07/05/2013

Resenha - Garota Exemplar


Nome: Garota Exemplar
No Original: Gone Girl
Autor (a): Gillian Flynn
Tradutor (a): Alexandre Martins
Páginas: 448
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Desde que conheci o livro de Gillian Flynn fiquei em dúvida sobre ler ou não ler. Não me entendam mal. Eu realmente gosto de um bom thriller de mistério e realmente via possibilidades de gostar do livro. Em meio a tantos comentários elogiosos e críticas positivas fiquei bastante inclinada a conferir, mas o que ainda me deixava receosa as impressões que tive da história antes de ler. É possível perceber muita coisa a respeita da trama, da história de um livro apenas observando a reação das pessoas e não estava tão certa a respeito do que iria encontrar.

Nick e Amy estão casados há cinco anos, mas desde que se casaram as coisas começaram a degringolar. Desde o começo os dois vivem uma espécie de dinâmica onde um mente para o outro que são o par perfeito. De um lado Nick sabe que frustra Amy e do outro Amy ainda insiste em tentar moldar Nick de acordo com seus padrões. Para toda a cidade de North Carthage Amy é a garota dos sonhos, linda, educada, gentil com todo mundo e principalmente uma esposa dedicada que Nick não faz por merecer. Porém por trás da boa Amy existe muito mais do que qualquer um sonhou. No dia do aniversário de cinco anos Nick não imaginava que sua vida estava para mudar. Ao retornar para casa depois de passar no bar que divide com sua irmã Nick encontra a porta escancarada e tudo revirado. Imediatamente chama a polícia, eles tomam todas as providências, investiga a cena, instala aparelhos no caso de telefonema pedindo resgate e começam a refazer a rotina de Nick e Amy. Mas a cada hora que passa os detetives desconfiam mais de Nick e de sua reação pacífica diante do desaparecimento de sua amada esposa. Quando um diário secreto de Amy vem à tona a situação muda e Nick é o principal suspeito. Chocado com as coisas que a própria esposa conta no diário Nick não consegue acreditar no que estava vivendo, as mentiras contidas no diário e as pistas incriminatórias que não param de surgir. Nick está convencido de que Amy surtou e fugiu deixando o cerco fechado para ele ser culpado e preso, mas como convencer e principalmente provar sua inocência no meio de uma cidade inteira pró Amy, a exemplar?

A premissa é essa, mas não há nada que podemos prever. Gillian Flynn nos apresenta uma história inteiramente criativa, instigante e intricada. É um misto de sentimentos que combinado com a descrença transforma a leitura em algo impossível de largar. Uma história ousada e que sem dúvidas vai marcar quem lê. A narrativa se alterna entre Nick, Amy e passagens do diário de Amy. A autora deu um ritmo peculiar a sua história, meio estático, dissimulado e sufocante, que deixa a situação quase intolerável em certos pontos. Ela constrói dos personagens alquebrados pelas próprias decisões, infelizes e acomodados. Como uma pessoa perfeccionista, mimada e controladora pode chegar ao limite e ultrapassar facilmente a tênue linha da normalidade e como o egoísmo pode alimentar essa pessoa. Gillian Flynn criou protagonistas explosivos, uma mistura improvável com que construiu um thriller engenhoso repleto de tensão e dúvida.

Uma história que dá uma perspectiva única sobre relacionamentos doentios e o que acontece quando você se nega a enxergar a verdade sobre uma pessoa. Nick e Amy são duas personalidades bastante expressivas de tudo o que é errado em um ser humano. E ainda joga com o leitor ao apresentar um cônjuge longe da perfeição ou da inocência. Nick é tão egoísta quanto Amy e apresenta todos os defeitos de personalidade que jamais uma sociopata manipuladora como Amy aceitaria. Por mais que Nick tenha agido cegamente e sido tão egoísta e errado quanto Amy ainda consegui identificar-me com o personagem apesar de esse ser um sentimento difícil de encontrar no livro. É um show de absurdos e reviravoltas que faz o leitor exclamar de surpresa durante todo o livro.

