20/08/2013

Resenha - Dividida


Nome: Dividida
No Original: Torn
Autor (a): Amanda Hocking
Tradutor (a): Priscila Catão
Páginas: 360
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quando Wendy Everly descobriu a verdade sobre si mesma, que ela é uma changeling - uma criança secretamente trocada ao nascer - , soube que sua vida nunca mais seria a mesma. Agora, ela está prestes a descobrir que essa história é mais complicada do que parecia... Depois de sequestrada e aprisionada pelos inimigos de sua família, Wendy percebe que sua conexão com seus rivais, os Vittra, é ainda mais forte. E eles não vão desistir nunca de tentar persuadi-la a lutar por eles. Com a ameaça de uma guerra iminente, a única esperança de Wendy de salvar os Trylle é dominando seus poderes mágicos e se casando com um membro da realeza igualmente poderoso. Mas isso significa se afastar de Finn, seu charmoso guarda-costas, com quem ela não pode ficar de jeito nenhum... e de Loki, um príncipe Vittra por quem ela sente uma atração cada vez maior. Dividida entre seu coração e seu povo, entre o amor e o dever, Wendy terá que decidir o seu destino. Se tomar a decisão errada, pode perder tudo - e todas as pessoas - que sempre quis... nos dois mundos.

Desde que conheci a trilogia da autora Amanda Hocking sabia que gostaria dos livros portanto não foi surpresa ao ler o primeiro livro descobrir uma mitologia rica e inovadora. Se por um lado a primeira história de Wendy foi ótima, por outro deixou muitas questões no ar, por isso quando a Rocco anunciou o lançamento do segundo livro fiquei curiosa o suficiente para solicitar o livro a editora. Ao contrário do esperado Hocking desenvolve na segunda história de Wendy a trama política que envolve os reinos, apresentando novos personagens e deixando em suspense o romance.

A história começa pouco tempo depois do final do primeiro livro com Wendy e Rhys aparecendo na porta de sua casa mortal. Matt, irmão de Wendy está furioso com o desaparecimento dela e não consegue engolir os motivos que ela dá. E principalmente não acredita que Rhys seja seu irmão. Contudo isso fica para segunda plano quando três Vittra aparece em sua casa os sequestrando. Wendy não pode acreditar no que está acontecendo. Presa em uma cela sob o castelo dos Vittra ela precisa descobrir uma forma de fugir e controlar seus poderes. Levada diante do rei dos Vittra Wendy descobre mais sobre seu passado e sobre sua mãe Elora, assim como os problemas dos Vittra que levaram o rei a sequestrá-la. Para o rei a escolha de Wendy é óbvia, mas tudo o que ela quer é escapar dali e levar seu irmão e Rhys em segurança. Porém nem todo mundo no castelo é vulnerável a sua persuasão. Ela ainda não consegue controlar e Loki, um dos Vittra que ajudou em sua captura surge no meio do seu caminho. Antes de poder entender seus motivos Loki a deixa partir, porém depois desse encontro a vida de Wendy se complicará muito. De volta a Förening Wendy terá que lidar com as pressões dos conselheiros e de todos para que assuma logo sua posição como rainha. E para isso ela precisa se casar. Dividida entre treinar seus poderes e tentar entender os motivos que levaram Loki a se deixar capturar Wendy precisará escolher entre o que quer e o que todos pensam que é certo para poder evitar uma guerra sangrenta.

Essa é a premissa do enredo desse segundo volume da trilogia criada por Amanda Hocking. Através de uma narrativa fluida e de ritmo cadenciado a autora expande o universo apresentado anteriormente mergulhando no lado político da história. Desenrolando uma teia de intrigas e manipulações a autora entrelaça a vida de sua protagonista a sacrifícios e decisões frente à possibilidade de guerra. Alternando entre o desenvolvimento dos poderes de Wendy, as conversas com Loki onde procura entender seus motivos e os Vittra e as decisões de Elora e seus conselheiros a trama evoluiu de maneira inesperada, com uma sequência de acontecimentos que surpreendem o leitor.

