06/10/2013

Resenha - Bruxaria


Nome: Bruxaria
No Original: Witch
Autor (a): Nancy Holder, Debbie Viguié
Tradutor (a): Maria Clara Mattos
Páginas: 320
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Depois de perder os pais num terrível acidente, Holly Cather deixa São Francisco para viver em Seattle com sua tia e as duas primas gêmeas, Amanda e Nicole. Aos poucos, porém, coisas estranhas começam a acontecer ao seu redor. O que Holly não sabe é que ela e suas primas parecem possuir um estranho legado em comum, e estão prestes a penetrar num mundo sombrio de bruxas, segredos e perigosas alianças ancestrais que as levarão numa jornada surpreendente.

Não conhecia a série e quando vi o livro nos lançamentos da editora Rocco fiquei muito curiosa. Não é segredo que gosto bastante de séries juvenis com essa temática e assim que tive a oportunidade comprei o livro. Para minha enorme surpresa a série escrita pelas autoras Nancy Holder e Debbie Viguié passa longe do clichê e com uma clima muito mais sombrio e pesado do que qualquer outra série juvenil que já li desenrola uma trama única, que mergulha na mitologia wicca desvendando uma história de passado e presente.

A história começa com a mudança drástica na vida de Holly Cather. As férias com a amiga e a família terminam em um acidente fatal onde apenas Holly sobrevive. Desnorteada Holly só dorme e quando a tia que ela nunca conhecer aparece para levá-la para Seattle acaba decidindo ficar com a mãe de Tina, que também está sofrendo a perda da filha. Porém Holly não terá muito escolha, Michael Deveraux a quer em Seattle de qualquer maneira. Desde que se envolveu com Marie-Claire Cathers-Anderson ele estava planejando matá-la e através de seu sangue invocar o fogo negro. Um segredo da confraria Deveraux perdido há séculos desde que um casamento com a confraria Cahors, seu rivais e inimigos de séculos, terminou em tragédia. Antes de realizar seu plano Michael descobre sobre Holly e resolve trazê-la a todo custo a Seattle. Talvez seja ela a herdeira das linhagens há muito perdida e seguindo as instruções de seu impaciente mestre Michael junto com seu filho mais novo Eli esperam atentos ao desenrolar dos acontecimentos. Mas Jer, seu filho mais velho está cansado de viver nos planos de conquistar poder do pai, cansado de seus rituais negros e sacrifícios. Quando descobre os planos do pai para Holly, Jer decide pôr um fim nesse ciclo protegendo a todo custo a vida de Holly. Enquanto isso Holly está sufocada pela sensação estranha na casa da tia. Sua prima Amanda é muito agradável, mas a iminência de que algo terrível vai acontecer junto com os sonhos vívidos que têm de Jer a fazem ficar em alerta. Holly não sabe de onde conhece Jer, mas sabe que Michael Deveraux não é quem diz. Ele quer algo e se Holly não tomar a decisão correta na hora certa o ciclo de erros e tragédias se repetirá novamente. Conseguirá ela corrigir os erros do passado?

A partir dessa premissa a história de Holly se desenvolve alternando pontos de vistas e construindo uma história diferente, mais sombria e complicada do que aparenta a primeira vista. A narrativa tem um ritmo forte, marcado por descrições e diálogos tanto na parte do presente como no passado. As autoras optaram por uma trama que desenrola ao mesmo tempo em que o pano de fundo é construído. Por um lado esse é um aspecto de que gostei bastante, o mistério e as peças do quebra-cabeça que é a história das confrarias instiga o leitor e as perguntas são interessantes, mas por outro pode confundir o leitor. Afinal nos primeiros capítulos não temos informações suficientes, mas a narrativa já mergulha dos detalhes do universo da história.

Não consegui discernir qual parte é de uma autora e qual parte é de outra, o que é um mérito das duas. Conseguiram uma história uniforme e rica por igual. Os personagens é outro detalhe que quero comentar. Holly é uma protagonista que nesse primeiro livro fica com o papel de descobrir e aprender a própria história. Já Jer é a contraparte que sabe de tudo, o melhor personagem da história, com uma personalidade curiosa que rende ótimos momentos. Como o livro é apresentado como juvenil fiquei surpresa por Jer estar na universidade e Holly se formando no ensino médio. Além disso diversas cenas fortes marcam os momentos sombrios e tensos da trama. O final é o ápice da história, abrindo a trama da série e deixando a história em um ponto angustiante. Um final triste, cruel e que deixa o leitor ansioso pelo próximo volume.

Leitura rápida, que pouco a pouco ganha ritmo em que a alternância entre passado e presente possibilita uma forma criativa de se conhecer a mitologia da história. Uma história de amor entremeada por magia, luta por poder, desconfiança, traição e mal entendidos. Que ao final deixa o leitor ansiando por respostas e torcendo pelos protagonistas. A edição da Rocco está ótima, fonte boa, diagramação bonita e uma capa própria muito bonita. A história renderia um ótimo filme se bem adaptado. Um mundo sombrio, com uma mitologia densa que se abre pouco a pouco. Uma trama marcada por intrigas, lutas por poder, segredos e tragédias que remonta a séculos aliada a personagens que devem crescer bastante. Leiam e se surpreendam com tom e a criatividade do universo! Até mais!

