29/10/2013

Resenha - A Probabilidade Estatística do Amor A Primeira Vista


Nome: A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista
No Original: The Statistical Probability Of Love At First Sight
Autor (a): Jennifer E. Smith
Tradutor (a): Camila Mello
Páginas: 224
Editora: Galera Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Às vezes a gente tem um clic e percebe que tudo mudou. Por uma coincidência. Uma fatalidade. Ou algo trivial. Nada será como antes. Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia. E quatro minutos podem mesmo mudar tudo...

Desde que conheci o livro no ano passado fiquei muito curiosa e logo após feliz ao saber que a Galera lançaria por aqui. O porém foi esperar, afinal quase todos os países lançaram ano passado mesmo de tão estrondoso que foi o sucesso do livro. O que vocês não sabem é que sou um tanto platônica em relação a aeroportos, eles sempre têm algo de melancólico, um clima diferente que se observado é único e Jennifer E. Smith consegue capturar não só esse clima, como construir uma história que traduz esses sentimentos.

Hadley está de péssimo humor. Não queria ir a Londres dessa forma, enfrentar horas de avião para assistir ao casamento do pai. O mesmo pai que avisou por telefone que não voltaria para casa depois do curso que estava dando na Inglaterra. Hadley teve de aguentado divórcio dos pais e ver a tristeza que a mãe tentava esconder. Agora meses depois não acredita que está parada no aeroporto, apenas cinco minutos atrasada e vendo o avião em que deveria estar decolando. Que avião sai no horário? Hadley não acredita na má sorte. Por causa de pequenos detalhes chegou atrasada e agora terá de esperar pelo próximo voo, além de chegar em cima da hora do casamento. Não se importaria de perder o casamento, mas esperar sozinha no aeroporto cheio não é agradável. Porém por causa das malas Hadley conhece Oliver, um britânico que está à espera do próximo voo. Oliver diz que vai visitar o pai e logo os dois estão conversando sobre os mais variados assuntos. Hadley percebe a sorte que teve. Não terá de enfrentar seu medo de avião e nem as longas horas de viagem. A medida que o avião avança em direção a Londres, Hadley e Oliver se sentem cada vez mais próximos e menos temerosos em relação ao que os espera em terra. Mas Hadley também sente pelo tempo deles ser tão curto, já que ela corre o risco de nunca mais o encontrar...

A partir dessa simples premissa Jennifer E. Smith desenvolve uma história de amor e medos de forma diferente. Simples, direta e nem por isso menos poética a autora utiliza-se de um pequeno cenário para compor uma história de amor plana. A premissa pode parecer simples demais vendo de fora, mas por outra ótica entendemos a intenção da autora. Mais do que uma história de amor improvável, a história criada por Smith deixa para o leitor mais do que um sorriso bobo no rosto, deixa uma mensagem de que mesmo com toda a correria do mundo atual, mesmo com todos os problemas de família, ainda é possível encontrar onde se menos espera, seja em um lugar ou momento errado, o amor.

Dois personagens com tantas coisas diferentes os ligando, em um pequeno espaço de tempo e lugar. Parece impossível, ou no mínimo improvável e é ai que está a beleza na história do livro. Com sua narrativa simples e marcada com fortes diálogos e um ritmo cadenciado a autora consegue reacender, nem que seja por um pequeno momento a crença na possibilidade de algo tido como impossível nos dias de hoje. O fim é uma promessa, e nos faz pensar em cada história real de amor que escutamos. E quem sabe sonhar com algo semelhante, aquele amor quase perdido, os que duram para sempre ou surgem do mais simples momento.

Leitura rápida e gostosa. Jennifer E. Smith é uma excelente contadora de histórias, que cativa o leitor e acerta, pelos pontos simples da história, o objetivo pretendido. A edição da Galera está ótima, fonte boa e versão criativa para a capa original. Sem dúvida uma história que renderia um filme ótimo se adaptado com fidelidade e por bons atores. Recomendado a todos que procuram um romance leve, simples e que nos faz pensar nas possibilidades da vida. Mesmo nas mais improváveis. Leiam e se emocionem com a história de Hadley e Oliver. Até mais!

17 comentários:

  1. Olá Yasmin,

    Esse livro é muito fofo, como você disse, a leitura é bem rápida e é uma delícia não é?
    Também curti muito e recomendo para quem ainda não leu!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tem cara de ser uma fofura. Em partes, tenho a impressão de ele ser meio superficial de mais por toda a história se passar num período tão curto, mas ao mesmo tempo, tem aquele jeito doce de romance que faz a gente suspirar à toa!

