27/05/2013

Resenha - O Herói Perdido


Nome: O Herói Perdido
No Original: The Lost Hero
Autor (a): Rick Riordan
Tradutor (a): Rodrigo Peixoto
Páginas: 432
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério. Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes — semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

Todos aqui já devem saber que sou apaixonada por fantasia, mitologias e infantojuvenis, mas acima disso sou uma das fãs do trabalho de Riordan. Tanto que não resisti em fazer um projeto de releitura só para ter o prazer de reler a série "Percy Jackson e Os Olimpianos" e resenhá-la aqui no blog. O problema é que os livros do Riordan foram feitos para ler um atrás do outro e havia prometido que só leria a nova série quando tivesse todos lançados. Plano que veio abaixo lendo o primeiro capítulo do livro três, lançamento recente da Intrínseca. Sendo assim cá estou depois de ter lido os três primeiros em uma tacada só. E você confere essa semana as três resenhas da série.

Novos personagens, o mesmo universo expandido e enriquecido com a versão, o aspecto romano da mitologia grega. Riordan consegue unir os dois lados de maneira sutil e inteligente com uma trama mais complexa, com personagens mais adultos e uma nova profecia que promete desde o começo ótimos momentos. Tudo começa com Jason despertando em um ônibus escolar a caminho de uma excursão. Ao seu lado Piper e Leo, sua namorada e seu melhor amigo. O problema é que Jason não se lembra de nada. E para piorar assim que chegam ao cânion os três sofrem um ataque. Os instintos de Jason falam mais alto e mesmo surpreso consegue defender seus amigos. Ele já esteve em situações de risco e aparentemente sabe voar. Quando reforços chegam em pegasus Jason não consegue entender mais nada. Levados ao acampamento meio-sangue por Anabeth os três são inteirados de sua condição de meio-sangue. O problema é que alguma coisa na mente de Jason diz que aquilo está muito errado. Ele não deveria estar ali. E Quíron parece concordar. Jason usa termos romanos, tem uma arma romana e uma tatuagem romana. Anabeth e Quíron sabem que algo muito sério está acontecendo, com Percy desaparecido e a chegada dos três semideuses está claro que a grande profecia dos sete está começando a se realizar. Monstros e mortos estão despertando, Hera está desaparecida e aparece presa nos sonhos de Jason. Algo revolve na terra e com o Olimpo fechado os três precisam partir em uma missão desesperada para resgatar a senhora do Olimpo antes que seja tarde demais...

A história começa ai. A chegada de Jason, um semideus diferente do que todos estão acostumados e com o sumiço de Percy. A situação de deuses e semideuses parece mais complicada do que nunca após meses de calmaria depois da segunda guerra com os titãs. Muitas coisas mudaram no acampamento, mas a chegada de Jason é o anúncio de que a derrota dos titãs enfureceu forças ainda maiores. Com uma narrativa fluida, repleta de ação e bom humor Riordan desenrola com facilidade a trama que une romanos e gregos nessa nova ameaça. Dois aspectos de uma mesma mitologia que são apresentados de modo objetivo e interessante. E ainda entremeados pela presença de Jason, que surge não apenas como filho de Júpiter/Zeus, mas como o ponto de partida da profecia e base para o desenrolar das informações da versão romana da história.

Estava curiosa para ver como Riordan se sairia narrando na voz de adolescentes mais velhos e não me decepcionei. O acampamento mudou bastante com os novos chalés e com nossos velhos conhecidos mais adultos. Ao dividir a narrativa entre os três personagens principais dessa missão a história ganhou amplitude e de certa forma ficou mais densa. Outro detalhe que vale observar é a intenção do autor com essa divisão. Algo indica que dessa vez Riordan vai se permitir uma abordagem mais adulta da profecia, mais complexa com reviravoltas e tramas mais intricadas. Ao nos apresentar três personagens em suas próprias vozes ele consegue mais espaço para desenvolver a personalidade, os medos, as expectativas e a visão de cada um dessa profecia e da nova guerra que vem por ai.

Jason é um personagem mais interessante do que imaginei. A princípio como todo leitor de Percy sabia que não ia gostar de Jason, mas ele surpreende e se mostra bastante perspicaz, adulto e inteligente. Vale lembrar que ainda não temos uma visão do Percy pós guerra, mas que é estranho ver Jason como um forte personagem é. Estou curiosíssima para saber quantos livros vão ter a série e principalmente o que aconteceu com Percy nessa mudança. Ao longo dos capítulos fica claro onde Percy está, mas foi inquietante ver que não teríamos nem um relance dele nesse livro. O final foi ótimo e melhor ainda foi como o autor liga Jason ao acampamento e a um dos campistas. A pista estava lá, a anta aqui só percebeu na hora de surgiu. Enfim.

Leitura rápida, de ritmo forte, instigante e criativa. Riordan reinventa mais uma vez a forma de contar histórias e reconstrói seu próprio universo, fechando pontas antigas que foram bem colocadas e deixa seu universo ainda mais notável. A edição da Intrínseca está muito boa, mas sinto ter notado um erro irritante no livro. Várias vezes o nome do personagem que estava falando saiu errado. Um vez tudo bem, mas foi irritante depois da quarta vez. Adoraria ver essa série no cinema, mas pela demora de Percy e pela idade do ator duvido que irá sair, mas se saísse seria bem mais épico. Recomendado a todos! Mitologia, mistério, história, ação, romance, batalhas, traições, segredos, batalhas, sofrimento, superação, amizade e tudo o que um bom livro tem. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Os Heróis do Olimpo - Rick Riordan
1- O Herói Perdido
2- O Filho de Netuno
3- A Marca de Atena
4- The House Of Hades
5- Sem Título Ainda

17 comentários:

  1. Só a capa desse livro já me conquista! É tão linda. <3 Nunca li nenhum livro do Rick Riordan, mas sou louca de curiosidade para ler.
    Ah, tô seguindo o blog (não sei se já falei isso, mas ok).

