03/06/2013

Resenha - A Marca de Atena


Nome: A Marca de Atena
No Original: The Mark Of Athena
Autor (a): Rick Riordan
Tradutor (a): Raquel Zampil
Páginas: 480
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy - após seis meses afastados por culpa de Hera -, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz. Os problemas de Annabeth não param por aí - ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela? O maior medo de Annabeth, no entanto, é que Percy tenha mudado. E se ele já estiver habituado demais aos costumes romanos? Será que ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria, Annabeth sabe que nasceu para liderar, também sabe que nunca mais vai querer viver sem o Cabeça de Alga.

O melhor de ler os livros em sequência é nunca ter de lidar com a curiosidade que deixa qualquer um sem sossego, e o problema de ler apenas três livros em seguida surge quando você nota que o terceiro termina com um cliffhanger de cortar o coração de qualquer leitor. O esperado encontro dos sete semideuses da profecia não podia ter sido melhor. Riordan prova mais uma vez que seus personagens cresceram assim como o universo da trama. Surpreendente é pouco para descrever esse encontro.

Tudo começa pouco tempo depois de Percy ter salvodo o Acampamento Júpiter. A chegada do Argo II é vista com desconfiança pelos romanos, mas confiando na palavra de Percy, agora um herói de Roma e do Acampamento, Reyna permite que os tripulantes desçam, mas no meio do jantar Leo que estava no navio ataca a cidade e eles precisam partir fugidos. Gaia não ia permitir que esse encontro acontecesse de forma pacífica. A bordo estão Anabeth, Percy, Hazel, Frank, Leo, Piper e Jason. Os sete semideuses da profecia precisam seguir até a verdadeira Roma se quiserem ter uma chance de derrotar Gaia. Nico, irmão de Hazel descobriu o lado mortal das portas da morte, mas foi feito prisioneiro. Eles precisam salvá-lo para descobrir a localização, mas o caminho através do mar mediterrâneo é perigoso para semideuses e Gaia vai fazer de tudo para jogar romanos contra gregos. Percy e Jason lado a lado não é uma mistura fácil, dois líderes e dois semideuses poderosos que precisam aprender a trabalhar junto. E Anabeth precisará enfrentar sozinha a busca pela marca de Atena. Percy sabe bem o que um símbolo perdido pode fazer e se Anabeth conseguir recuperar a Athena Parthenos eles podem ter uma chance. Atravessando os Estados Unidos fugindo da 12ª Legião e lutando contra os aliados de Gaia, os sete precisam cumprir suas partes nessa nova jornada e voltar a tempo de impedir que os romanos destruam o acampamento meio-sangue.

Uau, simplesmente uau. Estou admirada com a evolução das histórias envolvendo esses sete personagens. Riordan prova mais uma vez que sabe construir tramas interessantes e cheias de ritmo. É nítido o crescimento do autor e do universo da série. Fiquei com receio atoa. Era claro que Riordan ia encontrar uma saída perfeita. Nesse volume temos o ponto de vista dos quatro semideuses gregos e a cada parada que o navio fazia os sete se dividiam em duplas ou trios em busca de novas pistas e ajudas para chegar a Roma, dessa forma todos receberam a devida atenção assim como as sub tramas ganharam o destaque acertado. Adorei essas paradas por várias cidades, foi muito bom ver os sete interagindo entre si. As descrições foram ótimas e o clima durante todo o livro é excelente.

O final é de cortar o coração de qualquer um, mas o melhor foi ver que os sete trabalhando junto são uma força poderosa. Riordan acerta no tom e com uma narrativa rica e fluida adentra nos detalhes da profecia dos sete. Um filho de cada um dos deuses mais poderosos e influentes. Achei interessante o autor frisar que sem trabalho em conjunto Gaia não será detida e mais ainda dividir a profecia em duas. Mal posso esperar para o quarto livro e ver a primeira parte concluída. Ainda acho Nico o melhor personagem, e estou ansiosa para ver ele junto com os outros no próximo livro. Aliás, só eu notei que no final deve ter uma luta de cada semideus ao lado de seus respectivos pais? Vai ser o máximo, ainda mais se levarmos em conta a divisão maravilhosa que o autor está fazendo entre ambos os aspectos.

