21/06/2013

Resenha - Áurica


Nome: Áurica
No Original: Auracle
Autor (a): Gina Rosati
Tradutor (a): Denise de C. Rocha Delela
Páginas: 304
Editora: Jangada
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Anna Rogan é uma garota aparentemente normal, mas esconde um grande segredo: ela consegue sair do corpo e fazer viagens astrais. Quando ocorre um acidente fatal, Taylor, uma colega de escola, toma posse do corpo de Anna e passa a viver como se fosse ela, ameaçando transformar o incrível passatempo num verdadeiro pesadelo. Diante da perspectiva de ficar presa no vácuo e nunca mais ser vista, ouvida ou tocada, Anna resolve pedir ajuda a seu melhor amigo, Rei. Agora os dois têm não só que recuperar o corpo de Anna como também impedir Taylor de acusar um amigo em comum de ser responsável pela sua morte. Juntos, Rei e Anna arquitetam um plano para salvar o amigo, mas são surpreendidos pela paixão que começa a brotar entre eles.

Quando vi o livro entre os lançamentos da editora não resisti em solicitá-lo e para minha grata surpresa a editora disponibilizou um exemplar para o blog. Áurica estava dentre os livros que mais me chamou atenção no Goodreads ano passado, não apenas pela história como pelo fato de ser único e não uma série ou trilogia. Coisa rara hoje em dia. Gina Rosati nos presenteia com uma história única, ótimos personagens, um "Q" de thriller, e suspense maravilhoso.

Desde criança Anna descobriu que podia fazer viagens astrais, sair do corpo e ir aonde quisesse, até mesmo no espaço. E assim Anna cresceu saindo do corpo, visitando países e lugares interessantes como vulcões em erupções, topo de montanhas, mas depois de avistar uma explosão do espaço e retornar ao corpo elétrica Rei deixou de achar suas "viagens" tão interessantes. Ele se preocupava e tinha medo de algo dar errado. Os dois eram amigos inseparáveis desde os três anos. Anna gostou quando Seth se integrou a dupla, mas custou a acostumar quando Seth começou a passar mais tempo com Rei. Era uma semana comum quando Taylor começou a perseguir Seth, se insinuando de todas as maneiras. Quando o celular de Seth some e ele recebe um convite para a cachoeira Rei fica preocupado. Seth é explosivo e tem problemas para controlar a raiva desde que sua mãe abandonou a família. Taylor tinha acabado com a vida de um rapaz ao acusá-lo de estupro e por isso Rei fica mais preocupado ainda. Rei precisa ir para a aula por causa de testes, mas Anna o tranquiliza prometendo ir atrás de Seth. Mesmo tendo prometido a Rei que não sairia do corpo para isso Anna não resisti e sai assim atrás de Seth. Na cachoeira as coisas saem tremendamente errado e quando Anna tenta retornar ao seu corpo tem um choque ao perceber que Taylor está ocupando seu lugar e não vai desistir tão fácil. Taylor vai acusar Seth de assassinato. Se passando por Anna ela pode destruir a vida de Seth. Desesperada Anna procura Rei, os dois precisam encontrar um meio de resolver isso antes que seja tarde demais para Seth e para Anna...

A premissa é essa e se engana quem pensou que a história seria só de mais um jovem adulto sobrenatural. Gina Rosati nos surpreende com um thriller jovem completamente novo e refrescante, cheio de suspense e tensão, com reviravoltas interessantes, onde a capacidade de Anna de fazer viagens astrais é apenas mais um recurso da história. Aliás, um recurso muito interessante. A narrativa é em primeira pessoa, mas isso não compromete em nada a história já que Anna é uma personagem ótima. A trama se desenvolve de maneira fluida, com mudanças acertadas e um clima tenso que instiga o leitor e nos prende até o final. A ambientação é ótima, com descrições pontuais e bem dosadas com o clima acentuando o ar da trama.

