02/08/2013

Resenha - Névoa


Nome: Névoa
No Original: Mist
Autor (a): Kathryn James
Tradutor (a): Sandra Pina
Páginas: 336
Editora: Farol
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Gwen, uma garota de 15 anos, marca sua festa de aniversário no meio da mata. Sua irmã Nell sabe dos perigos de fazer uma festa na floresta, mas Nell não consegue impedir a irmã. Gwen é levada pela névoa da floresta. Somente Nell sabe quem está por trás do sequestro de sua irmã – o garoto que ela imaginava ser seu amigo, o belo e misterioso Evan River. Evan não é um garoto comum – ele tem um segredo que fará com que Nell questione tudo o que ela sempre ouviu de sua avó: que as histórias sobre as meninas perdidas fossem apenas contos de fadas. Evan vive à margem do mundo de Nell, raramente vislumbrado, incompreendido e temido. Um confronto entre os dois mundos está prestes a começar.

Correndo o risco de soar repetitiva vou começar a resenha dizendo que adoro elfos, desde o fascinante Tolkien, as mitologias desenvolvidas do nada as que se baseiam na mitologia nórdica. O verdadeiro pesar é ver o número pequeno de traduções de livros com eles de trama central que chega por aqui todo ano. Por isso foi com exultação que recebi "Névoa" da parceria com a Farol e com mais felicidade ainda constei que a história criada por Kathryn James traz os elfos como enredo absoluto, em uma trama sombria, cheia de mistérios e riqueza.

Nell já está acostumada a viver a sombra de sua irmã mais velha, Gwen e a não ser importar com os comentários maldosos da sua turma de amigos. Ainda mais agora quando estava intrigada com a história do aluno novo que apareceu no colégio e que ninguém mais parecia notar. Evan entra e sai quando bem quer e as pessoas parecem esquecê-lo ou pior nem enxergá-lo. Nell estava feliz por finalmente conseguir trocar duas palavras com Evan depois de tê-lo visto mais uma vez entrando no bosque. O mais esquisito foi Evan, ao ouvir sobre a festa que a irmã de Nell planejava nos bosques, pedir a ela que não aparecesse no bosque naquela noite. Por mais estranho que tenha sido Nell avisa a irmã, pede para ela não ir, mas é claro que Gwen não iria ouvir seu conselho. Precisava ir atrás da irmã mesmo com a estranha sensação desde que ouvira o conselho de Evan. Confirmando seu pressentimento e o aviso, Nell vê a irmã desaparecer desacordada na vastidão da névoa gelada do bosque. Assustada com o que viu decide adentrar no bosque copiando o estranho jeito que Evan se movia de pedra em pedra para driblar a névoa e quem sabe encontrar Gwen ainda desacordada. Quando se depara com uma clareira tem certeza de que está muito longe de casa. Continuando na onda de choque Nell descobre que Evan não é um simples garoto de cabelos longos e pálidos. Ele é um elfo, as histórias de sua avó não são lenda, ela é uma Observadora e se a organização não aceitar os termos de Fen, irmã de Evan eles nunca mais verão Gwen. Porém Nell não vai esperar mais, ela quer a irmã de volta e fará de tudo para conseguir antes da meia-noite...

Essa é a premissa básica do enredo da história criada por Kathryn James, digo básica porque não posso simplificar o complexo mundo apresentado pela autora. Com uma narrativa em primeira pessoa rica e fluida a autora desenvolve a partir do sumiço da irmã de Nell o ambiente para apresentar os elfos e sua triste história. Juntamente com Nell temos um vislumbre da história desse complexo e antigo povo que vive as margens do mundo humano. O desenrolar da trama é ágil, com descrições fortes e vívidas que tornam a ambientação da história um dos pontos marcantes. A mitologia criada pela autora baseia a origem dos elfos na mitologia nórdica o que enriquece a história ao mesmo tempo em que cria possibilidades sombrias e intrigantes.

Nell é uma personagem forte, que cresce com a trama, inteligente e suave sua voz narrativa é ágil e perspicaz. Foi bem interessante a maneira como a autora desenvolveu a relação dela com Evan. Eles supostamente deviam ser inimigos, Evan que cresceu nessa guerra contra os seres humanos até é ríspido e duro com Nell. O que causa uma dissonância já que Nell, além de ter acabado de saber da existência deles é uma garota prática, que não consegue entender o motivo da rixa, e portanto não age da forma que Evan e os outros elfos esperam de uma humana. Uma protagonista justa, simples com um humor rápido e que cativa o leitor. Do começo da trama até o desenrolar a história de Nell, Evan, humanos e elfos é uma mistura precisa de elementos ricos, trama intrincada com mistérios e segredos sombrios. Um final com revelações que surpreendem e deixem no ar perguntas e histórias a serem exploradas.

