24/09/2013

Resenha - Firebirds Rising


Nome: Firebirds Rising
No Original: Firebirds Rising
Autor (a): Sharyn November & Vários Autores
Tradutor (a): Sandra Pina & Flávia Cortês
Páginas: 448
Editora: Farol
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Firebirds Rising levará os leitores a um incrível universo fantástico, passando pelos lugares mais remotos do espaço até os contos de fadas. Esta coletânea está cheia de magia, aventura e humor, com o sabor do inesperado. Os leitores poderão encontrar histórias extraordinárias que consolidam a marca Firebirds como um encontro entre escritores e leitores de literatura fantástica de todo o mundo.

Todos que acompanham o blog nesses quase dois anos devem saber que sou grande, na falta de uma palavra melhor, fã de contos. E todos já devem ter lido por aqui o quanto é complicado sair boas antologias de contos no Brasil, principalmente de fantasia e ficção-científica, dois gêneros de que gosto muito. Por isso quando conheci os livros que formam a trilogia Firebirds mal acreditei que ainda não tinha visto os livros por ai. Afinal já fazia bastante tempo que a Farol havia lançado o primeiro deles. Pouco tempo atrás recebi o segundo da trilogia de antologias e o resultado é uma das melhores leituras deste ano. Conheça Firebirds Rising.

A história por trás dos três livros que formam a trilogia Firebirds por si já renderia um conto. A ideia de criar algo representativo para um selo de fantasia e ficção-científica que estava surgindo. Apesar de ser uma pena eu ter começado pelo segundo livro saiba que isso não influencia na leitura já que são contos, individuais e por isso podem ser lidos separadamente. Lembrando que neste o foco maior são os contos de ficção-científica. Dentre os autores que compõem o livro se destacam Diana Wynne Jones, Tamora Pierce, Alison Goodman e diversos grandes nomes da ficção-científica que não conhecia antes. Sei que são grandes nomes porque suas obras são destaque no gênero. Pena que o Brasil não tem uma editora volta para a ficção-científica contemporânea. Voltando aos contos.

Entre os contos que mais se destacam e que mais gostei está "Na Casa das Sete Bibliotecárias" da autora Ellen Klages, que fala sobre uma peculiar biblioteca esquecida pela cidade diante das modernidades onde sete bibliotecárias cuidavam de suas vidas e afazeres na antiga biblioteca imersa em livros quando numa noite a campainha toca deixando uma bebê no cesto como pagamento por um livro há muito sem entregar. Como se a biblioteca atendesse algum pedido íntimo das sete mulheres. E as mudanças e lições que a menina traz, assim como a vida que a biblioteca ganha.

Outro conto que é de uma riqueza espantosa, desenrolado nas entrelinhas e com um fim, uma mensagem surpreendente é o conto da autora Diana Wynne Jones, "Dou-lhe A Minha Palavra", que é interessante desde sua origem. A forma como a autora utiliza a estranha mania do protagonista de usar palavras estranhas e expressões desconhecidas para responder a simples perguntas e tocar simples conversas para desenvolver a trama central do conto é fascinante. A história se revela pouco a pouco e é uma das mais marcantes.

Já o conto "Colmeias" da autora Kara Dalkey é o mais forte e bem elaborado, com uma premissa que renderia um ótimo livro, até trilogia ou série. O mundo futurista é realista, repleto de possibilidades e curiosidades. Fiquei impressionada com a trama, e o tanto que ela marca. O uso vicioso de uma tecnologia que invadiu o planeta e causa mais danos do que benefícios. Um daqueles contos que torcemos para virar algo mais, criativo e engenhoso.

