12/11/2013

Resenha - Seis Coisas Impossíveis


Nome: Seis Coisas Impossíveis
No Original: Six Impossible Things
Autor (a): Fiona Wood
Tradutor (a): Ana Paula Corradini
Páginas: 272
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada... E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito. Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas impossíveis de fazer, como: 1. Beijar a garota. 2. Arrumar um emprego. 3. Dar uma animada na mãe. 4. Tentar não ser um nerd completo. 5. Falar com o pai quando ele liga. 6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí... Mas impossível mesmo será: 1. Não torcer para que Dan supere seus problemas. 2. Não rir muito com os devaneios dele. 3. Não querer ter um cachorrinho como Howard. 4. Não desejar que a mãe de Dan encontre a felicidade. 5. Parar de ler este livro. 6. Não querer abraçar o livro depois de tê-lo terminado...

Já faz um tempo que soube que a editora Novo Conceito havia adquirido os direitos de publicação de algumas obras da autora Fiona Wood, mas não fazia ideia de que ainda este ano poderia conferir um de seus livros. Elogiada não apenas na Austrália a autora, nesse que é sua estreia, surpreende os leitores com uma história comovente de perda e crescimento em um cenário que é a realidade de muitos jovens de hoje em dia.

Quando ouvimos falar nas crises econômicas dos últimos anos e nas diversas bolhas que faliram diversas empresas não apenas nos Estados Unidos como em outros países não pensamos nas famílias daqueles grandes empresários. E é através de Dan Cereill que pela primeira vez tenho o outro lado da moeda. Dan era filho da família perfeita. Vivia com poucas preocupações além de fazer o dever de casa e jogar vídeo game quando o pai declarou falência, separou-se de sua mãe e assumiu que era gay. Para Dan é difícil sofrer tantos choques de uma vez só. Dan tem de sair do colégio particular que estuda, da casa onde viveu a vida inteira e mergulhar em uma vida de economia e dificuldades. Com raiva do pai e arrasado Dan se vê morando em uma casa velhíssima que a mãe recebeu de herança. A casa de herança foi a gota d'água que fez o pai largar tudo. Afinal eles já iam precisar morar debaixo do viaduto. Enquanto tenta se acostumar com a antiga, fria e mal cheirosa casa Dan tem de aguentar o sofrimento da mãe e as dificuldades financeiras. O negócio de bolo de casamento da mãe vai de mal a pior, afinal ela não para de convencer as clientes a não se casarem. O cachorro que veio com a casa precisa de cirurgia e eles não tem dinheiro, assim como Dan precisa de roupas novas que caibam nele. Na nova escola o cenário não é melhor. A única coisa boa em tudo isso é Fred, seu mais antigo amigo, que ainda o visita e Estelle. A bela e inalcançável vizinha. A medida que o ano passa Dan verá que as coisas não são tão impossíveis quando se tem um incrível talento de nadar contra a maré...

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve. Com uma prosa fluida e bem-humorada Fiona Wood desenvolve uma história bela sobre crescer nos dias atuais. Aproveitando-se de um cenário atual e ainda pouco visto a autora constrói com sensibilidade e leveza um conto moderno e real. A voz narrativa de Dan não é apenas realista, como também vívida passando ao leitor sentimentos fortes, que cativam o leitor, nos instigando até o final da trama. Um protagonista cativante, com uma realidade arrasadora, que pouco a pouco vai se reconstruindo.

Aliando descrições precisas, os comentários humorados do protagonista sobre a própria difícil realidade e uma trama leve e despretensiosa Fiona Wood cativa o leitor com uma história harmoniosa e agradável. Os personagens secundários também são ótimos sendo o traço realista da autora um dos pontos que mais merece destaque. Wood nos apresenta adolescentes realistas, desde os sentimentos confusos até as ações impensadas, o que aliado a trama transforma sua voz em algo único. Dan é um ótimo protagonista, um retrato fiel, uma voz narrativa condizente com sua idade. As situações que ele enfrenta após as sucessivas mudanças na sua vida foram todas bem encaixadas na trama, rendendo ao fim mais do que um romance juvenil.

Leitura rápida e deliciosa, que flui com naturalidade e cativa o leitor logo nas primeiras páginas. Fiona Wood tem uma narrativa realista e rica. Sua história é um retrato atual que passa uma mensagem que merece ser ouvida. A edição da Novo Conceito está ótima, desde a capa mantida até a diagramação marcada por detalhes. A única coisa que notei mais de uma vez fora letras trocadas. E em alguns casos atrapalhou a leitura, afinal ele por ela dependendo do lugar faz diferença. A história renderia um filme ótimo, tanto pelo cenário como pelos personagens, mas principalmente pela atualidade da trama. Arrisco a dizer que Fiona Wood é melhor do que John Green. Ansiosa para conferir os outros livros da autora. Recomendado a todos que procuram um bom jovem adulto. Criativo, bem narrado, com ótimos personagens, ótima história e ainda uma romance diferente. Leiam! Até mais!

