29/07/2013

Resenha - A Falsa Princesa


Nome: A Falsa Princesa
No Original: The False Princess
Autor (a): Eilis O'Neal
Tradutor (a): Débora Isidoro
Páginas: 408
Editora: Farol
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de dezesseis anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protegê-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a única vida que ela conhecia. Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e perigosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa. Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandoná-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre.

Estava ansiosa desde que soube que a Farol lançaria o livro de Eilis O'Neal por isso não hesitara em solicitar o livro através da parceria. O livro desperta atenção não só pela sinopse, mas pelo fato de não pertencer a uma série ou trilogia. Coisa rara hoje em dia. A premissa de passar a vida sendo enganada por aqueles que chama de pai e mãe é de apertar o coração e o mundo apresentado por Eilis O'Neal é fascinante. Uma fantasia juvenil que vai surpreender pela trama inteligente e intrincada de reviravoltas.

A história começa no momento mais difícil da vida de Sinda, a garota que por dezesseis anos viveu, cresceu, fez amigos e acreditou ser Nalia. Em um estado entre o choque e atordoamento ela vê seu mundo mudar. Agora é Sinda, não tem pai e nem mãe, apenas uma tia com quem deveria morar, mas viver no interior com tantas tarefas pesadas para executar não é fácil. Quando partiu da Corte um dos magos da Universidade desfez o feitiço que mascarava quem ela realmente era, mas Sinda sente que tem algo errado em sua vida, uma sensação de quem ainda não é quem deveria ser. Quando sem querer descobre que possua magia correndo no seu sangue decide pegar as economias que o rei e a rainha a deu por "serviços prestados a coroa" e partir de voltar para a cidade. Sabe que precisa manter distância de Kiernam e do ambiente em que vivia, mas sonha em poder finalmente fazer algo de sua vida, se tornar estudante de magia na Universidade. Porém seus planos são arrasados. Além de não ser nobre não tem o suficiente para pagar a taxa exorbitante de estudos e ainda sobreviver. Quando Philanta, uma maga que não é como as outras a toma como aprendiz e a coloca trabalhando como escriba para pagar as aulas que lhe dá, Sinda achou que teria paz, mas a inquietação ainda está lá. Após estudar um dos mapas que ela e Kiernam viviam tentando desvendar Sinda descobre algo interessante e ao procurar o amigo acaba presenciando algo que mudará para sempre sua vida e a de Thorvaldor. A verdadeira Nalia pode não ser quem todos estão pensando...

Essa é a premissa da história que se desenvolve capítulo a capítulo em um ritmo alternado, construindo em camadas a vida de Sinda, que precisa se reinventar diante da grande mentira que viveu. A narrativa em primeira pessoa leva tempo para engatar na trama central o que deixa o ritmo um pouco mais lento no começo, por isso disse que o ritmo é alternado. Contudo mais do que reviravoltas e traições, mentiras e segredos, o livro é sobre Sinda, sobre a garota que perde tudo o que tem e precisa se reinventar diante da vida, descobrir quem realmente é. Com belas descrições e uma escrita fluida, que transborda sentimentos, a autora constrói um mundo fantástico, com princesas sim, mas também com magia, intriga, segredos e personagens marcantes compondo o ar medieval da história.

Os personagens secundários são outro destaque da história de Eilis O'Neal, desde Kiernam, o amigo mais antigo de Sinda a Philanta, a maga que todos chamam de excêntrica apenas por não seguir as regras da Universidade. E é através de bons personagens que a história de Sinda cresce, com diálogos e conselhos que ajudam Sinda ultrapassar a perda e ir atrás das respostas que trarão paz para a vida dela novamente. Não consigo nem imaginar como deve ser chocante viver uma descoberta parecida e fiquei estarrecida com a crueldade de trama que criaram em torno da vida de Sinda, Orianne e todos os outros envolvidos. Intercalando crescimento pessoal e busca por pistas do quebra-cabeça envolvendo a profecia e a princesa a autora construiu uma trama instigante, com uma amizade realista e um amadurecimento notável que culminaram em um final maravilhoso, com tensão e a promessa de um novo começo.

Leitura rápida e agradável, que conquistará pela personagem única e pelo desenvolver cadenciado que instiga e cativa o leitor a cada novo capítulo. Eilis O'Neal acertou o tom em todos os aspectos ao construir uma história sobre amadurecimento, auto descoberta e recomeço aliada a um romance sensível e real. A edição da Farol está ótima, fonte boa, capa mantida e diagramação ótima. A história ficaria perfeita adaptada para o cinema ou ainda para a TV. O mundo é extremamente rico, com elementos inovadores e os personagens são fortes. A trama renderia maravilhas adaptada e ainda digo mais, apesar de histórias avulsas serem ótimas adoraria ver Sinda em outros livros. Recomendado a todos que buscam uma mistura excelente de jovem adulto com fantasia. Mundo rico, trama fechada e um enredo intrincado que surpreende e emociona o leitor. Leiam e se encantem com a história de Sinda! Até mais!

