06/12/2013

Resenha - Os Portões


Nome: Os Portões
No Original: The Gates
Autor (a): John Connolly
Tradutor (a): Dênia Sad
Páginas: 304
Editora: Bertrand Brasil
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Martins
Sinopse: Todo mundo acha que Samuel é um menino muito estranho: os professores não o levam a sério, a mãe o deixa de castigo por viver sempre no mundo da lua e o vigário da cidade foge quando o vê, ele faz perguntas muito difíceis!. Só Boswell, seu cachorro, o entende de verdade. Como se as coisas não pudessem piorar, uns vizinhos de Samuel resolvem mexer com forças ocultas, só por diversão, e acabam abrindo uma passagem transdimensional direto para o Inferno. Agora, dominados por entidades nada simpáticas, eles pretendem abrir os portões do Inferno e soltar os cachorros, ou melhor, demônios. As criaturas mais desagradáveis, repulsivas e más estão para invadir a Terra, e não virão sozinhas. Seu líder, um cara tão mau que é conhecido como Grande Malevolente, também quer participar da festa de destruição do nosso mundo.

Depois que li o primeiro livro do autor lançado no Brasil estava ansiosa para saber se a editora traria mais uma de suas histórias e para minha completa felicidade a Bertrand anunciou seu lançamento. E para melhorar, o livro é o primeiro de uma trilogia. John Connolly com essa nova história entra para listas de melhores autores de livros juvenis que já li. Com uma narrativa perspicaz e repleta de observações curiosas o autor conquistará leitores dos 8 aos 80. Conheçam Samuel, seu impagável bassê Boswell e sua deliciosa história.

Samuel Johnson é considerado um menino muito esquisito, metade das pessoas pensam que ele é só irritante, enquanto a outra metade pensa que ele é muito inteligente e por isso tão irritante. Samuel estava na rua com seu cachorro Boswell em busca de doces, resolveu antecipar o halloween, mas logo na primeira casa descobriu que não era boa ideia. O Sr. Abernathy o dispensou com rispidez e Samuel sentou com Boswell no murinho da casa desanimado de voltar para casa. Quase não viu o clarão azul vindo do porão dos Abernathy seguido pelo forte cheiro de ovo podre. Curioso, Samuel acaba presenciando uma situação bizarra, de dentro do clarão azul vieram quatro seres, que assumiram os corpos do casal Abernathy e seus amigos, do outro lado dava para ver uma terra desolada, desértica e com árvores mortas. Graças ao Grande Colisor de Partículas um portal para o Inferno tinha sido aberto. Ninguém acreditaria que Samuel viu a coisa que agora era a Sra. Abernathy sair do portal e planejar a abertura dos portões do Inferno. O portal ainda era apenas uma fresta, e quando abrissem por completo a terra entraria em caos. O problema é, Samuel sempre foi excêntrico para os adultos e ninguém está disposto acreditar em sua história. Enquanto Samuel tem um desafio pela frente, na Suíça um grupo de cientistas está atônito diante do ocorrido. Para onde fora a partícula que escapara do colisor? E como isso era possível? Já nas Terras Desoladas, Nurd, o demônio das cinco deidades descobrirá que passar através de um portal semelhante a um buraco negro não é nada bom. Quando essas três pontas se unirem o caos está estabelecido e as pessoas descobrirão da pior maneira que Samuel Johnson estava falando a verdade.

É a partir dessa premissa que o autor desenvolve sua história. Uma das características mais notáveis da narrativa de John Connolly é o tom casual que imprimido em suas histórias, como em uma conversa bem-humorada o autor cita curiosidades, explana sobre trivialidades e questões sem resposta tornando a história de seu livro algo mais do que uma simples história juvenil. Nesse livro, mais do que no anterior Connolly ousa em contar uma história repleta de meandros e nuances, que a partir de uma premissa arriscada, demônios e o portão do inferno, constrói uma história sobre amizade, crescimento e a importância de entender o que o próximo diz.

Samuel, mais do que um garoto inteligente de onze anos, é um garoto que precisa viver com uma mãe que ainda chora porque o pai largou a família e ainda com o fato dos professores e os adultos não gostarem de sua curiosidade aguçada e perguntas perspicazes. Connolly apresentou um personagem realista aliado a comentários e impressões esporádicas de seu cachorro Boswell, o que tornou a história ainda mais cativante. Os personagens secundários são todos ótimos e Nurd, o demônio das cinco deidades rende ótimos momentos, aliás vale notar que o autor tem esse dom, de tornar até a passagem do menor personagem em algo marcante. O fim foi ótimo e bem diferente. A ideia de desenvolver o fim em diversas frentes foi brilhante e o resultado perfeito. Ansiosa pelo próximo livro.

