02/10/2013

Resenha - Syrena


Nome: Syrena
No Original: Syren
Autor (a): Angie Sage
Páginas: 576
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quinto livro da série Syrena traz o jovem herói Septimus Heap preso numa ilha paradisíaca junto com Jenna, Besouro e seu dragão, Cospe-Fogo, gravemente ferido. Apesar de toda a beleza do local, há coisas estranhas na ilha, como a misteriosa Syrah, uma garora Mágyka; um farol em forma de gato que perdeu sua luz; e uma presença assustadora que insiste em cantar para Septimus. Será que Septimus vai resistir ao chamado da voz? Para piorar surge problemas inesperados entre eles um misterioso tesouro que o pai de Jenna guarda nos porões de seu navio.Novas aventuras aguardam o jovem aprendiz de mago predestinado a cumprir uma antiga e poderosa profecia em mais uma etapa de sua fantástica jornada.

Dando continuidade a semana de resenhas da série tenho o prazer de escrever sobre Syrena. Adorei o livro desde que o vi na lista de lançamentos da editora no final do ano passado. Não só o título foi mantido como a capa ficou linda, uma cor incrível, mas foi apenas quando comecei a ler é que soube que este volume era diferente por completo. A história segue os acontecimentos do anterior de uma forma diferente e a trama se abre em vários ramos que se desenrolam de maneira viciante. Angie Sage surpreende novamente, com personagens maduros e histórias mais densas.

Septimus está exausto. A jornada foi longa, mas Nicko e Snorri estão de volta. A noite estava chuvosa e se não fosse pela insistência de Nicko de ver o mar e checar a casa da Feitoria todos estariam de volta ao castelo na mesma noite. Septimus parte com Márcia deixando-os para passar a noite na casa, porém sem saber o que Nicko, Jenna, Snorri e Besouro tinham encontrado. Uma casa impossível de se passar a noite. Cansados e com fome os quatro decidem visitar a única taverna das docas. Um lugar sombrio onde Jenna encontra o pai, um marinheiro que ela não vê faz tempos e que vive em busca de tesouros perdidos. Jenna está incomodada de ter que seguir viagem com o pai, mas Nicko fica curioso com o barco e Jenna não consegue negar seu pedido depois de tudo o que ele passou. Septimus amanhece renovado e mal crê na surpresa que Márcia lhe prepara e aproveitando a chance parte com Cospe-Fogo para buscar os amigos. Contudo enquanto Septimus está indo em busca dos amigos planos estão em movimento. Zelda pressente perigo para Septimus, Márcia descobre coisas preocupantes no Manuscriptorium e depois de um encontro com Simon Heap ela sabe que tem algo errado. Septimus enfrentará problemas no caminho. Cospe-Fogo cai doente por ter comido os ossos das trevas, presos em uma ilha belíssima e perigosa Jenna, Besouro e Septimus se veem no centro de uma conspiração tão traiçoeira quanto silenciosa. No fim todos parecem ser atraídos para a ilha em tragédias não tão ao acaso quanto parecem. Lutando contra inimigos imprevistos e invisíveis Septimus precisa desenrolar essa trama enredada pelos inimigos antes que seja tarde demais para todos...

Essa é parte da premissa que envolve a história desse novo volume. Digo parte porque Angie Sage construiu um emaranhado único e complexo de tramas que evoluem formando um intrincado e fascinante quadro. Com uma narrativa tão fluida quanto rica a autora envolve o leitor em uma trama repleta de surpresas e reviravoltas em um ritmo forte que instiga o leitor. Espalhados por diferentes cenários os personagens centrais enfrentam batalhas diferentes e perigosas que os leva em direção ao mesmo ponto. O universo da história expande geograficamente e através de belas descrições revela cenários vívidos, que marcam a trama de maneira única e inovadora.

É surpreendente a forma que as tramas se amarram no desenrolar da história sendo essa uma das características que tornam Angie Sage singular. É possível perceber o amadurecimento da autora, que a cada novo livro intrinca diferentes tramas, criativas e elaboradas, com mudanças e reviravoltas imprevistas que mantém o leitor preso e encantado sem nem se dar conta até o final. Septimus mostra mudanças interessantes da personalidade. Desde a forma que lida com Jenna e seus amigos até suas preocupações. Jenna, Besouro, Simon, todos com surpresas diferentes. Com o desenrolar da história a autora deixa todos curiosos. O final foi ótimo, com o clima tenso e uma sequência de acontecimentos que mudam ainda mais os personagens marcando os rumos que a história deve tomar nessa reta final.

