28/08/2013

Resenha - Sombra da Noite


Nome: Sombra da Noite
No Original: Shadow Of Night
Autor (a): Deborah Harkness
Tradutor (a): Márcia Frazão
Páginas: 576
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Diana Bishop e Matthew Clairmont chegam a 1590 em busca de um pouco de tranquilidade. Depois de ser localizado por acaso por Diana durante uma consulta à biblioteca da Universidade de Oxford, o documento voltou a desaparecer do numeroso acervo. Diana e Matthew acreditam que voltando no tempo podem procurar o manuscrito antes de ele se tornar tão visado. A vida no final do século XVI revela-se mais agitada do que o esperado. Diana precisa acostumar-se não apenas aos costumes, trajes e bons modos vigentes, mas com o temperamento explosivo do Matthew do século XVI. O casal busca abrigo em diferentes locações, na França, na Inglaterra e na cidade de Praga. A cada nova etapa, Diana vai conhecendo melhor o homem com quem resolveu se unir. Matthew não é apenas o charmoso vampiro de mais de 1500 anos. No século XVI, ele é guerreiro, nobre influente e espião a serviço da rainha Elisabeth I. Diana também não passa despercebida. Na Londres de 1590, ela chama a atenção de diferentes criaturas pela energia que emana, mesmo que ela mesma não tenha noção do poder que carrega. Diana e Matthew envolvem-se em diversas situações até depararem-se com o que lhes fez viajar tão longe: o manuscrito Ashmole 782. Para conseguir o que querem terão de lidar com todo tipo de situação.

Desde que li o primeiro livro em meados do mês passado que estava contando os dias para poder ler a continuação. Lembrando que a resenha não contém spoilers e pode ser lida por partes, pulando o segundo parágrafo. Continuando de forma magistral a história de Diana e Matthew a autora nos leva em um mergulho detalhado e minucioso não só da Londres Elisabetana como do mundo por volta do ano de 1590. Com sua prosa elegante Deborah Harkness mais uma vez surpreende o leitor.

A história continua momentos após o final do primeiro livro com Diana e Matthew chegando a velha cabana. Se não fosse pela diferença nos móveis Diana nem teria percebido a sutil mudança no ar. Eles estavam em 1590. Para o choque dos funcionários o patrão chega de repente, no meio da noite, quase sem roupas acompanhado de uma mulher já “velha” e com um sotaque horrível. Diana tem que pôr de lado seus instintos de historiadora e se adaptar rápido aos costumes da época. O primeiro choque é o inglês da época, depois o fato de muitas conversas se desenrolarem em latim. Com seu latim enferrujado e sua personalidade forte Diana chama atenção dos amigos de Matthew. E eles logo percebem que não conseguirão manter uma mentira convincente. No meio de personalidades como a famigerada Escola da Noite formada pelos amigos íntimos de seu marido, Christopher Marlowe, George Chapman, Thomas Harriot, Walter Raleigh e Henry Percy, ela se vê admirada diante das conversas, e dos segredos que vai descobrindo de Matthew. Pouco a pouco a busca pelo Ashmole 782 perde para as obrigações que sua nova vida demanda. Diana tem que aprender os costumes da época, acostumar aos vestidos pesados e principalmente aos modos de uma mulher de época. Quando um incidente ocorre no meio de um encontro com a Condessa de Pembroke, Mary Sidney, ambos são jogados de volta a realidade. Diana precisa encontrar alguém para ajudá-la com seu poder descontrolado. Ao entrar em contato com as bruxas de Londres ela começará a juntar as peças do grande quebra-cabeça que envolvem ela e Matthew. Fascinada com seu poder de tecer o tempo, mas receosa Diana enfrentará seus medos primários, encontrará pessoas inesperadas e amadurecerá ao conhecer seu verdadeiro eu. De Londres para França até Praga. Uma viagem fascinante pelo tempo, de mistérios a traições.

Resumindo essa é premissa básica do livro que dá sequência a fascinante história de Diana e Matthew. Mais uma vez Deborah Harkness opta por entrelaçar pouco a pouco as peças da trama central em uma rede formada por ambientes e personalidades históricas. A narrativa se destaca pela qualidade superior e pela riqueza, sendo detalhada e densa ao mesmo tempo, mas sem perder em ritmo. A autora consegue retratar de forma impressionante o período de 1590 principalmente as diferenças entre Londres, o interior da Inglaterra, a França e Praga. Desde o ambiente aos costumes, coisas sutis e curiosidades pouco conhecidas. É notável a diferença que o conhecimento da autora da época faz pela trama.

O livro é dividido em seis partes alternadas com alguns capítulos no presente. Não só para desenvolver a busca da Congregação por Diana, mas pelas pequenas mudanças que a ida de Matthew e Diana estavam causando na História. Fantástico o cuidado e harmonia que a autora criou entre passado e presente, afinal não dá para viver no passado sem alterar nada. Uma dessas mudanças rendeu uma cena triste, mas bela...

Os personagens da história continuam ótimos. Diana é forte, inteligente e mostra uma resistência natural diante dos problemas que surgem a cada novo encontro. Desde sua reação diante do enérgico pai de Matthew a atitude da protagonista diante da rainha. Outro ponto que ganhou destaque nessa volta ao passado foram as nuances da personalidade de Matthew e esse se firma como uma dos maiores trunfos da autora. Matthew é autêntico, denso e complexo. Com seus mais de 1500 anos não poderia ser diferente. Não é todo autor que cria um personagem dessa idade e tem o cuidado de Harkness. As cenas de Matthew com Diana, seja o assunto que for são sempre carregadas de uma veracidade única. O desenrolar da história é cheio de surpresas inesperadas e algumas emocionantes, chegando ao fim com uma notícia inacreditável. Ansiosa demais pelo próximo livro.

