04/08/2013

Resenha - O Feitiço da Noite


Nome: O Feitiço da Noite
No Original: Nightspell
Autor (a): Leah Cypess
Tradutor (a): Rita Sussekind
Páginas: 265
Editora: Prumo
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Neste lugar amaldiçoado, os fantasmas não habitam apenas as florestas ou as mais escuras cavernas, eles convivem lado a lado com os vivos, como parte de uma corte desvirtuada que repousa enquanto o Sol se faz alto no céu e desperta ao cair da noite. Quando a princesa Darri chegou à Terra dos Fantasmas, ela tinha apenas um objetivo- resgatar a irmã mais nova, Callie, que fora enviada a este mundo de medo e sombras quando ainda era uma criança. Mas nada é simples neste misterioso reino. A irmã mudou muito durante os quatro anos em que viveu entre os mortos e, agora, tem segredos só dela; os planos que Darri havia feito vêm abaixo quase imediatamente; e o belo príncipe fantasma, a quem Darri está prometida, parece estar mais vivo do que qualquer humano. Em uma corte fervendo com o desejo de vingança, Darri detém a chave para o equilíbrio entre a vida e a morte.

Desde que conheci o primeiro livro da autora no catálogo da editora Prumo fiquei muito curiosa com a história e quando o li fiquei fascinada não só com a história, mas com o mundo, que envolvia diferentes reinos. Estava muito curiosa para ler o segundo livro no mundo de Mistwood e apesar de não ser uma continuação fiquei feliz com o resultado. Leah Cypess nos apresenta um novo reino, sombrio, cheio de intrigas e personagens marcantes. Um mundo rico e inovador.

A história começa com Darri e seu irmão Varis a caminho da Terra dos Fantasmas, um reino antigo que há muitos séculos passou a se chamar assim por causa do estranho fenômeno que revive todos os assassinados. Darri está ansiosa porque é a chance que ela espera há quatro anos desde que sua irmã mais nova Callie foi usada como moeda de troca em um acordo com o rei da Terra dos Fantasmas. Sua irmã deveria viver lá até ter idade para se casar com o príncipe, mas esse acordo já não importa. Darri assumiria seu lugar e se casaria com o príncipe Kestin. O que Darri não espera é que Callie não queira mais retornar. Após quatro anos vivendo naquela estranha ela já não quer se livrar das festas e intrigadas da corte para viver com a irmã em meio a cavalos, tendas e guerreiros na terra do pai. A situação piora quando Varis e Darri descobrem que o príncipe foi assassinado a pouco tempo e voltou. O rei ordenou que ninguém comentasse o assunto e insiste na ideia de fazer Kestin o herdeiro mesmo ele estando morto. Afinal se o príncipe não buscar vingança contra aquele que o matou ficará eternamente como fantasma, não sumirá e poderá reinar por longos anos. Varis não aceitará o acordo e isso prejudica os interesses do pai, mas isso é o de menos. A corte está repleta de tramas e os irmãos viram alvo de um grupo de fantasmas. Eles não são bem-vindos, nem o acordo e correm risco de serem assassinados. No outro lado Darri planeja uma forma de levar Callie embora mesmo que a força e para isso se alia a Kestin. O príncipe quer descobrir quem o matou e assim vingar sua morte e desvanecer. Ele não quer viver para sempre nesse estado fantasmagórico. O que Darri descobre mudará para sempre a Terra dos Fantasmas e a própria vida. Segredos enterrados, traições, mentiras e ambição cruzam o caminho dos irmãos.

Esse é o ponto de partida da história que divide entre os três irmãos o ponto de vista e assim constrói uma trama intrincada e fabulosa. Mais uma vez Leah Cypess surpreende com uma narrativa rica, de ritmo fluido e que desenvolve uma história entrelaçada, cheia de caminhos e que instiga o leitor. A autora consegue algo que pouco conseguem hoje em dia que é uma história que prende, intriga e fascina o leitor, afinal toda a história desse reino é única, muito bem concebida e criativa. Fantasmas que assumem a aparência que tinham em vida, mas podem sumir, atravessam paredes e tudo o mais. Nem um pouco previsível a história toma rumos inesperados e ganha contornos muito interessantes ao criar um ambiente que remete ao melhor clima de intriga na corte, cheio de maquinações e artimanhas.

Além da curiosidade sobre a trama tem também a curiosidade sobre os fantasmas. Tudo o que envolve a mitologia deles é interessante, e a forma como a autora desenvolveu pouco a pouco todos os segredos envolvendo esse reino cheio de fantasmas foi ótima. Em um lugar onde ninguém é confiável, todos tem uma ambição e revelam a cada capítulo uma nova face os personagens são ricos e complexos. Desde os irmãos, Clarisse até o secundário com menor participação, a autora deu vida e características únicas a todos. Darri se revela mais do que uma guerreira e Callie surpreende com sua humanidade. As descrições são outro ponto alto que criam um ambiente sombrio, de época passando o clima perfeito. Casando momentos de tensão, busca pelos segredos escondidos e diálogos cheios de tensão a história se desenrola levando a um fim bem amarrado e surpreendente. Foi ótimo e brilhante, mas ainda preferia que Darri não tivesse sido convencida...