Leitura rápida e agradável. Uma série que em seu quinto volume tem um frescor único, sempre surpreendendo com tramas mais complexas e interessantes a cada nova história. Um mundo rico e inovador, que revela mais e mais surpresas. Angie Sage apresenta uma história que marca principalmente pelos personagens e pelo mundo. A edição da Rocco está belíssima, fonte boa, belas ilustrações e ótima tradução. A cada novo livro fico ainda mais na expectativa de como seria ótimo ver Septimus nos cinemas. As tramas da autora renderiam ótimos filmes. Recomendado a todos que procuram uma série que realmente cresce com o tempo. Aventuras mais intrincadas, ação, intrigas e personagens fortes num belo mundo. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Septimus Heap - Angie Sage
1- Magya
2- Voar
3- Viajar no Tempo
4- A Pedra da Demanda
5- Syrena
6- Trevas
7- Fyre

13 comentários:

  1. Amo as capas dessa série! São lindas!
    O problema da Rocco é o valor dos livros, é bem caro. Mas, quero ler essa série, ela parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  2. É tão gostoso quando uma série dá uma mudada, sem perder o rumo e ainda assim continuar sendo boa. Mais um livro pra ficar querendo ler essa série, parece ser boa mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Eu não vejo a hora de Trevas chegar aqui. Eu sou superfã dessa série, e concordo com Oliveira, as capas são lindas, cada uma representando o livro principal dentro do livro (menos o segundo, acho).
    Parabéns pela resenha, ficou ótima.

    ResponderExcluir
  4. Realmente as capas dessa série são lindas. Vou esperar pelos livros 6 e 7 serem traduzidos para poder ler a série toda. Parabéns pela resenha, está ótima.

    ResponderExcluir
  5. Eu conheci a série aqui no seu blog, comprei os três primeiros na promo e só li o um, mas amei! Gente suas resenhas dessa semana me deixaram muitooo ansiosa! Esse é lindo, a cor e tudo. Não sei como você consegue comprar esses livros por 23 reais! Sinceramente conta ai o segredo, hahaha. Adoro Septimus e fiquei curiosa com o que disse do cenário. Ótima resenha como sempre, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Vou fazer coro e dizer que conheci essa série aqui no CL, mas perdi a tal promoção que todo mundo fala e quase morri porque achar Rocco por 19,90 no Submarino é quase como ver fadas por ai, não acredito que perdi... Acho os livros lindos e pelo que disse na resenha esse é o melhor. Adoro tudo que envolve mar, e ilhas, adoro o mar e fiquei muito curiosa. Espero ler um dia! Adorei a resenha, abs!

    ResponderExcluir
  7. Lendo as resenhas dessa série e amando, tava procurando uma série juvenil boa mesmo faz tempo e adorei as resenhas, as capas são lindas e tudo o que você disse do protagonista é demais, adorei as descrições da magia e quero muito ler. Amei a resenha, bjo para ti!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha...e adicionei á minha lista!

    ResponderExcluir
  9. Acho essa a capa mais linda e adorei ler todas as resenhas juntas! Adorei conhecer a série e a história desse parece uma das melhores, o que fala da autora e do mundo me deixou muito curiosa, parece além de interessante muito diferente dos clichês, espero comprar todos em breve. Adorei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  10. As capas dessa série, como todos comentaram, são realmente lindas! E bem diferentes, eu diria. O que se pode dizer da história, também. A premissa me atrai e muito, só me assusto com o número de títulos... estou fugindo de séries com mais de quatro livros, quem dirá sete! Ainda mais, com o preço abusivo dos livros da Rocco. Só termino de ler todos quando estiver caducando, hahaha. De toda a forma, fique super curiosa pra conhecer essa história. Beijocas.

    ResponderExcluir
  11. Nossa a série até que é bem compridinha hein...... hahaha
    Mas os livros em si parecem ser muito bons :D
    Adorei a resenha, muito obrigada pela dica!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Poxa, parecem aquelas leituras que fluem naturalmente, sabes?
    Já estava de olho nessa série, pois acho as capas fofinhas, mas não tinha ido atrás para saber se valia a pena ou não, mas agora sabendo que o enredo é tão bacana assim, vou adquirir =D

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Confessarei uma coisa: não sei até quando esperarei para ter o livro e começar a ler, porque eu quero saber o que acontece e quando leio a resenha do próximo livro e descubro mais um detalhe, eu fico mas o que aconteceu para isso? Adorei a resenha e a construção dela.
    bjs

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.