08/01/2014

Resenha - Dias de Sangue e Estrelas


Nome: Dias de Sangue e Estrelas
No Original: Days Of Blood and Starlight
Autor (a): Laini Taylor
Tradutor (a): Viviane Diniz
Páginas: 448
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Karou, uma estudante de artes plásticas e aprendiz de um monstro, por fim encontrou as respostas que sempre buscou. Agora ela sabe quem é — e o que é. Mas, com isso, também descobriu algo que, se fosse possível, ela faria de tudo para mudar: tempos atrás Karou se apaixonou pelo inimigo, que a traiu, e por sua culpa o mundo inteiro foi punido. Na deslumbrante sequência de Feita de Fumaça e Osso, ela terá que decidir até onde está disposta a ir para vingar seu povo. Dias de Sangue e Estrelas mostra Karou e Akiva em lados opostos de uma guerra ancestral. Enquanto os quimeras, com a ajuda da garota de cabelo azul, criam um exército de monstros em uma terra distante e desértica, Akiva trava outro tipo de batalha: uma batalha por redenção... por esperança. Mas restará alguma esperança no mundo destruído pelos dois?

Quando li o primeiro livro da trilogia criada por Laini Taylor há pouco mais de um ano não sabia o que esperar. Era um livro que havia sido muito bem comentado lá fora, mas que na época não sabia que tipo de mitologia envolvia. E logo no começo fui surpreendida não apenas pelo universo como pela escrita, pelo tom de Laini Taylor. Foi uma mistura brilhante escrita e universo, diferente e bem construído, por isso as expectativas para esse segundo eram imensas assim como receio de que o livro ficasse aquém do primeiro, mas Laini Taylor conseguiu uma história tão equilibrada quanto.

A história segue os acontecimentos finais do primeiro livro pouco tempo depois. O mundo está em polvorosa com a cena que as câmeras de segurança transmitiram. Karou lutando com anjos. A mídia não deixa a melhor amiga dela em paz, quem saber onde Karou está, quem é ela, mas Zuzana não sabe. Enquanto isso em Eretz, Akiva tenta lidar com a culpa corrosiva e o medo que ameaçam tomar conta de seu ser. Voltar para aquele mundo e encarar suas ações é terrível, só não é pior do que o medo de Karou estar morta. Seus irmãos os aceitam sem comentários, mas à medida que seu grupo é enviado para caçar quimeras fugitivas e os misteriosos rebeldes que parecem surgidos do nada Akiva sofre ainda mais. Abomina o apelido de Ruínas das Feras que lhe atribuíram, abomina suas ações no passado quando pensou ter perdido Karou, e teme ter esperanças. Mas Liraz e Hazael começam a mudar, e Akiva se pergunta se os Ilegítimos também pensam diferente sobre sua realidade. Quando mortes suspeitas e massacre de serafins começa a acontecer Akiva teme o pior. Um grupo de rebeldes fantasmas ataca sem dó, os comandantes estão histéricos, teria os quimeras um novo Ressurreicionista? No deserto árido Karou trabalha dia e noite. Após voltar a Eretz a primeira pessoa que encontrou foi o Lobo Branco, o filho do comandante morto e o mesmo que culpou por tudo, que a executou. Carregando uma culpa que não é sua Karou trabalha dia e noite trazendo os quimeras de volta, mas à medida que o tempo passa suas ações pesam. Está fazendo a coisa certa? Como a paz seria feita de guerra?

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve esse segundo livro e de forma tão magnífica quanto Laini Taylor segue sua história com a mesma escrita fluida, intrigante e profunda. Ganhando mais pontos de vista a trama alterna o ritmo para apresentar com mais detalhes o resultado da guerra entre os serafins e as quimeras. E ao dar espaço para outras vozes narrativas além dos protagonistas Taylor enriqueceu a narrativa. Por mais que alguns momentos essa mudança de foco tenha deixado o leitor mais ansioso funcionou muito bem, mostrando que seu universo é uma fantasia mais madura, com uma guerra antiga, e que como toda guerra traz perdas irreparáveis, perdas que na narrativa começa a pesar não só para os quimeras conquistados, mas para os soldados, não é mais só Akiva que se pergunta se derramar sangue é a melhor maneira de fazer paz.

As partes destinadas a Akiva e Karou foram ótimas e as melhores da história, mas Zuzana também chamou atenção trazendo alguma leveza para a história. A autora foi perspicaz ao colocar a dupla de amigos de Karou no meio de tudo, suas partes ajudaram a não deixar o livro todo sombrio. A visão dos amigos faz Karou mudar, ainda que pouco para perdoar o que Akiva fez com sua família, mas o suficiente para ver que precisa repensar suas escolhas. A ambientação é marcada por descrições pontuais, um cenário vívido e criativo, que mais uma vez surpreende por ser diferente e inovador. A medida que os capítulos avançam a trama ganha ritmo e o desfecho deixa o leitor com o fôlego preso. Emocionante e com mudanças drásticas o fim deixa no ar expectativas altas e a pergunta: como a autora vai encerrar a história da trilogia? Ansiedade é pouco.