Outro ponto que merece ser citado é o tom que Rosati dá a história, não se levando a sério demais. A história desenvolve de forma natural, sem soar forçada ou irreal. Anna e Rei são amigos sinceros e os diálogos eram sempre recheados de observações afiadas e bom humor. Anna cresceu com uma família disfuncional com o pai alcoólatra e Rei cresceu sob a pressão dos pais descendentes de japoneses que querem ver o filho a todo custo na melhor universidade mesmo que não seja o que Rei deseja. É fácil se ver preso a história dos dois. O desenrolar da história é rápido e os personagens secundários cumprem bem seu papel no quebra-cabeça proposto pela autora que desenvolve não apenas a trama de Taylor no corpo de Anna como os mistérios da capacidade de Anna de projetar-se para fora do corpo e a libertação dos padrões impostos pelas famílias de ambos.

Leitura rápida, instigante, muito criativa e inovadora. Anna é uma protagonista muito bem construída com um tom maduro e forte, que cativa os mais variados tipos de leitor. Uma história impossível de largar antes da última página. Rosati escolheu bem o tema e adoraria ver mais livros desenvolvendo os mistérios do dom de Anna. A edição da Jangada está muito boa, fonte ótima, sem erros e capa mantida. A história daria um ótimo filme, além do tema ser novo os personagens são ótimos e o ritmo forte casa perfeitamente. Recomendado a todos que procuram um sobrenatural diferente, com um toque de leve de romance, muito suspense, mistério e ação além de personagens cativantes. Sem falar que não é série. Leiam! Até mais!

13 comentários:

  1. Interessante! O tema viagem astral não é muito recorrente, então tem aquele gostinho de coisa nova! Me deixou com vontade de ler, parabens pela resenha!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A ideia de viajar de um lugar ao outro lembra-me Jumper, mas ao ler o resto da resenha percebi que não é nada disso. Interessei-me bastante pelo livro!
    Xxxx

    ResponderExcluir
  3. Parece bem interessante mesmo! Quem não gostaria de fazer viagens astrais por ai?!!! Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ando precisando de um livro bem inovador e nunca li nada da Jangada. Gostei da dica para as férias. História jovem, sobrenatural voltada para o triller, que se desenvolve rápido, ótimo, ótimo com certeza!

    Valeu pela resenha e a dica!

    Garota das Letras - http://garotadasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amo livros com suspense e incluindo coisas supernaturais fica melhor ainda, me apaixonei por essa capa e já tinha ouvido falar do livro, preciso ler!

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse livro. Achei a capa perfeita, achei muito bom o fato dele ser único e não uma série, mas gostei especialmente do fato de a história ser extremamente original. Fiquei extremamente interessada em ler essa história, adorei que fala sobre viagens astrais, gostei dos nuances de fantasia, ação, romance que existem nessa história.

    ResponderExcluir
  7. Gosto bastante do tema de viagem astral combinado com ação e distopia. Fiquei bastante feliz em saber que é um livro único, já tenho muitas séries para acompanhar rs
    Adorei a capa!

    ResponderExcluir
  8. Olá,que legal esse livro,a capa está muito bonita,e realmente é uma novidade ser um livro único,pois a maioria dos livros atualmente são séries ou trilogias,se a história for tão boa como vc diz vai dar dó ao terminá-lo,pois em uma série com vários livros ficamos triste quando acaba imagina um livro só!bjos'

    ResponderExcluir
  9. Estou doida para ler esse livro e ainda não tive a chance. A primeira resenha que vejo dele e ow, deve ser ótimo. Adorei esse negócio de viagem austral, de sair do corpo e tudo, a trama deve ser ótima mesmo e adorei a parte que fala do mistério. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  10. Ótima resenha como sempre! Pelo que falou a mitologia do livro é interessante demais e estou doida para ler ainda mais que é avulso sem série e tal. Adoro livro que misturam sobrenatural com mistérios, e ambiente tenso. Nunca vi nada com esse tema e quero muito ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. O que mais me chamou a atenção da sua resenha, está justamente no final: "Leitura rápida, instigante, muito criativa e inovadora. Anna é uma protagonista muito bem construída com um tom maduro e forte, que cativa os mais variados tipos de leitor. Uma história impossível de largar antes da última página." - Esse foi o toque de mestre, pois ando meia cansada de livros pesados. Vou ler é claro.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. A capa é muito bonita e a história parece ser muito boa, porque eu gosto de livros que tenham suspense, ação e mistério. Além do mais nunca li sobre esse tipo de história. Vou conferir!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.