    beijocas
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu estava doida com esse livro, mas o lançamento passou e foi ficando. Vi que você leu faz um tempão e estava ansiosa pela resenha, demorou né? Adorei tudo o que disse principalmente a parte que faz a gente acreditar no que é quase impossível hoje em dia. Igual ao casal de velhinho que tinha 63 anos de casados e morreram juntos, de morte natural no mesmo dia com diferença de menos de uma hora, lindo, eu queria um amor assim e adoro livros que resgatam isso bem. Amei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não levei muita fé pelo livro, mas ainda bem que existe resenhas! E a sua é a primeira que li e tenho certeza que a leria rapidinho numa tarde ou em uma viagem e não perceberia o tempo passar. Obrigada por mudar a minha opinião e me dar a noção que o livro me dará uma sensação prazerosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Estou querendo ler esse livro desde o seu lançamento mas ainda não tive essa oportunidade. Espero que até o final do ano eu já possa compra-lo e assim poder desfrutar de uma boa leitura. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhhhhhhhhhh quero muito esse livro.
    É uma daquelas obras fofas e que se lê em uma tarde, para descontrair e ficar com aquela sensação boa de quero mais. Uma leitura que com certeza será prazerosa.

    ResponderExcluir
  7. Nossa faz tempo que eu não ouvia falar do livro hahaha, é que teve uma época que todo mundo comentava, e agora eu acabei esquecendo :S
    Mas gostei muito da resenha, não sabia que essa era a premissa O.o
    Vou ler (assim que der :P)

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Quero muito lê-lo, parece muito fofo, já li resenhas positivas e com pontos negativos, mas até agora não desisti de lê-lo e sua resenha só fez aumentar minha vontade.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Yas! Esse livro é tão, tão, tão fofo. Adorei a leitura, o devorei em questão de horas... e realmente, a gente fica imaginando vivenciar tudo aquilo um dia. Chega a ser até um pouco estranho, no início, ter a consciência de que tudo acontece em simples 24 horas. Gente, um dia, e tudo se desenvolve com uma facilidade! Como pode? Hahaha. Mas, é uma delícia. É impossível não se apaixonar pelo romance entre a Hadley e o Oliver, além da relação da Hadley com a mãe e o pai. É tudo super envolvente, e eu super indico esse livro! Sem contar que a capa é a coisa mais linda. Beijocas.

    ResponderExcluir
  10. Caramba, este é o tipo de livro que eu me identifico totalmente, sempre amo ler livros onde envolvem adolescentes e principalmente quando seus pais são divorciados, isso me toca profundamente, pois sei tudo o que Hadley está passando, não é nada fácil ainda mais quando seu pai mora muito longe e está para se casar. Eu já estava doida para ler esse livro apenas pela capa linda e agora depois de saber mais sobre ele... Eu quero muito!

    ResponderExcluir
  11. Eu recebi um e-mail da resenha do livros, de algum blog, e eu por coincidência tava na aula de Estatística e Probabilidade, serio mesmo. Até comentei com o professor que eu ia comprar o livro pra fazer a prova. Okay, falando do livro, achei a capa super fofa, bem jovem, e espero que traduza a personalidade do casal. Fico pensando como a escritora consegue transformar em amor logo de cara esses dois. E quero saber também quais são os quatro minutos >< Bem, também sempre tem algo por trás dos personagens, mas acredito que a história é simples, quero descobrir esse amor meio improvável cheio de coincidências. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Nem me fala do livro, toda vez que vou comprá-lo algo impede, é indisponível, é preço caro, ou o estoque acaba ou tá amassado na livraria e deixo para lá. A história parece mega hiper fofa, com um toque de realidade sutil que deixa a gente sonhando, amei a resenha e fiquei curiosa com alguns comentários seus, conte mais! Hahaha, Beijos!

    ResponderExcluir
  13. <3 Amor a primeira vista pelo livro e desculpa pelo trocadilho, eu amei a história e é um dos favoritos do ano, mesmo sendo só romance, uma ideia simples e super bem executada, adorei os personagens e rezando para os outros da autora sair, muito amor as histórias dela, a capa daqui é super fofa mesmo eu amando a original. Amei ver a resenha aqui e amei a resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  14. gente,eu tenho 14 anos,essa semana comprei o livro"cidades de papel' DO John Green,não curti o livro pois eu achei que é pesado pra minha idade, que tem muitas besteiras e palavrões,ai eu vou trocar o livro nesse " a probabilidade estatística do amor a primeira vista",eu gostaria de saber se esse livro não é muito pesado ou se tem besteiras, o ultimo q eu li foi o perfeito " a culpa é das estrelas".peço q me respondam por favor.

    ResponderExcluir
  15. ameii a resenha..fiquei super tentada a comprar o livro..
    e achei a capa uma fofura!
    www.tulipink.com.br
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu to enrolando pra ler esse livro. Ele tem tudo pra ser fofinho e adorável e que te faz suspirar. Puxa, eu to vendo que vou chorar com essa relação da menina com o pai... Todas a ler, meninas! :D

    http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Probabilidade-Estatistica-do-Amor-A-Primeira-Vista
    (isto é o livro para download grátis!)

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.