Leitura rápida, instigante, com uma trama que cresce e um universo inovador, muito rico e que surpreende por ser um sobrenatural diferente, uma fantasia moderna que apresenta um cenário totalmente inesperado pelo leitor. E aliado a isso tudo a escrita fabulosa da autora, muito marcante e com um tom único. A edição da Intrínseca está ótima, fonte agradável com um bom espaçamento, capa muito bem adaptada e tradução fluida. A história e o universo da trilogia ficariam perfeitos se adaptado fielmente, tanto pelo universo original e elementos, como pela trama e pelos personagens. Recomendado a todos que procuram uma história diferente, sombria e madura que agradará a todos as idades. Guerra, mentiras, traições, romance, personagens ótimos e um mundo muito surpreendente. Leiam! Até mais!

Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor
1- Feita de Fumaça e Osso
2- Dias de Sangue e Estrelas
3- Dreams Of Gods and Monsters

15 comentários:

  1. Oii, Yas... bem, eu vi de relance a capa do primeiro livro, porém não sei nem sobre o que é, até agora, li a tua resenha, que está muito boa, porém não conseguir entender tão bem... mas parece ser uma trama diferente... gosto de paixão entre amigos, ainda mais amor por assim dizer... Parece ser bem legal a parte de ela ser um monstro. Ela tem cabelo azul? *---* Coisa linda... Quem sabe eu me interesse pela trilogia né ^^
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Estava ansiosa para ver sua resenha dele, faz um tempão que quero ler o primeiro da trilogia mas nunca consigo comprar e agora que saiu esse quero ver se compro os dois primeiros. A resenha me deixou mais curiosa ainda, adorei o que falou da guerra e essa mistura de quimera e serafins parece interessante, também fiquei curiosa com o que falou da autora. Adorei a resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu amo essa trilogia e preciso desse livro logo, agora que li a resenha mais ainda. Eu amei o primeiro, amei Karou e Akiva e estava louca pelo segundo, o final do ano foi tão cheio que acabou que ainda não comprei o meu, sabe quando vai sair o 3º? Adorei o que falou da Zuzana, ela já era ótima deve ter ficado melhor ainda! Ótima resenha, perfeita para me deixar ansiosa :x Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler essa continuação! Assim como você, quando li o primeiro livro também não sabia muito o que esperar, mas como gosto de fantasia, me arrisquei na leitura e não me arrependi. Gostei muito da história, achei diferente. Agora, se você diz que o segundo livro é tão bom quanto o primeiro, isso só me faz querer ler o quanto antes!

    ResponderExcluir
  5. Primeiro: amo as capas dessa série! Tenho esse volume na pilha dos não lidos, mas, como sou metódica ao extremo, não leio séries fora de ordem. Não sei o que esperar do primeiro, mas gostei da sua resenha pra esse, então isso já é um ponto positivo pra série.

    ResponderExcluir
  6. Já tenho o primeiro livro, estou esperando o lançamento do terceiro para começar a ler a série. O que tenho lido sobre ela, como sua resenhas, são críticas positivas e mesmo as não positivas falam de boas partes desse segundo livro.

    ResponderExcluir
  7. Só de saber que o segundo é tão bom quanto o primeiro eu fico ainda mais ansioso pela leitura *---*

    Ai deus! Eu preciso comprar logo esse livro.
    Essa série virou uma das minhas favoritas *-*
    Capas lindas *-*

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar da série, parece ser muito interessantes!!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não Feita de Fumaça e Osso, mas ouvi ótimas críticas. Com certeza pretendo adquirir a coleção

    ResponderExcluir
  10. Estou no meio do livro e estou A-M-A-N-D-O! O livro é surpreendente, com fatos que deixam o leitor mais chocado do que tudo. A leitura prende em cada página e um capítulo é melhor do que o outro. Espero que o resto do livro seja tão bom quanto o início.
    Ps. Estou criando uma quedinha pelo Thiago

    ResponderExcluir
  11. Amei a capa.E fico feliz em saber que esse livro é tão bom quanto o primeiro!
    Beijnhos

    ResponderExcluir
  12. Eu amei a capa, mas infelizmente não vou comprar pelo simples fato de ter detestado Feito de Fumaça e Osso.

    ResponderExcluir
  13. Eu amei o primeiro livro e quero muito ler esse, comprei ele na black friday, mas estou tentando guardar até o 3º sair, mas já tá difícil e com sua resenha falando super bem de todos que amei no 1º tá quase impossível guardar, kkk, Akiva é uma paixão e anjos contra quimera ficou perfeito! Ótima resenha, atrapalhando eu guardar o livro, .:D Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Comprei o primeiro livro faz um tempo já por indicação de um vlog que tava vendo, ainda não li, duas amigas minhas leram e gostaram muito! Acho que também vou gostar, li só as primeiras páginas e já amei os personagens e o mundo criado por ela.

    ResponderExcluir
  15. Eu amei o primeiro e estou contando os dias para o lançamento do terceiro assim posso ler esse, mas amei a resenha, me deixou bem curiosa e certa de que ele é tão perfeito quanto o primeiro. Adorei a capa e o que disse da guerra me deixou curiosa demais. Adorei! Abs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.