28/12/2013

Resenha - Almanova


Nome: Almanova
No Original: Incarnate
Autor (a): Jodi Meadows
Tradutor (a): Ana Resende
Páginas: 288
Editora: Valentina
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Almanova. Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu e ninguém sabe por quê. Sem-Alma. A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre... Heart. Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto -- de Ana os deixarão viver essa paixão em paz? Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?

Conheci a trilogia de Jodi Meadows pouco depois de seu lançamento e assim que li a sinopse fiquei bastante interessada. Era uma premissa única e meu único medo era a demora que seria para o livro sair por aqui. Por isso quando a Valentina chegou ao mercado anunciando o lançamento da história mal pude conter a ansiedade. Meadows criou um universo fascinante, com uma trama inovadora e desenvolvida com riqueza.

A história começa nos apresentando Ana, que acaba de completar 18 anos e está saindo de casa. Depois de dezoito anos vivendo com Li estava na hora de descobrir o que aconteceu quando ela nasceu. Em Range por cinco mil anos todas as almas reencarnam. Toda vez que um bebê nasce as pessoas espera seus amigos e conhecidos. Quando Ana nasceu todos esperavam por Ciana e o choque foi grande quando descobriram que Ana era nova. As pessoas estão acostumadas a voltar, contar histórias do passado e dar continuidade a projetos. Ana não tinha isso, ela era aquela Ana, a que tirara a vida de Ciana e tomou todas suas realizações. Li, sua mãe, sempre foi fria e considerava Ana uma sem alma. E por isso ela cresceu acreditando que não tinha direito a nada, que uma pessoa como ela não pode amar, não tem talentos para oferecer e nem o direito de sonhar. Quando cai em uma armadilha indo na direção errada na floresta Ana acaba cercada por sílfides e por pouco não morre. Sam um dos moradores de Range a salva e para sua surpresa ele não a trata com o mesmo desprezo de Li. Ana fica se lembrando que apesar de sua aparência ele já vivera cinco mil anos. E a medida que os dois se aproximam de Heart ela começa a falar de si própria pela primeira vez. E Sam fica fascinado com a vivacidade e o modo como ela encara esse mundo cheio de novidades. Mas nem toda Heart está feliz com a presença de Ana e eles usarão todos os subterfúgios para exilá-la de vez, não apenas da cidade como de toda a Range...

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve e a característica que logo se destaca na narração é a maneira que a autora estrutura a trama. Optando por um desenvolvimento intrincado Meadows apresentou ao leitor todo a história de Range e das almas enquanto conhecíamos Ana e seu drama, com um ritmo cadenciado a narração em primeira pessoa flui em seu tom poético com naturalidade. Com descrições pontuais e aguçadas a ambientação ganha vida em detalhes sutis e bem encaixados. Uma ambientação que acompanha o inovador da história, se mostrando tão rica e fascinante quanto.

A autora foi audaciosa ao unir uma sociedade com ares utópicos a elementos de outras mitologias como os dragões e as sílfides. Investindo em elementos criativos ela conseguiu um mundo fascinante, único e que deixa muitas perguntas curiosas no ar. Por exemplo, as sílfides para quem não sabe são consideradas na mitologia as fadas do ar, seres elementais que em algumas versões puniam o homem quando ele abusava da natureza. Será as sílfides de Meadows apenas seres malignos ou elas atacam o povo de Heart por esse mesmo motivo? Não aprovando a reencarnação? E os dragões? Em algumas culturas os dragões só se enfureciam por algo extremamente grave. É curioso a escolha da autora e queria saber se tem alguma relação. Quem é Janan realmente? E o que o povo fez para reencarnar?

Os personagens é outro ponto que chama atenção na construção da autora. Eles são importante de uma maneira especial e a forma como se encaixam na sociedade idem, a trama se move a partir dos sentimentos dos personagens, desde o apego a imortalidade das reencarnações até o medo e a incerteza que Ana causa. É impossível não se ver cativado pela voz narrativa de Ana, todas as coisas a seu respeito encaixam com harmonia na trama. Desde sua visão de si mesmo até o medo e as incertezas que ser uma alma nova causa. Ela é forte e brava, mas diante de Li ela muda, encolhendo e isso foi tão realista que doeu ver Ana perto de Li. Gostei muito de Meadows ter trabalhado esse lado psicológico. E para finalizar tem Sam, que é humano em tantas questões que fica até difícil de comentar. O romance funcionou como um dos catalisadores de trama, sendo belo e tenso, levando a um fim ótimo, com ação, surpresas e um tom sombrio, que deixa o leitor cheios de expectativas e novas perguntas.

