05/11/2013

Resenha - A Filha do Apanhador de Demônios


Nome: A Filha do Apanhador de Demônios
No Original: The Demon Trapper's Daughter
Autor (a): Jana Oliver
Tradutor (a): Santiago Nazarian
Páginas: 368
Editora: Farol
Comprar: Livraria Skoob - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Riley Blackthorne precisa apenas de uma chance para provar do que é capaz. E é exatamente com isso que os demônios estão contando... Riley tem apenas dezessete anos e é a única filha de Paul Blackthorne, um lendário caçador de demônios. Ela sempre sonhou em seguir os passos do pai e, em tempos de crise econômica, e de Lúcifer infestando as grandes cidades com novos demônios, a Associação de Caçadores de Atlanta está aceitando toda ajuda possível, mesmo que seja de uma garota. Quando ela não está fazendo o seu dever de casa, ou tentando disfarçar a queda que tem por Simon, outro aprendiz de caçador, Riley ajuda a proteger os assustados moradores da cidade das figuras demoníacas. Somente as de Nível Um, seguindo as regras do seu treinamento. Sua vida caminha normalmente, na medida do possível para uma adolescente caçadora de demônios, até que um demônio de Nível Cinco trava uma batalha com Riley na biblioteca. Como se isso já não fosse ruim o bastante, sua vida ainda é abalada por uma terrível tragédia, colocando em risco todas as suas escolhas e levando Riley para um perigoso caminho. Com o mundo desabando ao seu redor, a quem ela poderá confiar sua vida? E o seu coração?

Desde que vi o livro entre os lançamentos da Farol no segundo semestre do ano passado tive vontade de ler e quando a editora anunciou a continuação não pude deixar de solicitá-lo. Principalmente porque a premissa era interessante, algo que poderia sair muito errado, mas que a autora consegue apresentar de modo único. Jana Oliver como já suspeitava pela sinopse desenvolve uma história inovadora, pontuada por ótimos personagens e uma trama intrincada.

A história começa nos apresentando Riley enquanto caça um pequeno demônio e tudo acaba saindo terrivelmente errado. Para associação de caçadores Riley é um caso perdido e não deveria ser aprendiz. Para começar é garota e suas caçadas sempre terminam mal. Mas Riley é filha de Paul Blackthorne, um famoso caçador de demônios e Riley quer seguir os passos do pai. Ele é tudo o que ela tem se você não contar o insuportável Beck, que desde que voltou do exército está ainda mais mandão. Ser um aprendiz com pouca sorte e frequentar a escola em lugares estranhos eram os problemas de Riley até a terrível noite em que o pai sai para caçar com Beck e os dois encontram um Nível Três trabalhando com um Nível Cinco. As coisas saem terrivelmente errado, o pai de Riley morre e a vida dela muda drasticamente. Com pouco dinheiro e sem ninguém no mundo Riley contará com o sobrenome do pai e a ajuda de Beck para permanecer na Associação. Com um novo mestre o caminho de Riley não será fácil e no meio das tarefas degradantes que seu novo mestre a manda fazer Riley ainda tem que passar as noites no cemitério para evitar que os necromantes roubem o corpo de seu pai. A medida que vai aprendendo mais sobre os demônios Riley acaba envolvida na pesquisa que seu pai estava fazendo antes de morrer sobre a água benta. Por que ela não está funcionando como deveria? Por que os demônios, mesmo os menores estão trabalhando junto? E qual o interesse do céu e do inferno nela?

É a partir dessa premissa que mergulhamos nas ruas decadentes de Atlanta, infestadas de demônios e pobreza a cidade é o cenário que dá vida a história de Riley Blackthorne. Com uma narrativa que divide os pontos de vista e um ritmo forte a autora, nesse primeiro volume, nos apresenta uma protagonista que pouco a pouco começa a enxergar os segredos e as mentiras que permeiam a vida dos caçadores. A ambientação é riquíssima, com descrições pontuais a autora compõe um cenário sombrio que dá vida a uma história criativa, que se desenrola de forma cadenciada, com diversos elementos que vão se entrelaçando revelando uma trama mais densa e sombria do que aparenta.

Jana Oliver consegue equilibrar o desenvolvimento da trama com os personagens, marcando a evolução da história com reviravoltas interessantes. Outro ponto que merece destaque é o constante sentimento de dúvida que acompanha alguns personagens. Desde o início é possível notar nas entrelinhas que alguém nessa história não é quem aparenta ser. Apesar de ser uma ótima ideia achei irritante a forma como Riley lida com essa pessoa. Sem nenhuma ponta de suspeita e ao final ainda toma uma atitude daquela. Os personagens são bem desenvolvidos, sendo Beck o que mais chama atenção. Riley é uma boa personagem, apesar de ser crível e agir como a idade que tem, ela precisa ser mais perspicaz. E principalmente enxergar o Beck do jeito que ele merece. O final deixa muitas perguntas no ar e tramas interessantes a serem desenvolvidas.

