12/08/2013

Resenha - O Projeto Rosie


Nome: O Projeto Rosie
No Original: The Rosie Project
Autor (a): Graeme Simsion
Tradutor (a): Ana Carolina Mesquita
Páginas: 320
Editora: Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida. O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie.

Quando cadastrei o livro no Skoob quase dois meses atrás não imaginei que leria a história e muito menos que me surpreenderia com seu conteúdo. Para começo de conversa a história criada por Graeme Simsion foi uma das sensações da Feira de Livros de Frankfurt sendo vendido para mais de vinte países, o que já mostra que sua história tinha algo de único. E concluindo a surpresa veio ao notar pela sinopse que o narrador é um homem, beirando aos quarenta e muito sistemático. Uma espécie de Sheldon Cooper da literatura para aqueles que conhecem o seriado "The Big Bang Theory".

Don Tillman, professor e pesquisador de genética que leva uma vida sem mudanças e grandes acontecimentos. Desde sua rotina afixada até sua falta de traquejo social. Ele tem apenas dois amigos desde que sua irmã morreu. Gene, também professor na universidade e Claudia, psicóloga e esposa de Gene. Tudo na vida de Don era medido e acertado, mas ele ainda não havia encontrado a resposta quando se tratava de arrumar uma companheira para a vida. Seus encontros eram um caos. Seja pelo sabor de sorvete, pela falta de pontualidade, pelo perfume, pelas manias e costumes. Por isso com a ajuda de Gene e Claudia Don cria um formulário imenso que acredita ser a solução do problema. Assim espera sair apenas com as candidatas que atendam suas exigências e assim resolver a questão Esposa de forma eficiente. Porém após ouvir as observações dos amigos percebe que o formulário não vai ser tão eficiente como esperava. Quando Gene surge apresentando Rosie Don não entende o raciocínio do amigo, afinal Rosie é totalmente inadequada. Logo do primeiro encontro as coisas terminam agitadas entre eles. E com a obsessão de Rosie em encontrar o verdadeiro pai, Don que é geneticista e tem meios de ajudar, acaba achando a desculpa perfeita para tentar entender o enigma que Rosie é.

Essa é a premissa da história apresentada pelo australiano Graeme Simsion. Narrada em primeira pessoa a história de Don Tillman é leve, com momentos pontuais de bom humor e análises involuntárias e perspicazes sobre o que a sociedade aceita como padrão de comportamento. O autor consegue nos conquistar com as peripécias de seu personagem e com uma linguagem simples e direta que rendeu diálogos divertidos e uma evolução instigante. Uma das coisas que chama atenção na história é o fato de toda a história depender da personalidade única de Don e a forma como o autor trabalhou isso foi fantástica, a evolução do personagem e das tramas que dependiam das mudanças que Don foi sofrendo ao longo da história.

Dosando momentos sérios com momentos engraçados Graeme consegue uma discussão interessante a respeito não só do que buscamos na pessoa amada, mas também levanta temas como as estranhezas do comportamento humano, questões de identidade e as mudanças que passamos ao longo da vida para se adaptar as pessoas e o que elas esperam de nós. Não só Don com seu modo prático de ver o mundo e sua incapacidade de entender tantas convenções sociais, mas também Rosie e sua personalidade expansiva e insegura nos mostra como concessões e equilíbrio são importantes. Acima dessas questões a história de Don e Rosie é um romance diferente, que fala sobre aceitação e os medos do começo de uma relação.

Leitura rápida, gostosa que instiga e prende o leitor não só pelo tom humorado e personagens interessantes, mas também pelas questões que a história levanta. Desde as incompatibilidades aos sacrifícios. E a grande questão da trama que todos nós temos que responder é: será que criamos os padrões para encontrar alguém adequado ou alguém que nos aceite? Os padrões nada mais são do que nossos defeitos e qualidades? A edição da Record está ótima, capa bonita, fonte agradável e texto limpo. Não é surpresa que a história já foi comprada e em breve estará nos cinemas. A história de Don com toda certeza renderá um filme ótimo. Recomendado a todos que gostam de um bom romance, criativo, inovador, com personagens marcantes, leve e bem-humorado. Um dude-lit, lad-lit que vai conquistar homens e mulheres. Leiam e se divirtam com Don e Rosie. Até mais!

22 comentários:

  1. Oie :)

    Eu preciso urgentemente desse livro, tenho absoluta certeza de que encontrarei algo revigorante e diferente, como sempre resenha nota 10 :)

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Já venho há algum tempo vendo vários comentários positivos desse livro!uma história muito fofa,que vem me deixando cada vez mais curiosa para lê-lo.
    Com certeza está na minha listinha de desejados!!
    Bjs'
    ;)

    ResponderExcluir
  3. A primeira vez que eu vi esse livro,não me interessei muito.Achei que a história fosse meio dramática,mas pela sua resenha,Yasmin, percebi que talvez eu esteja errada e me deu vontade de lê-lo.
    Adoro uma história que tenha personagens marcantes e que nos ensina algo e achei super bacana a história tratar dos padrões e como a gente se submete a eles,de maneira geral. O personagem principal,Don Tillman,na maneira que o descreveu,me lembrou mto o Sheldon,sem dúvida rsr. :)

    ResponderExcluir
  4. Não pretendia ler o livro também, mas depois de ver tanto marketing, um teste legal e já é a segunda resenha que leio que falam bem do livro. Dois pontos de vistas diferentes pelas resenhas que li, mas gostei muito. Adorei o que falou do personagem, e dos temas. Ótima resenha! bjo!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a capa desde que vi e lendo sua resenha me deu curiosidade de conhecer a história, não gosto muito de livro com homens narrando mas adoro o Sheldon da série e todo mundo diz que parece, sem falar que parece engraçado a relação dele com Rosie. Muito boa resenha, vou adicionar a lista. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Tem um tema muito interessante e só com a sinopse já dá vontade de ver mais. Gostei dessa trama, parece ter um tom leve e gostoso, mais descontraído e apresentar a história de um jeito todo especial. Gostei e queria ler, parece ser mesmo bom.