Leitura rápida, de imersão, que causa um impacto em quem lê e que o final surpreende de uma forma chocante. Não gostei do final e acredito que a maioria das pessoas sãs não vai gostar. O senso certo e errado fala mais alto em todo mundo. Ainda não cansei de me perguntar no que Gillian Flynn estava pensando quando criou uma trama tão escabrosa e engenhosa como essa. Ela deve ser no mínimo uma pessoa muito observadora. A edição da Intrínseca está ótima, diagramação diferente e interessante. Recomendado a todos que querem ser surpreendidos. É um thriller psicológico de primeira e não me admira que já vai virar filme. Perspicaz e desconcertante. Leiam! Até mais!

47 comentários:

  1. Não imaginava que pudesse ser tão bom esse livro. Com tantas surpresas durante a leitura, deve ser bem interessante. Boa resenha. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro desde que soube do que se tratava, nem liguei o nome da autora aos prêmios do goodreads que vi ano passado, mas é tanta gente falando bem. Agora com sua resenha então, preciso ler! Não sei porque, mas eu adoro serial killers, psicopatas e afins. Sério que vai sair filme? Mais um motivo para eu ler. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa , eu to loca pra ler esse livro , é muita gente falando bem !!!
    Eu achei muito boa sua resenha , me convenceu tambem!!
    bjss

    ResponderExcluir
  4. Mais uma otima resenha !!
    Esse livro parece ser muito bom!!!eu to loca pra ler !!
    bjss

    ResponderExcluir
  5. Nossa, faz tempo que estou lendo varias resenhas desse livro e a sua se mostrou uma das melhores!
    Realmente é uma história que não da pra prever o que vai acontecer, mas tenho um palpite que Amy talvez não seja tão exemplar assim como as pessoas pensam, mas acho isso um pouco óbvio, então, acredito que a história siga para um outro caminho.
    Muita gente não gostou do final, quero ler logo pra tirar minhas próprias conclusões!
    Bejos ;)

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler este livro, adoro coisas do gênero.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha lido algumas resenhas, e algumas tinha esse ponto de vista critico construtivo a respeito do livro, de que o final não foi muito bom assim, como eles esperavam e que o livro é bem complicadinho, gosto de mistérios e a leitura ou não desse livro, esta me deixando intrigada, acho que vou ler è a unica alternativa de tirar minhas próprias conclusões e observações.... Amei sua resenha.
    :)

    ResponderExcluir
  8. Só ouço coisa boa sobre esse livro. Pretendo lê-lo em breve, assim que tiver uma brecha :))

    ResponderExcluir
  9. De todas as resenhas que li, essa foi a única a comentar sobre o final. Fiquei muito curioso pra saber como é esse final que as pessoas sãs não vão gostar. Também não fiquei surpreso com o fato do livro já virar filme,e acredito que no Brasil ele vá fazer sucesso

    ResponderExcluir
  10. Assim como você falou, quando um livro é muito comentado ficamos com uma certa expectativa, e isso cria um certo receio, mas eu adorei a história e o fato da autora permanecer fiel aos seus personagens, e aos poucos ir desvendando as atitudes de cada um. Deve ser muito difícil para Nick ser considerado suspeito, e mais ainda, não ter ninguém ao seu lado. Estou muito ansiosa para ler, quero muito saber o final desse mistério. Ótima resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu já li várias resenhas sobre ete livro, e estou com ele na minha lista dos livros que eu ainda pretendo ler.

    ResponderExcluir
  12. Parece bom, coloquei na lista. Sempre quis ler livros de thriller/mistério/nãoseidoquechamar.

    ResponderExcluir
  13. Um livro bem interessante, que envolve marido e mulher e um assassinato. As resenhas estão sendo muito positivas o que só me deixou mais curiosa. Adoro livros que surpreendem no final, e esse é um deles. Espero lê-lo em breve, adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler esse livro, é bem do gênero que gosto 😉

    ResponderExcluir
  15. Livros desconcertantes não são meu forte. Sou mais ligth, sim amo um drama, um romance, mas triller? Não sei, vou esperar o filme, se me interessar, ai leio, mesmo assim ótima resenha, soube expressar bem o que é o livro!

