30/12/2013

Resenha - Rose na Tempestade


Nome: Rose na Tempestade
No Original: Rose In A Storm
Autor (a): Jon Katz
Tradutor (a): Alda Porto
Páginas: 240
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: No meio de uma terrível nevasca, a cadelinha Rose insiste em dar conta de seu trabalho como pastora enquanto nos deixa a par de suas curiosas reflexões: onde está Katie, que ela nunca mais viu, embora seja capaz de sentir sua presença em todo lugar? Quem será aquele cachorro selvagem que parece seu amigo? Por que Carol, a mula, fica parada mesmo debaixo de toda a neve que cai? E onde foi parar Sam, que sumiu depois daquele barulho todo? Mas Rose não tem muito tempo para suas reflexões divertidas — e às vezes bem corretas. Agora ela deve voltar sua atenção para uma coisa muito mais séria: correr atrás de Sam, tentar encontrá-lo e, quem sabe, salvá-lo. No entanto, alguns perigos podem ser intransponíveis para uma cachorrinha...

Quando o livro apareceu na lista de lançamentos da Novo Conceito fiquei na dúvida entre solicitar ou não o livro, e no final pesou o amor por cachorros e a bela capa. Não conhecia as histórias do autor apesar de já ter ouvido muito bem de seus livros com animais na trama e logo nos primeiros capítulos me surpreendi com uma bela narração, um ponto de vista curioso, que poderia ter dado errado, mas que funcionou bem. Uma história leve e bela.

A história começa nos apresentando Rose, uma cachorrinha da raça border collie que trabalha na fazenda de Sam fazendo de tudo, cuidando de manter as ovelhas na linha, mantendo os animais calmos e acompanhando seu dono em todas as obrigações. Seu mapa consiste em manter a fazenda organizada e obedecer. Sam às vezes queria que Rose fosse mais parecida com um cachorro de estimação, ou que pelo menos separasse o trabalho do lazer, mas para Rose só existe o trabalho. Ela fica sem saber o que fazer quando o tom de Sam muda do já conhecido tom de trabalho e ordem para um tom mais sentimental. Tudo ia muito bem na fazenda e no mapa de Rose até a maior tempestade de neve que ela já viu chegar acabar com a ordem. A neve cai incessante no primeiro dia, e o cheiro do medo e o pavor dos animais chegam até ela. Sam não pode sair de casa, por isso enfrentando a neve Rose vai fazer sua ronda e o que vê a preocupa. Os coiotes estão chegando perto dos celeiros, a neve não para e quando Sam sai no meio da tempestade e quando tudo sai do controle Rose precisa tomar decisões que jamais sonhou, enfrentar desafios e no fim surpreender a todos.

Essa é a premissa da história de Rose e Sam, mas não quero falar muito para não deixar spoilers no ar. O autor entremeia pequenos trechos do ponto de vista de Sam a narração em primeira pessoa de Rose. A trama é simples, mas o desenrolar fluido e com um tom que tenta ao extremo soar realista. Katz se preocupa em levar ao leitor a verdade nas palavras de Rose, se preocupa em não deixar sua voz parecida com a de uma pessoa e a forma com que ele jogou com as palavras e as organizou através de impressões e memórias foi perfeita. As descrições também não ficam atrás, passando um ambiente vívido e que aliado ao jogo de impressões enriquece a história.

Sam e Rose são ótimos personagens e funcionaram bem juntos. O fim foi um tanto abrupto em alguns sentidos, talvez por uma coisa ter ficado em aberto ou por apenas ter sido insinuado. Pensando agora se o outro cachorro era o pai dela, o lobo poderia ser loba? Sinceramente não sei, mas não posso falar mais. O fim foi repleto de sentimentos, com uma mensagem ótima para todos, principalmente para os que amam os cães.

Leitura rápida e agradável, Jon Katz criou uma história única, e mostra que entende do mundo e dos sentimentos animais. Rose é crível e sua história muito bonita. A edição da Novo Conceito está ótima, desde a fonte até a capa belíssima. Recomendado a todos que adoram animais e gostariam de uma história que ajudem a entender a forma que eles pensam. Uma linda mensagem sobre as coisas inimagináveis da vida. Leiam e se surpreendam! Até mais!

9 comentários:

  1. Que legal, adoro histórias sobre animais.. Não sabia que essa mostrava o ponto de vista deles, fiquei mais interessada ainda.
    Também não li nada do autor, mas agora que sei que ele é bom, estou querendo demais!
    Parabéns pela resenha e um ótimo 2014 para ti!

    depoisdeumlivro.blogspot.com
    espero a sua visita (:

    ResponderExcluir
  2. Eu não me interessei pela leitura deste livro, mesmo já tendo lido algumas resenhas positivas, meu interesse não aumentou muito.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Estou com o livro para ler, mas ainda vou demorar um pouco antes de chegar nele. Mas, como você amo histórias com animais e foi por isso que comprei o livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Yas, estou tentada por esse livro já faz um tempinho, sou apaixonada por livros com animais *--*, e a raça da cadelinha é só amor né. A trama parece ser fascinante e do tipo de tirar o folego e tentar entrar na história e ajudar. Parece realmente uma leitura que vale mais do que a pena.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amo essa capa, mas a sinopse não é chamativa, por isso nunca tive vontade de lê-lo. E msm com a resenha positiva, continuo sem achar o livro atrativo =/

    ResponderExcluir
  6. Estou doida para ler esse livro, adoro cachorros e parece tão perfeito, a capa é linda e agora com a resenha morrendo de curiosidade para conhecer mais Rose, a raça dela também é perfeita, saudade dos meus cachorros só de ver, e vontade de entendê-los mesmo. Adorei a resenha! Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  7. Não duvido que seja uma história bonita e cheia de sentimentos e boas mensagens, mas tenho um problema com história de animais e não sei exatamente o porquê. Tanto nos livros quanto nos filmes eu sempre fujo dos enredos onde tem um animal como personagem principal,

    ResponderExcluir
  8. Estórias que têm animais como personagens me emocionam...
    Sempre retratam uma amizade verdadeira amizade :D
    Fico imaginado a pobrezinha passando frio em meio a tempestade... tadinha :/
    Tenho o livro e ainda não li!
    Parabéns pela resenha... sem spoilers e me deixou com mais vontade de ler :)

    ResponderExcluir
  9. Adoro animais e livros com cachorros sempre me deixam como o coração apertado, desde que vi a capa eu amei e sua resenha tá ótima, falou bem de tudo sem ser para um lado ou para o outro. Parece uma linda história, ótima resenha como sempre! Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.