27/06/2013

Mergulhe em Neil Gaiman - O Lançamento


Olá, como vai o dia? Do dia 26 de junho ao dia 03 de julho a Intrínseca realiza uma semana especial sobre um dos meus autores favoritos: Neil Gaiman. Para marcar o lançamento simultâneo do mais novo livro do autor. E o Cultivando a Leitura não poderia ficar de fora dessa já que de dez livros do autor eu gosto de onze. Hoje trago para vocês algumas curiosidades sobre o autor e durante a semana ainda teremos mais curiosidades sobre o livro e tudo o mais.

Foi há 40 anos, agora ele lembra muito bem. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam e não deveriam compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente ele era capaz de perceber. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


“Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.”

"Os adultos seguem caminhos. As crianças exploram. Os adultos estão contentes em trilhar o mesmo caminho, centenas de vezes, ou milhares, talvez nunca ocorra aos adultos sair do caminho, rastejar sob os rododendros, encontrar os espaços entre as cercas."

“Eu ficaria aqui até o fim dos tempos, num oceano que era o universo que era a alma que era tudo o que importava. Eu ficaria aqui para sempre.”

“Esse é o problema com as coisas vivas. Não duram muito. Gatinhos num dia, gatos velhos no outro. E depois ficam só as lembranças. E as lembranças desvanecem e se confundem, viram borrões...”

O livro segundo entrevistas e críticas que começam a sair nos principais veículos da imprensa especializada americana e britânica é uma ode as mulheres. As três personagens - uma menina, sua mãe e sua avó - moram numa fazenda de Sussex, na Inglaterra, cenário inspirado na infância de Gaiman, e cozinham todo tipo de guloseima para o jovem protagonista, mas estão longe de ser pessoas normais. A garota diz que é dona de um oceano, embora ele pareça só um laguinho de chácara - daí o nome do livro. Já a avó diz se lembrar de como era o Cosmos antes do Big Bang, e nenhuma delas parece envelhecer. Elas são, no fundo, encarnações da chamada Deusa Tripla - figura identificada por estudiosos em várias mitologias europeias, que representaria o poder da mulher nas principais fases de seu ciclo de vida, virgindade, maternidade e velhice.

“Mas ali, de pé naquela saleta, tudo estava voltando. As lembranças estavam à espreita nos arredores das coisas, acenando para mim. Se você me dissesse que eu tinha novamente sete anos, por um breve instante eu quase poderia acreditar.”

"Eu fui longe na minha cabeça, em um livro. Que foi onde eu fui sempre que a vida real era muito difícil ou muito inflexível"

Confira trechos da entrevista recente que o autor concedeu ao jornal Folha na semana que antecedeu ao lançamento do livro:

Até que ponto o sr. diria que seu novo livro é autobiográfico?
Gaiman: Ele é, de longe, o livro mais pessoal que eu já escrevi, mas não significa que os fatos ali sejam verdadeiros, mesmo no caso dos fatos que eu roubei da vida real.


Perdi as contas de quantas vezes figuras parecidas com a chamada Deusa Tripla já figuraram na sua obra. E elas são muito importantes nesse novo livro. O sr. consegue explicar o porquê disso? 

Gaiman: Não, na verdade não consigo. É algo que parecia totalmente a coisa certa a fazer quando comecei a escrever "Sandman", quando me deram carta branca para usar uma série de personagens antigos da DC [a editora de HQs que publica "Batman" e "Superman", por exemplo]. Eu achei uma delícia transformar as três bruxas que apareciam nos quadrinhos de terror da DC na Deusa Tripla, a donzela, a mãe e a velha. Depois de fazer isso, acabei me dando conta de que esse era um jeito muito interessante de falar com o leitor e de criar personagens, e elas continuaram a morar dentro da minha cabeça.

O sr. acha que isso é um tema comum na sua obra, essa visão quase reverencial das mulheres como seres poderosos e sábios?
É engraçado, nesta manhã mesmo eu estava conversando com minha mulher, e ela disse: "Sabe, querido, a grande mensagem que fica de todos os seus livros é que você venera as mulheres" (risos). E acho que isso é verdade. As mulheres são incríveis, maravilhosas, dão-nos a vida, afinal de contas.
 

Levando em conta esses personagens recorrentes, o sr. já sentiu a tentação de amarrar todas as suas histórias num único universo, criando a sua "Terra-média" ou a sua "Nárnia", digamos?
Muitas delas são amarradas pela parte dos fundos, digamos, mas nunca senti esse impulso de juntar todas as coisas, acho que há o perigo de tudo ficar menos interessante.
 

A literatura de fantasia ainda sofre preconceito. Do ponto de vista literário, o que a fantasia é capaz de realizar e que outros gêneros não?
Fantasia é um termo tão amplo... Para mim, cobre tudo, inclusive a ficção realista. O que estamos tentando fazer é sempre a mesma coisa: falar de coisas grandes e verdadeiras contando mentiras. E, se você conseguir fazer com que aquilo pareça mítico, com o sabor de uma história verdadeira que você sente que sempre soube, mas tinha esquecido, então terá sucesso.

"Livros eram mais seguros do que outras pessoas de qualquer maneira"

Por hoje é isso. Amanhã tem mais post na semana especial da Intrínseca. Não perca, tem muita coisa por vir. Eu ia colocar tudo nesse, mas achei mais produtivo dividir em três posts. E daqui a pouco não perca o sorteio de um exemplar do livro. Qualquer pergunta que você tiver sobre o autor, sua obra e qualquer outro tipo de pergunta não deixe de comentar. Farei o possível para responder. todas. Até mais! E não deixem de conferir. O livro já está no Skoob e e disponíveis em todas as livrarias e sites.

6 comentários:

  1. Confesso que não li nada do autor! Sou uma vergonha né? Mas nunca tive chance e sempre tive receio. Li agora suas resenhas do autor e do jeito empolgado que você fala deu até vontade de ler.

    Adorei o post! Parabéns! Porque ficou lindo, super clean e agora já sei o bastante do livro para querer muito ler. Vou aguardar sua resenha e os outros posts da semana. Quem sabe eu ganho o sorteio?! haha Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Estou ouvindo tantas coisas a respeito desse livro, todos estão falando nele! Também nunca li nada do autor, mas pelo que estão falando eu preciso ler esse livro. Ansiosa pra sua resenha :)

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o autor mas agora estou interessada em conhece-lo! Ansiosa por sua resenha!

    ResponderExcluir
  4. Não lia ainda lá aquela coisa toda de Neil Gaiman, só alguns livros, mas eu amo o modo como ele escreve. Ele tem uma imaginação enorme, os livros dele são bons antes mesmo de serem lidos. Eu já tinha ouvido falar em O Oceano no Fim do Caminho quando mal tinha sido lançado em inglês, mas não sabia nada sobre que editora lançaria no Brasil (se lançassem, também). Desde lá eu estava na espera. Preciso dese livro agora!

    ResponderExcluir
  5. Todo blog que vejo falando do livro e do autor me dá mais vontade de ler! Dizem que tal como Coraline a escrita dessa história é única, diferenciada e peculiar e eu amo isso em minhas leituras! Na pilha! :D

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nada do Gailman. Que deselegante..rs
    Mas tenho bastante vontade de ler e pretendo que O Oceano no Fim do Caminho seja a primeira obra. Gostei muito da história e dos comentários do livro.
    Gostei da postagem, especialmente dos trechos da entrevista

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.