Todos os contos possuem seu encanto e riqueza particular, mas em minha opinião "Os Magos de Perfil" da autora Kelly Link, "Pedidos de Solstício" de Sharon Shinn e "Pequenina Perdida" de Charles de Lint junto com os citados acima também merecem uma atenção especial. Leitura rápida, gostosa e instigante, que surpreende pela gama de variedades encontradas nos contos, desde os temas e mundos explorados até os personagens. A edição da Farol está ótima, fonte boa e capa bonita. Uma antologia forte, bem amarrada que conquistará não apenas fãs do gênero. Perfeita para os que querem conhecer os gêneros e não sabem por onde começar. Recomendado a todos que gostam de bons personagens, mundos ricos e belas mensagens. Leiam e se encantem com os mais variados contos! Até mais!

Firebirds - Sharyn November & Vários Autores
1- Firebirds
2- Firebirds Rising
3- Firebirds Soaring

10 comentários:

  1. Aprendi a gostar cada vez mais de contos e agora que quase toda saga acompanha junto um conto mal posso esperar quando encontro livros inteiros de contos. Achei essa ideia da trilogia o máximo, mas acabou esquecido depois do lançamento, agora lendo sua resenha to morta de curiosidade principalmente pelo conto das bibliotecárias (impossível não ficar, quero me formar nisso) e pelo da Diana, eu amo a autora e não sabia que tinha conto dela. Adorei a resenha e fiquei muito curiosa com tudo o que citou. Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Adoro de morrer a Diana e sempre quis ler Firebirds por causa dos contos delas que vi que tinha. Esse das bibliotecárias parece imperdível e também esse outro Colmeias, espero ler em breve. Queria a trilogia de contos de uma vez, é sempre bom ter contos para ler de vez em quando. Sem falar que gosto de vários autores. Ótima resenha, abs!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, lembro quando era criança e amava os livros que tinham diversos contos. Eram os meus preferidos. Ai cresci e comecei a ler livros com uma única história e nem sequer queria algum outro livro de contos, mas sempre lembrei das histórias lidas neles. Agora, vendo um pouquinho sobre esses livros, me bateu uma saudade. Gosto muito de viajar com essas histórias.

    ResponderExcluir
  4. Por ser contos, creio que não leria por agora, posso até reservar para ler mas no futuro, quero terminar de ler o que iniciei primeiro para depois pegar coisas novas.

    ResponderExcluir
  5. Acho que nunca li um livro assim. Não gosto muito de ficção científica, mas gosto muito de fantasia, então acho que ia acabar gostando do livro. Mas nunca li na forma de conto, então fiquei bem curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito fã de contos..mas acho que to precisando ler alguns pra ver se aprendo a gostar :)
    Adorei a resenha e obrigada pela dica! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Mais uma trilogia que coisa hein, eu adoro livros com fantasias tipo assim eu amo magia, claro como não né fã de Harry, mas esse parece ser bem legal é o que eu achei ao ler a resenha, espero ter a oportunidade de ler ao livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amo contos, fantasias, mitologias, etc.. Amei a resenha, a primeira que leio sobre o livro. Claro que vou querer ler a série toda, não posso deixar de fora. E que capa maravilhosa!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Yasmin. Amei o seu blog! Sou escritora e uma das tradutoras do Firebirds. Só hoje vi a sua resenha e gostei muito. Foi uma delícia traduzir esse livro, pois também sou fã de ficção científica e os contos são realmente muito envolventes. Concordo contigo que alguns deles dão vontade de "quero mais", o Colmeias merecia ser um romance, e quem sabe um filme. "Na casa das sete bibliotecárias" foi um que mexeu bastante comigo, também. Falo apenas do que eu traduzi, mas o livro todo é muito bom. Parabéns pelo seu blog e sucesso. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Yasmin. Amei o seu blog! Sou escritora e uma das tradutoras do Firebirds. Só hoje vi a sua resenha e gostei muito. Foi uma delícia traduzir esse livro, pois também sou fã de ficção científica e os contos são realmente muito envolventes. Concordo contigo que alguns deles dão vontade de "quero mais", o Colmeias merecia ser um romance, e quem sabe um filme. "Na casa das sete bibliotecárias" foi um que mexeu bastante comigo, também. Falo apenas do que eu traduzi, mas o livro todo é muito bom. Parabéns pelo seu blog e sucesso. Beijos.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.