05/01/2014

Resenha - A Corte do Ar


Nome: A Corte do Ar
No Original: The Air Court
Autor (a): Stephen Hunt
Tradutor (a): Alberto Simões
Páginas: 544
Editora: Saída de Emergência Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quando a órfã Molly Templar testemunha um assassinato brutal no bordel onde foi colocada como aprendiz, seu primeiro instinto é correr de volta para o orfanato em que cresceu. Ao chegar lá e encontrar todos os seus amigos mortos, percebe que ela era o verdadeiro alvo, pois seu sangue contém um segredo muito cobiçado pelos inimigos do Estado. Enquanto isso, Oliver Brooks é acusado pela morte do tio, seu único familiar, e forçado a fugir na companhia de um misterioso agente da Corte do Ar. Perseguido pelo país, Oliver se vê cercado de ladrões, foras da lei e espiões, e pouco a pouco desvenda o segredo que destruiu sua vida. Molly e Oliver serão confrontados por um poder antigo que se julgava destruído há milênios e que agora ameaça a própria civilização. Seus inimigos são implacáveis e numerosos, mas os dois órfãos terão a ajuda de um formidável grupo de amigos nesta aventura cheia de ação, drama e intriga.

Já comentei aqui no blog que estou gostando cada vez mais do steampunk e foi maravilhoso que essa vontade de conhecer mais o gênero tenha coincidido com a chegada da Saída de Emergência que trouxe como seu segundo lançamento a aclamada série do autor Stephen Hunt. Apresentando um universo único e extremamente criativo o autor surpreende o leitor com um trama intrincada, cheia de ação e um mundo de elementos variados, que passeiam entre o steampunk e a fantasia. Se você acha que conhece steampunk é porque ainda não leu A Corte do Ar.

Nas primeiras páginas somos apresentados a Molly, uma garota que cresceu em um internato e não conseguia parar em nenhum dos empregos que eles a colocavam. Trabalhar de graça e ainda em lugares horríveis não era com Molly. Quando foi levada para ser aprendiz no bordel ela estava em choque, mas seguiu em frente até o dia em que teria de receber seu primeiro cliente. Molly não teve nem tempo de ficar com medo e por pouco não escapou. Seus novos amigos foram assassinados de forma brutal e quem quer que mate assim pessoas da aristocracia não mediria esforços para encontrá-la. Fugindo de Açomédio até a cidade dos fora da lei no subterrâneo acompanhada um homem vapor Molly acredita que ficará em segurança em Tristesperança, mas ao chegar lá a cidade já não é a mesma, e Molly vai descobrir que um poderoso inimigo está pagando caro por sua cabeça. Do outro lado Oliver, um garoto que vivi com o tio desde que seus pais morreram em um trágico acidente. Oliver sobreviveu ninguém sabe como depois de cair na Brumencantada e sua vida acabou depois de registrado, todos esperavam o dia que ele surtaria e usaria seus poderes de encantado para matar a todos. Mas Oliver não notava nenhuma diferença, só sonhava com uma vida longe dos olhares constantes do povo de Cem Cadeados. Quando volta para casa e encontra o tio morto e a governanta, Oliver sabe que está acabado, todos pensarão que foi ele. Fugindo com um amigo do tio, Harry, Oliver descobrirá o segredo sobre seu pai e sua origem, sobre a Corte do Ar e à medida que avançará em sua fuga descobrirá seu destino e uma conspiração muito maior do que sonhou em seus dias de tédio. Unidos e separados em suas fugas, Oliver e Molly está mais intrinsecamente ligados do que imaginam...

É a partir dessa premissa aparentemente simples que Hunt desenvolve um mundo e uma trama absolutamente soberbos. Duas palavras que me vieram a mente assim que fechei o livro: brilhante e complexo. Com um pano de fundo audacioso e repleto de caminhos, meandros e detalhes fabulosos o autor conduz o leitor por uma intrincada rede de tramas e acontecimentos que pouco a pouco vão se encaixando em um quadro maior e muito mais complexo. Dois órfãos, dois países, um império há muito caído e a ganância de poucos que quer fazer ressurgir antigos seres custe o que custar. Hunt com uma narrativa feroz, aliada ao ritmo rápido e a descrições pontuais leva o leitor por esse desenrolar fascinando o leitor ora com novas cidades, ora com novos elementos e novas diferenças culturais.

A gama de personagem é riquíssimo, cada um com seu papel na trama, mesmo que pequeno, surpreende o leitor em algum momento, e acima de tudo consegue nos cativar em poucas linhas. Oliver e Molly são protagonistas incomuns, com algo forte e realista em sua personalidade, um tom que só é visto em pessoas que cresceram de forma dura, que enxergam o mundo com a dureza de quem não teve quase sentimento enquanto crescia. E por isso mesmo são excepcionais. Molly é ainda mais forte que Oliver e à medida que a trama avança fica impossível largar a leitura antes do derradeiro ponto final. O começo pode ser difícil de pegar o ritmo, mas a cada capítulo a história cresce e se encaixa melhor. Com um fim repleto de ação, mudanças de planos e cenas marcantes o autor encerrou bem a história, mas deixando o leitor curioso pelos desdobramentos. O que é uma pena porque o segundo livro não segue a história de Molly e Oliver.

