08/05/2013

Resenha - A Vez da Minha Vida


Nome: A Vez da Minha Vida
No Original: The Time Of My Life
Autor (a): Cecelia Ahern
Tradutor (a): Ronaldo Luís da Silva
Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

Já faz algum tempo que conheci os livros de Cecelia Ahern através do lançamento de seu livro mais famoso pela Novo Conceito. Confesso de que gostei mais do que eu esperava e fiquei feliz quando a editora deu continuidade aos lançamentos da autora. A Vez da Minha Vida surge com uma premissa bastante diferente de seu antecessor com um pé na fantasia, mas ainda tratando de assuntos que passeiam de forma leve no chick-lit. Cecelia Ahern consegue mais uma vez surpreender com sua desenvoltura num romance leve e bem desenvolvido

Lucy Silchester cresceu a sombra do pai, o rígido juiz e dos irmãos perfeitos. Mas foi há dois anos que as coisas pioraram de vez. A carreira que ela escolheu já não era motivo de orgulho, mas quando ela perde o emprego e começa a trabalhar como tradutora de manuais de instruções sua vida parece não ter mais como piorar. Por causa de uma única mentira Lucy teve que construir um emaranhado que permitiu esconder a verdade sobre ela e Blake. Quando ele terminou com ela dois anos e meio atrás Lucy pensou que o melhor seria dizer a todos que ela havia terminado, mas na hora não imaginou que isso traria muito mais problemas. Está se afastando dos amigos, detesta o emprego que tem, ainda remói o fim do seu namoro com Blake e mora em um aparamente ínfimo no centro da cidade que mais parece uma pocilga. A vida de Lucy era trabalho, casa, trabalho, pequenas mentiras para acobertar as grandes e ficar em casa assistindo TV. Isso até o envelope aparecer em seu tapete. Era um convite para encontrar sua Vida. Rindo da situação Lucy larga o convite de lado, mas a insistência de sua "Vida" a faz ceder. Indo ao encontro de Vida ela se decepciona ao ver um sujeitinho mal vestido, com mau hálito e em um andar de escritórios bagunçado com ares de abandono. Surpresa por sua vida ser um homem e por saber tanto sobre ela, Lucy fica irritada com os comentários e sai apressada do local. O problema é que dias após sua saída intempestiva todos seus amigos, familiares e colegas de trabalho começam a receber os tais envelopes dourados. Parece que sua Vida não vai ceder tão fácil...

A partir daí a história de Lucy se desenvolve, com uma narrativa leve, madura e bem-humorada Cecelia Ahern nos traz uma protagonista forte que se recusa a aceitar o caso que está sua vida usando a negação como meio de não sofrer. A velha história "você conta tanto uma mentira para si que ela acaba se tornando verdade". Lucy é uma ótima narradora, fácil de se identificar e que ao longo da história começamos a entender. Afinal quem aqui nunca mentiu para si e para os outros tentando não sofrer? Adorei a forma como a "Vida" acompanhou o dia a dia de Lucy, a dinâmica entre os dois e adorei o paralelo que a autora faz entre os dois personagens.

Se Lucy está na pior e escondendo isso de todo mundo Vida também está na pior, mas se Lucy melhora Vida também melhora, não só a aparência, como também seu humor azedo. Achei interessante essa metáfora e a liberdade que a autora se deu de criar um personagem tão inusitado. De onde ele veio, para onde ele vai e como são perguntas que ficam no ar. Mas a ideia que fica é de que em algum lugar ai fora existe alguém, diretamente ligado conosco e que refletem exatamente nossa vida. É interessante, mas seria um caos se fosse verdade. Se todos nós tivéssemos esse incentivo para nos manter feliz, falando a verdade e buscando a felicidade. Já pensou em ter a sua Vida batendo a porta e cobrando uma atitude?

