20/01/2014

Resenha - Eva


Nome: Eva
No Original: Eve
Autor (a): Anna Carey
Tradutor (a): Fabiana Colasanti
Páginas: 288
Editora: Galera Record
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A guerra dos sexos está apenas começando... No futuro, uma praga mortal aniquilou a população da terra. Homens e mulheres seguem segregados. Os meninos são mandados para campos de trabalho forçado. As meninas, para Escolas onde aprendem uma profissão chave na reconstrução mundial. Mas as aparências enganam... E Eva está prestes a descobrir que a verdade pode ser muito mais terrível do que o vírus que varreu seu país. Está prestes a descobrir que seu futuro pode ser mais parecido com a da primeira mulher a levar seu nome.

Desde que comecei a ler distopia tinha vontade de conhecer uma história que lidasse com um futuro onde os sexos são diferenciados de forma a marcar a sociedade. Por esse motivo quando conheci a trilogia da autora Anna Carey fiquei bastante curiosa, até mesmo por causa da sutil referência a obra de Atwood. Com uma narrativa cadenciada a autora apresenta ao leitor um universo rico e intrigante. Um futuro onde quase todos foram exterminados e que o valor entre a mulher e o homem regrediu séculos.

Eva estava feliz com a formatura que se aproximava. Era a véspera e as garotas estavam comemorando com muitos risos e planos. Como melhor aluna da escola Eva está empolgada para seu discurso e para finalmente passar ao prédio das formandas onde acredita que irá treinar seu ofício. Eva quer ser artista, pintora e estudar tudo o que é possível antes de ir para a capital, a Cidade de Areia. Porém durante a festa Eva vê Arden, a garota que chegara aos 8 anos na escola e desde então aprontava todas, se esgueirando. Eva sabe que ela está aprontando algo e quase consegue denunciá-la, mas Arden a impede. Ela está fugindo, fugindo das mentiras e do futuro tenebroso que as aguarda do outro lado do lago no prédio das formandas. Eva não acredita em Arden, mas a curiosidade e preocupação fala mais alto, e no meio da noite Eva resolve atravessar o lago, ficando com água até o rosto e ao atravessar a ponte o que vê pelas janelas a choca. Assustada e paralisada Eva foge com uma ajuda improvável. Sozinha e com poucos mantimentos Eva luta para sobreviver enquanto combate o medo dos homens que a escola pregou desde seus cinco anos. Caçada pelo Rei que a quer pessoalmente Eva é salva por Caleb. Um rapaz que desafia tudo o que a Escola ensinou sobre os homens. Eva treme só de pensar no fim que o Rei tem para ela na capital e sem opção resolve acompanhar Caleb enquanto ruma para Califa. A cidade onde a professora mandou-a procurar ajuda. Caçada, lidando com esse mundo novo e diferente de tudo o que aprendeu, Eva será surpreendida por traições, amizades e amor.

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve sua história, intercalando entre a trama a apresentação desse futuro onde noventa e oito por cento da população do mundo foi dizimada e todos os órfãos são usados como ferramentas pelo governo. Garotos são mão de obra escrava nas obras gigantescas que o rei promove na capital. E as garotas estudam, e são ensinadas a temer os homens acima de todas as coisas, para quando chegar aos dezoito serem feitas prisioneiras enquanto têm gravidezes artificiais e múltiplas povoando a Nova América. A narrativa em primeira pessoa flui fácil em um ritmo cadenciado e Carey desenvolve a trama de forma intrínseca ao amadurecimento da protagonista. As descrições são pontuais formando um ambiente futurista de desolação criativo, que procura inovar e com contrastes muito palpáveis.

Outro ponto que merece destaque é o desenvolvimento do romance entre Eva e Caleb. A protagonista foi criada desde seus cinco anos para temer e ter repulsa por homens, de crianças a idosos sem distinção, mas a medida que Eva analisa as ações e os gestos de Caleb começa a questionar se tudo o que aprendeu é verdade. Mentiram sobre seu destino, sobre o que mais mentiram? Caleb é um personagem curioso e que merecia ter seu ponto de vista com o outro lado da história. Imagina como deve ser para Caleb viver com Eva sem nunca ter visto uma garota. A autora podia ter jogado com esses lados e pelo que tivemos de Eva aposto que seria muito interessante. A evolução da história é linear em torno da fuga e da caçada de Eva, conhecemos também um pouco da rede que trabalha as escondidas ajudando garotos e garotas a fugir do governo, mas o fim da história é em torno de Eva. Um fim que apesar de não surpreender muito deixa o leitor com o coração na mão.