Wicked - Nancy Holder & Debbie Viguié
1- Bruxaria
2- Maldição
3- Legado
4- Spellbound
5- Ressurrection

16 comentários:

  1. Nossa, o livro parece super envolvente. A resenha ficou excelente, parabéns!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. O problema dos livros da Rocco é a demora em lançar e o valor que é alto, mas é uma ótima editora. Estou triste por ela não ter lançado os outros livros de uma série que iniciei, e só vou começar a ler depois de todos estarem lançados aqui no Brasil. Mas, essa série parece ótima.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a sua resenha, adoro livros desse gênero, a sua resenha me deixou curiosa a respeito do livro, deu vontade de ler. Achei essa capa bem interessante também.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ei! Que bom que você postou rápido! Amei a resenha! Vi o lançamento do dois essa semana aqui no blog e tava ansiosa pela resenha dele. Parece muito bom, achei que era bem jovem, mas pelo visto não é, a mitologia que você falou parece interessante. Acho as capas lindas. Amei mesmo você ter postado rápido a resenha como prometeu ainda mais que a resenha tá ótima. Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  5. Uhmmmmm! Gente minha wishlist só está aumentando rs'
    Estou super a fim de ler esse livro também hehehe
    Sempre fui dessas pessoas que se encantam com histórias místicas. ><

    bjus http://umpouco-demundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Achei bem interessante este livro, a capa é linda e pela resenha parece ser bem escrito e fora de um clichê gigante (mesmo com 2 autores). A única coisa que me desgosta é terem 5 livros na série As pessoas não sabem mais escrever um livro só! Ok, se tiver história pra deixar tudo interessante durante todos os livros eu entendo, mas por enquanto não tive a sorte de ler livros assim =P

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da resenha mas o fato de ser uma série de 5 livros pelo menos, e somente o primeiro está traduzido, o que significa que os demais vão demorar, me deixou um pouco desanimada. Vou aguardar.

    ResponderExcluir
  8. Amei... Ainda não tinha visto nada sobre esse livro...
    Sou super fã de livros que mistura mitologia, magia, romance e suspense...
    Sua resenha está de parabéns...Super invocativa...

    ResponderExcluir
  9. Ai mais uma série que me deu vontade conferir, não imaginava que era assim não, sinceramente achava que era quase infantil! E parece bem sombrio pelo resenha, amei tudo o que disse da trama e o negócio da história de séculos de amor partido e tal parece muito bom. Adorei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  10. Estava curiosa para ler essa resenha desde que vi a capa do segundo aqui no blog, não esperava muito da série, mas pelo que disse é bem mais adulta do que todo mundo achava. A arte da capa da série ficou bonita e o que disse de ter magia wicca e passado na trama me deixou com vontade de conferir a série. Ótima resenha, vai para a lista de desejados! Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Ei, Yas! De princípio não tinha me interessado por esse livro, não. Mas, depois de ler sua resenha minha percepção mudou. Continuo achando essa capa estranha, mas, tudo bem! Preciso parar com essa mania de julgar livros pela capa. Ploft. Fiquei contente em saber que há romance (porque sou até suspeita pra dizer o quanto amo o gênero) e por ter tantos mistérios e suspense, que também adoro! A única coisa que desanima é o fato de a Rocco demorar muito (mesmo) pra publicar. Estou esperando há séculos a continuação de uma trilogia que adoro... e até agora, nem sinal de previsão de lançamento. É triste isso. Enfim, vamos aguardar, né; parabéns pela resenha. Beijocas.

    ResponderExcluir
  12. Vixi, lá vou eu entrar para mais uma série de livros.... hahahaha
    Adorei a resenha! Me pareceu ser o tipo de livro que eu gosto
    Obrigada pela dica

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. História de Bruuuuuxas *_* adoro, adoro, adoro *_* um dia eu acordarei e descobrirei que sou bruxa HDUHDAUDAHAD , eu adorei essa resenha, e adorei esse livro *__* boa resenha!

    ResponderExcluir
  14. A série parece-me ser ótima e é uma pena não termos os outros livros traduzidos, pois sempre gosto de ler os livros de uma série, todos juntos. Mas como não lerei logo, espero que até lá já tenha mais algum traduzido e lançado pela Rocco. Gostei muito da sinopse e da resenha.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Estou super curiosa para saber mais detalhes e provavelmente terei que ter a continuação para não ficar ansiosa. Espero que Maldição continue com a boa história.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Mitologia wicca? E baseada na verdadeira? Bem interessante e pelo que disse na resenha bem diferente de tudo o que esperei. Não estava afim porque achei que era mais uma de magia juvenil de sempre, mas parece bem mais interessante e sombria. As capas são lindas e espero que o terceiro saia logo. Só assim para eu ler os 3 juntos do jeito que gosto. Amei a resenha! Muito bom conhecer direito algo que a gente julgava errado. Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.