Vale ainda lembrar o quão interessante é as partes da história e das mitologias que o autor insere na trama. A cada novo volume temos uma nova leva de histórias interligadas e fatos que tornam a história ainda mais rica. É espantosa a naturalidade que o ritmo da trama alterna e Riordan consegue ir da ação a emoção em minutos. Um enredo extremamente bem desenvolvido, com momentos tensos, séries, bem-humorados, de ação, com fatos ricos e com personagens bem aproveitados, amadurecidos e bem construídos que direcional a série para um ponto único. Ansiedade é pouco para descrever. 

Leitura rápida, rica e instigante, com enredo intrincado, uma trama inteligente e amadurecida coroada com personagens ótimos. Preciso saber quantos livros serão e nem gosto de imaginar o quão vai ser difícil esperar pelos próximos volumes. Rick Riordan se supera a cada novo livro e é maravilhoso acompanhar cada nova história. Temas sérios, narrativa rica em diversas áreas e sentimentos diversos explorados. Perfeito. A edição da Intrínseca está ótima, sem erros e com uma ótima tradução. Pagaria para ver essa série adaptada... Pena que o ator que faz Percy estará velho demais quando terminarem a primeira série de filmes... Enfim. Mais do que recomendo. É a evolução de Riordan como escritor e a coroação de personagens fantásticos com uma história inovadora e que acrescenta. Leiam e se surpreendam com cada pequeno aspecto! Até mais!

Os Heróis do Olimpo - Rick Riordan
1- O Herói Perdido
2- O Filho de Netuno
3- A Marca de Atena
4- The House Of Hades
5- Sem Título Ainda

35 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro do Riordan, dá para acreditar? Morro de curiosidade, pricipalmente dessa série. As capas são lindas, todo mundo fala super bem e a curiosidade só aumenta :3 Preciso ler o quanto antes!

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  2. Uau mesmo! Esse livro foi perfeito. Adorei a atenção que a Annabeth recebeu. Acho super fofo o relacionamento dela e do Percy.
    Estou me apaixonando cada vez mais pelo Leo, ele é demais.
    Quanto ao final, acho que não existe solução, viu. Acho que já era D:
    O Nico também é um ótimo personagem, gosto muito dele também.

    Abraços!
    http://oblogdazoey.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Como não amar? Temas ricos, inteligentes, personagens marcantes! Você realmente ama Rick RIordan né! Também o cara é um genio, espero ler mais livros dele!

    ResponderExcluir
  4. Ai meu deus, a cada resenha dessa série fico com mais vontade ainda de ler! As capas são lindas e eu adoro o jeito que você fala dos livros do Rick Riordan. Muito boa resenha, me deixou curiosa demais sobre os sete semideuses juntos e concordo contigo que Nico é bem legal, mesmo ainda preferindo Percy. Quero muito ler. Adorei as resenhas juntas. Abs! =)

    ResponderExcluir
  5. Otimo livro,quando li a resenha super interessante

    ResponderExcluir
  6. Olha não tenho dúvidas que estou cada vez mais encantada com essa série e você me deixou afoita pra lê-lo logo.Adorei seu desempenho.Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Sério você escreve muito diwamante dando uma vontade louca de ler o livro do qual você está falando.

    ResponderExcluir
  8. eu ainda não li nenhum livro dessa série, mas amo ler tudo o que Rick escreve. Estou com muita vontade de ler esses livros da série e espero fazer isso em breve.

    ResponderExcluir
  9. Como fã da série, sou culpada em falar bem dela. Amei esse livro e, pra mim, foi o melhor da saga. E depois desse final espero ansiosa o The House Of Hades. :D
    Beijos
    http://desventurasembooks.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Essa série é perfeita! Eu amo muito e esse livro com certeza é muuuuito bom.

    ;****

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixounada pelos livros do Riordan, já li o primeiro e o segundo e to inlouquecendo por não ter lido esse ainda u.u

    ResponderExcluir
  12. Rick Riordan é o cara, os livros dele são muito bom!
    Ainda não comecei a ler essa serie mas tenho a certeza que é muito boa.

    ResponderExcluir
  13. É possível não se apaixonar com alguma obra do Rick? Ele é demais! Bom, sobre A Marca de Atena, eu acompanho a série mas ainda não pude ler o livro, agora estou mais curiosa ainda! O final é de cortar o coração? Quero nem ver :(

    ResponderExcluir
  14. Adoro o autor, tudo que vem dele me atrai, bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu não li nenhum livro da série, mas assisti ao filme que por sinal eu gostei. Eu como gosto de História acho que essa série não deve ser ruim.

