17/12/2013

Resenha - Quando Você A Viu Pela Última Vez?


Nome: Quando Você A Viu Pela Última Vez?
No Original: Who Did You See Her Last?
Autor (a): Lemony Snicket
Tradutor (a): André Czarnobai
Páginas: 272
Editora: Seguinte
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Ainda na cidade de Manchado-pelo-mar, o jovem aprendiz Lemony Snicket terá mais um caso para resolver junto com sua tutora, S. Theodora Markson. Desta vez eles foram contratados pelos Knight para encontrar Cleo, a filha desaparecida do casal. A primeira hipótese é a de que ela teria fugido com o circo - mas, ao contrário do que Theodora pensa, não se trata de uma resposta inteligente e adequada para esse mistério, já que Cleo era uma química brilhante (e não uma artista) e com certeza teria deixado um bilhete. Será que ela havia sido sequestrada? As versões das duas principais testemunhas que viram Cleo no dia de seu desaparecimento são divergentes. Ela foi vista pela última vez no mercado Comidas Incompletas ou no restaurante Faminto’s? E foi embora de táxi ou em seu carro novinho em folha? Lemony Snicket contará novamente com a ajuda da jornalista-mirim Moxie Mallahan e dos irmãos taxistas Juca e Chico. Mas será que ele desvendará esse mistério? Ou só fará as perguntas erradas mais uma vez?

Quando conheci a série Só Perguntas Erradas no final do ano passado não imaginei que iria gostar tanto quanto eu gostei. A série traz como protagonista Lemony Snicket, o curioso alter ego do autor Daniel Handler que já foi visto na série Desventuras em Série. Nessa série como protagonista e em sua segunda pergunta errada ele segue investigando na estranha cidadezinha de Manchado-Pelo-Mar, mais uma vez surpreendendo o leitor com uma história inteligente, com ares de noir investigativo.

Desde que Snicket resolveu o caso da Fera Ressonante ele tenta não pensar onde Elligton Feint foi parar, mas ele não terá muito tempo para pensar em Feit. Theodora aceitou um novo caso. Cleo Knight, uma química brilhante e filha da mais proeminente família de Manchado-Pelo-Mar desapareceu sem deixar nenhum recado. Os depoimentos de quem a viu pela última vez divergem. Sua tutora Theodora está convencida de que ela fugiu para trabalhar em um circo e sai para comemorar a solução mais rápida de sua carreira. Mas Snicket não está tão certo. Se a srta. Cleo fugiu mesmo da cidade porque seu carro, um Dilema novinho estava estacionado em frente ao mercado? E que trabalho secreto ela estava trabalhando antes de desaparecer? Seguindo as estranhas pistas que tem, contando com a ajuda de sua amiga jornalista Moxie Mallahan e do garçom do Faminto's Snicket descobrirá uma trama ainda mais complicada por trás da pequena cidade. Inimigos invisíveis e surpresas estranhas aguardam em seu caminho. Suas descobertas serão uma pequena vitória ou apenas mais uma decepção na busca por Tiro Furado?

É a partir dessa premissa que o autor desenvolve sua história, com uma narrativa deliciosa o autor construiu uma trama intrincada e instigante. O protagonista com sua ironia ácida e humor sobre si mesmo cativa o leitor desde as primeiras páginas, sempre com comentários pontuais e engraçados. A forma como ele analisa a cidade e seus excêntricos moradores sempre rende ótimos momentos. A ambientação é brilhante, desde a biblioteca da cidade até os estranhos bairros, com descrições vívidas o autor passa o ar da cidade, que remete bastante ao estilo noir investigativo, e faz suas peculiaridades funcionar em favor da trama.

Os personagens são outro ponto alto, Snicket é um aprendiz um pouco diferente, perspicaz esconde de todos suas reais intenções. O que ele foi fazer em Manchado-Pelo-Mar? Porque Theodora esconde o S. de seu nome? O que a irmã do Snicket estava roubando em um museu? Tudo isso está intrincado nas tramas dos livros, e nas entrelinhas temos diversas pistas que conectam essa história a outras de Snicket. Seus diálogos com Moxie é como uma conversa com o leitor, ela também quer saber o que ele realmente está fazendo ali e porque está fazendo só perguntas erradas. O final foi repleto de ação e cenas inteligentes, levando leitor um fim mais amarrado e complexo. Snicket vai sair da cidade depois do que aconteceu?

