08/05/2013

Semana de Thrillers Intrínseca - O Tema

E ai? Como vai o dia? Hoje eu trago para vocês o terceiro dia da Semana de Thrillers Intrínseca. E como vocês sabem o tema da semana é "A Síndrome E" do francês Franck Thilliez. Pensando no livro e em seu tema eletrizante pensei em falar sobre um dos temas do livro. E para você que está curioso para conhecer o livro se anime porque a Intrínseca promete lançar ainda esse ano mais uma história com o detetive Sharko. Vamos ao assunto. Estou falando das mensagens subliminares e do seu efeito no nosso cotidiano.

Na trama do livro o detetive precisa de aliar a Lucie para desvendar o mistério por trás de um misterioso filme, repleto de imagens secretas e assim ligar os pontos entre os assassinatos e o rolo de filme. Passeando com riqueza pelo mundo dos cinéfilos e da neurociência o autor consegue um livro riquíssimo de informações. E você consegue detectar imagens sublimares? Acredita que no nosso dia a dia podemos estar sendo bombardeados com cenas que apenas nosso cérebro e nosso subconsciente consegue ver? Assustador não é mesmo?

O jogo que você, seus primos ou até seus filhos adoram. Aquele filme que você não cansa de assistir, a novela ou mesmo uma propaganda. O método que ficou tão conhecido como "mensagem subliminar" veio a luz no ano de 1957 nos Estados Unidos quando o especialista em marketing James Vicary resolveu patentear uma nova técnica chamada projeção subliminar. A técnica consistia em utilizar o taquitoscópio, um aparelho capaz de projetar imagens muito rápidas para o olho humano captar. Cerca de 0,00033 segundos. Imagens que seriam escondidas em filmes, comercias, etc. O problema surgiu pouco tempos depois quando o assunto ganhou amplitude e instituições começaram a questionar não só a técnica como sua eficiência. Canais de televisão fizeram experiências, e a associação de católicos começaram a culpar a todos pelo uso em propagandas de produtos alcoólicos e sexuais. Com a pressão crescendo Vicary confessou que não fez testes o suficiente para afirmar que o método funcionasse.

O assunto então esfriou e só voltou a baila em 1973 quando o autor Wilson Key lançou um livro acusando agências de publicidade de usar mensagens sublimares em jornais, revistas e na televisão para aumentar as vendas. O problema surge quando analisamos mais a fundo o significado do subliminar.

Hoje os cientistas já conhecem bem mais o nosso cérebro e faz pouco tempo que determinaram que não existe um limiar entre o que é percebido de cara e o que fica subliminar, o que acontece é uma faixa que varia de pessoa para pessoa. Encontrei um artigo bastante interessante sobre o assunto nesse link e por incrível que pareça imagens como aqueles que você vê quando busca no Google por imagens subliminares não são e não possuem nada de subliminar.

Quem quiser uma explicação mais detalhada leia o artigo. Nele o autor explica a diferença e a capacidade do nosso cérebro de absorver através do subconsciente. É quase nulo o tempo que uma imagem projetada apenas para o cérebro dura em nossa mente. O assunto é controverso, mas bastante interessante. Existem até ONGs para tratar do assunto, mesmo sendo considerado um sofismo pela maioria dos cientistas e publicitários.

Se um dia vai ser possível não sabemos, afinal a capacidade do nosso cérebro ainda é um mistério, mas que seria interessante. Assim como é fascinante acompanhar a histórias e a trama apresenta por Franck Thilliez em "A Síndrome E". O assunto é rico e prende o leitor pelos detalhes e pela sofisticação do quebra-cabeça que o autor propõe ao leitor. Não percam a resenha e os sorteios do fim de semana. Por hoje é isso! Até mais!

4 comentários:

  1. Está na minha listinha, adorei!

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Interessante o texto e o assunto, já vi gente falar que tem mensagem em cada lugar que fica difícil acreditar, mas nunca acreditei que pudessem mudar uma vontade só por uma imagem, mas com repetições quem vai saber? Fiquei muito curiosa para ler o livro agora que sei que tem esse assunto no meio. Tudo que envolve o cérebro me fascina. Adorei e aguardo a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito curiosa pra ler esse livro, adoro esse gênero e a sinopse é muito boa!

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse livro. Acho que nunca li livros desse gênero, pelo menos não realmente impactantes a ponto de nunca esquecer deles, mas sempre quis, parecem muito bons. E essa ideia da semana de Thrillers, eu to adorando!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.