01/11/2013

Resenha - Lições de Amor


Nome: Lições de Amor
No Original: Lessons in Love
Autor (a): Ali Cronin
Tradutor (a): Rita Sussekind
Páginas: 296
Editora: Seguinte
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Donna sempre sonhou em ser atriz. Mas entre ela e seu sonho há um “pequeno” obstáculo: as provas finais de inglês. Para ser aceita em qualquer faculdade de teatro, ela precisa tirar uma boa nota nessa matéria, mas ao que tudo indica será reprovada. Afinal, como a garota conseguirá fazer um trabalho de três mil palavras sobre Romeu e Julieta se mal consegue acompanhar as lições? Assim, incentivada (para não dizer forçada) por seu pai e Barbie, a namorada mais nova e controladora que ele arrumou, Donna vai atrás de um professor particular. Por um anúncio na biblioteca, ela descobre Will, um universitário que ensina inglês para ganhar um dinheiro extra. Desde a primeira aula, Will percebe o potencial de Donna e a ajuda a enxergar a peça de Shakespeare sob uma nova luz. Mas o clima de romance não fica só nas frases escritas há mais de quatrocentos anos: Will é lindo, fofo, inteligente… e parece ter a mesma opinião sobre Donna. O único problema é que esse sentimento reabre cicatrizes profundas no coração dela. Desde que viveu uma experiência amorosa horrível, seu lema passou a ser “não deixe que se aproximem e nunca poderão machucá-la”. Agora ela precisa decidir se irá se proteger - evitando que Will chegue perto demais - ou se colocará tudo em risco e abrirá de vez seu coração, para finalmente viver uma história de amor.

Quando comecei a série no final do ano passado não imaginei que menos de um ano depois já teria lido os quatro primeiros e muito menos que estaria gostando tanto da história quanto estou. A série a cada nova história cativa mais o leitor, revelando personalidades únicas em cada integrante do grupo de amigos central. Em cada um deles soube mais ou menos o que esperar, mas nesse a surpresa foi total e extremamente agradável. Ali Cronin consegue uma história única, divertida e inteligente.

No primeiro livro tivemos Sarah, no segundo Ashley e no terceiro Cass, agora chegando a última garota do grupo, Donna. Donna sempre foi uma incógnita nos livros anteriores e por isso foi maravilhoso conhecer a personagem de verdade. O ano escolar está chegando ao fim e com ele as decisões sobre a faculdade. Donna estava na dúvida entre arrumar um agente e começar logo a carreira ou aproveitar os anos do curso na universidade para aprender mais. Seu professor acredita em seu talento e todos seus amigos dizem que Donna é espetacular nos palcos, mas para se inscrever nos melhores cursos de artes cênicas é preciso ao menos duas matérias padrões sendo o inglês o principal. Donna não consegue ser boa em inglês, bloqueia tudo sobre a matéria cansada das notas ruins. Quando a professora avisa que o trabalho sobre Romeu e Julieta é a última chance de ela não ser reprovada, Donna sabe que precisa de um professor particular para auxiliá-la no trabalho. Não querendo pagar um professor extremamente caro Donna quase não acredita quando vê o anúncio na biblioteca. O nome dele é Will e ela supõe que ele já esteja na faculdade. As aulas são baratas e logo na primeira Donna vê que tem mais potencial do que imaginava. Will acredita nela e há algo em seu tom sugerindo que ele é diferente, mas Donna não pode pensar nisso. Está fechada para o amor, e jamais deixará as pessoas verem por baixo da Donna durona que eles enxergam. Seus amigos dizem que ela precisa mudar, mas será que Donna conseguirá se abrir? E quando isso acontecer será capaz de perdoar Will pelo mal-entendido?

É a partir dessa premissa que conhecemos Donna e sua personalidade forte e solitária. Ali Cronin mais uma vez surpreende o leitor conseguindo transportar para as páginas mais uma personagem incrivelmente realista. A narrativa na voz de Donna assume um tom mais sério e cortante, fluido e autocrítico. Juntando os comentários ácidos de Donna, com momentos divertidos com os amigos e uma análise parte a parte da história de Romeu e Julieta, que a autora aliou de forma criativa a trama, temos uma história não só bem construída, como interessante e divertida. Marcada por um romance leve, doce e com belas cenas.

É maravilhoso ver o cuidado e a harmonia que a autora consegue imprimir a cada visão do grupo de amigos e aproveitar o paralelo da trama central para adicionar nuances e novas pontas nas tramas e personalidade dos demais. Através de Donna sabemos a quanta anda a vida de todos, desde o desenrolar dos livros anteriores, mas mais do que isso conhecemos um outro lado dos personagens. Algo que complementa de forma maravilhosa a série, poder ver os personagens por todos os ângulos têm sido fantástico. Dentre os temas centrais da história temos a visão pesada de Donna tem de si própria, e o quanto isso a torna uma pessoa que se esconde, não revelando para ninguém seu verdadeiro eu e também um outro tema muito discutido, mas que não vou revelar porque este precisa ser descoberto. A forma que a autora desenvolve a trama mostra de forma realista o amadurecimento da personagem.

Leitura rápida e deliciosa, que a cada novo livro mostra um crescimento ótimo, transformando as histórias em algo mais. Estou ansiosa pelo próximo volume visto as dica que ficaram no ar depois do que a Donna disse. Ali Cronin tem uma série única em mãos. Jovem e madura, com belas histórias e um ponto de vista diferente da fase entre os 17 e 18 anos. A edição da Seguinte mais uma vez está ótima. A capa ficou muito coerente e adoro a expectativa de descobrir a cor da próxima. As histórias da série com toda certeza renderiam uma série ou filme bem interessante visto a abordagem e a construção dos personagens da autora. Recomendado a todos que procuram algo entre o jovem adulto e o novo adulto. Romance, personagens fortes, críveis e divertidos. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Garota Ama Garoto - Ali Cronin
1- Nada É Para Sempre
2- Dizem Por Aí
3- Três É Demais
4- Lições de Amor
5- She's The One
6- You and Me Always

22 comentários:

  1. Essa série parece um bom entretenimento em um sábado de chuva com um chá quente!
    Assim que a editora lançar todos quero ler, parece boa!