30 comentários:

  1. Ja tinha visto a capa desse livro mas nao tinha me interessado muito. Achei que fosse um livro de historia mais rasa. Mas, agora, ao ler sua resenha, adorei o livro. Gostei da historia e do enredo. Vou colocar na minha lista de desejados.
    A capa eh muito bonita, neh?

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Querendo demais conferir esse livro, parece que é super bem feito mesmo e vale muito a pena. A maioria das resenhas que vi foram boas, então deve ser bom mesmo. Ótima essa trama.

    ResponderExcluir
  3. Queria esse livro desde que vi por causa da capa linda e da sinopse que parecia muito boa, mas não tinha ideia do que esperar de resto. Adorei tudo o que disse na resenha, sobre ser da personagem, e claro sobre as intrigas e tramas. Concordo que deve ser a pior coisa do mundo descobrir algo assim. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a capa do livro, mas achei a premissa um pouco cruel demais, que pessoas que cuidam, criam por 16 anos para depois dispensar como se fosse um saco de batata? Credo, mas vendo sua resenha fiquei com vontade de ler, conhecer mais, tem que ser muito forte para superar isso e ainda ajudar o reino. Nossa, já na lista de desejados. Mais uma da Farol na lista, haha, beijos! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Achei a sinopse do livro fantástica assim que vi, bem criativa mesmo e não sabia o que esperar. Pelo que diz na resenha o livro é bem parecido com o que eu achava. É tão difícil encontrar jovem adulto que já passa para o adulto de forma sutil e com história bem elaborada. Concordo com quem disse que tem que ser muito madura para superar uma notícia horrorosa dessas, falou tudo na resenha. Abs!

    ResponderExcluir
  6. Vi esse livro no skoob e assim que li a sinopse, corri para colocar na minha lista de desejados, parece ser mesmo muito bom, e sua resenha me encorajou a compra-lo ;)

    Bjs!

    escritoriando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu vi a sinopse e algumas resenhas e estava muito animada. Agora tenho o livro e será o próximo que eu lerei. Estou ansiosa. A capa é muito mais bonita que na figura, me apaixonei e a história é tão fofa...Acho que vou amar.

    ResponderExcluir
  8. Adoro encontrar fantasias únicas, não posso ler mais séries, não é nem porque não gosto, porque gosto, mas porque não sou tão rica, faliria com tanta série. A história parece ótima e gostei do que falou da autora, adoro histórias com foco dividido na personagem então vou amar. Resenha me deixou curiosa e ansiosa... Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Pensei que o livro fosse mais superficial, mas pela resenha tem muita coisa interessante que se desenvolve na história. Gostei da premissa e do caminho que a personagem principal percorre. Eu leria :)

    Luciana

    ResponderExcluir
  10. Estou morrendo de vontade de ler o livro desde que vi o livro quando divulgou no twitter e agora lendo a resenha tenho certeza que preciso dele! É tão interessante e maravilhoso quanto pensei pelo que diz. Muito curiosa mesmo. Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não sabia desse livro até as resenhas começarem a sair. A capa é linda, junto com o título me conquistou de cara. A sinopse é fantástica, adorei a trama 'Bela Adormecida ao contrário'. Fico imaginando como é pior essa situação invertida, ser criada como princesa, no luxo e sem ter que passar trabalho, um dia te dizem que tu não é quem achava que era e te jogam na rua com uma mão na frente e outra atrás. É muito cruel mesmo!!! Adorei a resenha, saber que a protagonista é uma personagem forte, uma trama cheia de magia e intrigas e princesas! Quero muito ler!!

    ResponderExcluir
  12. Tô louca por esse livro e ansiosa pra lê-lo. Já tinha visto ele há algum tempinho no skoob e já me conquistou demais só com a sinopse. Com a resenha então não tive dúvidas: o quero.
    Aguardado ele chegar aqui na minha cidade. :)

    ResponderExcluir
  13. O que de primeiro me chamou a atenção nesse livro foi a capa e depois o nome,que achei interessante.Gosto muito dessas estória que envolve coroa,acho muito legal.
    E quando tem magia no meio melhora ainda mais..Quero muito lê-lo,espero que seja o mais breve possivel.
    Bjs'
    ;)

    ResponderExcluir
  14. Como amo livros de fantasia, esse não poderia faltar na minha wishlist né!
    E você deu 5 estrelinhas e fez uma super resenha positiva, então... O que não faltam são motivos para ler né!
    E sim, seria muito legal ver um livro desse tipo na TV *--*
    Adorei sua resenha :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro desde o seu lançamento. Já o tenho anotado em meus desejados mas ainda não pude comprar par ler. Espero fazer isso em breve.