    ResponderExcluir
  16. Demorou mais saiu o/
    O final do Filho de Netuno deixou todos os fãs loucos para a continuação!
    Quando vc pensava que o Rick não podia se superar...vem a Marca de Atena! Para mim eh o melhor livro de todos os livros de Percy Jackson! E o que foi aquele final?????Ai que raiva, quero mais! kkkkk Uau, simplesmente, uau mesmo!!!!
    Contando os segundos para A Casa de Hades!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá !
    ai adoro tudo oque o tio Rick Riordan faz,
    serio o cara é demais ,
    e a serie de percy é incrivel , tomare que venha muitos e muitos mais livros das aventuras de percy !
    e eu quero muito a marca de atena *-*

    ResponderExcluir
  18. Adoro este autor e quero ter esta série completa!!!
    Gostei muito da resenha e minhas expectativas aumentaram!!!

    ResponderExcluir
  19. Sou completamente apaixonada pelos livro do Riordan e mais ainda por essa série. A série é perfeita e estou contando os dias para ler esse terceiro livro. Não aguento e adoro spoilers, amei a capa quatro e concordo com tudo que disse na resenha. Cada vez melhor a série, a mitolgia e tudo. Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  20. Esse suspense do livro está me deixando cada vez mais ansiosa para ler. Espero ler logo, e acabar com toda a curiosidade. Rick Riordan melhorando a cada livro, é surpreendente tudo que ele faz e nos envolve no livro.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Acho que irei gostar bem mais desse livro do que do Ladrão de raios, achei a história bem mais interessante e mesmo interligada a antiga, eu prefiro essa. O nome também me despertou curiosidade. Adoro essas história que tem um contexto na matéria História. Eu gostaria muito de ler esse livro, achei bem interessante, cada Deus que eu gosto, formando esses Deuses espetaculares , cada qual com sua personalidade! A narrativa deve ser impressionante, pq o livro é bem rico, como vc disse, espero mt ler! Nossa, estou mt curioso para saber o desenrolar de tudo, me parece que em nenhuma parte vou ficar entediado! nao mesmo!

    ResponderExcluir
  23. O livro é sensacional, bem mais empolgante que o 1 e 2. Eu li emprestado, agora falta eu ter o meu né jdfn :)

    ResponderExcluir
  24. Nossa super resenha, contou tudo sem contar nada, maravilhosa, quero muito começar a ler essa série por que gosto muito das histórias do Rick mas quero a série toda na mão pra poder começara ler sem parar, já tenho os dois primeiros e falta esse e o lançamento de outubro.

    ResponderExcluir
  25. Boa resenha...estou super ansiosa para ler também.

    ResponderExcluir
  26. A única coisa que posso dizer desse livro é que estou desesperada pela casa de Hades.Adorei, fiquei nervosíssima com o final e aguardo ansiosamente o próximo..rsrs

    ResponderExcluir
  27. Rick Riordan e sua genialidade em sequência. A Marca de Atena comprova o quanto Rick Riordan consegue adaptar seus personagens a cada nova história. Que venha a próxima casa!

    ResponderExcluir
  28. Amo os livros do Rick, e já li todos os anteriores da série, e claro que estou louca para ler esse também.
    Ansiosa pelo reencontro de Annabeth e Percy e a de Jason com o pessoal do acampamento, e o Léo é meu mais novo favorito, o fato de ele usar o humor para viver melhor e superar todo o azar que ele tem.

    ResponderExcluir
  29. Sempre leio resenhas positivas em relação aos livros do Rick Riordan, mas ainda não li nenhum, infelizmente.
    É bom quando vemos que um autor vai amadurecendo junto com sua trama. Espero ter a oportunidade de conhecer essa série em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  30. Já li os outros 2 livros da série e estou louca pra ler esse, me parece ser o melhor que tem! Tio Rick conseguiu se superar totalmente nessa série. Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  31. Resenha bem estruturada, abordando pontos importantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o enredo, facilitando o entendimento por parte de quem lê, boa pedida para os leitores.

    ResponderExcluir
  32. Estou maluca por esse livro, ja li até o capitulo 10 na intenet e desde ja estou morrendo de ansiedade!!! Sou muito fa da serie e nao vejo a hora de saber o que acontece com a Annabeth e a marca de atena... e logico o reencontro com o Percy!

    ResponderExcluir
  33. Posso falar ma coisa? Acho que sou a única pessoa no mundo que shippa Jason com Reyna... Então, Em BOO (Blood of Olimpo ou Sangue do Olimpo) só quero uma coisa: MORRA PIPER!

    ResponderExcluir
  34. Ansiosa por "A casa de Hades".Adorei o final...

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.