28/10/2013

Resenha - Sangue na Neve


Nome: Sangue na Neve
No Original: Love You More
Autor (a): Lisa Gardner
Tradutor (a): Sylvio Monteiro Deutsch
Páginas: 416
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A policial Tessa Leoni matou seu marido, Brian Darby, em legítima defesa. A arma do crime está à vista de todos e os hematomas no corpo de Tessa confirmam a ocorrência. A policial também não fez questão de fugir, ou de arrumar qualquer justificativa para explicar aquele corpo estendido no chão da cozinha, portanto, aparentemente, o que a investigadora D.D.Warren tem à sua frente é o desfecho de uma briga doméstica. Um caso simples. No entanto, ao abrir o inquérito, D. D. terá uma surpresa: este não é o primeiro homicídio de Tessa Leoni e — afinal — onde está a filhinha de seis anos da policial? Será que a policial Leoni realmente atirou em seu marido para matá-lo? Uma mãe seria capaz de prejudicar intencionalmente sua filha? D. D. Warren, a experiente detetive que acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso, enfrentará mais uma investigação que a levará a uma busca frenética por uma criança desaparecida enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará a quebrar os muros do corporativismo policial.

Conheci Lisa Gardner quando a Novo Conceito lançou no ano passado o terceiro volume da série da Detetive D.D. Warren e desde então ficou claro que Gardner é um tipo diferente de autora de livros policiais. Restava saber se era apenas em um livro ou em todos. E com esse novo livro, quarto da série, a autora prova mais uma vez sua singularidade. Mais do que ação e resolução de crimes, a trama de seus livros são intrincadas, e se desenrolam como uma grande quebra cabeça.

Tudo começa quando D.D. é chamada em seu dia de folga para uma cena de crime que envolve uma trooper, algo como a polícia rodoviária aqui no Brasil. Os troopers fazem rondas de viatura, apreendendo policiais bêbados, podendo perseguir carros que ultrapassam a velocidade, e tudo o mais relacionado. D.D. sabe que enfrentará problemas, um muro azul nada cooperativo. A cena é uma bagunça, milhares de pegadas na neve destruindo a chance de uma reconstituição clara. A trooper envolvida é Tessa Leoni, que se encontra em choque e parece ter levado uma surra. D.D. e seu parceiro Bobby tendem a conclusão de que ela se defendeu de um marido violento. Mas alguma coisa não casa na versão da trooper. E para piorar a filha dela, de seis anos está desaparecida. A medida que a investigação avança D.D. começa a crer que Tessa Leoni teve a máscara arrancada. Uma mulher violenta que em um acesso descumpriu o preceito máximo de qualquer policial: tentar todos os recursos antes de usar a arma de fogo. Mas a questão da filha dela a incomoda. Onde foi parar a criança? Teria Tessa matado a própria filha? E porque a história sobre o marido morto não bate? Quanto mais D.D. investiga mais camadas vão compondo essa história. Mentiras, traições e muito mais do que aparências. A luta de uma mulher para proteger o que lhe é mais caro. Será D.D. capaz de descobrir a verdade?

A premissa básica da história é essa e a partir daí Gardner constrói uma trama repleta de camadas e nuances em torno de duas mulheres fortes. De um lado da narrativa temos D.D. que além de investigar enfrenta um dilema que jamais sonhou que iria enfrentar e do outro Tessa Leoni, a trooper que matou o marido e fará de tudo para recuperar sua filha. Duas personagens extraordinárias. Foi ótimo ver a detetive novamente e em mais um caso intrincado. A narrativa mais uma vez surpreende pela fluidez e pela riqueza, um quadro bem composto, com detalhes e informações precisas da vida de um policial em Boston.

Lisa Gardner conquista o leitor com uma trama talhada por personagens realistas e uma história que fará você pensar, em buscas das respostas, sempre imprevisível, com mudanças de rumos e dúvidas. Tessa é uma personagem inteligente e forte que conquista o leitor e nos faz torcer por ela mesmo sem saber onde a trama irá levar. Uma das melhores características do conjunto de Lisa Gardner é a precisão dos detalhes que compõe o ambiente da trama. Sua pesquisa sobre a vida dos polícias e de como tudo funciona é nítida na trama, tornando o livro mais interessante do que os demais do gênero. Sua escrita é fluida e o ritmo instigante, tornando a leitura algo mais. E por fim sua capacidade analítica, de criar quebra-cabeças inteligentes e tramas ricas é absurda. A história de Tessa é mais densa e complexa, que ao fim surpreende o leitor formando um quadro maior e muito bom.

Leitura rápida e agradável, uma trama inteligente e interessante, que se desenvolve de maneira crível, em camadas, uma história sobre até onde o amor de uma mãe é capaz de ir, marcada por ação e uma ambientação única. A edição da Novo Conceito está ótima, uma fonte boa, uma adaptação do título cuidadosa e compatível. A história ficaria fantástica do cinema se adaptada com uma boa direção e bons atores. Recomendado a todos que procuram algo a mais no gênero policial. Lisa Gardner é uma ótima construtora de tramas. Ótimo ritmo, ótimos personagens e um desenrolar que vai deixar você preso até o final. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Detetive D.D. Warren - Lisa Gardner
1- Alone
2- Esconda-Se
3- Neighbor
4- Viva Para Contar
5- Sangue Na Neve
6- Catch Me
7. Fear Nothing

20 comentários:

  1. Também gostei muito deste livro, mas ainda não li o primeiro livro da Lisa que a NC lançou, por isso foi uma surpresa enorme encontrar uma história tão incrível. Amei a Tessa e a D.D. e quando o livro terminou, estava chocada com as minhas próprias reações diante das situações enfrentadas pelas duas, foi maravilhoso e fico feliz que você também tenha gostado. Amo quando outras pessoas gostam de algum dos meus livros favoritos...hahaha

