06/09/2013

Resenha - Três É Demais


Nome: Três É Demais
No Original: Three Is A Crowd
Autor (a): Ali Cronin
Tradutor (a): Rita Sussekind
Páginas: 304
Editora: Seguinte
Comprar: Americanas - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Cass está entre as mais inteligentes da classe. Tem uma família carinhosa, amigos incríveis, um namorado lindo, um futuro brilhante. Sua vida é perfeita - ou pelo menos é o que parece. Seus amigos sempre deixaram claro que não aprovam seu namorado. Para piorar, seu melhor amigo se declarou para ela - e Cass não sabe como dizer não sem machucá-lo. Na escola, ela está uma pilha de nervos desde que fez a entrevista para tentar uma vaga em Cambridge. Sua confiança vai por água abaixo quando ela tira nota C num trabalho de política do colégio. Pouco a pouco, a vida de conto de fadas de Cass vai desmoronando, e ela terá que se esforçar muito para administrar os “pequenos” percalços que vão surgindo pelo caminho e ao mesmo tempo resolver seus grandes dilemas.

Desde que conheci a série no final do ano passado quando a Seguinte começou a lançá-la por aqui, meus sentimentos em relação, tanto a trama quanto as personagens e ao estilo da série, foram ambíguos. Em uma série onde cada livro é narrado por um integrante de um grupo de amigos que estão prestes a se formar muita coisa pode ser diferente. Chegando ao livro três e a terceira protagonista posso dizer que Ali Cronin cresce a cada história, assim como seus personagens e mais uma vez evolui, apresentando uma história que conquistará o leitor.

No primeiro livro tivemos Sarah, no segundo Ashley, agora no terceiro é a vez de Cass ser a protagonista. Logo no começo mergulhamos no namoro de Cass e Adam, um rapaz três anos mais velho do que ela e que odeio seu grupo de amigos. Cass desde que começou a namorar com Adam vem fazendo de tudo para equilibrar suas amizades e o namoro, mas sempre termina muito chateada por seus amigos não entenderem o jeito de Adam. Para piorar os últimos meses de Cass têm sido muito tensos com os milhares de trabalhos extras e entrevistas para a faculdade. Suas notas são impecáveis, sua mãe quer que ela vá para Cambridge e no fundo ela também quer ir, mas por causa de Adam e das pressões da mãe está quase desistindo. Além disso sabe que Adam se ressentirá se ela for para longe. E se não fosse pressão bastante Jack resolveu se declarar para ela, o trabalho de política chegou com um C inacreditável e ela conhece Tom, um garoto da mesma idade que ela, com sonhos e ambições parecidas, na visita que fez a Cambridge para a entrevista. Depois de um encontro terrível com Adam, uma briga com a mãe e com Donna, Cass está estressada e chateada, duvidando de si mesma quando o pai sofre um infarto e Rich vai parar no hospital. Decidida a colocar sua vida no lugar Cass começa a entender que estar com Adam, tirar apenas notas A e ser ela mesma não é a mesma coisa. Agora prestes a se formar e cheia de sonhos Cass decidira mostrar ao mundo quem realmente é e não o que os outros esperam dela.

Essa é a premissa da história de Cass, a terceira amiga desse grupo que a cada livro aprendo a adorar ainda mais. A narrativa de Ali Cronin melhora a cada nova história e seus personagens ganham profundidade. Mais uma vez a autora mostra destreza ao nos apresentar um protagonista, que depois de dois livros como personagem secundária já julgávamos conhecer bastante. E tudo, do começo ao final surpreendente estava bem construído, cada detalhe e nuance. O ritmo é agradável e a história é pontuada por observações curiosas da protagonista, fato que enriquece a trama nos mostrando uma Cass diferente assim como o grupo. Cronin foi habilidosa ao dar nova cara aos personagens através da voz narrativa de Cass, foi estranho, mas muito bom ver um lado diferente de cada um deles e das amizades.

O mais engraçado nesse livro foi a identificação que tive com Cass. Todas as pressões que ela estava sofrendo na primeira metade do livro me irritaram bastante, quase perdi a paciência por Cass não fazer nada, mas capítulo a capítulo o desenrolar da trama mostrava a evolução da personagem, ponto onde a autora foi bastante crível, descrevendo com precisão a reação de Cass, afinal na vida real nada se resolve com facilidade e a personalidade dela não permitia algo diferente. O fim foi libertador, amarrou todas as pontas e ainda surpreendeu o leitor que imaginava algo totalmente diferente, deixando no ar uma ponta para o futuro que com certeza veremos citado nos próximos livros.

