29/09/2013

Resenha - A Pedra da Demanda


Nome: A Pedra da Demanda
No Original: Queste
Autor (a): Angie Sage
Tradutor (a): Waldéa Barcellos
Páginas: 568
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A jornada do jovem aprendiz de mago Septimus Heap, predestinado a cumprir uma antiga profecia, e de uma menina destinada a se tornar princesa. Desta vez, há um problema no castelo. Jenna e Septimus acabam de retornar de uma viagem no tempo de 500 anos no passado, mas eles não trouxeram Nicko e Snorri com eles. Enquanto isso, Merrin voltou com planos obscuros para o jovem mago, que deve, então, encontrar uma maneira de sobreviver ao que nenhum outro aprendiz conseguiu antes - encontrar a Casa de Foryx, onde todos os tempos se encontram.

Desde que comecei o blog habituei-me a ler séries com um bom espaço entre os livros, mas já vai fazer um ano que decidi mudar isso. Pouco a pouco vi-me lendo todas as séries que tinha na estante de uma vez até o último livro já lançado e não podia estar mais feliz por ter mudado meu hábito. Logo após ter iniciado a leitura deste quarto livro da série percebi que o ideal para a história nesse caso era esse mesmo. Angie Sage dá sequência a trama iniciada no livro anterior de maneira surpreendente interligando histórias enquanto constrói a trama central da série. Maquinações, mistérios e muita ação marcam a sequência da história de Septimus Heap.

Tudo começa quando Merrin Meredith tem a chance de escapar da caverna onde vive como empregado de Simon Heap desde que este fugiu do castelo. Merrin esperou paciente que Lucy e Simon partissem para pôr seu plano em ação. Ele iria pegar o anel de duas faces do esqueleto do maligno Dom Daniel e seguiria para o castelo onde entrevaria o destino de Septimus Heap, o garoto arrogante que anos antes roubara sua vida. Mostraria a todos quem era quem. Enquanto isso no castelo Septimus e Jenna esperavam que uma solução aparecesse, alguma pista de como resgatariam Nicko e Snorri do passado antes que fosse tarde demais para todos. Quando Marcellus Pye o convida para um chá Septimus tem certeza que ele descobriu algo. Um antigo mapa enviado por Snorri para Marcellus no passado, que levava até a Casa de Foryx, o lugar onde todos os tempos se encontram. Septimus e Jenna precisam chegar lá antes que Nicko e Snorri saiam no tempo errado, ficando presos para sempre. Porém antes de agir todos são surpreendidos quando o fantasma Tertius Fume, primeiro escriba chefe surge convocando uma assembleia que enviará Septimus em uma demanda. Tertius aliara-se ao estranho, Merrin, que mais cedo Besouro viu conseguir emprego no Manuscriptorium. Juntos eles manipularam o jarro com trevas, mas Septimus foge antes de ficar preso na torre, não percebendo seu erro ao pegar o talismã da proteção. A caminho da Casa de Foryx, os três correm contra o tempo e os obstáculos não param de surgir...

É a partir dessa premissa que a história desse quarto volume se desenvolve em um ritmo mais cadenciado do que nos anteriores juntando, de formar harmoniosa, à medida que os capítulos passam tramas de diferentes tons e importância. Angie Sage mais uma vez expande o mundo que conhecemos inserindo elementos importantes que a cada novo livro começa a juntar o fundo da trama central. Com belas descrições a autora apresenta novos cenários intrigantes, detalhando não só um castelo mais rico e cheio de segredos como um mundo amplo e selvagem. A narração segue o mesmo tom bem-humorado, com ar de que tudo sabe, sempre com um comentário afiado seja como pensamento de um personagem ou não.

Uma das coisas que chama atenção na história é a forma como a autora evolui a relação de Septimus e Márcia. A maga cada vez mais quer restringir Septimus. Seja proibindo uma coisa ou afastando outra. Não entendi qual o sentido no princípio, mas pelos rumos que a história tomou fica claro que a autora está preparando uma surpresa. Fiquei curiosa imaginando o que seria. Septimus está cada vez mais inteligente, maduro e desenvolto, seu poder cresce e fica mais aparente a todos que ele é diferente. Com a trama de Merrin e Tertius a autora prepara o terreno para algo maior e mais surpreendente. Márcia está escondendo algo. O fim encerra a trama e ainda deixa questões em aberto que enchem o ar de perguntas. Jenna ainda não foi coroada rainha, Septimus está cada vez mais surpreendente e as trevas estão de volta ao castelo em figuras diferentes.