As descrições continuam pontuais formando um ambiente belo e vívido que aliado aos rumos que a trama tomou deixa o segundo livro mais intrigante do que o primeiro. Diante as escolhas que Wendy é obrigada a tomar não consigo ver como a autora vai desenrolar o livro três. Sem muito tempo para romance Wendy se vê dividida pelos sentimentos que tem por Finn e o interesse crescente pelo fascinante e misterioso Loki. Que aliás se torna um dos personagens mais interessantes da história. Loki não é apenas mistério, a personalidade dele casa muito mais com a de Wendy do que Finn. Sufocada pelas explosões de Finn desde que ela começou a interrogar Loki, pelas descobertas que vai fazendo ao longo da história Wendy não sabe como reagir diante dos acontecimentos. O final nos surpreende apesar de desde cedo ter ficado claro que era uma opção. Não sei como Wendy sairá dessa, mas se ambos são markis, porque não? Mal posso esperar pelo próximo volume. Como Wendy e Tove vão escapar do destino que todos parecem achar a única solução? E por outro lado se a guerra acontecer conseguirá Loki escapar de Oren?

Leitura rápida, que instiga pelas surpresas que vão surgindo a cada capítulo e que prende o leitor diante da evolução de sua protagonista. Amanda Hocking acertou ao desenvolver o lado político da história. Construindo uma trama de manipulações e intrigas a história ganha em densidade e é nítido o amadurecimento da escrita da autora. Que enrique seu universo com novos elementos e entrelaça as possibilidades ao optar por uma história mais centrada nas decisões do futuro da corte dos Trylle, mas que nem por isso deixa o romance de lado. A edição da Rocco está ótima, fonte boa, tradução que mantém o ritmo e um conto extra no final. Ansiosa para saber mais notícias sobre o filme. Que se bem adaptado pode render um filme bom e muito bonito. Recomendo a todos que procuram uma trilogia diferente, com mitologia rica e inovadora além de um desenrolar que surpreende pelas escolhas e mudanças no formato mais comum. Segredos, intrigas, guerra, romance e difíceis decisões em nome do reino. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Trilogia Trylle - Amanda Hocking
1- Trocada
2- Dividida
3- Iniciada

30 comentários:

  1. Oi Yas! Não li a resenha completa porque não quero ter nenhum spoiler, já que também não li Trocada. Vi resenhas negativas do primeiro livro e deixei ele de lado, mas ainda continuo bem curiosa com a história.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  2. Ei! Descobri seu blog ontem e to adorando as resenhas. Segui seu conselho do twitter e li a resenha por partes. Já li o primeiro livro e achei bom, nada de mais, mas bom, então não tava com muita pressa de ler o segundo, mas pelo que disse a história sai daquilo morno e vai para o lado de clima de corte, com manipulação, segredos e até traições então? Coitada da Wendy ter que virar boneco nas manipulações da mãe e da corte. Fiquei muito curiosa para ler agora. Acho as capas lindas tb. Adorei a resenha, beijo para ti.

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a ler Trocada, mas até hoje ainda não terminei, acabei pegando outros livros e ele ficou um pouco de lado. Mas o livro me ganhou pela capa admito, acho as capas dessa série muito lindas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez que ouço falar da Amanda, me deu uma pontadinha de vontade de ler a série... e as capsa?!?! meu Deus, é para acabar com os leitores mesmo hein!!!
    Apesar de não ler a resenha por medo de spoilers, gostei da dica de série, Beijo

    ResponderExcluir
  5. Me interessei pela trilogia, mesmo sendo uma trilogia! É que com a falta de tempo, estou lendo apenas livros que não são de séries, etc... mas enfim, quando eu tiver um tempo, vou tentar ler!

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tinha visto umas resenhas meio ruins desse primeiro livro, mas o segundo parece que agradou mais. Gostei das histórias, ambos os livros pareceram bons pra mim. E acho que vale a pena dar um chance, gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  7. Eu já estava querendo ler Trocada faz um tempo, a história parece ser tão legal e essas capas são muito bonitas. Mas eu já tinha visto tantas resenhas negativas dessa série que desanimei um pouco, mas que bom que você gostou, acho que vou dar uma chance a série.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ah,adorei a série,mas nunca tinha ouvido falar dela e nem da autora,Amanda Hocking.
    Não li a resenha toda,devido a spoilers,já que não li o livro anterior,mas pretendo comprar os livros com certeza e a capa é linda.Bjos

    ResponderExcluir
  9. Adoro as capas e nunca li nenhum livro da Amanda, mas quero ler Trocada, por isso só li o inicio da resenha de Dividida

    ResponderExcluir
  10. Eu já tentei ler o começo dessa saga, mas eu não gostei muito, talvez seja porque eu estava lendo um outro livro junto com esse. A história não me cativou muito, mas mesmo assim eu vou terminar Trocada e se no final eu ficar curiosa e gostar, eu vou comprar Dividida.

    ;**

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler Trocada e a sequencia, porém, está em segundo plano em relação às séries que quero ler. Já ouvi críticas negativas, mas as positivas superam.