Leitura rápida, gostosa com trama cativante e ótimos personagens, que surpreendem o leitor a cada livro pelas facetas que vão revelando através das diferentes visões por quais passam. Foi maravilhoso ter notícias do namoro de Ashley, que era a protagonista do livro dois e ver Sarah, a protagonista do livro um através de Cass, sua melhor amiga no grupo. Ali Cronin expande sua história, crescendo os personagens e suas histórias. A edição da Seguinte está ótima, fonte boa, tradução fiel e uma das capas mais bonita da série até agora. Já disse e repito que seria maravilhoso ver as histórias serem adaptadas, não digo para o cinema, mas com série ficaria perfeito. Recomendado a todos que procuram uma série jovem mais adulta, com tramas mais realistas e ousadas além de personagens variados e cativantes. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Garota < 3 Garoto - Ali Cronin
1- Nada É Para Sempre
2- Dizem Por Aí
3- Três É Demais
4- Lições de Amor
5- She's The One
6- You And Me Always

31 comentários:

  1. Eu tenho muito medo de ler esse tipo de livro, porque sempre fico pensando que vai ser aquele livro cheio de menininhas frescurentas e chatas, que só reclamam da vida (tipo Não sou esse tipo de garota, que odiei)...
    Mas você fez uma resenha bem positiva, e acho que estou com um pouquinho de vontade de ler hahahaha
    Mancada né :P
    Adorei a resenha

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Conheci mais a série mesmo aqui no seu blog, antes nem tinha dado muita atenção, mas pela resenha não parece infantil ou juvenil demais e fiquei bastante animada em ler com tudo que vi na resenha, parece muito boa, daquelas que melhora com o passar e esse negócio que tu disse de ver os personagens pelo olho da protagonista cada vez diferente é o máximo, queria mesmo conhecer meus amigos assim, hehe, ótima resenha! Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Essa série estou acompanhando por resenhas até o último livro ser lançado no Brasil. Mas, parece ser uma boa série, pode não ser a melhor de todas, mas um livro com o qual se aprende algo.

    ResponderExcluir
  4. Não acompanho a série ainda, mas lembro que você disse e ouvi outras pessoas falarem também que é um quase adulto com cenas fortes e tudo por isso tinha ficado com vontade ler. Esse 3º pela resenha parece o melhor até agora, não sei gostei mais do que disse da protagonista, adorei a resenha, abs!

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais da sua resenha. Tenho os dois primeiros livros da série mas esse livro ainda não li. Espero poder te-lo em mãos em breve para poder dar sequencia à serie.

    ResponderExcluir
  6. Até agora eu li só o primeiro da série e dois contos e eu adorei! Acho que vou gostar muito desse livro por ser com a Cass, ela é a segunda que eu mais gostava das quatro meninas :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu estou no meio termo, não sei se leio ou não, acho que lerei sim, assim que tiver oportunidade. Espero que a escritora só melhore nos próximos livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa acho que esse livro é bem aquele tipo de leitura Juvenil com nossos anseios, acertos e erros nesse período . O universo Juvenil americano e diferente do nosso, mais isso não nos impedi de sentir as mesmas emoções e ter as mesmas dúvidas.

    ResponderExcluir
  9. Eu já li os dois primeiros livros e os dois contos e até agora o que eu mais gostei foi o segundo, desde o primeiro livro eu achava a Ash a mais legal das meninas. Estou muito curiosa pra saber como vai ser esse, espero que seja tão bom quanto os outros. Amei a resenha *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Esses livros da série são tão fofos! Gosto de ver resenhas dele e esse foi mais um cativante e com jeitinho de gostoso de ler. Queria conferir todos, mas ainda não deu =/

    ResponderExcluir
  11. Eu li os dois primeiros da série e gostei. Se tiver oportunidade, lerei esse também. Ótima resenha, estou bem curiosa.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não li nenhum livro da série ainda e nem tenho vontade,sabe ?!Achei o enredo mto adolescente e meio clichê.Passo essa dica,embora da sua ótima resenha.Bjão :)