    Bjs, Yara.
    Blog Ilusões Escritas

    ResponderExcluir
  2. Eu não li nenhum dos livros da autora ainda porque estava torcendo para a editora lançar o primeiro da série, mas lendo a resenha fiquei morta de curiosidade, com tanto policial tá difícil achar uma trama inteligente de verdade, parece ótimo e adoro personagem mulher forte mesmo, e ainda mais que o ambiente é crível com a polícia de verdade. Morrendo de curiosidade, adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu gostaria e muito ler essa série, pois adoro livros policiais, mergulho de cabeça nessas histórias a ponto de perder o ponto no ônibus. E fico feliz que o livro não perdeu a qualidade, assim não me desestimula. Eu queria que a NC publicasse o primeiro da série...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nem esse livro como os outros dois que já foram traduzidos. Quero muito ler a série, mas detesto ler primeiro o livro do meio da série para depois ler os primeiros, a não ser que as histórias sejam independentes. Você sabe se são? Gostaria de saber.
    Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  5. Tenho os 3 livros dela, porém não li nenhum dos 3 ainda, mas sempre elogiam sua escrita.
    Acho que começarei com Esconda-se, que gostei da sinopse.
    Depois lerei este, que parece realmente ser um ótimo livro policial, um dos meus gêneros favoritos =D
    Espero que todos os livros dela sejam lançados.

    ResponderExcluir
  6. Eu até hoje não me conformo que eu seja fã de livros policias e nunca tenha lido nada da Lisa :S pois é gente... como pode uma coisa dessas??????
    Uma pena que os livros não estejam saindo em ordem né, porque do jeito que meu perfeccionismo anda, eu não vou conseguir ler, sem que esteja na ordem :S Tenso!
    Adorei a resenha

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro bem construído, e desde que o vi desejei lê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Yas! Não é de hoje que tenho vontade de ler Viva Para Contar, e eis que me aparece que essa é uma série que foi publicada do meio em diante. Hahaha. Um pouco estranho, né? Sangue Na Neve aparenta ser uma história bem envolvente, repleta de mistérios e que nos fazem refletir sobre a vida. Quero conhecer a escrita da Lisa o quanto antes, porque sempre leio ótimos comentários a respeito. Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Oiii, bem não tinha ouvido falar da série, mas me cativou, adoro esse tema policial, e ainda mais quando são casos solucionados por detetives, que a cada livro se sobre-sai por sua esperteza e por ser sagaz no que faz. Parece ser muito bom o livro, a série, e de tantos elogios para a autora ela também deve ser ótima nas suas tramas complexas. E lendo essa resenha da muita vontade de descobrir tudo por trás dela. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu estou gostando cada vez mais de livros policiais e pela resenha a Lisa Gardner é uma das autoras que mais chega perto do estilo que gosto. Já tinha amado a resenha de Viva Para Contar e agora esse, provando que a série é imperdível, espero que a NC lance logo o primeiro da série assim pelo menos posso ler mais ou menos na ordem. Adorei tudo o que disse da trama na resenha, parece um policial bem inteligente e com ritmo. Amei. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não leio quase nunca livros policiais e apesar de ter gostado da resenha acho que não compraria, sabe não é prioridade conhecer o gênero, meus desejados são tantos que não tem tempo para gêneros que não costumo gostar muito, quem sabe um dia. Ótima resenha como sempre, mesmo não sendo de um gênero que gosto conseguiu me prender. Bjo!

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar muito bem da Lisa e de seus livros. Tenho muita vontade de ler algum deles maa ainda não tive a oportunidade.

    ResponderExcluir
  13. Gosto bastante de mistérios policiais. Essa autora parece ser muito boa nisso!
    Amei a resenha. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  14. Menina, que resenha mais intrigante e instigante, fiquei aqui morrendo de curiosidade para saber mais da história. Não consegui ler este livro ainda, e agora estou mais ansiosa.

    ResponderExcluir
  15. Não entendo como quando eu fui ler Viva para Contar, só fui ler porque tinha ganhado e me sentia um pouco obrigada. Me arrependo disso quando lembro o quão bom o livro é. Estou louca para ler Sangue na Neve, a capa e o título me chamaram muito atenção, e sua resenha também. Essa Tessa parece ser bem misteriosa, quero muito saber o que tem por trás de todo esse mistério.
    Beijos!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Li Sangue na Neve de um dia pro outro, passei a madrugada acordada e fui trabalhar no dia seguinte ao melhor estilo The Walking Dead hahahahahaha
    Lisa Garner agora faz parte da minhas autoras divinhas *_________*

    ResponderExcluir
  17. Só pela capa já estava com vontade de ler, agora depois de ver que mantém o mesmo ritmo e qualidade dos outros livros, quero mais ainda, esperando toda a série ser lançada para ler tudo de uma vez só.

    ResponderExcluir
  18. O dom que a Lisa Gardner tem de criar personagens complexas e colocá-las em uma trama que mais parece um quebra-cabeça é extraordinário. Tudo se encaixa perfeitamente, e a narrativa agradável dela vai nos hipnotizando até o desfecho dos casos. Enfim, é leitura recomendada para todos os amantes de um romance policial investigativo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Querendo ler e conhecer a escrita de Lisa.

    ResponderExcluir
  20. Adoro ler livros policiais, as investigações e ação sempre me conquistaram a minha atenção. Nunca cheguei a ler nenhum livro dessa autora, mas vi resenhas muito positivas o que me fez ter muita vontade de conferir o trabalho dela.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.