Leitura rápida, gostosa, com um ritmo fluido e que instiga o leitor desde o começo principalmente pela simpatia com Eva e sua situação do mundo. Acompanhar suas descobertas e seu amadurecimento foi ótimo e estou curiosa para saber como Anna Carey conduzirá a trama. As pontas e os elementos que ela introduziu são bem interessantes e a luta dos órfãos, principalmente as garotas por um lugar mais digno na sociedade pode render continuações fortes. A edição da Galera está ótima, fonte agradável, capa fielmente adaptada e tradução leve. Adoraria ver a história de Eva adaptada, tanto pela trama sombria e complicada como pelos personagens cheios de surpresas. Recomendado a todos que procuram uma distopia diferente, que trabalha temas diferentes do que costumamos a ver no gênero. Sombrio e forte o tema central vai mexer com o leitor, que ainda encontrará romance, ação e mistérios. Leiam! Até mais!

Trilogia Eva - Anna Carey
1- Eva
2- Once
3- Rise

12 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro e a sua resenha me deixou ainda mais curiosa... Espero que seja tão bom quanto eu penso. Agora que há tantas distopias sendo lançadas ficou mais difícil escolher o que comprar, mas estou bem ansiosa para ler Eva.
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei muitíssimo interessante esse livro, ainda mais por ser sobre perseguições, que eu amo isso!Mas vou esperar lançar os outros livros da série.
    O que eu acho interessante nas distopias é como cada autor cria um mundo novo e explica sobre ele, é muito bom. A resenha está perfeita!

    ResponderExcluir
  3. Adoro distopias, e essa em particular me pareceu ser muito legal e interessante.
    Já entrou para a minha lista de futuras leituras.

    Beijos,
    Borrifo de Cores
    (antigo Resenhando Books)

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da premissa da história e apesar de não ter lido muitas distopias, acho que "Eva" é uma que vale a pena porque sempre que se fala nessa diferença entre homens e mulheres, sempre rende boas histórias. E pela sua resenha, parece mesmo ser uma leitura agradável, nada maçante. Espero ter oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Estou doida para ler esse livro tem muito tempo e ainda não acredita que a Galera lançou! A capa é linda e o tema é perfeito, sempre imaginei uma distopia assim e pelo que você falou na resenha é perfeito como eu pensava, adorei o que disse do romance. Adorei a resenha! Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito de O Conto da Aia e sempre procurei uma história que seguisse o mesmo estilo, claro que Eva é juvenil, mas pelo que disse na resenha ainda assim é muito bom, que bom porque vai para minha lista de desejados. Homens vs mulheres sempre dá boas histórias. Abs!

    ResponderExcluir
  7. Adoro distopias e não sabia o que esperar ao certo de Eva, fiquei com medo de ser só romance, mas pelo visto estou enganada, parece bem melhor e pelo que disse dá para ficar animada com a chance dele ser muito bom. Gostei do que disse dos personagens e como crescem, essas coisas. Ótima resenha como sempre, aqui você sabe se vai virar filme? Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ah, essa série é outra que vou acompanhar por resenhas até o último livro para saber se permanece boa e se cresce. Ainda está no início, mas promete muito ainda mais a frente, é diferente.

    ResponderExcluir
  9. Adoro distopias e essa em especial chamou minha atenção. E a primeiro momento não curti tanto assim, talvez pela capa e pela sinopse que não achei instigante. Mas depois da sua resenha, comecei a olhar esse livro com 'outros olhos' hahaha já esta na minha lista e estou ansiosa pelo resto da série

    ResponderExcluir
  10. Adoro distopias e estou louca para ler esse livro,sua resenha me fez ficar ainda mais curiosa,já está na minha lista de desejos a algum tempo e será o próximo livro comprado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa dele linda quando vi nos lançamentos e apesar de não querer começar novas séries essa trilogia para uma que vou querer ler, esse negócio de distopia com conto de mulheres e homens diferentes parece muito interessante e criativo, o jeito que você falou do livro me deixou animada e curiosa. Adorei a resenha e tudo. Abraços!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.