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li uma resenha negativa sobre Garota Exemplar. Também pudera, Amy é intrigante, até quando se prova o contrário

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li nada dessa autora, mas pela resenha que fez o livro deve ser bem eletrizante mesmo. Sera que Amy é uma boa garota? E será que a leitura é fácil? Pois vc fala que tem a esposa, o marido e partes do diário dela. Mas adoro uma história de suspense. Tomara que eu goste do final, se bem que vc falou que as pessoas sãs irão odiar...rsrs...sou sã!!! :)
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  18. ainda não li , mas muito anciosa <3 suspense, investigação!

    ResponderExcluir
  19. nunca li nenhum livro dela, mas pelas recomendações que recebi parece ser ótimo! muito anciosa pra ler! <3

    ResponderExcluir
  20. Que interessante o livro! pelo nome eu ja pensava que era algo tipo 'meninas malvadas' ou sei la sabe... mas então, há muito misterio.. acredito que nao é nick mesmo, e se ela quiser incrimina-lo? sei la ne, vai que ela é doida rs.. quero ler..

    ResponderExcluir
  21. Bom.... Estou precisando ler um livro como esse.
    Porque pelo jeito a autora soube muito bem como criar seus personagens, ao ponto de nos surpreender.
    Amo livros que envolvem mistério e sempre me chocam.
    Tenho certeza que vou gostar dele e a sua resenha ajudou na minha opinião sobre ele.
    Beijos e não vejo a hora de lê-lo.
    Será que vou gostar do final? kkk

    ResponderExcluir
  22. bom eu li o livro e até que eu gostei do final, podem me chamar de uma pessoa não-sã.
    gostei da resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  23. esse livro deve ser realmente bom, quero muito ler *-*

    ResponderExcluir
  24. Esse livro não tinha me chamado a atenção até começar a ler os elogios, mas então li uma crítica negativa e meio que me desinteressei. Bom, a crítica negativa falava especialmente mal dos personagens, que não sentiu nenhuma empatia, e do final que foi ruim e não tão surpreendente. O que gosto nas suas resenhas é que você comenta o que é bom e ruim, argumentando.
    Acho que os personagens não precisam necessariamente criar empatia pra serem bons, e acredito que o mais interessante é que o livro mostra que todos temos segredos, nunca conhecemos realmente uma pessoa, e a imagem que ela passa pras outras raramente mostra o que ela é.
    A trama é muito bem construída, quero muito ler e tirar minhas próprias conclusões sobre o final!

    ResponderExcluir
  25. Muito curiosa! Tô cobiçando esse livro desde o lançamento, necessito ler o mais rápido possivel!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Já tem um bom tempo que esse livro foi lançado mas nunca tive curiosidade de ler. Sei lá, talvez pelo título que tirou um pouco minha curiosidade, mas lendo sua resenha fiquei com vontade de ler pois parece ser um daqueles thrilers que eu adoro,rs. Vai pra wishlist de próximas leituras, com certeza!

    ResponderExcluir
  27. Estou louca por esse livro. Tenho participado de promos por ele, pq achei o preço alto nas livrarias - em torno de 40 reais.
    A sinopse me parece maravilhosamente tensa, do jeito q gosto. E adoro esse jogo de esconde e mostra da autora, nos deixando em dúvidas sobre quem é quem nessa história, quem tem razão. Só espero descobrir tudo antes do desfecho!

    ResponderExcluir
  28. Ainda não li mais estou ansiosa pra lê-lo.E pelos comentários que li por ai,me parece bom até demais.

    ResponderExcluir
  29. Esse e um livro bem comentado, sempre fico curiosa para ler livros que podem me surpreender.
    Estou louca pra ler esse livro!
    Beijos
    http://honey-pixel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Esse livro tem tudo o que procuro em um thriller de mistério: criatividade e surpresa. Além disso, me parece que não existe ninguém bonzinho nessa trama. É cobra engolindo cobra. Muito curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  31. Quando vi esse livro na vitrine da livraria já me encantei com o título, eu realmente esperava uma estória assim, de uma garota que no fundo não é tão exemplar assim. E uau, acertei. E só de ler a resenha, ja fiquei agoniada pelo Nick, todo esse fato de todos estarem contra ele. Uau. Super animada para ler.