Leitura rápida, instigante e que surpreende pelo universo apresentado. Jana Oliver é uma excelente contadora de histórias. Através da voz narrativa de Riley e Beck conhecemos um mundo complexo, marcado por uma sociedade decadente, onde traição, mentira e cobiça pode estar onde menos se espera. A edição da Farol está ótima. Fonte agradável, folhas macias, e uma capa boa, que seria perfeita se não tivesse a modelo. Pena que o livro não tem orelhas. Não entendi porque, mas a história é tão diferente que isto se torna detalhe. O ambiente sombrio, os personagens ambíguos e a trama intrincada são elementos que ficariam ótimos adaptados para o cinema ou para a TV. Recomendado a todos que procuram uma série de fantasia urbana jovem adulta, com ação, universo rico e criativo, além de uma pitada de romance. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Apanhadores de Demônios - Jana Oliver
1- A Filha do Apanhador de Demônios
2- Ladrão de Almas
3- Forgiven
4- Foretold

13 comentários:

  1. Ainda não li nenhum dos dois livros que foram lançados referente a essa série. Ladrão de almas é um dos que mais quero ler, mas ainda não surgiu uma oportunidade para isso. Esse outro livro eu até o momento, não tinha lido nada sobre ele e o que li me agradou muito. Logicamente que já anotei para ler depois.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou doida para ler essa série desde que foi lançada, adoro fantasia urbana, mas as mais jovens e é tão difícil ver por aqui que quase não acredito que a Farol lançou essa série. Agora lendo sua resenha fiquei mais curiosa ainda! Não é justo, preciso muito ler, amei a resenha e fiquei bem curiosa sobre a mitologia da série. Adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Comprei o primeiro na Bienal, mas ainda não li e sua resenha é a primeira que leio dele, adorei tudo o que disse do cenário, nunca li muita fantasia urbana, mas parece ótimo. E o que disse dos personagens me deixou curiosa, adoro quando tem personagem que não é o que parece e apesar de irritar adoro.
    Ótima resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Já li ele e também amei! Riley é uma das minhas protagonistas favoritas e concordo contigo sobre esse personagem, ele não é o santo que parece, haha, estou super ansiosa para ler o segundo. Quero muito que os títulos do 3 e do 4 continuem seguindo a versão diferente, ao invés da britânica, mas até agora não vi deles com o título diferente, sabe me dizer porque? Amei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Não li esse livro ainda, vou acompanhar a série pelas resenhas, para saber como será o desenvolvimento dela.

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei essa história *_* Fiquei mega curiosa! Me lembrou bastante o livro "Formaturas Infernais" , não tive a oportunidade de lê-lo, mas estou morrendo de vontade de ler o mais rapido possivel *_* adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  7. Parece uma história diferente e criativa. Não tinha ouvido falar ainda, e me apaixonei pela capa, a modelo tem um ar misterioso e um tanto rebelde, e espero isso da personagem nas paginas da historia. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Resenha bem elaborada, abordando pontos relevantes sobre o livro, despertando meu interesse pelo livro, vale a pena dar uma conferida...
    Porque é sempre bom ler coisas bem diferentes e gosto de livros assim...

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essa série e pretendo mudar isso! Adorei a resenha, o livro parece ser bem interessante, acho que por ter demônios me lembrou um pouco da série os Instrumentos Mortais da Cassandra Clare.

    ResponderExcluir
  10. Senti como se estivesse em um episódio de supernatural aushahusauhs eu amei o livro já que sou totalmente fã de supernatural, ele faz bem meu gênero ainda mais envolvendo romance. Eu já amei a capa e o enredo então o tonam perfeito para mim. Necessito dele o quanto antes, faz tempo que não leio nada sobrenatural =/

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  11. Quando lançou fiquei bem curiosa, mas gosto de ter pelo menos metade da série antes de ler e por isso que amei ver sua resenha aqui agora. Como o livro dois já saiu estava morrendo de dúvida se comprava os dois juntos, amei tudo o que disse da construção do mundo, parece bem criativo e também sombrio. Não me lembrou nada que conheça e isso é ótimo, parece uma daquelas séries bem diferentes e ótimas. Não sabia que era toda de fantasia urbana e isso me deixou mais curiosa ainda. Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ganhei o primeiro livro tem pouco tempo e ainda não li, mas você fala tão bem dele que estou morrendo de curiosidade, de fantasia urbana eu só li Instrumentos Mortais e esse ai pelo que disse parece melhor ainda, mais tenso, eu gostei da capa e preciso ler logo para comprar o dois, a Farol tá demais com os lançamentos. Amei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  13. Oi! eu quero muito ler esse livro, e gosto de descrições que me façam entrar na história e assim eu perco a noção do tempo. Que pena que o livro não tem orelha.
    bjs

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.