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler essa série mas vou esperar pelo lançamento em portugues dos outros dois livros e só então vou ler . Gostei muito da resenha e acho que a leitura irá ser bem legal.

    ResponderExcluir
  3. Eu conheci a série aqui no blog e já li o primeiro, quero muito ler os outros e logo, pelo que você diz a cada resenha a série melhora e muito. O primeiro é mais ou menos, e pelo que li nas resenhas acho que vou me identificar mais com a Cass ou a Donna. Adoro as capas da série e amei as resenhas. Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Ainda nao tive a oportunidade de ler essa serie, mas estou bem curiosa a respeito dela. Li algumas resenhas negativas a respeito, mas nao mudo minha opiniao de achar a serie boa.



    xx

    ResponderExcluir
  5. eu amei a serie e espero uma dia ter a oportunidade de lê-los como você o fez, suas resenhas ficaram incríveis Yasmim.. o que me incentivou ainda mais a gostar da série.. bjss!!!

    ResponderExcluir
  6. CARA *_* esse eu preciso ler! Já começa que eu sou apaixonada por Shakespeare, e um livro que fala sobre Romeu e Julieta, teatro (pois eu sou atriz amadora) , adoro tudo que esse livro parece mostrar, sem contar que achei a história muito interessante! esse sim, parece ser o melhor livro dessa série que a autora fez tão criativamente! Adorei :D

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Yasmin (:
    Eu tinha lido sobre a série em algum lugar, e sou muito viciada em séries, o gostinho de esperar o novo livro, de imaginara história, a capa *-*
    Tua resenhar é muito boa, rica de detalhes, e com as fitinhas soltas na medida certa pra nos instigarmos a querer ler.
    Tema Romeu e Julieta é perfeito, mais que perfeito na real. E séries nesse estilo que cada livro aborda um personagem principal é muito interessantes. Com certeza está nos meus desejados.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma série que está na minha lista de desejados, e amo estas capas!!
    Espero poder conferir em breve!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive oportunidade de ler a série e confesso que nem havia me interessado pelos livros anteriores, mas esse me chamou a atenção parece que é muito fofo e descontraído. Dá para ler os livros fora de ordem, né? Se der vou ler Lições de Amor e se gostar quem sabe não leio os outros livros da série.

    ResponderExcluir
  10. Flor, estou apaixonada pela série!
    As capas são bem diferentes e muito bonitas!
    Esse volume foi o que mais gostei! A premissa é linda!
    Quero muito ler toda a série! Adorei a resenha, muito objetiva e cheia de detalhes.
    Parabéns!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha, só para começar tem teatro e adoro teatro, acho que de todos vou me identificar bastante com a Donna, acompanho as resenhas da série e amei saber que esse envolve temas que eu curto. As capas são demais e agora que já tem quatro lançados em menos de um ano já posso ler, adoro ler um atrás do outro então a Seguinte é perfeita. Adorei tudo o que disse na resenha, do crescimento da autora principalmente. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Uma série que estou morrendo de curiosidade de ler desde que conheci aqui no blog, eu não sabia nada e amei tudo o que disse, achei que era muito juvenil, e quando você falou que era new adult não acreditei. Esse parece que é um dos melhores e adorei as capas, aliás eu adoro as séries da Seguinte, torcendo muito para ganhar. Adorei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tive a oportunidade de ler a série, mas senti que é bem meu estilo, cheio de romance, estou doida para ler. Já estou marcanda no meu skoob para não esquecer dela. Ótima resenha!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu não sei mas eu não me interessei pela série apesar de ter elementos interessantes. Quem sabe um dia eu não me interesse.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. De cara, já gostei dessa personagem, pois ela quer fazer Artes Cênicas, e eu sou formado em Cênicas. O legal é que Donna foge um pouco do esteriótipo dos atores, pois, geralmente, eles são mais expansivos, e ela é um pouco mais retraída. Fiquei bem curioso pra ler esse volume, em especial.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Gostei, quero ler todos. Cada um com toque de realidade. Adoro romances! ;)

    ResponderExcluir
  17. depois de ler essa ultima resenha, fiquei tentada a comprar. Mas tenho uma mania: só compro séries quando estão completas hehe então vou esperar lançarem todos os livros aqui no Brasil (pq meu ingles nao esta bom o suficiente) e depois compro (:

    ResponderExcluir
  18. Com tantas capas bonitas não gostei dessa :/ mas tudo bem, não podemos julgar um livro pela capa não é mesmo? A cada livro fico mais curiosa com essa história, preciso ler muito! Esse universo mais fechado, solitário, sempre acaba nos surpreendendo, e por ela ser assim, nunca imaginaria que tivesse um talento para Artes Cênicas.

    ResponderExcluir
  19. Esse séria parece ser ótima estou bastante interessada em ler todos os livros!

    ResponderExcluir
  20. Se eu me identifiquei com a Cass, não foi diferente da Donna. Não foi uma identificação, pra falar verdade, mas desde a resenha ela já me cativou e me conquistou. Gosto desses personagens que convencem, que passa uma imagem realista e não todo aquele mimimi de contos de fada onde tudo é perfeito.
    Estou ansiosa por essa série.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.