29/05/2013

Resenha - O Filho de Netuno


Nome: O Filho de Netuno
No Original: The Son Of Neptun
Autor (a): Rick Riordan
Tradutor (a): Raquel Zampil
Páginas: 432
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia Percy desperta sem memória e acaba em um acampamento de heróis que não reconhece. Agarrado à lembrança de uma garota, só tem uma certeza: os dias de jornadas e batalhas não terminaram. Percy e seus novos colegas semideuses vão enfrentar os misteriosos desígnios da Profecia dos Sete. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas. Com início no “outro” acampamento meio-sangue e se estendendo para além das terras dos deuses, esta sequência da série Os Heróis do Olimpo apresenta novos semideuses e criaturas incríveis, além de trazer de volta alguns monstros bastante conhecidos.

Nunca imaginei que ler uma série em seguida seria tão necessário quanto está sendo com Os Heróis do Olimpo. Dividindo o tempo entre os dois primeiros livros quase de maneira simultânea Riordan dá sequência a nova trama que une a mitologia grega com sua outra face, a romana. O tão esperado retorno de Percy aconteceu de forma melhor do que previ e conseguiu ser ainda melhor que seu antecessor. Um novo cenário, complexo e rico com novos personagens, tramas secundárias surpreendentes e muita ação.

Enquanto Jason foi parar no Acampamento Meio-Sangue, Percy teve sua memória roubada e se viu perdido no meio das ruínas de uma antiga mansão. Não sabe quanto tempo passou vagando pelas ruas, sem memória e lutando contra criaturas terríveis. Com apenas um nome como consolo para seu sofrimento: Anabeth. Aprendeu a se virar e quando perdia as esperanças fugindo por um túnel e ajudando uma velha senhora acaba chegando ao Acampamento Júpiter. O lugar é imenso, com uma pequena cidade, anfiteatro e diversas construções romanas. Percy não sabe o que, mas tem a intensa sensação de que não deveria estar ali. Mas chegar acompanhado da velha, Juno, a forma romana de Hera, chamou a atenção de todos. Aceito na 5ª Corte Percy percebe a hostilidade de Octavian, mas não pode fazer nada a não ser se adaptar. Assim que chegou foi recebido por Hazel e Frank. Ela é filha de Plutão/Hades e ao conhecer Nico irmão de Hazel que estava de passagem pelo Acampamento Percy tem certeza de que conhece ele de algum lugar, mas Hazel explica que Nico é uma história complicada e não pertence ao acampamento romano. Já Frank é desastrado e ainda não tinha sido reconhecido, sendo motivo de piada para todos. Porém quando Marte/Ares aparece no meio do Acampamento de armadura e tudo reconhecendo Frank e o mandando em uma missão as coisas mudam. Contra a vontade de Octavian, mas com a aprovação do Senado os três partem para o Alasca, território além dos controles dos deuses para encontrar a águia perdida do acampamento, a 12ª Legião Fulminata. Percy, Hazel e Frank, os três têm muitos segredos e um caminho duro pela frente.

A premissa básica é essa e eu gostei mais do que a do primeiro livro. Primeiro porque temos Percy de volta e segundo porque o mergulho na cultura romana é muito maior. O mais interessante é que o aspecto romano da mitologia é mais do que a troca do nome dos deuses, mas toda uma personalidade baseada nos princípios militares romanos, organização, honra, e outras características, porque afinal o Império Romano era uma potência bélica É muito interessante a forma gradual e intricada que Riordan optou para nos introduzir esse conceito. Sempre achei fascinante a sociedade, a cultura e os conceitos do Império Romano, mas ver uma pequena parte disso transposto com tanta destreza e cuidado foi muito bom. Aliás, arrisco a dizer que preferia ter como pai ou mãe um deus do aspecto romano. Só as descrições e ambientação do Acampamento já é motivo mais do que suficiente para se ver preso a história.