Leitura rápida, instigante, que cresce na mente do leitor a medida que a trama avança e nos deixa deslumbrados com a complexidade não só da trama envolvendo os protagonistas, mas do universo criado pelo autor. Audacioso e mordaz Stephen Hunt surpreende a todos, mais do que um steampunk ou uma fantasia, sua história é uma crônica de um mundo onde política e poder movem o destino de sociedades e pessoas. Brilhante. A edição da Saída de Emergência Brasil está ótima, com uma fonte ótima, diagramação cuidadosa e arte da capa criativa, que surpreende o leitor logo de cara. Uma história que sem dúvida ficaria um sonho adaptada fielmente nos cinemas. Além de belo e sombrio o ambiente guarda uma trama e personagens fabulosos. Recomendado a todos que procuram algo novo, complexo, com uma riqueza toda a parte e uma história intrincada e viva. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Jackelian - Stephen Hunt
1- A Corte do Ar
2- The Kingdom Beyond The Waves
3- The Rise Of The Iron Moon
4- Secrets Of The Fire Sea
5- Jack Cloudie
6- From The Deep Of The Dark

16 comentários:

  1. Eu fiquei muito tentada com sua resenha mas me resumi apenas a ler a sinopse do livro! Estou tão ansiosa por ele que evito qualquer tipo de informação adicional! Espero muito deste livro e mal vejo a hora de ganhar o meeeu! Bjooos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse livro desde que o vi, mas a série é enorme, quando estiver perto do último começo a ler, por enquanto acompanho por resenhas.

    ResponderExcluir
  3. Já li algumas resenhas sobre o livro,e cada resenha que leio,me da mais vontade de ler!Com certeza entrou para minha lista de desejos.Ótima resenha,parabéns.

    ResponderExcluir
  4. E se eu dissesse que solicitei este livro somente pela capa? Parece ser ótimo, pelo que você disse, e pretendo lê-lo ainda este mês! Ainda não conheço steampunk, mas espero me apaixonar com A Corte do Ar.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha, há uns dias atrás eu ne, sabia o que era "steampunk" hahahahahahahaha

    Tenho o livro aqui, por isso evito ler resenhas - tbm tenho medo de encontrar spoilers -, mas meio que me desanimei ao saber que é série... Pq os autores não conseguem mais escrever livros avulsos?!

    ResponderExcluir
  6. As únicas coias mais próximas de steampunk que li foram As Peças Infernais e Alma? por isso estou com muita expectativa para A Corte do Ar e depois de toda a sua empolgação na resenha, então, só fez aumentar a vontade de ler. E se, alé, de tudo, ainda tem potencial para ser adaptado ao cinema, não tem como não gostar.

    ResponderExcluir
  7. Pela sinopse, eu não fui conquistada. Mas a sua resenha, me fez repensar a minha primeira impressão do livro. Já gostei da Molly e do Oliver e o que me desagradou até agora é saber que tem um pouco de fantasia. Mas não foi o suficiente para tirar a minha curiosidade em relação ao desfecho.

    ResponderExcluir
  8. Eu ja fiquei curiosa desde que você citou ele num post de lançamentos..e depois dessa resenha..ai ai aiii quero o meu logooo..hahahaha.
    Comprei ele na semana passada, estou só esperando chegar *---*

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oii, Yas.
    A capa não me agradou nenhum pouco, e nem a sinopse, a capa me fez pensar em algo muito diferente, e a sinopse me pareceu algo muito forçado e rápido, porém, como sempre, tua resenha me encantou. A trama parece instigante e bem aventureira, morri de curiosidade pra saber quais os inimigos da história, e como Molly e Oliver se encontram, se é que se encontram, mas como as histórias se unem. Bjs mil

    ResponderExcluir
  10. Não tinha ficado muito curiosa com o livro não, mas tenho gostado de conhecer gêneros novos, e até coloquei na minha lista, e agora lendo sua resenha ainda bem porque parece perfeito, e esse negócio de ter falado que é complexo me deixou com a impressão que é tipo Game of Thrones, adoro livro com tramas complicadas e gostei do que falou da Molly e do Oliver, é muita coisa que me deixou curiosa. Será que a capa do 2 vai seguir essa? Ótima resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei a história desse livro, realmente não me arrependo de ter comprado e capa é linda!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu adoro steampunk e pela resenha, parece ser um livro super show! Mais um para minha lista. A capa do segundo tem que ser linda que nem essa, senão não dá!

    ResponderExcluir
  13. Fiquei encantada com a riqueza dessa história já conhecia o gênero mas só há algum tempo que descobri como nomeá-lo, e ele entrou para os meus favoritos.
    Uma pena que se trata de uma série pois ficamos todos ansiosos pelas próximas publicações.

    ResponderExcluir
  14. Achei muito interessante esse livro, mas acho que só vou ler quando lançar
    os outros livros da série! A resenha está bem legal.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito do steampunk que li e estou muito curiosa para ler esse, pelo que disse ele é bem diferente do que eu esperava, mas intrigante, com trama maior, e me deixou bem interessada a parte das homens vapor, e tal. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Acho que nunca li nada do gênero steampunk, nunca ouvi falar. Ganhei esse livro em um sorteio recentemente e fiquei apaixonada por ele instantaneamente, gente que capa perfeita tem esse livro, todo cheio de detalhes, ainda não li mas depois de ler sua resenha vou tratar de colocar logo ele na frente dos outros. Que bom que é uma série, achei que era só um.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.