13/06/2013

Resenha - Zenith


Nome: Zenith
No Original: Zenith
Autor (a): Julie Bertagna
Tradutor (a): Cynthia Costa
Páginas: 328
Editora: Farol
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Os inúmeros refugiados do barco quase não têm mais alimentos. Parece que o mar engoliu tudo, até as estrelas. O cenário é desolador: e se o mundo inteiro for mesmo só oceano? As águas não param de subir, muita gente já morreu e os sobreviventes buscam apenas um lugar onde seja possível recomeçar. Instigada por um precioso livro, a jovem Mara conduz todos à Groenlândia: após o derretimento das calotas de gelo, haveria uma terra verdejante no topo do mundo? Porém, a cidade flutuante de Pomperoy – um acampamento de barcos repleto de ciganos marginalizados – não estava nos planos de Mara e de sua tripulação. Quando os oceanos subiram e devastaram o planeta, a enorme quantidade de informações do mundo perdido foi armazenada no ciberespaço. Mara usa então seu ciberwizz – pequeno globo do tamanho de uma maçã – para entrar no mundo virtual em busca de ajuda. Nas ruínas abaixo da cidade celeste, o Raposo tornou-se um traidor de seu povo: sim, ele planeja uma revolução.

A trilogia Exodus foi uma das primeiras, se não a primeira distopia que conheci, claro excetuando os clássicos, e a primeira que me chamou atenção para o gênero. Só de imaginar o planeta terra todo submerso sinto calafrios. Essa é a premissa base da história apresentada por Julie Bertagna no primeiro volume e partindo do ponto onde paramos a história segue Mara que agora está em uma jornada arriscada. Com o mesmo toque poético a autora nos surpreende mais uma vez com os caminhos de seus personagens.

Mara arriscou tudo ao fugir de Munno em um navio cheio de refugiados baseando-se na informação contida em um antigo livro encontrado na torre da biblioteca em ruínas do mundo submerso. Porém a viagem através do oceano se torna a cada dia mais exaustiva e as pessoas estão ficando agitadas. A comida é ruim, e a falta do que fazer deixa todos com o humor instável. Mara tenta não perder as esperanças, mas quando tem sua liderança questionada vê quão frágil é seu plano. Ao norte conhecemos Tuck, um garoto de doze anos que vive na cidade flutuante de Pomperoy. Formada por diversos barcos a cidade tem de tudo e uma sociedade foi organizada em torno de uma plataforma de petróleo. É a única vida que ele conhece e quase ninguém acredita nas histórias dos idosos sobre o antigo mundo, como a que seu avô contou sobre o Homem Meeiro não ser um deus e sim um antigo boneco de plástico de propaganda de frango, que a palavra Terra não é um palavrão e sim o nome do planeta e do chão onde todos pisavam antigamente e principalmente que o planeta é redondo, que não há uma borda no mundo. O destino de Tuck e Mara se entrelaçam de maneira trágica quando o barco de Mara, com o curso predefinido atravessa a cidade de Pomperoy atropelando barcos e deixando destruição para trás. Tuck nunca tinha visto um navio tão grande e monstruoso. No acidente ele perde a mãe e vê a cidade parcialmente destruída. Quando os piratas decidem ir atrás do imenso navio em busca de vingança e fortuna Tuck se junta a eles. E a chegada a Groenlândia não podia acontecer de forma mais tumultuada.

A premissa é basicamente essa e ainda estou abismada com o quão assustador pode ser a história imaginada por Bertagna. Um futuro catastrófico não tão distante da possibilidade onde os seres humanos sobrevivem aos trancos em meio a uma ignorância velada e imposta. O ritmo é bastante fluido e a escrita da autora assume um tom ainda mais poético do que no livro anterior, com belas passagens e metáforas. Bertagna conseguiu captar com tanta clareza esse futuro devastador que muitas vezes ao acompanhar a diferença destoante entre as vozes narrativas de Mara, Tuck e Raposo você se vê arrasado com aquele mundo, com a possibilidade daquele futuro. Com belas descrições e alternando entre as três frentes da trama a história avança para um cenário que surpreende a todos, ainda mais desolador e brutal, mas que guarda a esperança, um pedaço de terra intocado pela nova face do ser humano.