Narrado pelo ponto de vista dos três personagens a história tem um ritmo agradável, bastante cadenciado e com tramas secundárias muito boas. É nítido que nesse segundo livro Riordan já se adaptou mais a divisão dos pontos de vista. Adorei a forma como o autor ligou Hazel e Nico, mais ainda pelo significado disso tudo. Nico continua sendo um dos meus semideuses favorito, aliás ele podia ser mais velho pela personalidade que demonstra. E outra coisa que vale mencionar é o fato de Riordan estar investindo em histórias particulares mais complexas e interligadas com a trama. A profecia cita sete semideuses e achei muito bom o autor desenvolver a história dos sete, ainda mais que ele acerta na dosagem e não fica nada longo demais. São histórias fortes, mas bem contadas para casar com o ritmo do livro.

Leitura rápida, que prende o leitor e instiga tanto pela solução como pelos detalhes e fatos da mitologia e da cultura romana. Foi ótimo ter Percy de volta e mais ainda ver as escolhas do autor quanto aos outros dois que vão completar a profecia. A edição da Intrínseca está ótima e nesse não encontrei erros. Vamos torcer para que a série ganha adaptação no cinema. Recomendado a todos. A série só evolui então não deixe de conferir. História rica, com ação, bom desenvolvimento e ótimos personagens. Leiam! Até mais!

Os Heróis do Olimpo - Rick Riordan
1- O Herói Perdido
2- O Filho de Netuno
3- A Marca de Atena
4- The House Of Hades
5- Sem Título Ainda

11 comentários:

  1. Já li várias vezes esse livro porque ele é simplesmente perfeito!! Agora, A Marca de Atena não fica atrás e praticamente você "engole" o livro de tão bom e eletrizante que ele é =D

    Bjs!

    www.silentmyworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Nossa preciso muitooo ler a séries do Rick, acho que sou um leitor poser se tratando de mitologia seja ela grega ou românica kkkkkkk, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler esse livro, falam tão bem! Riordan tem que lançar logo os últimos dois porque daí eu compro!

    ResponderExcluir
  4. Gostei desse livro,li a resenha me emocionei,louca pra comprar esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Acho que a série Heróis do Olimpo conseguiu superar a saga original Percy Jackson. Não me entenda mal, eu amo PJO e está entre meus queridinhos, mas acho que esta foi mais bem escrita. Talvez pelo autor estar mais experiente, nao sei. Mas amo os livros, já li os dois primeiros e tô esperando meu exemplar de A marca de Atena chegar pelos correios!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Rick é um autor incrível e completo. Pelo que vejo, ao acompanhar todos os livros dele, percebo uma visível melhora em tudo o que ele faz. Realmente, ele acerta em cheio ao dividir a narração entre os 7. Comecei a ler A Marca de Atena e já estou mais maravilhada ainda (e matando a saudade, já que fiquei tanto tempo esperando).
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Percy <3 Enfim Percy de volta! Estou doida para ler a série só por causa dele e ainda chego aqui e encontro as três resenhas juntas. Assim morro de vontade. A capa é linda e a resenha tá ótima. Curiosa demais sobre a mitologia romana e o acampamento. Preciso ler o quanto antes. Adorei a resenha. Abs! =)

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é muito perfeito *-* eu amei ler ele.. Amei mais ter Percy de volta é claro =3 até agora ele fica em primeiro da minha lista de favoritos.

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler os livros dessa série.
    *-*

    Rick Riordan é muito massa, ow!

    *-*

    ResponderExcluir
  10. Quase morri quando vi Percy de volta e amei tudo o que o autor fez para apresentar os romanos. A cada livro que passa sou mais apaixonada pelos livros do Riordan e pelos personagens. Amei sua resenha e concordo com tudo o que disse. Série perfeita. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu amo os livros do Rick e quero ler essa série, que ainda não tive a oportunidade de ler. Gostei demais da sua resenha.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.