16/01/2014

Resenha - Fablehaven: Segredos do Santuário de Dragão


Nome: Segredos do Santuário de Dragão
No Original: Secrets Of The Dragon Sanctuary
Autor (a): Brandon Mull
Tradutor (a): Alexandre D'Elia
Páginas: 536
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Muitos meses se passaram desde a última visita dos irmãos a Fablehaven. Dois artefatos escondidos já foram encontrados, e Kendra continua determinada a descobrir a localização do próximo, antes que ele caia nas mãos da terrível Sociedade da Estrela Vespertina, pois outras reservas podem ser destruídas à medida que a entidade vai à procura de novos talismãs. Para desvendar o enigma, ela lê secretamente o Diário de Segredos – escrito em uma língua oculta das fadas – que havia pertencido a Patton Burgess, um antigo zelador de Fablehaven. Mas a única chave para o artefato está guardada dentro de um perigoso santuário de dragão chamado Wyrmroost. Com as informações contidas no diário, Kendra se vê diante de uma ameaça imediata. E seu irmão, Seth, decide embarcar em uma perigosa missão por conta própria. Os Cavalheiros da Madrugada estão prestes a cair numa armadilha mortífera. Os inimigos de Kendra têm um plano para separá-la de Seth e de seus protetores, e, nesse momento, mesmo os mais aliados podem se tornar traidores. Para recuperar a chave, ela vai precisar ser mais esperta que seus oponentes para regressar a Fablehaven e se aventurar no local proibido. Será que quem entra no santuário tem alguma chance de sair com vida?

Chegando ao quarto livro da série a maioria dos autores começam a se repetir no pano de fundo e apenas dar continuidade a série, porém com Brandon Mull a surpresa foi completamente ao contrário disso. Trazendo um dos mais belos cenários que já tive o prazer de ler, nesse quarto volume de sua série, mais do que entrar na reta final o autor deu um show ao trazer uma reserva espetacular de dragões. Surpreendentemente belo e assustador.

Depois de quase ser tirada do jogo pela Sociedade da Estrela Vespertina, Kendra precisa embarcar para o temido Santuário de Dragões. Acompanhada de Warren, Tanu, Coulter, Gavin e outros cavalheiros da madrugada partem para o temido santuário depois de conseguir algumas pistas importantes sobre onde Patton Burgess escondeu a chave que levaria a mais um artefato. O santuário é terra de dragões e seres humanos não são bem-vindos. Regidos por leis ancestrais entrar lá é complicado e tentando escapar das imensas criaturas que habitam o lugar o grupo passará por situações perigosas e inusitadas. Kendra com seu poder compartilhado das fadas e Gavin, o filho do famoso caçador de dragões são a melhor chance que eles têm de se manter longe do perigo. Porém o grupo não sabe que Warren ajudou Seth a embarcar de forma clandestina na missão, e quando uma enorme dragão escarlate surge no caminho nem toda a habilidade será capaz de salvá-los. Atingir o templo que é sagrado para todos os dragões já é arriscado e com o antigo príncipe dragão Navarog cercando o grupo de onde eles menos esperam Kendra e Seth vislumbrarão o fim de seus planos de perto. Criaturas belíssimas, milenares e sangrentas, coragem, inteligência e traição.

É a partir dessa premissa que o autor desenvolve sua história. Com uma narrativa mais fluida e ágil do que nos livros anteriores Brandon Mull desenrola a trama desse quarto livro de maneira surpreendente. Mais do que um ambiente riquíssimo o autor traz ao leitor um cenário magnífico. Dragões como eu nunca vira antes. Todo o santuário é fascinante, a cada nova passagem as descrições saltavam das páginas e conduzia o leitor em cada momento crucial. Por todo o perigo e tensão que permeava a história esse foi o mais vivo e forte livro da série até o momento. Tanto as cenas apenas de descrição quanto os momentos cruciais foram muito bem construídas.