    ResponderExcluir
  7. Fazer um questionário para achar o par perfeito de longe a gente vê que não vai dar certo, pois sempre vemos que a pessoa se apaixona por alguém totalmente o seu inverso rsrs. A história deve ser apaixonante, leve, fofa e bem divertida.
    O Don deve ser um cara bem excêntrico e regrado, espero que a Rosie faça uma bela bagunça na vida do dele, p’ra ver se ele leva a vida mais relaxado e menos bitolado.
    Uma coisa que achei bem bacana é o livro ser narrado pelo ponto de vista do Don, claro que não é incomum, porém vemos mais livros pelo ponto de vista feminino.
    Eu me encantei pela capa da livro, achei muito fofa.
    Fiquei muito interessada no livro e quero muito poder lê-lo e me divertir demais com esse “casal” improvável.
    Fico só imaginando como que será o filme, nem li o livro e já tô pensando quais atores se encaixaria nos papéis rs.
    Bjus!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Assim que li a sinopse achei a história fofa e achei o Don fofo por causa do jeito extremamente nerd que todos falam que ele tem e todo mundo fala que ele lembra o Sheldon e a Rosie parece ser extremamente encantadora. Quero muito ler. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho receio desse livro exatamente por ele lembrar tanto o Sheldon, mas acho que isso acaba sendo tão cômico que eu nem perceberei, enfim, sua resenha tá demais! Eu não consigo não desejar esse livro, haha, por mais que eu tenha raiva do Sheldon e personagens como ele. Acho que esse livro me tirará essa raiva. Espero!

    ResponderExcluir
  10. Ouvi falar tão bem desse livro que já entrou para a listinha das próximas leituras e próximas compras. Parece ser tão bom, tanta resenha falando bem. *-*

    ResponderExcluir
  11. Estou super curiosa para ler o livro ainda mais agora que vi seu post sobre o subgênero, eu não assisto a série do tal personagem então não sei o que esperar além do que falou, parece super engraçado e estou querendo leituras mais leves mesmo. Ótima resenha, abs!

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ser muito engraçado, aquele tipo de história que você lê e nem percebe que o tempo passou. A divulgação dele está muito boa, tanto no Face como em blogs e a capa brasileira é linda. Já vi algumas pessoas "comparando" com O lado bom da vida, mas eu acho que a única coisa que deve ter de parecido é o fato do personagem principal ter um "probleminha" como o Pat, mas eu não tenho muita certeza porque ainda não esse li, só O lado bom da vida. Quero muito comprar e me divertir também!

    ;**

    ResponderExcluir
  13. Desde o lançamento esse livro me chamou a atenção! Tanto pela capa fofa quanto pela sinopse... De repente começaram a sair tantas resenhas e superpositivas, confesso que nem esperava que fosse tão bom assim! heheh
    Só estou esperando meu exemplar chegar pra começar, estou curiosíssima pra conhecer melhor Don e Rosie!

    ResponderExcluir
  14. Oieee
    Projeto Rosie parece ser um romance que foge do padrão e conquista desde a primeira página, e não tem um teor romântico ou meloso. Notamos a transformação de Don, assim como percebemos que está se apaixonando. Mas a história foca principalmente no comportamento nada social do personagem Don. Acredito que a história é despretensiosa e diverte qualquer leitor.
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Ah estou querendo muito esse livro, quero saber como que nasce a química entre Don e Rosie, e ver como são feitas as entrevistas também.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Yasmin! Essa aparenta ser uma daquelas leituras bem agradáveis, que dá vontade de ler, reler, e gargalhar mais um pouco. Tenho lido ótimas resenhas a respeito dessa história, o que só faz minha curiosidade aumentar. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Gostei da capa e da sinopse e amei sua resenha. Não conhecia o livro e já anotei o nome para ler depois.

    ResponderExcluir
  19. Eu to super curiosa para ler esse livro ele me parece ser muito original nunca li nada parecido e sem contar que as pessoas gostam muito dele espero poder ler em breve pois detesto ficar muito ansiosa para ler um livro.

    ResponderExcluir
  20. Eu achei muito interessante. Don é um personagem muito engraçado. Fiquei pensando que seria legal se virasse filme.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, parece ser muito bom mesmo, fiquei ansiosa para ler. Gosto de livros romanticos e divertidos

    ResponderExcluir
  22. Achei bem legal o fato da história ir para o cinema, mas um dos motivos que eu querer ainda mais ler esse livro. O que me deixou curiosa quando ouvi falar desse livro era que era um chik-lit narrado por um homem, e eu pensei que ele com certeza seria um livro diferente e inusitado. E eu espero estar certa porque eu gostaria de tentar entender esse projeto do personagem e porque o livro recebe tantas resenhas positivas.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.