17/07/2013

Resenha - Guerra Mundial Z


Nome: Guerra Mundial Z
No Original: World War Z
Autor (a): Max Brooks
Tradutor (a): Ryta Vinagre
Páginas: 368
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: O narrador é um integrante da comissão da ONU encarregado de elaborar o relatório sobre o assustador conflito que quase aniquilou o planeta. Da identificação do paciente zero, contaminado nas ruínas de Dachang, na China, até Mary Jô Miller, a arquiteta de elite que pode pagar para se proteger, passando pelo depoimento de um soldado da infantaria que lutou no conflito, nada escapa à verve do autor. Irônico, Brooks destaca ainda o quanto os homens são ingênuos em achar que podem se defender de pragas e criaturas alienígenas. Governos corruptos e com interesses eleitoreiros podem destruir qualquer Departamento de Defesa, ou conduzi-lo para o front errado. O autor mostra ainda como as sociedades desmoronaram e foram forçadas a se reorganizar após o colapso das instituições que as mantinham, levando as pessoas a atos extremos de heroísmo e altruísmo, bem como de egoísmo e mesquinhez. Além de recorrer ao fantástico para traçar um painel das reações humanas diante de crises e tragédias inexplicáveis, Brooks tece comentários ácidos sobre temas diversos.

A maioria aqui deve saber que não sou muito fã de zumbis, mas como toda boa leitora sou curiosa e mesmo não curtindo muito esses seres sempre tive vontade de ler algo com eles. A oportunidade surgiu quando a Rocco divulgou a reedição do livro de Max Brooks. Faz muito tempo que me indicaram Brooks, não pelos zumbis, mas pelo tom crítico que o autor emprega no livro e pelo formato que transformou seu livro em um dos relatos fictícios mais assombrosos e realistas da literatura.

O livro é um apanhado de relatos dos poucos sobreviventes a devastação causada pelos zumbis. Desde o paciente zero até as batalhas finais contra os Z, como ficaram conhecidos. O homem viveu na terra durante séculos, dominando tudo o que podia, competindo e se achando superior até a chega dos assustadores mortos-vivos que quase extinguiu a raça humana. Estavam despreparados, os governos riram quando ouviram o boato. O primeiro caso na China foi escondido e mascarado. No Brasil e na África do Sul foi tachado de raiva e quando as autoridades perceberam já era tarde demais. Israel tornou a crise real ao fechar suas fronteiras, a CIA descrente poucas medidas tomou, relatórios foram engavetados. Uma nação após a outra colapsando, exércitos se rebelando, a violência gerando mais zumbis. A cada pessoa que caia morta um zumbi se erguia. Ninguém sabe como alastrou tão rápido, mas nos relatos dos sobreviventes vemos a outra face do conflito.

Ricos tentando usar seu poder para salvar a própria pele, preconceitos descabidos onde só havia morte, o tráfico ilegal de órgãos espalhando a doença silenciosamente através do globo, o êxodo de pessoas em busca da segurança nos lugares mais remotos, o povo aprendendo no limite de suas forças a combater os mortos-vivos e os charlatões aproveitando para fazer fortuna com falsas curas. A cada novo relato Brooks desvenda o horror por trás de um caos violento que despertou a pior face do ser humano.

Variando entre personagens dos mais variados tipos o autor reconstruiu o conflito da origem ao fim entrecortando o relato de personagens, respondendo a perguntas de um com o relato de outros criando um emaranhado realista e crítico, com um ritmo agradável e descrições fortes, vívidas que transportam e prende o leitor através em cada detalhe. Relatos tristes, egoístas, raivosos, culpados ou cheios de esperança. Uma história contada de forma diferente e pode não agradar a todos. É uma forma narrativa direta que apresenta a trama de maneira muito diferente, mas que se você acompanhar irá gostar bastante e conseguirá ao final um quadro completo como em qualquer outra história narrada no formato tradicional.

Leitura rápida, que instiga a curiosidade e em certos momentos é tão imersivo que chega a ser desconcertante o quão soa real. Excetuando a parte dos zumbis é como acompanhar o relato de uma grande catástrofe mundial, mérito do autor pelo acerto no tom e nas críticas ao modelo de política mundial. A edição da Rocco está ótima. Fonte agradável que proporciona uma leitura ótima. A capa do filme ficou muito boa por causa dos tons. Só podiam ter tirado a bolinha. O filme é ligado ao livro, mas de uma forma diferente, mas imediata, o começo do conflito. Recomendado a todos que procuram uma leitura diferente e que gostariam de conhecer a mitologia dos zumbis de um jeito ao mesmo tempo forte, mas suave por focar no lado pessoal dos que sobreviveram. Um relato após a guerra com os zumbis, as consequências, questões psicológicas, religiosas, a face dos sobreviventes, a inversão na sociedade. Leiam e se surpreendam! Até mais!

25 comentários:

  1. Querendo muito ler antes de ver o filme, mas não consegui ainda. Sua resenha me deixou com muita vontade de ler. Não sabia o que esperar pelas imagens que vi do filme e tudo então adorei. Também não leio quase nada de zumbi foi bom saber que você também e acabou gostando. =)

    ResponderExcluir
  2. Queria assistir ao filme, mas não sem uma base. Pelo que sua resenha fala o filme é mais ação do que o livro como sempre, mas se manterem a essência deve ser muito bom. Falou tudo o que queria saber. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Apesar de não ter curtido tanto assim o filme quero ler o livro porque pelo o que você disse vou achar bastante interessante, beijos !! ( amo livros de leitura rápida ) .

