09/09/2013

Resenha - A Aprendiz


Nome: A Aprendiz
No Original: The Novice
Autor (a): Trudi Canavan
Tradutor (a): Julio Monteiro de Oliveira
Páginas: 544
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.

Faz um tempo desde que resenhei o primeiro livro e alguns meses desde que terminei de ler o livro. A resenha por algum motivo acabou ficando salva em rascunho e hoje revendo minhas leituras por gênero deparei-me com a resenha e cá estou. A história apresentada por Trudi Canavan no primeiro livro ganha forma e contornos interessantes nessa continuação, uma evolução tanto na escrita quanto no mundo que torna a leitura mais agradável e desenrola uma trama cheia de segredos sombrios e personagens que se revelam.

Faz apenas dois meses que Sonea foi aceita no Clã dos Magos e todo esse tempo foi usado em sua educação. Rothen é seu Guardião e teve pouco tempo para preparar Sonea para as aulas que começam em breve. Sonea aprende rápido, mas ainda tem dificuldades, uma escrita que ainda precisa de melhora apesar de ler muito bem. Logo na apresentação dos novos Aprendizes Sonea percebe que sua vida não vai ser fácil. Todos os aprendizes vêm de grandes casas, mesmo os estrangeiros e ela, a garota que veio das favelas, sem sobrenome e dinheiro precisará de força para sobreviver as constantes perseguições de Regin. O garoto quer que ela seja expulsa e Sonea primeiro tem que aguentar os constantes deboches. Os outros aprendizes não ousam conversar com ela por medo de Regin. Rothen acha que se ela passar para o segundo nível as perseguições diminuirão, mas Regin começa outro tipo de ataque. Ele a acusa de roubo e quando isso não funciona começa a atacá-la pelos corredores junto com seu bando de amigos. Sonea porém não reclama, sabe que ninguém pode fazer nada por ela, mesmo que ela esteja correta. Os ataques de Regin só servem para mostrar o quanto Sonea é poderosa. O Lorde Supremo, Akkarin, sabe de tudo e se impressiona com o poder crescente de Sonea, que se protege dos ataques de vários aprendizes sem se esgotar magicamente. E para o rancor de Regin e a incredulidade de todos o Lorde Supremo se torna Guardião de Sonea. Todos sabem que ele não é de tomar aprendizes sob sua tutela. Rothen está temeroso, afinal Sonea sabe das atividades sombrias de Akkarin. Qual a intenção do Lorde Supremo? O que ele quer com Sonea e seu poder surpreendente?

Enquanto isso dividindo a narração temos Dannyl, agora nomeado Segundo Embaixador de Elyne que parte em viagem usando sua nova posição para investigar as andanças que Akkarin fez antes de se tornar Lorde Supremo. Arriscando em suas buscas, Dannyl descobrirá mais do que Rothen busca e verá o quanto é perigoso remexer no passado do sombrio Lorde Supremo.

Essa é a premissa do segundo livro da trilogia criada por Trudi Canavan, ganhando em ritmo e densidade a história de Sonea dá um salto desde o ritmo da narrativa até a riqueza da história, com uma ambientação vívida, descrições precisas. Os principais pontos de vista da história são de Sonea e Dannyl, mas ao longo da trama temos ainda narradores como Rothen, Akkarin e diversos outros que ajudam a compor uma trama instigante e ambígua. É nítida a evolução de Canavan, não só na escrita que flui com mais facilidade, como na expansão da história, os elementos da fantasia estão mais presentes e são criativos, apontando para uma fantasia mais madura, voltada para as intrigas e segredos do Clã dos Magos, uma ordem antiga e respeitada.

Entrelaçando diversos pontos de vista e casando as descobertas de Dannyl com os desdobramentos no Clã. Enquanto Sonea cresce como aprendiz e seu poder chama atenção uma trama cheia de segredos sombrios, segundas intenções, traição e manipulação se desenrola. Esse amadurecimento da protagonista está intrinsecamente ligado com os segredos do Lorde Supremo. Como a autora ligará as duas tramas é uma boa pergunta. Todos os personagens secundários foram bem desenvolvidos, tendo papel importante na trama, mas o que mais chama atenção é Sonea, que a princípio pode irritar, afinal porque não reage? Mas que nos mostra força, caráter e inteligência cada vez mais aguçada. Presa com um guardião perigoso, que traz privilégios, mas que cobrará seu preço. Durante toda a história não temos dúvida das intenções de Akkarin e o final surpreende deixando o leitor sem reação diante do revelado.

Leitura que flui rápida logo nos primeiros capítulos, que surpreende pela evolução em todos os aspectos. Trudi Canavan constrói um mundo intrincado e criativo, marcado por bons personagens, tramas maduras e bem amarradas. Um grande salto em relação ao primeiro livro e que deixa o leitor ansioso pelo próximo livro. Uma grande incógnita. Qual o papel de Sonea no jogo de Akkarin? A edição da Novo Conceito está ótima, fonte agradável e capa adaptada muito boa. Adoraria ver a história no cinema, a trama evolui e o clima é perfeito para o cinema. Recomendado a todos que procuram uma fantasia diferente, que vai surpreender o leitor, principalmente a partir desse segundo. Leiam! Até mais!