Leitura rápida, divertida, com uma trama que se desenrola com naturalidade e um ritmo agradável que nem notamos o passar das páginas. Mais uma vez o autor surpreende o leitor com uma história que quando termina parece cedo demais. A edição da Bertrand está ótima, fonte boa, diagramação com marcações diferentes e uma capa ótima. A única coisa ruim é que a editora deveria ter alinhado o "Os" do título no meio daquele lado e não no canto. A história renderia um filme muito divertido e inovador. Recomendado a todos que procuram uma leitura interessante e divertida, com um universo inovador, bons personagens e diversos comentários e curiosidades interessantes. Leiam e se encantem! Até mais!

Samuel Johnson - John Connolly
1- Os Portões
2- The Infernals
3- The Creeps

20 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler os livros deste autor, tanto este como "O livro das coisas perdidas", ambos parecem incriveís. Adorei a resenha. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse personagem me lembrou um pouco o Colin de "O Teorema Katherine" do John Green. Eu gosto de personagens assim, logo, já me encantei pelo livro. Espero poder ler brevemente. Achei a capa linda!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, parece uma boa leitura.

    Um beijo.
    www.deep-luv.com

    ResponderExcluir
  4. Curti a resenha!

    Não conhecia essa autor, nem o livro. Achei a capa linda *-*
    A história parece ser bem interessante.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do autor, nem tinha ouvido falar desse livro.... vou dar uma pesquisa a mais ;) bjs
    * umratodebiblioteca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do autor, nem tinha ouvido falar desse livro.... vou dar uma pesquisa a mais ;) bjs
    * umratodebiblioteca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do autor, nem tinha ouvido falar desse livro.... vou dar uma pesquisa a mais ;) bjs
    * umratodebiblioteca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. não conhecia esse livro, muito legal

    Passem para conferir ? Sigam se gostarem, blog novo mas pretendo postar coisas sempre!
    http://depoisdeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Yas, li O livro das coisas perdidas do autor, e ele escreve super bem, essa série parece ser muito divertida, louquinha, e bem narrada, bem jovem, tua resenha está muito boa... não curti a capa, mas uma aventura dessas deve ser uma boa leitura, mas não está na minha lista de necessidades. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu sou louca para ler O Livro das Coisas Perdidas, acho que é esse o nome, porque a capa é a coisa mais linda do mundo. Eu leria esse se não falasse, bem, do Inferno.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a obra nem o autor. Mas não gostei da sinopse, não fiquei com vontade de ler :/ Mas a capa é bem legal :)
    Sua resenha ficou muito legal e completa, como sempre!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. John Connolly, John Connolly.. Seria aquele autor do romance "O Livro das Coisas Perdidas"? Se sim, tenho muita vontade de conhecer seu trabalho, principalmente esse juvenil supracitado.
    Bom, sobre este novo lançamento - antes eu não havia tido curiosidade em parar e ler a sinopse -, eu gosto da capa e pude perceber que se trata de uma trama bem divertida. E, levando em consideração o fato de ele ter se tornado um dos seus autores preferidos, subentende-se que ele deve ser um contador de histórias e tanto, rs.
    Espero poder ler algo dele em breve.

    Att
    João Victor - Amigo do Livro
    amigodolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Me parece um livro bem jovem e divertido! Me interessei bastante pela sua resenha, e a capa meu Deus du céu *_* que coisa mais linda! , fiquei muito curiosa *_*

    ResponderExcluir
  14. De inicio não gostei muito. Essa coisa de inferno, demônios, entrar em pessoas, não gosto muito. Mas vou acompanhar por resenhas, já mudei tanto a opinião sobre livros só de ler resenhas...

    ResponderExcluir
  15. Sou doida para ler os livros do autor e esse parece ainda melhor do que o outro, mas bem humorado não sei, adorei tudo o que disse na resenha, a capa é linda e o jeito que vc fala do livro me deixou curiosa para saber mais. Será que as capas vão acompanhar a do primeiro? Quero mesmo ler, mas isso desanima se for diferente. Amei a resenha! Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  16. detestei a capa, detestei a sinopse!! li sua resenha mas definitivamente nao faço menor questao de ler esse livro ¬¬ nao gosto de jeito nenhum desse tema abordado, nao gostei desses vizinhos u.u esse negocio de inferno nao e muito algo q eu faça questao de ler :P

    ResponderExcluir
  17. Gosto dos livros do autor, e li esse super rápido! Porém me decepcionei um pouco com esse livro. :( De qualquer forma, adorei a resenha, um beijo!

    ResponderExcluir
  18. Ah já gostei do livro!! Gosto de historias assim parece que prende o litor e que a cada paragrafo voce se envolve mais. Nao conhecia o livro mas vou colocar no skoob já!


    xx

    ResponderExcluir
  19. esse livro tem tudo que eu não gosto, começando pela capa. Eu achei a capa péssima, a sinopse pior ainda e a resenha não me instigou a pesquisar mais sobre ele :/

    ResponderExcluir
  20. Não gostei da capa,mas gostei da resenha! Nunca tinha escutado falar sobre esse livro! Beijos :D

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.