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto da trilogia apesar do que algumas pessoas falam, que é muito comum a personagem e tal, mas a premissa é criativa e concordo com o que falou na resenha, já que o segundo toma rumos diferentes aposto que fica melhor ainda. Ansiosa para ler ele e o 3º logo. Adorei a resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  13. Que bom que o segundo livro continua com o bom enredo, será que o terceiro livro demora muito para sair? Eu não sabia que terá um filme do livro, aguardarei ansiosamente!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, Yasmin! Comprei "Trocada" numa promoção do Submarino, e já estou louca para lê-lo. Não li a resenha por completo, pra não pegar nenhum spoiler do primeiro volume, mas a minha curiosidade em relação a essa história é bem grande. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada da Amanda Hocking, até baixei um livro dela no meu tablet pelo aplicativo do Kobo, mas ainda não li (e está em inglês :P)
    Mas super adorei sua resenha, e o livro subiu alguns degrauzinhos na minha wishlist com certeza hahahaha

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Já li alguma coisa sobre essa série e não dei muita importância. No entanto, agora que li sua resenha, vou querer ler os livros.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o livro um e quero ler esse demais mas ainda não tive como comprar, amei tudo o que disse porque ele parece melhor com a trama focada mais em coisas mais importantes, adorei a resenha e espero ler em breve para quando sair o próximo estar em dia e o filme idem. Abs!

    ResponderExcluir
  18. Resenha bem trabalhada, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa ideia sobre o enredo, despertando o interesse para a leitura.

    ResponderExcluir
  19. Desde que vi o primeiro livro estou super curiosa para ler, faz bem o meu estilo, e agora que eu li um pouco da resenha do segundo livro é um pouco eu não consegui terminar, pois minha vontade de ler o livro só aumentava, também tem o fato capas as capas são lindas na minha opinião.

    ResponderExcluir
  20. Adoro a capa dos livros da série!!
    Ainda não li Trocada..mas ele esta na minha lista já. Não li toda a resenha para não pegar spoiler..mas assim que ler trocada com certeza vou querer conferir Dividida tbm.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Adorei a trama de famílias e poderes sobrenaturais tudo junto e misturado! kkkk E amo triangulos amorosos..ja me vejo lendo e escolhendo qual dos dois pretendentes gosto mais!

    ResponderExcluir
  22. Já li o primeiro e segundo livro dessa trilogia, não foi um dos melhores que já li mas gostei bastante.

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li o primeiro livro, mas tenho interesse em lê-lo. A trilogia parece ser bom e pretendo lê-la daqui algum tempo!!

    ResponderExcluir
  24. A primeira coisa que falo sobre essa série, são as capas. São muito bonitas mesmo. Adorei. Em relação a trama, também gostei, pois acho legal quando o autor cria Mitologias interessantes, e esse me parece que além de inovador, é legal. Outro ponto forte foi focar a trama na parte política.
    Resumindo, quero muito ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Nunca tinha me animado com essa serie, mas acabei comprando o primeiro numa promoção, embora tenha comentários bons e ruins sobre esses livros quero ler todos e tirar minhas próprias conclusões. Gostei da resenha e me ajudou a me animar ainda mais para ler o que eu comprei.

    ResponderExcluir
  26. Recebi muitos comentários positivos sobre esse livro. As capas são lindas, principalmente essa, explorando o azul. Amo esse tipo de mitologia e estou loooouca pra ler esse. Li alguns trechos do primeiros livro e fiquei super curiosa.

    ResponderExcluir
  27. Já ouvi muitos comentários bons sobre este livro. E que capa é essa gente? P E R F E I T A
    Amei a resenha
    Bjs <3

    ResponderExcluir
  28. Já li o primeiro e não vejo a hora de ler esse segundo, gostei muito do livro por ter uma mitologia pouco usada até agora, eu pelo menos nunca havia lido livros sobre Trolls. A capa do primeiro é linda, e essa então ficou perfeita, livros me conquistam pela capa, isso é fato!

    ResponderExcluir
  29. Ainda não li trilogia mas tenho mta curiosidade de ler, o universo criado pela Amanda Hocking parece ser incrível e fantástico, a narrativa parece ser bem fluída, adorei a trama e sua resenha!

    ResponderExcluir
  30. Amei essa série, já a li toda e amava a cada livro mais e mais. Wendy é uma garota que passa a conhecer seu reino, mas vê que nada é o que se parece no decorrer do livro. E como amei Loki, muito fofo!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.