08/11/2013

Resenha - Prodigy


Nome: Prodigy
No Original: Prodigy
Autor (a): Marie Lu
Tradutor (a): Ebréia de Castro Alves
Páginas: 304
Editora: Prumo
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Depois que um cataclismo atingiu o planeta Terra, extinguindo continentes inteiros, os Estados Unidos se dividiram em duas nações em guerra: a República da América, a oeste, e as Colônias, formadas pelo que restou da costa leste da América do Norte. June e Day, a menina prodígio e o criminoso mais procurado da República, já estiveram em lados opostos uma vez. Agora eles têm a oportunidade de lutar lado a lado contra o controle e a tirania da República e, assim, alterar para sempre o rumo da guerra entre as duas nações. Resta saber se estão preparados para pagar o preço que as transformações exigirão deles.

Desde que conheci a trilogia da autora Marie Lu sabia que a história seria diferente, uma distopia mais plausível com o futuro do nosso mundo atual e logo após ler o primeiro livro fiquei contente por estar certa. Baseada em uma organização mais militarizada do estado a trama gira em torno da guerra entre os fragmentos do que foi um dia os Estados Unidos. Dando continuidade a história de Day e June a autora surpreende o leitor pelos caminhos tomados.

Encontramos June e Day dias após os acontecimentos finais do primeiro livro. Viajando nos vagões do trem rumo a Vegas, June faz o melhor que pode para manter a ferida na perna de Day menos infeccionada, mas a situação está crítica. Day tem certeza de que encontrará os Patriotas em Vegas, mas June não sabe se isso é boa ideia. A única coisa que a faz seguir em frente com o plano é a dor estampada no rosto de Day, cada vez mais febril, correndo risco de morrer se não tratar. Ao ser abordados em Vegas, June não acredita no que vê. O "esconderijo" dos Patriotas é bem a vista de todos. Tão luxuoso quanto qualquer outro aposento dos militares da República ou mais, e o líder deles Razor é um oficial de alta patente. Um traidor. Desde o começo June suspeita que tem algo errado com Razor, afinal como a República deixaria de investigar algo assim? O preço de Razor para aceitá-los na sede dos Patriotas e providenciar um médico para Day é alto. Alto e perigoso. Os Patriotas querem assassinar Anden, o novo Eleitor, enquanto a situação política está instável. Mesmo hesitante June concorda em seguir o plano, se deixa capturar e parte em direção da capital. June deve contar a Anden o plano de assassinato, e assim fazê-lo mudar de rota da maneira que os Patriotas querem. Mas a medida que o tempo passa e June começa a conviver com o novo primeiro Eleitor suas dúvidas aumentam. Quais são as verdadeiras intenções de Razor, e de Anden? Porque o Senado está tão impaciente? Quem está realmente falando a verdade?

É a partir dessa premissa que a trama desse segundo volume se desenrola. Narrado em dois pontos de vista a história se ramifica, fluindo em um ritmo rápido, que explora a organização da República, bem como as mudanças no mundo que levaram ao atual cenário e ainda mergulha da personalidade dos protagonistas. Suas dúvidas, medos e anseios são parte importantes do desenrolar da trama e a autora explora seus questionamentos de forma mais densa. A ambientação ganha contornos mais interessantes, com descrições vívidas a autora forma o retrato do que é o mundo.

Marie Lu foi bastante criativa e convincente ao desenvolver as mudanças no mundo, desde o derretimento da Antártica, a migração de parte dos europeus para a África, a enorme potência que tanto os países asiáticos quanto a África unificada se tornaram. Ironicamente ou não os Estados Unidos se torna um país rachado em dois, militar e isolacionista, que sofre sem a ajuda internacional, em decadência, lutando uma guerra sem fim. June e Day se conheceram em uma situação difícil e ainda não se conhecem como gostariam. A medida que a trama avança ambos começam a se perguntar sobre a verdade por trás do que eles sentem e ao final a autora consegue aliar a trama a isso deixando não apenas uma notícia horrível no ar, mas também uma revolução prestes a eclodir na República.

Leitura rápida, de ritmo ágil e instigante, que conquista o leitor pelos protagonistas e surpreende pelo cenário, uma distopia baseada em um país militarizado, em guerra e cheio de segredos por debaixo da camada de normalidade fingida. Marie Lu evolui bastante o quadro da história, enriquecendo detalhes e tramas nesse segundo livro. A edição da Prumo está ótima, desde a capa, a diagramação boa e fontes agradáveis. A CBS comprou os direitos de adaptação e se o filme for fiel ficará perfeito. Recomendado a todos que procuram uma distopia diferente, com uma trama ágil, com ação, segredos, traições e romance. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Trilogia Legend - Marie Lu
1- Legend
2- Prodigy
3- Champion

30 comentários:

  1. Comprei o primeiro livro depois que li sua resenha, lembro que amei o lance de país militar, ainda mais numa distopia, é brilhante, afinal se o mundo entrar no caos é claro que os militares vão ser os primeiros a assumir o controle, principalmente num país igual aos EUA. Amei a parte onde fala da Antártica, morrendo de curiosidade para saber mais do mundo e do assassinato. Adorei! Abs!

    ResponderExcluir
  2. Não li o primeiro livro ainda, mas vejo que o livro é bastante promissor. E o mundo criado é algo diferente. Não sei o motivo, mas devido os militares me lembra muito uma série que no momento esqueci o nome e não consigo lembrar. Uma que a energia acaba. Desculpa não lembro o nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Também achei parecido com a série a parte dos militares(se chama Revolution), e assim como a série, o livro vale muito a pena. :D

      Excluir
  3. Terminei de ler Legend semana passada (praticamente engoli o livro), e estou louca pra ler a continuação. Só que como o dinheiro anda curto, só poderei saciar minha vontade em janeiro. E pela sua resenha posso ver que o segundo livro está tão bom quanto o primeiro.