A leitura é rápida e deliciosa, os capítulos se desenrolam com tamanho fluidez que terminei sem perceber. Angie Sage entrecortou as tramas unindo-as no momento perfeito, acertando nos desdobramentos e mais uma vez provando que sua história e mundo são originais e inovadores. Seus elementos e detalhes ricos e fascinantes. A magia e o modo como funcionam mais uma vez ganha contornos e adições interessantes. A edição da Rocco está ótima, fonte boa, diagramação idem e tradução pontual. A cada nova história torço ainda mais para que um dia a série seja adaptada para o cinema. Os personagens de Angie Sage são todos bem construídos e com personalidades cativantes. Desde Septimus e Jenna, a Besouro e o engraçado rato Stanley. Recomendado a todos que procuram uma série juvenil criativa, de mundo inovador, ótimos personagens e tramas. Ação, mistérios, intrigas, aventuras leves e inteligente. Leiam! Até mais!

Septimus Heap - Angie Sage
1- Magya
2- Voar
3- Viajar no Tempo
4- A Pedra da Demanda
5- Syrena
6- Trevas
7- Fyre

12 comentários:

  1. Eu gostei muito dos livros da série espero poder ler em breve o primeiro livro e ver o que eu acho, pela sua resenha dá a entender que a série é muito boa e as capas são muito lindas eu gosto de todas elas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e nem a série. Parece-me ser daqueles livros para se ler quando não se quer ler nada muito sério. Talvez eu esteja errada, mas é essa a impressão que causou.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser tão bom quanto Viajar no Tempo, também gostei muito da resenha dele e acho que vou comprar o primeiro livro da série por esse preço mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler essa série, ela me agradou desde que lançaram o primeiro livro, as vezes me perco nas séries por desconhecer os nomes das sequencias, mas quando colocou os nomes ficou mais fácil. Só estou esperando o lançamento de toda ela ou pelo menos até o último para que inicie a leitura, não aguento ficar lendo coisas a prestação. Perde o ritmo e esqueço o que li, só para variar. Então estou aguardando. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh submarino coloca a série em promo! Estou curiosa para saber como é, e pelo que vejo um livro tá melhor que o outro. Eu quero conhecer Septimus e Jenna...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh submarino coloca a série em promo! Estou curiosa para saber como é, e pelo que vejo um livro tá melhor que o outro. Eu quero conhecer Septimus e Jenna...
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Os livros dessa série estão me deixando cada vez mais curiosa pra lê-los. Mas além de serem bem caros, também são muito grandes, e a série tem 7 livros...
    Ainda pretendo começar essa série, mas não sei quando :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Você me deixa ansiosa pra ler essa série!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Conheci a série aqui, comprei os 3 primeiros na promo do Sub, mas só li o primeiro até agora e amei! Estou morrendo de curiosidade a cada resenho que leio, queria ler logo, mas se chegar no 3º não vou ter os outros ai já vi. Acho os livros lindos e pela resenha parece que esse é um dos melhores, espero que esse entre em promo também. Ótima resenha como sempre! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Para começar adoro a cor do livro e depois a resenha me deixou muito curiosa, adoro quando os livros são cheios de tramas e o jeito que falou da autora me deixou curiosa também, não consegui comprar os primeiros, e quem sabe encontro todos numa promo só? Adorei conhecer a série aqui e adoro quando as resenhas saem assim pertinho. Adorei a resenha, abs!

    ResponderExcluir
  11. Lendo as resenhas da série essa semana e finalmente achei uma série juvenil boa mesmo, adorei tudo o que disse da série até agora, e o protagonista é ótimo e to muito curiosa sobre a magia da série. Amei a resenha bjo para ti!

    ResponderExcluir
  12. Amei as resenhas uma perto da outra e tudo o que fala nas resenhas me deixa curiosa e com certeza de que são longe de ser clichê, as capas são lindas e o que você falou na resenha da demanda parece deixar ainda melhor esse volume. Espero comprar em breve, adorei! Bjo!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.