Leitura rápida, bem-humorada, com uma trama instigante, cheia de referências inteligentes e curiosidades interessantes. O autor conta sua história com um humor irônico, mas de forma séria. O tom é perfeito. Ficamos curiosos e torcemos por Snicket. Daniel Handler é brilhante, Snicket é mais do que uma persona ou um alter ego, toda a história por trás de Snicket é intrincada e curiosa. A edição da Seguinte está ótima, desde a fonte confortável até o cuidado com a edição. As ilustrações aparecem nos momentos certos, ditando a cara da história e divertindo a leitura. A capa foi fielmente adaptada e a tradução é fluida. Uma história que ficaria ótima nos cinemas, rica e inteligente a história das quatro perguntas erradas é perfeita para todas as idades. Uma história que instiga a imaginação dos mais novos e diverte os mais velhos. Sombria e complicada na medida certa, com ação bem desenrolada, personagens excêntricos e fascinantes. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Só Perguntas Erradas - Lemony Snicket
1- Quem Poderia Ser A Uma Hora Dessas?
2- Quando Você A Viu Pela Última Vez?
3- Sem Título Ainda
4- Sem Título Ainda

14 comentários:

  1. Eu li o primeiro livro e tb nao esperava que eu fosse gostar tanto. Achei muito divertido e estou com bastante vontade de continuar lendo a série =) Quando der comprarei o segundo \o/

    ResponderExcluir
  2. Ironia ácida sempre me conquista! Parece uma leitura excelente!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Yas! Parece ser um livro bem divertido, parabéns pela resenha, porém nunca ouvi falar. Me interessei em saber quem é Feit '-'. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Inicialmente, eu não havia querido ler essa série. Quando o primeiro volume foi lançado, deixei passar e foquei em outros títulos. No entanto, muitas resenhas positivas e elogiosas foram aparecendo e eu, aos poucos, comecei a me interessar. A publicação desse segundo volume chegou e, bom, confesso que estou doido para conhecer o trabalho do autor Lemony Snicket.
    Adoro essas narrativas ácidas e irônicas, divertidas e inteligentes. Então, provavelmente irei me divertir muito!

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei do livro e seus mistérios, amo livros de mistérios e investigações.
    Vou acompanhar por resenhas já que é uma série, mas creio que vou lê-la, me chamou bastante atenção toda essa investigação, que amo!

    ResponderExcluir
  6. Estou quase terminando Desventuras e quero muito ler essa nova série, sua resenha me deixou morta de curiosidade! Tenho certeza que de vou amar ver Snicket como protagonista. As capas são lindas e a Seguinte ainda tá lançando rápido! Perfeito nem vou precisar esperar muito para ler todos. Adorei a resenha! Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  7. Li sua resenha ano passado e o primeiro veio junto quando comprei a caixa de Desventuras no Submarino, ainda não li, mas estou cada vez mais curiosa, o autor parece super doido e super criativo, adoro livros com ironias e humor inteligente, capas perfeitas torcer para o 3º sair logo ai compro esse. O 1º tá ali na estante esperando. Adorei a resenha, ótimos pontos abordados e me deixou curiosa! Abs!

    ResponderExcluir
  8. Esse é um daqueles livros que enganam. Pela capa chei que fosse uma história em quadrinhos ou algo, sei lá. Só sei que me arrependi muito por não tê-lo lido logo que comprei. Risadas garantidas, super recomendado hahahahahaha

    ResponderExcluir
  9. eu ja tinha lido resenhas sobre esses livros e todas me deixaram com muita vontade de ler!! ja haviam me dito q o autor e muito divertido e q eu iria rir muito... amei a sua resenha, me deixou curiosa e com vontade de começar logo essa serie!!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Faz um tempo que quero ler essa serie, a primeira vez que o vi nao dava nada por ele nao, mas com o tempo vi que a historia é boa, essa sequencia nao é diferente, espero poder ler embreve.


    xx

    ResponderExcluir
  11. Quando vi o livro pela primeira vez, achei que fosse HQ, mas não! É super divertido gente, estou louca p que saia o terceiro e o quarto!

    ResponderExcluir
  12. Quando peguei para ler,não esperava encontrar um livro tão divertido!! Vale a pena ler,super recomendo :)

    ResponderExcluir
  13. Me parece ser um bom livro, com ar de mistério.E se é uma leitura rápida é porque deve ser bom e se bem humorado, acho que eu iria gostar.

    ResponderExcluir
  14. Conheci a série aqui e amei o primeiro, aliás eu comprei a outra série do autor e também gostei porque ele é super sarcástico e com um humor divertidíssimo, estou ansiosa para ler esse 2º e pelo jeito que você fala na resenha ele tá melhor ainda que o primeiro. Ótima resenha em me deixar curiosa! Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.