Trilogia do Mago Negro - Trudi Canavan
1- O Clã dos Magos
2- A Aprendiz
3- O Lorde Supremo

19 comentários:

  1. Nossa essas capas realmente são lindas né, e não tem como não querer com esse nome, O clã dos magos hahaha, parece ser muito bom, e a sua resenha foi super positiva, nem tem como não ler :D
    Obrigada pela dica :D
    Assim que tiver oportunidade vou comprar a trilogia e ler *--*

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada dessa trilogia, to um pouco indecisa, muitos gostam outros nem tanto, então vou levando até chegar o momento. Sem contar que os livros são bem grandes, rsrsrs! Sua resenha me deixou curiosa, vou ver se me decido.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Comprei esse livro, parece ser realmente muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Calma, chegar no terceiro é que mata. Adoro quando uma série ou trilogia vai crescendo a cada livro, e com esses aconteceu assim. Você acaba amando os personagens, se apegando como se fossem reais. Adorei esse mundo, essa escrita, a trama e tudo mais. Espere até o terceiro e chore querendo mais, porque entrei em desespero para aquele livro não acabar nunca! Muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Oie,Yasmin. Confesso que já conhecia essa série/trilogia e as capas sempre achei lindas e super intrigantes.No entanto, o tempo passou e eu acabei me esquecendo de lê-los rsrs...triste.:/
    A sua resenha me fez lembrar da série e querer finalmente ler os livros.Adorei e parece ser mto boa,seja os personagens,como também a trama em si.Bjos ;)

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi muito essa trilogia, mas confesso que nunca tive muita vontade de ler sei la, eles não me chamaram a atenção mas quem sabe um dia eu venha a ler.

    ResponderExcluir
  7. Ganhei essa trilogia do meu namorado no sábado e já to morrendo de catapora pra começar a leitura..mas primeiro preciso terminar o que estou lendo neh..rsrsrs
    Confesso que não li tooooda a resenha, pra não pegar nenhum 'spoilerzinho'..hahaha..mas esse com certeza vou ler!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Desde a primeira vez que vi essa trilogia fiquei muito curiosa sobre a história..Adorei sua resenha e me deixou mais ansiosa para ler o livro..
    A trilogia vai ser a minha próxima compra com certeza,e já adoro os livros mesmo antes de serem comprados..
    Bjs'

    ResponderExcluir
  9. Só posso falar uma coisa: SENHOR O QUE EU FAÇO???, preciso de tempo para ler tudo o que eu quero, não venço!!! Como que vocês conseguem? Eu quero saber o que o Lorde Supremo está fazendo e qual o papel da Sonea na trama, e como ela consegue ficar fria nessas provocações?
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Não é o tipo de leitura que eu aaaamo, mas me interessei muito. Super legal sua resenha, vou buscar saber mais sobre o livro.

    ResponderExcluir
  11. Eu estava muito curiosa para ler a trilogia, mas depois de ler a sua resenha e mais umas cinco do primeiro livro desanimei um pouco, você fala bem do livro e tudo, mas não animei, agora lendo essa resenha a história é outra. Já é a terceira que li falando bem e fiquei bem curiosa por ser dividido em dois focos, quero muito comprar os três juntos. Ótima resenha como sempre! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu achei o primeiro livro um pouco chato, ficava apenas naquela perseguição, mas eu não consegui encontrar nada que prejudicasse a leitura a partir desse segundo livro. Eu achei ele bem melhor que o primeiro, e eu gostei muito dele. Ainda não li o ultimo livro, mas espero que seja tão bom quanto esse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro essa trilogia!!! Gostei bastante de O Clã dos Magos, mas esse é muito melhor!!! Várias histórias se desenrolam, conhecemos melhor os personagens e entram alguns novos muito bons. É legal acompanhar a vida na Universidade e conhecer os outros povos aliados. Quanto à não reação da Sonea, acho que fica claro porque, mas com certeza tem vezes que dá vontade de sacudir ela!!! O final é incrível, vc fica pensando 'O quê? Como assim, o livro não pode acabar assim, preciso ler o próximo!!' Pior que levei um tempão pra conseguir comprar o terceiro... Mas é ótimo, revelador e surpreendente!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito desta série, mesmo que em alguns trechos o enredo pareceu cansativo, principalmente no primeiro volume, é uma série muito boa e recomendo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. quero muito ler essa trilogia. ainda não li nenhum dos livros e estou negociando justamente esse livro, em troca no skoob. Já li algumas resenhas e comentários sobre a série e nem todos gostaram do livro, mas espero ler e tirar minhas conclusões.

    ResponderExcluir
  16. Não li ainda nenhum dos livros dessa trilogia. Li bastante comentários positivos sobre ela, mas devido o tanto de séries iniciadas estou dando um tempo para terminar as que já iniciei para poder ler outras já lançadas. Mas, pretendo ler essa.

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li nenhum dos livros dessa trilogia, mas parece que é muito bom mesmo. Espero ler esse livro, algum dia.

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nenhum livro dessa série, mas as capas me chamaram a atenção, e já li a resenha do primeiro, já me empolguei com a história, e essa continuação parece muito boa também!

    ResponderExcluir
  19. Recentemente ganhei esse livro, agora preciso do 1º e do 3º, faz tempo que eu quero ler essa serie. Gosto muito do tema, magos, clãs, jogos de poder, etc. As resenhas e os comentários positivos também me incentivaram a querer essa serie.
    Agora o que me preocupa como todo livro que vai p cinema são as más adaptações que acabam com nossos livros queridos.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.