Mara continua uma ótima personagem, que mostra sinais de cansaço e dúvida, mas que não se deixa abater. Gostei bastante da divisão entre secundários que a autora fez não só no navio, mas nas outras situações. Rowan, Broomielaw, Pollock, Gorbals, todos estavam ótimos. A trama teve surpresas e reviravoltas que não esperava e a autora equilibrou de forma harmoniosa a divisão entre terra e mar. Fiquei muito curiosa para saber o que vai acontecer depois daquele final. Foram três aberturas e muitas perguntas. O cenário é tão fascinante que merece mais detalhes e o livro que ficou com Tuck deve render muito.

Leitura rápida, com uma trama instigante que alterna momentos belos e dolorosos aliados a ótimos personagens. Uma distopia plausível, um retrato futuro aterrador e que desperta no leitor a dúvida se nossas ações desmedidas um dia resultarão em algo parecido. A edição da Farol está ótima, fonte boa, diagramação ótima e capa muito bonita. Essa é uma trilogia que ficaria muito boa nos cinemas, não apenas pela história, mas pelo mundo. Seria fascinante ver tal cenário em um filme. Recomendado a todos que buscam uma distopia mais realista, com ação, bons personagens, romance e surpresas a história vai emocionar e despertar em você os mais variados sentimentos. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Trilogia Exodus - Julie Bertagna
1- Exodus
2- Zenith
3- Aurora

26 comentários:

  1. Exodos sempre me chamou a atenção, mas deixei de lado. Adoro essas distopias, mais reais ainda mais tratando da água, um assunto tão atual... pra por na pilha mesmo! E que capa linda hein, a Farol está crescendo, investindo nos livros e nas capas certas!

    Garota das Letras - http://garotadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Eu gosto de distopias, mas a gente só descobre se ela é boa ou não quando começamos a ler o livro. É normal a história parecer boa, mas ai a gente descobre que ela não convenceu.

    ResponderExcluir
  3. Queria muito ler essa trilogia primeiro porque adoro as capas e depois porque adoro quando encontro uma distopia mais plausível e os títulos são ótimos, muito inteligente essa trama de ir para Groenlândia, não é lá que os bichos vivem no filme Era do Gelo? Sua resenha me deixou com mais curiosidade ainda. Li a de Exodus também e preciso dos livros! Seria legal se no Sub vendesse os 3 livros juntos. Adorei a resenha! =)

    ResponderExcluir
  4. Já li Exodus e o meu Zenith deve chegar qualquer dia. Eu li Exodus pouco depois de ver sua resenha e concordo com tudo que disse, espero ler Zenith e concordar também. A autora realmente usou muito bem o tema futuro e a distopia dele está entre minhas favoritas pela realidade e tal. Nem fala em filme, seria um sonho. Ótima resenha, bjs

    ResponderExcluir
  5. Essa é uma série que ainda não li nenhum de seus livros e espero vir a fazer isso em breve. Gostei muito da capa e da resenha que está muito boa.

    ResponderExcluir
  6. Não connhecia e fiquei meio chocada quando li a sinopse, não é mesmo o que eu esperava. Acho que a capa saiu meio... Fofa? Para a realidade tão chocante quanto a que parecem viver seus personagens. Adoro distopias, vou tomar a recomendação como um must read. ♥ Ainda mais com toda essa tensão psicológica que parece dominar a protagonista.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum dos livros dessa série mas acho as capas incríveis! Me interesse por você ter falado do tom poético no livro, vou procurar saber mais da série e quem sabe ler! :)

