas recomendações e muitas resenhas do Goodreads estava convencida de sua unicidade, o problema era que nenhuma editora teria o bom senso para publicá-lo por aqui, e seguindo a ordem das surpresas a Seguinte chegou ao mercado e um ano depois trouxe uma linda edição da intrigante história de Frankie Landau-Banks. Misturando o ar dos colégios internos com o segredo das sociedades secretas, Lockhart surpreende o leitor com uma história sobre o papel na sociedade e o que as pessoas esperam de nós.

Frankie estava começando o segundo ano na privilegiada escola Alabaster e tinha certeza que seu ano seria diferente. Ela estava diferente, já não reconhece a menina que era no espelho e a prova disso é que pouco antes de voltar as aulas um cara lindo fala com ela na praia. Já de volta a Alabaster tudo o que Frankie quer é um ano melhor, porém quando Matthew Livingston, o garoto mais desejado da escola vem em seu socorro depois de um tropeço, Frankie tem certeza de que sua vida mudou. Pouco a pouco Frankie começa a sair com Matthew e seus amigos, entre eles o Alpha, que não é ninguém que o cara da praia. Os meninos são engraçados e possuem uma rotina própria, entre festas escondidas durante a noite e misteriosas escapadas sem motivo Frankie começa a ficar irritada com a atitude de Matthew. Por que ele nunca conta o que está fazendo? E porque é "coisa de menino"? Qual o problema de ela participar? Para piorar Frankie começa a perceber que por toda a Alabaster tudo o que se vê são quadro de homens, reitores, ex-alunos e também na organização da escola. Cansada de sentir de lado e de sentir que as mulheres não são ouvidas como merecem Frankie começa a investigar a sociedade que seu pai admitiu que participava em seus tempos de Alabaster e que Matthew também faz parte com seus amigos. Através de simples investigação e astucia, Frankie conseguirá mais do que almejava e quando as coisas começam a acontecer da forma que ela imaginou toda a situação muda. E Frankie perceberá que as vezes o mundo não entende nossas ações da forma de que gostaríamos...

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve a história e sinceramente estou surpresa por não ser apenas um fato a chamar atenção na trama criada por Lockhart. Quando comecei a leitura imaginei que a inteligência de Frankie em seus planos de travessuras para a Leal Ordem dos Bassês fosse ser o ponto mais alto da trama e de fato foi muito bom. Morri de rir com todas suas ideias, mas Lockhart surpreende o leitor com uma protagonista única e bem mais realista do que vemos em muitos jovens adultos. Seus pensamentos demonstram preocupações típicas de adolescentes próximos a vida adulta e a competição que é formar, ao mesmo tempo que demonstram inteligência aguçada e valores fortes em si próprio. Um modo de ser não muito visto na literatura que é recheada de personagens "reclamões" e sem autoestima.

A narração alterna entre a primeira pessoa na voz de Frankie e um narrador onisciente, sempre com comentários afiados em momentos pontuais. A trama flui de modo diferente do que eu esperava, introduzindo aos poucos o tema central e com muita perspicácia Lockhart desenvolve subtemas em meio a trama. As escolhas que Frankie faz refletem mais suas inseguranças do que seus valores, e mesmo sendo mal interpretada ela se mantem certa de suas decisões. Muitas pessoas comentam que seu namoro com Matthew foi estranho e que ela talvez nunca gostou dele, mas sim da sensação que tinha ao ser amiga de seu grupo. Acredito que isso faça certo sentido, afinal todos nós só queremos ser aceitos pelo que somos e é ai que a história criada por Lockhart é brilhante. Como Frankie seria aceita por si e pelos outros se jamais tinha mostrado quem era? O fim foi um acerto de contas, não só no sentido das coisas que ela fez, mas no sentido de se acertar consigo mesmo, de crescer e ver o mundo com mais clareza.

Leitura rápida, instigante e deliciosa. Lockhart tem uma escrita fluida e bem-humorada que aliada a uma ambientação viva e inovadora levou ao leitor um mundo inteligente e divertido. Frankie é uma protagonista que vai ficar com o leitor por suas ações e jeito diferente de enxergar e questionar o mundo. A edição da Seguinte está ótima, diagramação muito boa com detalhes bonitinhos, fonte agradável e capa bem criativa, sóbria. Um livro que sem dúvida renderia um filme tão inteligente quanto, além de divertido e diferente. Recomendado a todos que procuram um jovem adulto diferente, que possui uma trama inteligente, intricada e divertida ao mesmo tempo que desenvolve temas típicos do gênero. Leiam e se encantem! Até mais!

12 comentários:

  1. Adorei a resenha, muito bem explicada.
    Faz um bom tempo que desejo comprar esse livro, pois todas as críticas são boas haha espero comprar logo e gostar bastante.

    Beijos.;
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não dava nada para o livro, no entanto, a história parece ser muito boa, cheia de mistérios!! Adoro livros assim!

    ResponderExcluir
  3. Não me interessei muito pelo livro, acho que não curto histórias assim. Mas talvez um dia eu leia!

    ResponderExcluir
  4. Confesso que até agora o livro não tinha me chamado atenção mas também acho que a sua foi a resenha mais bem explicada que eu li até agora então acho que realmente a história merece uma chance, até porque quando você diz que a leitura é fluida e bem humorada, pronto!, já me conquistou.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Não sabia o que esperar do livro, mas ow sua resenha me convenceu e me deixou bem curiosa com algumas coisas que você falou. Até agora não tinha visto uma resenha que falava por esse ponto de vista seu e amei! A capa eu adorei e estou curiosa para ler e saber mais sobre Frankie, vi muita gente, até rapazes já velhos que amaram então deve ter algo bem legal. Ótima resenha! Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  6. Estava curiosa para ver sua resenha do livro e acertei em cheio porque é a primeira que leio que fala de outro lado, concordo com as meninas aqui em cima, ficou ótimo e bem mais claro. Meio feminismo e mostrar quem você é e não o que os outros querem não é isso? Amei se for, e aonde você fala que morre de rir me conquistou de vez e também o adolescente real e não reclamão. Adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  7. Já na lista de desejados há muito tempo só pelos comentários, e estava ansiosa para ver sua resenha, amei tudo o que você disse e estou mais curiosa ainda para ver o que a Frankie apronta, vi a capa alemã e já posso até imaginar. Ótima resenha como sempre :D Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Tem algum tempo que estou de olho nesse livro,estou super curiosa para ler! Adorei demais a resenha!
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  9. De início essa capa não me atraiu, repeliu na verdade. Mas, após algumas resenhas me deu vontade de lê-lo, e a narrativa onisciente é muito boa, nos dá uma visão ampla. Gostei muito disso.

    ResponderExcluir
  10. Oiii, Yas!
    A capa me deu um ar de duvida quanto a gostar ou não, e pela sinopse foi mais pro não... mas sério, tua resenha me conquistou, parece uma história reveladora e com muito detalhes, a capa alemã é cômica né kkkk, mas achei mais a cara do livro..Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiii, Yas!
    A capa me deu um ar de duvida quanto a gostar ou não, e pela sinopse foi mais pro não... mas sério, tua resenha me conquistou, parece uma história reveladora e com muito detalhes, a capa alemã é cômica né kkkk, mas achei mais a cara do livro..Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha! Não tinha gostado tanto da capa e a sinopse era muito vaga, mas adorei a resenha e depois de ver a capa alemã, haha, tenho certeza de que vai ser hilário e perfeito, os temas parecem bons e o que falou de cada coisa me animou. Adorei a resenha! Abraços!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.