Leitura rápida, criativa e instigante com uma mitologia fascinante, que remete aos elfos da mitologia nórdica, mas com elementos inovadores e intrigantes. Kathryn James surpreende a todos com uma heroína única, a promessa de uma romance emocionante e principalmente uma trama central que promete uma continuação ainda mais rica. A única coisa que faltou para meu gosto de amante de elfos foi aumentar mais a parte onde explorava o mundo dos elfos, mesmo que perdesse em ritmo. A edição da Farol está linda, fonte grande, o livro é mais baixinho e a capa tem um efeito cintilante muito bonito. Ansiosa para o próximo livro da trilogia. A história ficaria mais do que perfeita no cinema, não só pelo mundo rico e ambiente belíssimo, mas porque vemos poucos elfos no cinema. Recomendado a todos que procuram uma fantasia rica, com uma mitologia que inova ao mesmo tempo que traz o melhor dos elfos em um conflito repleto de questões como preconceito humano e ambição desenfreada de dominar o mundo e seus recursos. Além claro de um romance sutil e encantador. Leiam! Até mais!

Mist - Kathryn James
1- Névoa
2- Frost
3- Sem Título Ainda

36 comentários:

  1. Yasmin :)

    O livro parece mesmo ser muito bom. Adorei ler os pontos que você ressaltou na resenha. Parabéns!

    Abraços,
    Igor Gouveia
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/
    (Espero seu comentário lá.)

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Nossa eu preciso ler esse livro imediatamente sabe, primeiramente pela capa depois sinopse e claro a sua resenha que como sempre ficou divina !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já queria conferir só por ver que estavam falando bem dele com esse lançamento chegando. Agora então? Deu uma mega vontade de conferir. Gostei da trama, parece mesmo ser boa e acho que não arrependeria se lesse.

    ResponderExcluir
  4. Aimeubolso...rsrs

    Adorei a história, é exatamente o tipo de história que eu gosto. Já estou procurando o preço e adicionando ao Skoob. Eu preciso!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha e como sempre me deixou com muita vontade de ler, adoro elfos também, acho a história deles sempre lindas e eles também, haha, então não posso perder agora que li sua resenha e vi que eles são tudo na história adorei! Capa linda, já na lista de desejados. Adorei a resenha, beijo!

    ResponderExcluir
  6. Que história legal,já tinha visto esse livro em alguns lugares,mas nunca parei para ler nada sobre ele,e com certeza gostei muito.Adoro esse mundo de fantasia,com certeza pretendo ler esse que me parece ser mais um livro de te prender até terminá-lo de ler.bjs

    ResponderExcluir
  7. História mto legal e gostei mto. Adoro fantasia. Quero ler,irei acrescentar na minha lista de livros pra ler. Boa resenha. :)

    ResponderExcluir
  8. Não sabia o que esperar, mas eu também adoro elfos então já sei que vou gostar ainda mais que você fala de mitologia nórdica na resenha. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre os elfos da autora, a capa é linda. Resenha ótima que me deixou curiosa, já na lista de desejados urgentes ainda mais que tem elfos no centro de tudo. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Pelo que diz na resenha a história é ótima ainda mais que tem referência a mitologia nórdica. Gosto de elfos mais por causa de O Senhor dos Anéis, mas nunca acho livro com eles então já estou morrendo de curiosidade de ler só de ler sua resenha e ver sua empolgação com a história. Ou seja preciso do livro para ontem, haha, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Primeiro tudo ACHEI a capa tão linda do livro..Não tinha visto ainda..tinha visto nas redes sociais o pessoal comentando do livro..mais nunca dei maior atenção ao tema..então meio que não sabia do que se tratava o livro..Sua resenha clareou e muito esse tema..Elfos em si já li em livros onde eles não eram o tema central e nunca me instigou a ler algo mais sobre o tema..mais sua resenha me convenceu a dar uma chance maior ao tema.

    ResponderExcluir
  11. Oi Yasmim!
    Li esse livro numa tarde, devorei-o de uma só vez, também fiquei encantada e concordo com você que o enredo ficaria ótimo no cinema, com um ator bem lindinho fazendo o Evan ;)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  12. Nossa,que história INCRÍVEL e personagens fascinantes.Que capa é essa também super diferente e linda?!Só uma frase me veio a cabeça logo quando acabei de ler a resenha,Yasmin: QUERO e NECESSITO ler esse livro imediatamente!!! :)
    Só de ter mitologia e elfos já me cativou.

    ResponderExcluir
  13. Adoro suspense! Névoa parece ser tão bom, tão intrigante! Ai, queria ler ele. E a capa é tão linda, tão chamativa. Sério, já está entre os meus próximos livros para ler.

    ResponderExcluir
  14. Quem marca uma festa de aniversário no meio da mata? Achei estranho rsrs porém como adorei a capa e a sua resenha vou ler, e espero que o livro seja bom :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Fiquei mega interessada! Adoro literatura mitologica!

    uma beijoca,
    Nanda.

    http://retalhosassimetricos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Devorei esse livro em dois dias, me apaixonei pelos personagens e fiquei morrendo de vontade de “dançar na névoa”. Apesar de ser um livro infanto-juvenil foi uma das leituras que mais me envolveram nos últimos meses. Estou louca pelo próximo =)

    ResponderExcluir
  17. Eu também adoro elfos, mas eu não gostei muito da história do livro. Ficou ótima a sua resenha, mas mesmo assim nada me chamou muito a atenção pra esse livro, nem mesmo os elfos..rs. A capa é lindíssima, talvez um dia eu dou uma chance pra ele.