    ResponderExcluir
  32. Parece ser um livro muito interessante! Com certeza está na lista dos: "Para ler o mais rápido possível" colada no meu armário! kkkkkk

    ResponderExcluir
  33. Parece ser um livro bem interessante! Com certeza vai para a minha lista de "livros para ler o mais rápido possível" ! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  34. Louca é pouco para definir minha vontade de ler esse livro!
    São tantos elogios! Tão bom quando nos vemos mergulhados numa história e o autor consegue nos surpreender a cada página virada, a cada quebra cabeça montado!
    Sua resenha só aumentou ainda mais minha curiosidade (se é que isso é possível!). ;)

    ResponderExcluir
  35. Estou morrendo de vontade de ler esse livro. Faz tempo que não leio um bom thriller psicológico e Garota exemplar parece ser ótimo, excluindo o final rs
    Gostei bastante de a narrativa ser intercalada entre o presente com o Nick e o passado com o diário da Amy, acho que isso deve deixar a leitura bastante dinâmica.

    ResponderExcluir
  36. Oieee
    O que dizer do livro que desbancou Cinquenta Tons de Cinza na lista de mais vendidos do New York Times? Li a resenha e agora necessito de ler o livro. A autora soube usar muito bem os elementos necessários para a base de uma boa história de suspense, o que parece que irá gerar inúmeras reviravoltas no decorrer da leitura, mencionando também as boas doses de humor ácido.
    Está na minha lsitinha de leitura!
    Bjus

    ResponderExcluir
  37. Não leio muita resenha , nuitas delas estão recheadas de spoiler e dai eu corro mesmo(trauma rsrsr) Mas aqui vejo o que eu esperava. É um livro que está na minha lista de espera( Olá alguém me da no aniversário , ou dia das mães quem sabe no dia das crianças rsrsrs) E essa promo ta ai pra me dar a chance de ler.
    Adorei tua resenha. Alias as tuas resenhas são ótimas.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  38. Estou louca por esse livro. Gosto muito de gêneros assim, o único problema é que eu não consigo soltar o livro e parece que estou envolvida na história, fico mais nervosa que os personagens k e sinto que com esse livro não vai ser diferente. Fico curiosa pra saber no que vai dar essa história toda, e me pergunto desde já, como será o final, o que vai ser descoberto e tal. Fiquei meio assim por você não ter gostado tanto do final, mas bom, não custa nada tentar k Parabéns pela resenha !

    ResponderExcluir
  39. Assim como tu, desde o lançamento do livro tive certo receio em lê-lo, apesar de amar livros deste gênero. Talvez eu tenha lido mal o enredo, não tenha prestado atenção nele, ou... Não sei. Mas aí esses dias eu me peguei relendo a sinopse e ta aí que esse livro me pegou.
    Me interessou o modo como você diz sobre o final, isso me faz pensar algo sobre George R. R. Martin, que sempre acaba por nos surpreender.

    ResponderExcluir
  40. Já tinha lido uma outra resenha desse livro e fiquei maravilhada e morrendo de medo de você contar mais do que eu não queria saber rsrsr.
    Gosto muito desse tipo de leitura e já estou muito curiosa pra ler com todos os comentários positivos da resenha.
    Adoro surpresa e ter um final diferente do apontado deve ser maravilhoso não vejo a hora de ler esse livro , tudo indica para uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  41. Achei a história bem interessante e espero ler o livro em breve. Gostei muito da resenha e os comentários também estão ótimos.

    ResponderExcluir
  42. Eu comecei a ler o livro, mas não terminei, espero retomar a leitura, pois muitas pessoas falm muito bem dele.

    ResponderExcluir
  43. Adoro livros assim cheios de mistério e suspenses, quero muito ler esse livro antes de ver o filme *.*

    ResponderExcluir
  44. Nossa, sua resenha me fez querer ler esse livro ainda mais. Estou com "água na boca"

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.