Leitura rápida, instigante e cativante. Meadows criou um universo extremamente rico, com combinações de elementos criativos e uma trama original. O ser humano sempre foi curioso a respeito do conceito da alma e a autora surpreende a todos trabalhando o tema com destreza e criatividade. O mundo ainda esconde muitos mistérios e segredos, e estou curiosíssima para descobrir mais. Existe algo sombrio no conceito das mesmas almas vivendo milênios. Qual o preço da reencarnação? A edição da Valentina está ótima, capa fielmente adaptada, com brilhos ótimos e uma boa diagramação. A fonte poderia ser maior e o livro teria ficado ainda mais lindo. Adoraria ver a história adaptada, renderia uma história com nuances irresistíveis. Recomendado a todos que procuram uma história inovadora, que fica entre a fantasia e a utopia, com mistérios e segredos sombrios, personagens ótimos e um romance belíssimo. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Trilogia Incarnate - Jodi Meadows
1- Almanova
2- Almanegra
3- Infinite

14 comentários:

  1. Todos os livros sobre almas que li foram uma decepção. Esse parece bom, vou acompanhar pelas resenhas e ver mais para frente como fica a série.

    ResponderExcluir
  2. Livro badaladíssimo que, confesso, me deixou um pouco perdida. E o que dizer de Sam? ♥♥♥

    ResponderExcluir
  3. Nao costumo ler livros sobre almas, nao me agrada muito esse tema... mas esse parece q e realmente muito bom!! fiquei curiosa pra saber pq a protagonista é diferente dos demais, quero q ela fique com esse outra cara q ajuda ela *-* e quero q a mae dela sofra muito u.u

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fiquei realmente surpresa sobre a escolha do autor de escrever sobre almas, e esse mundo novo que ele criou? Com reencarnações, dragões e fadas? Nossa! Mal posso esperar pra ler.

    ResponderExcluir
  5. Nao sou fan de livros desse genero, mas acho que vou dar uma brecha para essa essa trilogia em 2014, a capa é bonita.


    xx

    ResponderExcluir
  6. Não é meu gênero favorito, mais gosto do tema ... O que mais me interessou para ler essa estória foi a belíssima capa :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiiii, estou doidinha de pedra por esse livro, parece ser uma trilogia fantástica, com uma trama rica, enredo chamativo, personagens de mitologia *--*, e romance que não pode faltar. Uma pergunta, Yas, no livro fala o que aconteceu de verdade com Ciana, a alma dela no caso? Bem, não sou muito ligada a reencarnações, porém a trama me parece ir muitooooo além disso, o que realmente me interessou. Estou encantada pela capa, e isso me lembra da promoção da editora *-*. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Estou doida para ler esse livro! E o que falar da capa? Maravilhosa! Confesso que a principio,fiquei com vontade de ler só pela capa hahah :)

    ResponderExcluir
  9. esse livro me ganhou pela capa, ela é linda! entretanto, a temática não me agrada, mas eu daria uma chance p esse livro (:

    ResponderExcluir
  10. Claro que a capa é a primeira coisa que me ganhou, assim que vi no Goodreads, e quase morri quando a Valentina disse que ia lançar e por isso queria muito ler, mas agora lendo a resenha tenho mais motivos, gente parece perfeito o mundo e não é distopia! Eu achei que era, melhor ainda, a protagonista parece ótima, e gostei do que disse da trama central. Ótima resenha, beijo para ti!

    ResponderExcluir
  11. O livro tem um capa linda! A resenha me animou, pois a autora constrói bem as personagens, ultimamente tenho lido livros que essa construção é rara!! Essa série vai para minha lista de livros!

    ResponderExcluir
  12. O tema é muito interessante, além da capa ser uma atração à parte. Pela sua resenha, notei que a história é bem desenvolvida e que os personagens foram bem construídos. Tudo isso sobre almas e reencarnação é muito estimulante e com certeza vou querer ler.

    ResponderExcluir
  13. Não achei a capa lá muitas coisas, porque não gosto de capas com pessoas de verdade,mas a história parece ótima!

    ResponderExcluir
  14. Eu amo as capas dessa trilogia mesmo não gostando com capas de gente, agora da história eu amei a história das almas e tudo, as sílfides também me deixaram curiosa nunca vi quase elas em livros então mais um motivo para eu ler. O que falou da Ana também me conquistou. Ótima resenha como sempre! Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.