Leitura rápida, gostosa, com uma trama madura e bem desenvolvida. Uma protagonista que reflete bem o padrão das mulheres atuais e soa verdadeira. Cecelia entra para a lista de autores que vale a pena conferir. Ainda mais que eu custo a achar autores interessantes do gênero. A edição da Novo Conceito está ótima. Fonte boa, diagramação e tradução idem. Não gostei da bolota vermelha na capa, mas fazer o que não é mesmo? A história daria um ótimo filme, e não duvido que um dia aparece nos cinemas. Recomendado a todos que querem um romance leve diferente, mais interessante e que conquistará pessoas de todas as idades e sexos. Uma bela mensagem. Leiam! Até mais!

14 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa eu estou com muita vontade de ler esse livro acho que é o tipo de livro que combina comigo, afinal eu adoro chick-lit e concordo com você que está difícil encontrar autores bons no gênero, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Yasmin! Já li A Vez da Minha Vida e curti bastante. Achei a temática super original. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito de PS Eu te amo, mas ainda não animei a ler os dois novos porque não curti a capa desse ai e por incrível que pareça capas me desanima muito. Adorei a resenha, parece mesmo um romance mais maduro do gênero que os últimos que tenho visto, cansei só de amor e pronto. Adorei mesmo a premissa e quem sabe eu confiro mesmo com a capa. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Faço coro porque eu adoro a autora já li os dois que tinham lançado aqui, uma pena porque o da Rocco é mais baixinho, mas quero muito esses dois. A história parece ótima. Adorei a resenha.
    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser bem legal e divertido. Primeiramente eu imaginei algo "sessão da tarde", mas acho que a história tem um conteúdo além disso.
    Xxxx

    ResponderExcluir
  6. Ameei mto a resenha, me deu muita vontade de ler o livro, vou comprá-lo essa semana msm ;) mto obrigada pela ótima resenha

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei esse livro! Gosto de histórias maduras, mas que tenham um toque leve, divertido e encontrei isso nessa história. E daria mesmo um bom filme, né?! Gostaria de ver!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li um livro da Cecilia que não tenha gostado.
    Apesar de ser uma garota jovem, fiquei feliz em saber que ela é madura e suas ações são bem realistas, não podia ser diferente.
    Pretendo le lo. E a bola vermelha na capa é estranha,
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Tenho o livro e comecei a lê-lo, estou nas primeiras páginas, e já comecei a ri bastante, a personagem Lucy é muito divertida, engraçada e irônica, to gostando muito, estou começando a amar essa autora, ela é muito criativa, nos temas de seus livros...Parabensssss, ameii a resenha...
    :)

    ResponderExcluir
  10. Tenho o livro e comecei a lê-lo, estou nas primeiras páginas, e já comecei a ri bastante, a personagem Lucy é muito divertida, engraçada e irônica, to gostando muito, estou começando a amar essa autora, ela é muito criativa, nos temas de seus livros...Parabensssss, ameii a resenha...
    :)

    ResponderExcluir
  11. Eu já estava com vontade de ler o livo e você me deixou com mais ! amo os livros da Cecelia ( ok, só li P.S. Eu te amo, mas amo mesmo assim k ela me cativou de primeira ) fiquei pensando na sua pergunta sobre a vida bater na porta, acho que a minha ia brigar tanto comigo kkk Parabéns pela resenha ! estou louca pra ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  12. Oiiii

    Sou simplesmente apaixonada pelos livros dela desde PS Eu te amo... o A vez da minha vida é incrível e sim, concordo com vc que deveria e vai virar filme, assim como O livro do amanha que é lindo por demais!!!

    Adorei sua resenha

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Um livro dela que terminei me perguntando: De onde ela tira essas ideias?!!!
    Muito doida, muito fofo e uma gracinha de livro! Gostei bastante desse e vale a pena ler mesmo não é? É fofo demais!

    ResponderExcluir
  14. Ganhei esse livro mas ainda não o li. Como tenho outros para ler, ele está aguardando sua vez. Gostei muito da resenha e isso só está fazendo eu desejar passar o livro para a frente dos outros.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.