    ;***

    ResponderExcluir
  18. Não tinha ouvido falar desse lançamento, mas gostei da resenha e achei a história interessante. Não li muitas coisas sobre elfos ainda...
    Essa capa é linda, principalmente pelo esquema de cores!

    ResponderExcluir
  19. Adorei a história! Também gosto muito de seres fantásticos e achei muito legal a autora se basear na mitologia nórdica, dá um crédito. Se a sinopse já me deixou curiosa, com a resenha então... Com certeza irei ler a série!

    ResponderExcluir
  20. Oie

    Bem pude perceber lendo a resenha que Névoa é um livro de fantasia com uma pitada de verossimilhança. A escolha da autora pela mitologia nórdica fora uma escolha acertada na minha opinião e por isso me ganhou completamente! Pude observar que Nell é uma menina muito reservada e observadora e também a pessoa mais centrada e sensata da família.
    Acredito que Névoa tenha uma descrição rica e meticulosa, e a linguagem utilizada pela autora é simples, cativante e fluída. Li em outras resenha que apesar de ser o 1º livro de uma série, este, fecha o círculo e segue uma estrutura com início, meio e fim.
    Embora seja um livro de fantasia, Névoa aborda questões sérias como a ganância, ambição, destruição da natureza e dos serem que vivem nela.
    Acredito que Névoa seja um livro lindo, com histórias bem escritas e cheias de mistério.
    ótima resenha
    Bjus

    ResponderExcluir
  21. Eu também gosto bastante de livros que abordam qualquer tipo de Mitologia, seja ela, nórdica, grega, romana, brasileira, etc. Apesar de não ter lido nada com elfos, acho-os super interessantes. Fiquei bem curioso pra ler, pois além dos elfos e Mitologia, tem uma leitura rápida, criativa e instigante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nada de mitologia nórdica, e de elfos só o Senhor dos anéis XD
    Quando li a sinopse e vi a capa eu pensei quero pra ontem!
    ótimo que o livro tem uma fonte de tamanho legal.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Lindo lindo e lindo. Em primeiro lugar o que me atraiu nesse livro foi a capa, que é muito linda. Depois foi o título e, então, quando eu li essa resenha, fiquei ainda mais fascinada. Gosto de livros que tratam sobre esses estilo, fantasia, magia, essas coisas, acho muito legal. Estou muito curiosa pra ler esse livro.

    ResponderExcluir
  24. Pelo que li na sua resenha a história parece-me ser muito boa e eu quero ler.

    ResponderExcluir
  25. A trama parece ser bem amarrada e com um bom ritmo, o que não deixa a leitura cansativa, aguçando a curiosidade dos leitores a cada página.

    ResponderExcluir
  26. Ai, que incrível! Esse livro aparenta ser muito bom, mesmo. Pela sinopse e por sua resenha, já dá pra ter uma ideia do que nos espera nessa história: e confesso que fiquei curiosíssima e louca pra ler Névoa logo. Assim eu vou a falência, sério, haha. Beijocas!

    ResponderExcluir
  27. Desde que vi esse livro como lançamento ele esta na minha lista espero poder ler ele em breve, pois parece ser uma historia incrível ainda mais eu que nunca li nada com elfos, creio que será uma boa forma de conhecer esses seres.

    ResponderExcluir
  28. Esse livro deve ser muito bom. Quanto a adaptação, ando com medo disso. Poucas dão certo totalmente. Não sei se seria algo tão bom.

    ResponderExcluir
  29. Amo livros com elfos e fadas, então esse me desperta grande curiosidade.

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito da trama do livro e achei a capa linda quando vi na bienal, tem tanta coisa boa nesse livro tirando que é série, estou um pouco cansada de esperar sair o próximo quando sai.
    A história é muito boa não vejo a hora de ler, parece ser linda.Bem curiosa com tudo que disse bom vou apostar nessa série quero muito ler.

    ResponderExcluir
  31. Sou bem fã de literatura fantástica e se envolve elfos e outros seres inusitados, ainda mais.
    Quero muito poder desvendar o mistério da névoa que levou Gwen.
    Muito boa resenha, bem detalhada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  32. Gostei bastante da resenha, já tinha lido alguns comentários sobre o livro e achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  33. Fiquei bem curiosa quanto ao livro e da garota ser levada por uma névoa... Quero saber mais desse mundo fantástico e das criaturas que o habitam.
    P.S: A capa é linda!

    ResponderExcluir
  34. A história, com muita fantasia, realmente é um prato cheio para os leitores assíduos!
    Além de me interessar bastante pelo enredo, acredito que me identificaria bastante com a personalidade de Nell...
    Gostei da resenha!
    http://vanille-vie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. adorei a tematica do livro, bem interessante, quero lê-lo o mais rápido possível

    ResponderExcluir
  36. Estou louca para ler esse livro, ainda mais agora depois de ler os seus comentários, nossa fiquei ainda mais fascinada e certeza que pretendo ler este mês, adoro livros assim e concordo contigo ele iria ficar perfeito em uma versão pra cinema.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.