17 comentários:

  1. Oiii, cara, tô achando essa capa muito perfeita, li varias resenhas o que me instigaram ainda mais em querer saber a história de Dan nesse novo choque de realidade que a vida dele se tornou, parece ser uma leitura bem calma, mas bem interessante (:
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi! Que bom que seus livros chegaram, vi você comentando no twitter, adoro suas resenhas e adorei tudo o que disse do livro. Estava desconfiada que seria mais um YA de sempre, mas parece uma história muito boa pelo que disse, gostei do comentário no começo do 2º parágrafo. E adorei o que disse da autora e dos personagens, YA bom é com personagem bom. Adorei a resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Nossa eu amo suas resenhas são tão bem feitas que enchem os olhos do leitor. Só não compro esse livro ainda, pois estou afundado em leituras atrasadas e o dinheiro esse mês está pouco devido a extravagâncias literárias do mês passado hehehe, beijocas!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou! Não tinha lido nada sobre o livro, mas a resenha abriu a minha curiosidade. Gosto de leituras fluidas, com certo humor e personagens bem desenvolvidos.

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  5. Não sei dizer muito bem mas gosto dessa capa, não é a mais bonita, mas ela me intriga.
    Se tiver oportunidade quero ler esse livro, desde que foi lançado desejo lê-lo.

    ResponderExcluir
  6. Woow, melhor que John Green, agora sim você me deixou curioso! Sério mesmo Yasmin, fiquei com mais vontade ainda de ler o livro. A história parece ser bem legal ;)

    Meu blog: http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Desde o lançamento dele estava sem curiosa para ler sua resenha da historia e não me decepcionei , somente fiquei mais ansiosa para ler, pois gosto de livros assim " leves".
    Espero poder ler em breve!!
    Beijos♥

    ResponderExcluir
  8. Oi? Melhor que o Green? Eita lele, deve ser bom MESMO! Ja vou colocar no skoob, **00***


    xx

    ResponderExcluir
  9. Esse livro realmente parece ser bom e diferente do que estou acostumada a ler, já me indicaram a leitura do Seis Coisas Impossíveis, mas primeiro tenho que ler outros livros que estão na frente dele no quesito must read.

    ResponderExcluir
  10. Li o comecinho deste e só parei porque já estava lendo outro (sou dessas que começa vários e para por já estar na metade de outro rs)... A narrativa pega mesmo e a leitura tem tudo pra ser mesmo deliciosa. É um dos que quero ler ainda em 2013.

    Livros com bons personagens secundários ♥

    ResponderExcluir
  11. Estava bem curiosa para ler o livro, mas agora com tua resenha estou morrendo de curiosidade! Como assim melhor do que John Green? E o que falou dos personagens me deixou morrendo de curiosidade, sobre tudo, e ainda mais que a autora é australiana, os YA de lá que conheço são todos ótimos. Amei a resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha! Não sabia que já tinha postado e adorei tudo o que disse do livro, mais uma vez sua resenha me deixou super curiosa com a história, achei a capa super fofa e seus comentários sobre a história e os personagens me conquistaram, amei mesmo! Bjo!

    ResponderExcluir
  13. Melhor que o John Green: agora vc me desafiou a ler....ahauahaushauhs

    ResponderExcluir
  14. Quando li a sinopse não dei muita coisa e então li sua resenha e me fez olhar com outros olhos. Estou com dó do personagem pelas mudanças que foram drásticas.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Era um dos que estava mais curiosa da Novo Conceito do mês passado porque ouvi falar muito bem da autora e agora lendo a resenha parece que estava certa, está com cara de ser ótimo e fiquei curiosa com seus comentários. ótima sua resenha, capa fofa. abraços!

    ResponderExcluir
  16. Acabei de ler esse semana passada. Achei muito gostosinho. ♥
    E o teu comentário sobre ser melhor que John Green. Concordo. Até comentei no twitter que achei um pouco parecido com Cidades de Papel (mas né, pelo menos a Estelle não é egoísta como Margo), só que melhor.

    PS: sim, voltei só pra dizer isso. hehe

    ResponderExcluir
  17. Eu realmente gostei do livro,da história. Quero lê-lo assim que der. Sua resenha me fez ficar curiosa quanto a ele, então vou ver se eu leio.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.