Leitura agradável, que flui com facilidade e encanta pela riqueza. Passando por momentos ora tensos, sombrios e ora belos. Deborah Harkness tem uma delicadeza única ao unir história e ficção. Uma trama onde o sobrenatural trabalha em favor do histórico, rendendo um universo fascinante, repleto de surpresas e personagens únicos. A edição da Rocco está ótima, fonte agradável e uma boa escolha de capa. Pena que a lombada não casou com a do primeiro livro. Ansiosa para saber mais notícias sobre o filme, que segundo a Warner deve sair até o final do ano que vem. Trama cadenciada, com momentos fluidos e ricos. Romance, aventura, histórico. Um ambiente com intrigas e uma escrita apurada, de outro nível. Leiam e se encantem! Até mais!

All Souls - Deborah Harkness
1- A Descoberta das Bruxas
2- Sombra da Noite
3- Sem Título Ainda

19 comentários:

  1. Não conhecia esta trilogia, mas gostei muito da premissa do livro. Já anotei aqui e vou ler a resenha do primeiro tb.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito bom não é verdade? Vi algumas resenhas dele e todas afirmaram isso, dá uma baita vontade de conferir todos. O tema é legal e parece ser muito bem feito.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh,adorei...a história continua boa em cheio nessa continuação,sem dúvida.Quero ler...bjos :)

    ResponderExcluir
  4. Eu estava querendo muito para ler um livro sobrenatural, e amei a história desse. Obviamente vou começar pelo primeiro, mas como gosto de saber como a história se desenvolve, fiquei feliz por ler a resenha do segundo. E se ganhou cinco estrelas, é porque realmente é muito bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Realmente parece um bom livro, com uma história muito completa e diferenciada. Pena que estou evitando livros com sequência, já que o tempo está muito curto ultimamente!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  6. Depois da suas resenhas estou doida para ler a trilogia, gente o modo empolgado que falou dos dois livros me deixou curiosa demais. Diana parece uma protagonista maravilhosa e o Matthew idem, a capa é bem bonita, pena que só acho caro, já na lista de desejados, amei a resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha anterior e apesar de não achar a capa desse tão legal quanto a do primeiro, mas pelo visto a história é tão boa quanto. Interessante o que falou da viagem do tempo causar mudanças no presente, ninguém nunca pensa nisso, e os personagens históricos? Quantos, deve ser ótimo um livro bem apurado, adoro Londres então vai ser interessante ler algo assim. Adorei a resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  8. Parece ser bom, mas não é meu tipo de leitura. Sua resenha diz muito bem sobre o contexto e confesso passei a me interessar pela trilogia. Quem sabe um dia?

    ResponderExcluir
  9. Eu estou quase a ponto de precisar desesperadamente desse livro!
    A Descoberta das Bruxas é maravilhoso! Estou muito ansiosa pela continuação, mas estava tentado não comprar nenhum livro agora, porque gastei muito na promoção do submarino :P
    Adorei a resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olha querido, não li a resenha por medo de spoilers, mas vou deixar registrado o quanto eu quero ler essa trilogia! Pretendo comprar o primeiro volume na Bienal domingo, vamos ver se o preço ajuda!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu não li a resenha do primeiro livro, masssssssss só com essa resenha eu quero, gosto de viagens no tempo, estou curiosa. Só espero que não demorem para sair o terceiro livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu não li a resenha do primeiro livro, masssssssss só com essa resenha eu quero, gosto de viagens no tempo, estou curiosa. Só espero que não demorem para sair o terceiro livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Li as duas resenhas mas fiquei com a impressão que o primeiro livro é melhor.. gosto da capa desse livro, só não gosto da fonte do Sombra da noite

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia essa trilogia até ler alguma resenha a poucos dias. Me interessei muito e pretendo ler a série toda.

    ResponderExcluir
  15. Eu não conhecia essa autora e muito menos os seus livros e digo que já gostei e muito espero poder ler eles logo logo, adoro esse tipo de historias e além do mais tem vampiro adoro vampiros, já estou super ansiosa para conhecer o primeiro e depois me aventurar no tempo com o segundo livro.

    ResponderExcluir
  16. Os dois livros são bem grandes. Antes de eu ver aqui, essa trilogia era totalmente desconhecia para mim, mas agora eu estou lendo tudo, até no site da autora eu fui parar..rs. Mesmo abordando temas que já existem vários livros sobre isso, parece que tem algo diferente que consegue chamar a atenção. Eu não gosto muito das capas desse livro, mas a história parece ser bem melhor.

    ;***

    ResponderExcluir
  17. Estou muito curiosa para ler essa trilogia, o jeito que tu fala me fez ficar mais curiosa ainda, a capa é linda e a história parece bem criativa, com história no meio e tudo, curiosa com o filme também. Ótima resenha, abs!

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia essa trilogia, mas, nossa! Que capa bonita! E, a sinopse é interessante. Fiquei bem curiosa em relação aos livros. Ótima resenha, parabéns! Beijocas.

    ResponderExcluir
  19. Eu estou louca por esse livro, mas não consigo comprar, gente sua resenha vai me deixar roendo as unhas até o dia que eu por as mãos em um, a resenha tá ótima como sempre, mas é sempre melhor quando fala de história e você se empolga, adorei saber que Diana e Matthew ficam no passado mais do que um tempinho, adorei! Beijo!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.