Leitura rápida, muito instigante e rica. A autora mais uma vez mostra que é mestra em criar intrigas fascinantes e apresentou mais um conflito interessante nesse mundo de reinos em disputa. Gostei tanto quanto do anterior e foi inteligente o modo que a autora ligou esse livro ao primeiro. Uma ligação pequena, mas perspicaz. O livro é de muitas formas independente, mas ao usar a ligação a autora satisfaz os que leram o outro. A edição da Prumo está ótima, fonte boa e bonita, tamanho agradável e capa boa. Adoraria ver o livro adaptado, seria um filme com ar histórico, vestidos, castelos e uma trama de intrigas ágil e fabulosa. Renderia um filme perfeito. Recomendado a todos que procuram uma história cheia de segredos, mistérios e ação. De fantasia sim, mas com foco na intriga e no jogo por poder. Mundo único e personagens fortes. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Mistwood - Leah Cypess
1- A Magia de Mistwood
2- O Feitiço da Noite
3- Sem Título Ainda

16 comentários:

  1. Não conhecia o livro e fiquei super curiosa. A capa é linda! Adoro livros com mistério e ação e pelo que li da sua resenha, esse livro tem tudo isso.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  2. Adorei tudo o que disse, ar de época, com intriga e jogos de poder? Parece perfeito e concordo que daria um bom filme, adoro filme de épocas então já consigo visualizar o livro e tal. A mitologia de fantasmas é mesmo diferente, nunca vi. Fiquei curiosa com os livros. Vou ver a outra resenha. Ótima essa! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Me parece uma história muito boa,e quando envolve fantasia fica tudo melhor!Uma boa dica de leitura,gostei muito da resenha.bjos'

    ResponderExcluir
  4. Não conheço esta autora, mas achei bem interessante este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e tudo, mas achei muito interessante. E diferente já que a maioria das fantasias jovens investe só em romance e trama de magia com alguém especial e tal. Intriga, armações e essas coisas parecem ótimas do jeito que falou sem falar que é criativo o mundo. Adorei a resenha vou ler a do primeiro. Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Conheci o primeiro aqui no blog e adorei ver a resenha do segundo. Parece ainda melhor que o primeiro e adoro tudo o que disse que o livro tem. Principalmente o mundo diferente, deve ser assustador e já estou curiosa para saber como termina a história! Adorei mesmo conhecer os livros porque eles tem caras de ser ótimos. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Já tinha gostado de A Magia de Mistwood e gostei mais ainda desse. A capa é linda e a história interessante e legal!! Adoro fantasia, então quero muito ler.

    ResponderExcluir
  8. Sério, adorei tudo o que li na resenha e na sinopse. O livro parece ser bom e a capa é linda? convenhamos! Adoraria ler.

    ResponderExcluir
  9. Não conheço a autora,mas a história parece ser linda e imprevisível.
    Adoro histórias diferentes,algo muito difícil no mundo literário atual,pois muitas histórias estão muito clichês,até mesmo as que remetem assuntos sobrenaturais.
    Adorei saber que " O feitiço da noite" envolve fantasmas e aquele clima antigo com festas,corte,reis,príncipes e traições num fabuloso jogo de poder. :)

    ResponderExcluir
  10. Curto princesas, fantasia, magia... Mas esse negócio de morto convivendo entre os vivos não curto muito não kkkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Tem jeito de ser bom e é interessante a ideia do livro. Ficou a dica, mas não sei se dar pra ler :S
    Vontade dá, é uma história meio diferente, gostei dela.

    ResponderExcluir
  12. O livro é uma trilogia, mas um não depende do outro? Eu fiquei em dúvida nisso. Eu achei a história diferente e interessante. Eu vou procurar mais um pouco sobre ele porque estou curiosa. Obrigada pela dica e parabéns pela ótima resenha!

    ;**

    ResponderExcluir
  13. Não sabia desse livro e estou querendo muito saber o que acontece... Quem matou o príncipe? Legal que o livro tem uma narrativa que te prende, marcarei o livro nos desejados do skoob XD.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu to super curiosa para ler a trilogia ela parece ser muito boa e eu já to super curiosa para saber mais e a capa muito linda mesmo, adorei a resenha e o livro já foi para minha listinha.

    ResponderExcluir
  15. Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e estou super curiosa sobre ele. Já anotei para poder ler.

    ResponderExcluir
  16. Gostei bem da capa e do título desse livro... Também gostei muito da resenha e da trama da história. Mas já coloquei tanto livro na minha lista esse mês, que eu vou deixar esse pra depois.
    Beijos

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.