01/11/2013

[Convidado] - Resenha - Elantris


Nome: Elantris
No Original: Elantris
Autor (a): Brandon Sanderson
Tradutor (a): Márcia Blasques
Páginas: 576
Editora: LeYa
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Elantris era conhecida como a cidade dos deuses. Nela, uma benção chamada Shaod transformava as pessoas em semideuses. Porém, há dez anos, as coisas começaram a mudar e a magia transformou Elantris em uma cidade amaldiçoada, onde as pessoas tocadas pela Shaod se transfiguravam em seres sem vida e sem sentidos próprios. A maldição os tornava mortos-vivos e a cidade tornou-se um cemitério de zumbis.

Elantris, publicado pela Tor, em 2005, e pela editora LeYa, em novembro de 2012, foi o primeiro romance publicado por Brandon Sanderson e tornou-se rapidamente um dos meus favoritos. Elantris era uma cidade grande e reluzente, povoada por pessoas que foram abençoadas pelo Shaod, uma poderosa magia que transformou as pessoas em "deuses". Isso foi até 10 anos atrás, quando um evento cataclísmico fez com que a magia de Elantris falhasse, transformando seus cidadãos-deuses em mortos-vivos incapazes de executar até mesmo a mais básica magia que mantinha a cidade. Elantris agora se assemelha a um deserto de ruínas, uma prisão para as pessoas amaldiçoadas pela Shaod isolado do resto do mundo.

Raoden, o Príncipe da Arelon, foi amaldiçoado pelo Shaod e lançado em Elantris. Ele quer saber o que fez a magia falhar de modo que ele possa recuperar sua vida e restaurar Elantris à sua antiga beleza. Sarene, a princesa de Teod, está noiva de Raoden embora eles nunca se encontraram. Ela acaba de chegar em Arelon onde foi dito que seu noivo estava morto. Ela quer descobrir o que realmente aconteceu com Raoden ao mesmo tempo em que está tentando parar o Gyorn em sua missão de converter Arelon. Hrathen, um Gyorn da religião Derethi, é conhecido por converter nações inteiras Shu-Dereth seja qual for o meio necessário. Ele chegou em Arelon com um prazo: ele tem apenas três meses para conseguir uma conversão pacífica do povo de Arelon.

Elantris é um grande exemplo de como criar personagens e histórias que são fortes o suficiente para se levantar por conta própria em um mundo maciçamente complexo e maravilhoso. Com tantas religiões, nações e locais, cada um com sua própria história e complicações, pode ser difícil entender tudo e isso coloca a história em risco de se perder em um mar de sobrecarga de dados. Há uma curva de aprendizado bastante íngreme no início do livro e para as primeiras páginas 50-100 achei difícil de tornar totalmente imerso, no entanto, uma vez que tenha sido dada toda a informação necessária você entra na história e se encontra profundamente tentando resolver os mistérios do mundo. Este é um livro que trabalha a ideia de que todo mundo tem um segredo e Sanderson usa essa ideia para se certificar de que a trama continua a ser o ponto central, dando a cada personagem claramente definidos, objetivos relacionáveis ao permitir que o leitor tente descobrir todas as informações ao mesmo tempo em que os personagens.

Os três personagens principais e todo o elenco de apoio são todos escritos soberbamente, cada um com sua própria história, que lhes dá uma perspectiva única sobre a vida. Eles são pessoas complexas, com suas próprias forças e fraquezas colocadas em situações desconhecidas que são projetados para testar severamente a sua determinação. O que mais gosto é que Sanderson criou um monte de personagens que são legais, eu quero conhecê-los, quero que eles tenham sucesso, eu quero que eles sejam felizes. Eles são pessoas reais com problemas reais, definidos por suas ações e da maneira em que lidam com as consequências destas ações. As pessoas são a verdadeira história de Elantris, observando como esses personagens crescem quando eles são forçados a superar todos os obstáculos colocados em seu caminho é muito gratificante.

A história é contada pela rotação do ponto de vista no final de cada capítulo de Raoden para Sarene para Hrathen e depois volta para Raoden. Estes pontos de vista são agrupados em três, referido por Sanderson em seu site como "tríades", com cada ponto de vista na tríade ocorrendo em aproximadamente o mesmo tempo (ou pelo menos no mesmo dia). Isso lhe dá uma percepção do mesmo problema a partir de três pontos de vista diferentes que lhe dá uma compreensão muito maior da história, mas ao custo de estimulação.

Se você não leu ainda, coloque-o em sua lista. O ritmo lento pode ser um pouco frustrante às vezes, mas os personagens são convincentes sem falar dos mistérios intrigantes. Ao fazer um monte de grandes personagens e colocá-los em um mundo maravilhoso e misterioso, Sanderson conseguiu criar uma história original e poderosa que mostra como o ser humano pode significar muitas coisas para muitas pessoas.

Escrito por:

10 comentários:

  1. Se anteriormente li algo sobre esse livro, não lembro!
    Gostei da história, do mundo criado e dos personagens. Vou procurar mais a respeito desse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro ótimo! A editora Leya já adquiriu os direitos para Mistborn, uma outra série dele que é responsável pelo seu sucesso. E Elantris terá continuação, embora seja uma história fechada. Há outro livro que se passa no mesmo mundo de Elantris, chamado The Emperor's Soul. Leia!

      Excluir
    2. Vou ler sim, já até anotei! Obrigada.

      Excluir
  2. Eu já tinha lido alguma coisa sobre esse livro mas quando li não me prendeu a leitura como agora. Sua resenha está maravilhosa e logicamente, eu já coloquei o livro na minha listinha.

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro recentemente, e com certeza, é ótimo. A leitura é fluida e os personagens são cativantes. Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa tua resenha, Kelvin. Yasmin, com certeza iniciou com um convidado a altura. E o livro parece ser muito bom também, bem rico de tramas e tals. Quando se olha a capa aparenta ser daquelas histórias mais de guerrilha mais juvenil-masculina, mas quando se tem um romance meu interesse cresce (:
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Kelvin, mas o livro não faz meu gênero :/ estou um pouco cansada de livros que são narrados de forma lenta, ultimamente, não sei porquê só estou lendo livros assim.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha e também da ideia de convidado! Posso mesmo mandar uma resenha minha? Tem tanto livro que gostaria de falar sobre sabe? Quase gritar sobre depois de ler. A ideia do livro é bem curiosa, e o autor é super elogiado então tá na lista desde que lançou, e espero ler um dia.

    ResponderExcluir
  7. Não faz muito meu estilo, mas a resenha tá ótima e me deixou com um pouco de curiosidade, já ouvi falar muito bem do autor também e quem sabe um dia. Adorei o lance dos convidados, qualquer um pode participar? Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Eu não me interessei pela história, mas achei positivo que autor deu vários pontos de vista para um problema e assim temos uma noção do que acontece.
    bjs

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.