    ResponderExcluir
  4. Eu nem tinha ouvido falar da série, então Yasmin, obrigada por me apresentar ela nessa resenha muito boa. A história parece muito interessante, interessante demais, amo essa pegada militar, de guerras ditas mais reais. E fico me perguntando se isso não é quem sabe algo que vai acontecer mesmo. Aiaiii, com tantos livros perfeitos vou precisar ficar rica logo hahahah :*

    ResponderExcluir
  5. Olá Yasmin, tudo bem??
    Amo distopias mas ainda não pude ler Legend, mas estou mega curiosa, tenho visto ótimas resenhas sobre Legend e Prodigy. Mas estou terminando de ler uma série e tenho que completar outras, mas depois estarei conferindo esta distopia.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Quero ler Legend. Ultimamente ando lendo muita distopia, mas não tem como não amar, né? Pq são livros que realmente tem que ser criativos sem mt espaço para o cliché.

    ResponderExcluir
  7. Quero muito essa continuação para poder ler os dois primeiros juntos. Desde que li a primeira resenha fiquei morta de curiosidade, adoro distopia e esse lance de EUA partido, e organização militar parece demais! Aliás você podia dar dicas de mais livros assim, amo distopias que investe nesse lado guerra e militar. Adorei o que disse da trama e estou curiosíssima para saber como o mundo ficou assim. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro distopia e essa é uma das que mais estava esperando, já li o primeiro e amei. June e Day são perfeitos juntos e também separados, o lance deles serem ótimos em suas áreas e o clima todo militar é bem criativo. Super curiosa para ler o dois antes e agora depois da resenha vou me segurar para não comprar, preciso ganhar ele isso sim. Amei a resenha, lista de desejados top top! Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de ler a série e estou esperando sair o terceiro e compro todos e leio de uma vez e estou torcendo que o fim da série seja satisfatório.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Dessa série eu tenho apenas o livro Legend. Quero ter todos para poder ler a história completa. Gostei muito da resenha. parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de ler essa distopia, mas ainda não tive oportunidade. Achei legal que esse livro não sofreu com a Síndrome do Segundo volume, e conseguiu não apenas manter o ótimo nível do primeiro, mas dar um gás na história. Espero conseguir ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Uma das trilogias que mais tenho vontade de ler..estou roendo as unhas para poder ter esse livro,a história só me faz ficar mais e mais curiosa.
    A capa é maravilhosa.
    Bjs'

    ResponderExcluir
  13. Me parece uma distopia muito interessante , não li nenhum livro da série mas estou muito curiosa pela obra. Me pareceu muito promissor , tenho certeza que irei gostar!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da resenha por que tenho o primeiro livro e estou na espera de ter o segundo pra poder ler a série quase completa , não gosto muito de esperar pra ler a série picada. Que bom que o livro foi bom o segundo de algumas séries deixam a desejar, estou louca pra me surpreender.

    ResponderExcluir
  15. Essa resenha ficou demais! Acabei de ler o primeiro livro da serie e realmente gostei bastante o segundo parece ainda melhor. Amo distopias!

    ResponderExcluir
  16. Parece ser muito bom, parece ser um livro interessante que prende você a sua história, estou ansiosa para ler a triologia.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Primeiramente, a história me parece muito boa e já está na lista de leituras.
    E sobre a forma como você escreve a resenha, uau, fazia tempo que não entrava em blog..e agora que voltei essa é a primeira resenha que leio do seu blog, e afirmo que surpreende-me muito com sua escrita, as palavras que uso para descrever a história, nem se compara as resenhas de antes, fico feliz por você e espero conseguir escrever bem assim com o tempo.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da resenha ,já legend e adorei a historia tenho muita vontade de ler prodigy também.

    ResponderExcluir
  19. Eu já tenho o primeiro livro mas ainda não li, apesar de tantas recomendações positivas. Gostei de saber que o segundo volume se mantém em um bom nível, principalmente quando se trata de distopia, é importante situar bem o leitor nesse novo mundo e parece que isso a autora soube fazer muito bem.

    ResponderExcluir
  20. mistura de jogos vorazes e arthemis fowl? espero que não seja mais uma distopia pastiche

    ResponderExcluir
  21. Estou louca pela sequência de Legend ♥
    Li Legend e me apaixonei pela simplciidade da história e seus persnagens.. Nem era tão fã de distopia mais a June e o Day me conquistaram, louca para saber o desenrolar da história.. de como eles foram afetados pelos atos em Legend.. Prodiy pareceser um livro completo e já quero ler.

    ResponderExcluir
  22. Não li o primeiro livro, mas como eu sempre costumo gostar de distopia, acho que ia gostar destes livros.

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia essa trilogia, mas gostei da resenha. Eu gosto bastante de distopias, apesar de ter lido poucas, mas essa me interessou. Fiquei com vontade de ler!!

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li nenhum livro da série, mas quero, com certeza. Senti nessa resenha que é o meu tipo de história, adoro distopias e darei uma chance à essa com certeza!

    ResponderExcluir
  25. Não li nenhum livro da trilogia, mas já estou com eles na minha lista infinita de livros kkkkk Estou louca para ler!!

    ResponderExcluir
  26. Legend está na minha lista de desejados agora que li sua resenha. Estou amando essa onda de distopias

    ResponderExcluir
  27. Ainda não o li o primeiro da série, mas tenho muita curiosidade. Quero ler porque adoro distopias!!! A série está na minha listinha de leituras...

    ResponderExcluir
  28. Já faz tempo que Prodigy esta na minha lista de desejados....Ansiosa para ler!!!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.