    ResponderExcluir
  16. Eu to louca para ler esse livro ele já esta na minha lista desde que o vi e eu não vejo a hora de poder ler ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oieee
    Adorei a resenha!
    Livro parece estar recheado de fantasia, romance e mistério, encantamento, suspiros e surpresas!
    Quero muito ler essa delícia de conto de fadas! Leva jeito p/a ser muito fofo e dinâmico. Resenha me fez desejar que esse seja um daqueles livros que viram série ao invés de ser um filho único.
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha, parece uma história de conto de fadas, a personagem começa princesa, cheia de glamour, de facilidades e de repente se vê jogada ao mundo, estou curiosa para saber o que ela vai fazer quando retornar a cidade, como será seu processo de amadurecimento.
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
  19. Esse livor parece ser muito bom. Bom para leitura e descontrair com um livro leve e de fácil leitura, com fantasia e conto de fada. O mais interessante de tudo é que ela acaba não sendo a garota tão normal que acabou pensando ser. É um livro bem diferente.

    ResponderExcluir
  20. Achei o enredo super bem bolado, e como sou fã de romances fantásticos já espero um final surpreendente porque geral livros de fantasia são assim. A temática das bruxas é sempre muito envolvendo, to louca pra ler!

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler esse livro, ele parece ser muito bom!! As resenhas que já li dele foram bem positivas e fiquei muito interessada!!

    ResponderExcluir
  22. Muito boa a resenha, estou louca pra ler esse livro. Parece ser uma historia diferente do que estamos acostumados em relação a princesas. To muito interessada

    ResponderExcluir
  23. "Volume Único" é praticamente música para meus ouvidos. Rsrsrs
    Achei essa trama bem interessante. Confesso que mesmo antes de ler, achei uma crueldade sem tamanho o que fizeram com a Sinda, e de antemão, já odeio os envolvidos nisso. A parte boa é que Sinda não se dá por vencida e corre atrás da sua própria história. Estou bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. Já tinha ficado bastante interessada nesse livro pela capa e pela sinopse, agora lendo essa resenha fiquei ainda mais ansiosa pra ler ele!

    ResponderExcluir
  25. Não sabia do potencial do livro até uma amiga indicar. Após as resenhas, fiquei desejando ler tb. Sua resenha me mostrou o quanto vale a pena ler esse livro, especialmente pela crescente da narrativa e habilidade da autora em apresentar personagens interessantes. Isso faz toda a diferença, porque nada pior numa leitura que personagens que não nos tocam de alguma forma, sem empatia.
    Adoro essa história de crescimento, superação e quero ver nossa princesa dando a volta por cima!/

    ResponderExcluir
  26. Não sabia do potencial do livro até uma amiga indicar. Após as resenhas, fiquei desejando ler tb. Sua resenha me mostrou o quanto vale a pena ler esse livro, especialmente pela crescente da narrativa e habilidade da autora em apresentar personagens interessantes. Isso faz toda a diferença, porque nada pior numa leitura que personagens que não nos tocam de alguma forma, sem empatia.
    Adoro essa história de crescimento, superação e quero ver nossa princesa dando a volta por cima!/

    ResponderExcluir
  27. Li muitas resenha desse livro, com a maioria delas positiva. Ele me deixou muito curiosa. Sou apaixonada por livros "reais (de cortes e etc.) e esse me parece ser muito bom. Gostei da sua resenha, toda a descrição que você faz. Amo sempre uma boa "mudança de vida" e tudo mais, deixam as coisas ainda mais interessantes. Estou muito interessada em ler esse livro.

    ResponderExcluir
  28. Eu quero muito ler esse livro , parece ser muito bom por que amo contos de fadas apesar de estar morrendo de pena desa princesa que não é princesa, muita maldade ser uma coisa e depois não ser mais totalmente ao contrario de que acontece naturalmente nas que conhecemos rsrsrr.Ser único também está contribuindo muito pra minha questão de ler ou não um livro, estou um pouco cansada de séries.
    A editora esta de parabéns pelos seus lançamentos, estou querendo quase todos.

    ResponderExcluir
  29. fiquei impressionadíssima com esta resenha e amaria ler para saber o que a falsa princesa teria nas veias, creio eu que el é realmente e verdadeira ou quem sabe irmã gêmea ou irma de sangue, mas so lendo para saber a verdade.
    participando

    ResponderExcluir
  30. Eu já li e ele me surpreendeu bastante. É mais que surpreendente principalmente para amantes de fantasia, romance e aventura

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.