    ResponderExcluir
  13. Já li algumas resenhas positivas sobre a série..mas não é uma série que me chame a atenção..talvez um dia eu leia, quem sabe..rsrs.
    Adorei a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Já li bastante sobre a série, acho bem legal. Eu gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi falar bastante dos livros dessa série, mas ainda não li nenhum deles, parecem ser muito interessantes, e eu adoraria ler todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha, me identifiquei com a protagonista também e quero muito ler. Já queria ler a série desde o primeiro, suas resenhas da série são sempre ótimas e espero ler em breve, ainda mais que a Seguinte é o máximo lançando tudo tão rápido, adoro as capas. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li a série, mas pelo que li da resenha, o livro se encaixou em um dos estilos que gosto (jovem, ambiente escolar e afins).Boa resenha, Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Sempre fico em dúvida enquanto a série desses livros, as resenhas que vejo ou são boas ou ruins, mas eu acho que não tenho tanta vontade de ler a série, apesar que eu fiquei curiosa quanto a esse livro e o triângulo amorosa entre a personagem principal, o namorado idiota e o amigo que acabou de se declarar. E só para deixa claro, eu prefiro o amigo de Cass.

    ResponderExcluir
  19. Conheci a série aqui no seu blog e só li o primeiro até agora. Estou morrendo de curiosidade de ler a cada nova resenha porque você fala tão bem e parece que tá melhorando a cada livro. Acho que me identifico mais com a Cass e por isso vou amar ler esse livro. Ansiosa para conferir, ainda bem que conheci a série. Beijos! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  20. pelo o que entendi os livros se relacionou bastante com série britânica Skins, não é mesmo? eles tem muitas coisas em comum, como o fato dos adolescentes envolverem com drogas e outras coisas. eu amei bastante os livros Ali Cronin e espero um dia começar e lê-los. bjss!!

    ResponderExcluir
  21. Esse livro sim eu me interessei, achei uma história diferente, com ambições, vontade de mostrar quem a Cass realmente é, gostei, fugiu do clichê! Esse eu gostaria de ler com certeza :D

    ResponderExcluir
  22. Não já disse ainda não li esta série,mas ao ler sua resenha sobre ele fiquei ainda mais curiosa...
    E sempre bom ler algo deste gênero,depois de uma leitura mais pesada.

    ResponderExcluir
  23. Tenho curiosidade em ler essa série! As capas são tão lindas... e a premissa das histórias me agradam bastante. Tô louca pra comprar logo "Nada é para sempre", e começar a tirar minhas conclusões a respeito da escrita da autora.

    ResponderExcluir
  24. Esse terceiro volume nos faz conhecer a personagem recatada da história. Com certeza cada um de nós conhece uma garota como Cass: que faz listas para não esquecer de nada, anota tudo em agendas e controla tudo com calendários, que chega sempre no horário (ou antes) e tudo o mais.
    Ele me pareceu bem xarope e muito insegura (sempre acredita no que os outros falam sobre ela). Pensando bem, fiquei até com dó dessa personagem. Ela tem que lidar com a pressão da mãe, o estresse da escola, o afastamento dos seus amigos, o namorado idiota, ela precisa crescer e enxergar o que está bem à frente do próprio nariz e se esforçar para ser alguém melhor.
    Vou gostar de ler essa série
    Bjus

    ResponderExcluir
  25. A vida dessa garota é realmente uma pressão absurda. Estar com problemas em todas as áreas de sua vida, e todos de uma vez, é complicado demais. Imagino o que ela está passando. Não me admirava se ela começasse a surtar de vez. Que bom que ela conseguiu em meio ao caos, retomar as rédeas da sua vida. A cada volume, fico mais interessado em conhecer essa série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  26. Fechando a série com Três é demais, fico mais curiosa ainda pra ler esse livro ;)

    ResponderExcluir
  27. na verdade, a primeira coisa que me cativou em Três é Demais foi a capa. Talvez pelo fato dela ser a minha cor preferida haha... gosto de historias que não são densas e essa parece bem fluida (:

    ResponderExcluir
  28. Ual, quantas coisas em cima de uma pessoa só, me sentiria acudida no lugar de Cass. Ainda bem que aos poucos ela foi superando essas pressões. O legal também é que com os outros livros acabamos formando uma concepção dela, e agora podemos conhecer realmente quem ela é. Fiquei muito curiosa com este livro.

    ResponderExcluir
  29. Esse séria parece ser ótima estou bastante interessada em ler todos os livros!

    ResponderExcluir
  30. Me identifiquei muito com a Cass porque sofro o mesmo que ela sobre ter um namorado que não foi bem recebido pelo meu grupo de amigos e por toda a pressão dos vestibulares vindo da minha família. Gostaria muito de saber qual é o desfecho dessa história e se no final a vida da Cass toma um rumo.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.