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Já vi o filme, infelizmente não consegui segurar para ler o livro antes, mas pelo que falou e o que a maioria tá comentando o filme é bem diferente ao mesmo tempo que é igual. A narrativa entrecortada com relatos é outra coisa que devo gostar. Ótima resenha espero ler o livro em breve. Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Queria ver o filme, livro dele não fiquei muito animada pra ler.
    Mas pelo menos deu pra ver que é muito bom! Já dá um clima pra conferir esse filme agora.

    ResponderExcluir
  6. Não senti muita vontade de ler. Em geral gosto de cenários pós apocalípticos e fantasia, mas realmene não me atraiu muito.

    ResponderExcluir
  7. É o único de zumbi que tenho vontade de ler e pela resenha ele deve ser ótimo. Adoro livro com relatos, soa tão real em alguns casos e já ouvi falar tão bem do autor, sua resenha só confirma isso. Adorei, assistirei ao filme só depois de ler. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Esse Livro parece ser muito interessante, ja esta na minha lista de leitura :)

    Estou te seguindo, se puder me segue tbm :)
    Beijoos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Tenho um tanto de pavor de zumbi, mas queria muito ler por causa do filme e agora também porque sua resenha me deixou curiosa para ver as diferenças antes de ler. Quem sabe acabo gostando dos zumbis... Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Depois do Rumo que a série The Walking Dead tomou fiquei com um baita preconceito contra zumbis; as histórias deles se tornaram tão superficiais... Mas morro de vontade de ler esse livro. E de ver o filme.

    ResponderExcluir
  11. Eu já li o livro e vi o filme e os 2 não tem quase nada em comum , não tem nada aver , os produtores do filme mudaram muito a historia , e o proprio autor disse isso tambem !!!!

    ResponderExcluir
  12. Deu muita vontade de ler....zumbis é tdo de bom ;)

    ResponderExcluir
  13. Zumbis é um tema que ainda não li nada mesmo! Até tenho curiosidade, principalmente a série The Walking Dead e Dearly Departed (que já li ótimas resenhas), só não tive coragem ainda!! hehehe
    Por ser livro de filme (na real, por ser relançado junto com a estreia do filme) não tinha me chamado a atenção. Mas o que me interessou mais foi essa questão mais política, e bem real, que dá pra perceber em 'O primeiro caso na China foi escondido e mascarado. No Brasil e na África do Sul foi tachado de raiva(...)'. Se fosse real, acho que ia ser bem assim mesmo, ninguém tá nem aí pro '3º mundo' até que atinja o '1º mundo'. Se começasse nos EUA provavelmente eles iam evitar o fim do mundo, como sempre vemos nos filmes...
    Eu não dava muito pela capa, mas vi na livraria e, realmente, o jogo de cores ficou muito bonito!!

    ResponderExcluir
  14. Não vi o filme ainda, mas dizem que é um tanto bom. Não é o tipo de leitura que eu gosto, mas gostaria de checar!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece ser mto bom. Só de ter zumbis acho que torna tudo mais interessante :)
    Vou ver se leio antes de ver o filme :)

    ResponderExcluir
  16. Apesar de gostar bastante de zumbis, ainda não tive oportunidade de ler nada que abordasse eles. Apenas assisto filmes e a série "The Walking Dead". Acho incrível quando um autor consegue pegar uma trama completamente ficcional, e nos faz ter a sensação de que é tudo real. E também quando consegue juntar vários temas interessantes e nos fazer refletir sobre eles. Estou bastante curioso pra ler, e assistir o filme.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Vi alguns comentários sobre o filme e gostei muito. Descobri que era um livro e fiquei super curiosa pra lê-lo. Quero muuuuuito ler, principalmente depois de ler sua resenha. O tema é bem interessante e eu gostei muito do jeito que você fez a crítica construtiva.

    ResponderExcluir
  18. Eu não curti muito o filme, mas muitas pessoas já me falaram para dar uma chance ao livro. Então, ele já esta na minha lista. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  19. Eu assisti apenas ao trailer do filme e fiquei super interessada. Agora li sua resenha e vou querer ler o livro antes de ver o filme.

    ResponderExcluir
  20. Eu simplesmente amo livros (séries e filmes também) que retratem um universo apocalíptico! Seja sociedades paralelas, apocalipses zumbis, enfim, qualquer tipo de cenário pós apocalíptico. Guerra Mundial Z já se encontra na minha lista de desejados à um tempinho, talvez devido já ter saído o filme recentemente, e quero ler o livro primeiramente para poder ver o filme, entretanto ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Nunca li livros com esse estilo de narração, estilo entrevistas, entretanto tenho curiosidade.

    ResponderExcluir
  21. O filme já é legal imagina o livro ^^
    Quero ler logoooooooooo

    ResponderExcluir
  22. Vi o filme e gostei bastante, me interesso por histórias com zumbis e essa não foi diferente. Mas só uma coisinha: Precisava colocar um selo na capa falando que o filme é estrelado pelo Brad Pitty?

    ResponderExcluir
  23. Achei o filme aqui em casa e resolvi assistir, e amei!!! É muito bom, a fuga dos zumbis, foi chocante quando mostra várias cidades sendo tomadas pelos zumbis etc. Pensei que seria chato, mas agora vou ler o livro. O que eu gostei muito no filme é que os zumbis não andam lentamente, eles atacam igual cachorro raivoso! Ufa, acho que deu pra expressar o quanto eu gostei de Guerra Mundial Z!!

    ResponderExcluir
  24. Já ouvi falar sobre o filme, e estava pensando em assistir, aí descobri o livro. Prefiro ler o livro primeiro sempre, estou concorrendo ao livro, espero ganhar pra poder mergulhar de cabeça nessa história sinistra. Gostei da capa, só que essa bolinha realmente tirou um pouco da beleza dela.
    Nunca li nada parecido, espero me surpreender com o estilo de narrativa.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.