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha e depois de ler as três juntas fiquei com muita vontade de ler. Esse parece ser o melhor dos três, mas quero ler. Distopias são um dos meus gêneros favoritos. Suas resenhas me convenceu, agora só falta achar os três para comprar... :)

    ResponderExcluir
  9. Como já disse nas resenhas de Exodus e Aurora, tenho muita vontade de ler essa série, espero poder começar em breve. Adoro distopias, acho o tema dela super original e apavorante e as capas também são lindas e atraentes. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  10. A capa continua sendo simples,mas muito bonita e a história parece que vai melhorando cada vez mais,nos deixando com uma curiosidade maior em relação a trilogia!!
    Como disse no outro livro!tenho muita vontade de lê-los e espero que goste tanto quanto você..
    Bjs'

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não tive oportunidade de ler Exodus (na verdade faltou oportunidade é de comprar hahahah), mas o que não falta é vontade :D
    Só não entendi direito o porquê do nome do segundo livro, porque Zenith???
    Bom, talvez só lendo para descobrir...
    Adorei a resenha

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. É realmente interessante o tema que ela abordou, eu infelizmente ainda não li, mas pretendo, pode até soar meio clichê mas se analisarmos bem é algo que pode acontecer talvez não com tanta intensidade mas nos estamos piorando cada vez mais o ambiente onde vivemos ... Enfim quero muito ler está trilogia :)

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que essa trilogia era tão boa assim. Não li o primeiro livro e não conhecia direito. Mas, estou amando saber algo a respeito em suas resenhas. E apaixonando nos livros.

    ResponderExcluir
  14. Muito bonita a capa! Não conhecia a trilogia, mas a cada resenha que leio dele fico mais interessada em ler os livros!!

    ResponderExcluir
  15. Eu amo distopias, na verdade comecei a comprar pelas suas resenhas, tipo Cinder, que eu me apaixonei, A Seleção e A Elite, e outros quatro livros, eu amei a resenha dessa trilogia e tenho muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Acredito sim que isso pode vir a acontecer, principalmente porque depois de muitos e muitos discursos e palestras para cuidar da natureza, as pessoas ainda não acordaram para a realidade e viram que elas mesmas vão acabar se destruindo, no intuito de ter mais conforto e bem estar sem se importar com o que as suas ações vão acarretar sobre a Terra. É uma distopia bem realista, e tenho muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  18. O tema é super interessante! Tanto já se foi questionado sobre o que aconteceria se a agua dominasse a terra e essa distopia abre um leque de novas possibilidades.

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não li ao primeiro livro, mas espero poder ler em breve, pois gostei muito do enredo do livro, espero ter a oportunidade de ler a trilogia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Realmente essa é uma distopia que me parece mais real. Muito se fala nessa questão de que o nível do mar está aumentando a cada ano. Claro que não chegaremos a ver esse ponto em que a Terra está nessa trama, mas o futuro do planeta será esse. Fiquei bem curioso pra ler essa trilogia, pois além dessa premissa interessante, tem a questão da narrativa primorosa da autora.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Bela resenha, abordando pontos relevantes do livro, despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  22. "ainda estou abismada com o quão assustador pode ser a história imaginada por Bertagna", também fiquei assustada kkkkkkkk. Gostei da resenha, amo uma boa distopia e essa me parece ser boa. não consegui evitar as comparações entre esse livro e "Através do Universo", não sei se parece, mas pra mim as obras pareceram ser bem semelhantes. Gostei muito da sua descrição da personagem principal, sou sempre a favor de uma personagem verdadeira, que não seja sempre a "super forte" e "aquela que pode passar por tudo". Trazer características do dia-a-dia é algo que torna a narrativa mais real e mais viva.

    ResponderExcluir
  23. A cada resenha da trilogia mais curiosa eu fico, só de saber que a personagem principal é cativante já ajuda muito.

    Beijos!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Estou cada vez mais instigada pelas resenhas dessa trilogia, o enredo parece ser muito bem elaborado e novo... Quero muito ler esses livros...

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.