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse livro! Sou super fã de PJ e nessa série o Riordan conseguiu se superar. Já li os 3 livros e a história foi só melhorando a cada livro que passava.
    Eu sinceramente não gosto muito do Jason. Sei lá, acho ele muito sem sal.
    Agora, o Leo é demais! Ele é perfeito! Inteligente, engraçado, companheiro. É meu personagem preferido da série (tirando o Percy e a Annabeth).

    Abraço!
    http://oblogdazoey.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Yasmin :)

    Nossa eu me arrependi amargamente de não ter comprado essa série na promoção do Submarino, todos falam tão bem dos livros do Rick que acho impossível eu não gostar de suas obras, acho que vou começar por essa série mesmo e depois passo para Percy o que acha ?

    PS : Amei a resenha ( beijos !! )

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Não curti muito PJ porque parece uma fan-fic de HP com mitologia grega, mas Heróis do Olimpo é uma série genial. Eu li uma tradução amadora antes do livro ser lançado aqui só pra checar, e desde lá eu amei, mas estou esperando a série terminar pra comprar em box, ou tudo junto numa mega promoção do submarino. A ideia do acampamento romano foi a ideia mais criativa do Riordan, já que a série original pouca coisa era 100% dele. E o Percy é um personagem insuportável pelo mesmo motivo que era o Harry. O Jason também era um pé no saco, mas o Leo salvava, ele pelo menos era legal. E a narrativa evoluiu bastante dessa vez, eu prefiro mil vezes terceira pessoa. São poucas exceções.

    ResponderExcluir
  5. Nem consegui terminar de ler Percy Jackson! Na época que eu comecei a ler a série, dava angustia ter que ficar esperando os próximos livros sairem :C

    Beijos,

    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  6. Estou super ansiosa para ler a série, mas queria fazer igual você queria, ler tudo junto, mas nem sei quantos livros são! Cinco? Sete? Ai sabia que lesse a resenha ia ficar com mais vontade! Parece ótimo, melhor do que Percy e olha que eu adoro Percy... E nada a ver cópia de Harry, não tem nada a ver a trama. Ótima resenha como sempre me deixando com vontade de correr e ler. Aguardo ansiosa as outras duas e você podia ver ai quantos livros são certo! Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Tenho curiosidade quanto essa série, já li O ladrão de raios e é realmente um infanto perfeito! Não é meu forte, fantasia, mas talvez seja com eses livros que o gosto pelo gênero nascerá, ótima resenha, adoro livros que são completos, tenham tudo em um!

    ResponderExcluir
  8. Otimo livro.....li a resenha interessante........

    ResponderExcluir
  9. Tenho os 2 primeiros livros dessa série em português e os 3 primeiros em inglês, mas ainda não comecei a ler pois ainda não li a primeira série do Percy Jackson e ainda faltam dois livros pra completar a coleção,rs. Daí vou adiando a leitura, mas já ouvi falar muito bem de ambas as séries. Espero poder ler logo, mas como essa ainda terá mais dois livros pela frente, acho que vou esperar até terem sido lançados todos para começar a leitura. Fico louca quando acabo um livro cuja sequência ainda não foi lançada... odeio isso, hahaha.

    ResponderExcluir
  10. Eu só assisti ao filme do Percy Jackson e achei muito bom. Mas,não li os livros. Talvez algum dia eu leia.

    ResponderExcluir
  11. Preciso desses livros! Adorei chegar e encontrar as três resenhas! Semideuses romanos, nem acredito que o autor misturou os dois e ainda de forma diferente, mal posso esperar para ler... E Percy perdido, que estranho sem ele na história. Gostei do que falou sobre Jason, mas ainda prefiro Percy. Adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  12. Sou apaixonada por Riordan e por mitologia seja grega, romana, nórdica ou o que for. Já li os dois primeiros da série e concordo com tudo o que disse na resenha. Esse livro é maravilhoso e a série é melhor ainda do que os anteriores do autor. Adorei sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!adoro o Rick Riordan,já li Percy Jackson e amei..estou muito curiosa para ler a continuação mais apimentada de Percy.Espero ler logo..bjos'

    ResponderExcluir
  14. Rick Riordan é um dos meus escritores preferidos. Essa série está na minha lista para ler, só estou esperando ter todos os livros e depois começar a ler a série toda. Gostei demais da sua resenha. Já li outras mas a sua está demais.

    ResponderExcluir
  15. aiiiiiiiii, adorei na verdade eu tenho todos os livros da segunda saga aos 4 em port, e o ultimo em ingles adorei a marca de atena

    ResponderExcluir
  16. Eu comprei o livro ontem por indicação do vendedor, estou em busca de incentivo no livro, mas até agora me sinto desinteressado, o livro é bom, é engraçado por causas de algumas tiradas dos personagens, só que não me despertou nenhuma ansiedade, vou continuar lendo e buscando referencias do livro. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  17. Não, o livro e muitooooooooo chato. Ouso dizer que e o pior livro do Riordan. Eu não consigo sair nem da pág 300

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.