A dinâmica dos personagens também muda em favor da trama ágil assim como a relação dos adultos com os dois irmãos que são apenas adolescentes. O autor conseguiu passar ao leitor o crescimento dos protagonistas e a mudança de opinião e comportamento dos adultos em relação a ambos sem soar irreal. O autor não explora apenas os protagonistas e suas habilidades, trazendo personagens secundários que sempre revelam novos lados e fazem toda a diferença para a harmonia e a plausibilidade da história. Com mudanças rápidas e uma reviravolta importante a trama instiga e cativa desde o começo, com entrelinhas sutis e um final eletrizante. Kendra e Seth estão mais maduros e mais unidos, seguindo a linha real do amadurecimento entre irmãos. As ações dos dois ditaram o ritmo dos capítulos finais, tornando as surpresas e a reviravolta ainda mais marcantes, sombrias e fortes.

Leitura rápida, com um ritmo agradável e instigante. Brandon Mull fascina mais uma vez introduzindo elementos criativos e audazes ao seu já brilhante universo. Dragões são seres magníficos e a forma como o autor os encaixou em seu mundo foi ótima, com características próprias eles marcaram a trama e a história. A edição da Rocco está ótima, desde a fonte, passando pela tradução e pela capa. Se a série fosse adaptada para o cinema esse renderia o melhor filme, tanto pelo visual deslumbrante quanto pela trama ágil. Recomendado a todos, uma série de fantasia para todas as idades, com elementos próprios criativos, inovadores, uma trama intrincada e personagens diversos. Leiam e se surpreendam a cada novo livro! Até mais!

Fablehaven - Brandon Mull
1- Onde As Criaturas Mágicas Se Escondem
2- A Ascensão da Estrela Vespertina
3- Nas Garras da Praga das Sombras
4- Segredos do Santuário do Dragão
5- Chaves Para A Prisão dos Demônios

11 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar da série, mas a história me chamou atenção por se tratar de um livro de fantasia, temática que eu gosto muito!! Fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. As capas da série são lindas! Queria muito gostar de fantasia... li poucas coisas e nem todas me agradaram =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. po meu não adianta critica uma coisa se você nem conhece direito, como fã da serie fico chateada de escutar criticas que nem fundamento tem...leia os 2 primeiros livro que a sua opinião vai mudar.

      Excluir
  3. A cada resenha dessa série eu fico mais interessada em ler. Concordo com você: muitas histórias, quando chegam ao quarto livro parece que perdem um pouco de fôlego e de ritmo e pela sua resenha, não foi o que aconteceu dessa vez, com o enredo continuando a ser envolvente.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Amo livros que tenham dragões, e difícil um autor explorar bem esse ser, de forma que me atraia. Já li livros que não dão sentido aos seres tão lindos e poderosos como são. E espero que esse autor consiga. Essas etapas ou desafios enfrentados parece que cresce cada vez mais. Como disse antes, uma pena ser livros caros mesmo tendo a quantidade de páginas que possuem, não justifica esse valor.
    Havia esquecido de avisar, não me coloque no sorteio, por favor. Não quero ficar com outra série por agora a fazer, caso ganhe, ainda mais sendo caro os livros. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Mais uma aventura dos irmãos por Fablehaven *----*
    Mais um artefato, mais uma aventura contra a Sociedade da Estrela Vespertina *--*
    Todos os cenarios e personagens fantasticos parecem ser ricos, e agora ainda tem dragões *---*
    Anciosa pela resenha do ultimo livro... e anciosa para eu poder ler a série (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu amo dragões! Então já vi que vou amar mais esse livro do que os outros! A capa é lindíssima e estou morrendo de curiosidade para ver um lugar que é cheio de dragões diferentes, lindo demais que deve ser as descrições, demais, e os personagens parecem ainda melhor. Adorei a resenha! Ansiosa pela última! Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  8. Também amo dragões e amo roxo então amei a capa assim que vi, mas voltando melhor resenha da série até agora só pelo que falou do cenário com dragões, devia parar de ler as resenhas porque to quase furando a fila e lendo o 1º antes mesmo de comprar os outros! Adorei o que disse do Seth e da Kendra. Ótima resenha em me deixar morta de curiosidade! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Amei as resenhas da série, não sei como eu não conhecia porque adorei tudo o que foi dito, e claro que ainda tinha de ter dragões desde Eragon sou doida para encontrar dragões tipo os dele e adorei saber que nesse 4º tem! Linda resenha e tudo o que você fala, parece perfeito mais ainda do que os outros. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. A capa da série é linda demais. Amo fantasia e já estou querendo ler essa série a algum tempo.Sua resenha me animou mais ainda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.