24/04/2013

Resenha - Reiniciados


Nome: Reiniciados
No Original: Slated
Autor (a): Teri Terry
Tradutor (a): Flávia Cortês
Páginas: 432
Editora: Farol
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?

Quando soube que a Farol lançaria a trilogia fiquei extremamente feliz. Não pelos motivos de sempre, mas por além de ser uma distopia ser ambientada no Reino Unido e trazer um procedimento que levanta questionamentos sobre sua validade ética e sobre seus efeitos na população de um regime autoritário. Teri Terry nos apresenta um mundo rico, assustadoramente palpável, com uma trama repleta de tensão. Um thriller distópico instigante e inovador que vai mudar seu conceito sobre distopias.

Kyla está prestes a sair do hospital. Faz nove meses que foi reiniciada e tudo o que sabe sobre sua nova família são os nomes. Quando for liberada usará até os vinte um anos o Nivo, um aparelho feito para parecer um relógio de pulso, mas que marca o nível de seu humor. Abaixo de quatro ela terá problemas e se descer mais do que três seu corpo entrará em colapso até levar a morte. A obrigação de todo reiniciado é estar satisfeito, se integrar na comunidade e se dedicar aos estudos. No começo tudo é estranho e novo. Tudo o que Kyla sabe é que ama desenhar. Amy sua nova irmã também é uma reiniciada, o pai está sempre fora a trabalho e a mãe é filha do homem que deu o passo inicial do sistema dos reiniciados. Kyla aos poucos vai para o colégio e descobre as dificuldades de ser uma reiniciada. O preconceito, a constante observação e a terrível sensação de não poder confiar em ninguém. Seus pesadelos continuam a atormentar suas noites e com o passar do tempo Kyla começa a perceber que é diferente dos outros reiniciados. Questiona quando não deveria, seu humor é mais instável. Quando pessoas inocentes começam a ser levadas diante de seus olhos Kyla percebe que a situação é muito maior do que parece. Todo mundo está com medo, as pessoas evitam chamar qualquer tipo de atenção e muito menos ousa desafiar o sistema. Basta a pergunta errada para tudo vir abaixo. E Kyla está cheia delas...

A premissa é basicamente essa e digo isso porque seria impossível apresentar a trama e o enredo de maneira adequada sem escrever demais. Sem falar que essa é uma história que precisa ser descoberta. A história de Kyla e desse futuro tenebroso é sensacional. Teri Terry não só inovou ao conceber os conceitos da Coalizão Central, lugar que hoje conhecemos como Reino Unido, como também surpreendeu ao imprimir um ritmo e um rumo completamente diferente do visto em distopias.

É uma trama mais sutil, mais psicológica e principalmente mais sinistra e sufocante. A constante sensação de que Kyla está sem saída, o constante ar de ameaça, e de que algo ruim vai acontecer. Durante todo o tempo temos a sensação de que ela está sendo observada. A sensação é parecida 1984 de Orwell e o Grande Irmão. Um governo draconiano e uma ferramenta sinistra críveis que levantam na trama questionamentos sobre liberdade civil, expressão, consciência individual e os direitos básicos do cidadão como ser humano.

A narrativa em primeira pessoa torna as sensações ainda mais reais. Kyla é uma personagem interessante com uma história complexa, com uma visão que pouco a pouco vai se tornando mais perceptiva e aguçada para as pessoas ao seu redor. Uma voz narrativa instigante combinada com uma trama de opressão e corrupção que mescla sentimentos como impotência, a sensação de derrota e esperança ainda que oprimida. A ambiguidade que a autora conseguiu dar aos personagens no começo do livro é outro ponto que merece destaque assim como a evolução de cada um deles na trama. Foi bonito ver a relação dela com a mãe postiça se desenvolver e fiquei surpresa com a força que mãe dela demonstrou não só como pessoa, mas como personagem. Ainda não acredito que Kyla ter ido para a família que foi seja mera coincidência.

Leitura fluida, instigante e que leva o leitor a pensar no nosso próprio futuro e a escalada da violência que o mundo vive. Teri Terry construiu uma história forte, que transmite página a página sensações esmagadoras e sombrias, que vão do medo a injustiça. Uma distopia mais eficaz e assustadora, mais próxima dos grandes clássicos do gênero. Não vai agradar a todos, mas com toda certeza resgata a essência do gênero. O ambiente também me lembrou de V de Vingança. A edição da Farol manteve a capa e a tradução está ótima. Contando os dias para o próximo volume da trilogia. Estou muito ansiosa para a adaptação sair. É sem dúvidas uma história perfeita para o cinema. Recomendo a todos. Não preciso de mais para dizer que é imperdível. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Slated - Teri Terry
1- Reiniciados
2- Fractured
3- Sem Título Ainda

48 comentários:

  1. Hum, estava um pouco cética em relação ao livro por ser série e distopia, já imaginava mais fuga, luta contro o governo, rebeldes, mas pelo jeito estou enganada. Gostei do que falou do estilo da trama, e dos rumos, sério mesmo que lembra 1984 e V de Vingança? Se for deve ser melhor que ótimo. Quero ler para ver. Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da premissa e tudo o mais. Legal essa referência com Orwell, deve ser incrível mesmo. Eu leira esse. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser dos livros que mais gosto de ler, livros tensos e intensos.
    Esse livro me chamou muita atenção pelo fato de ser novidade para mim, nunca havia lido sobre nenhum livro assim onde pessoas são totalmente reiniciadas e voltam a viver na sociedade, muito criativo! Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  4. Parece muito interessante apesar da capa me dá nervoso. Fiquei muito curiosa depois dos seus comentários. Adoro um livro mais sombrio e que os personagens parecem estar em causas impossíveis. Também fiquei curiosa com o fato de ser uma distopia no Reino Unido. Comprar o meu logo.
    Parabéns pela resenha. Abs.

    ResponderExcluir
  5. Amo distopias e sua resenha me deixou com vontade de ler, super diferente pelo que vi. Quero muito *=* Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Estava ansiosa por resenhas desse livro, a primeira que eu li foi a da Pam do Garota It e fiquei decepcionada, pois a resenha não foi uma das mais animadoras. De qualquer modo, minha curiosidade sobre o livro aumentou com isso e a sua resenha me fez ficar mais curiosa ainda. Li os primeiros capítulos que disponibilizaram no site da editora e eles me fizeram ansiar por mais. Não vejo a hora de poder ler o livro, parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Nossa adoro distopias! São os livros mais inteligentes e bem sacados da atualidade! Eu já estava intrigada com a capa que é linda, agora lendo sua resenha me deu vontade de parar o tijolão que estou lendo, E o vento levou e ir direto comprar esse livro! kk Gosto de livros meio psicológicos, torna a leitura muito mais emocionante e sou tragada a história realmente! Adorei! :)

    ResponderExcluir
  8. Não posso com séries e trilogias, mas não resisto. A Farol acertou em cheio na distopia que queria ler. E vendo sua resenha tenho certeza que vou amar, é diferente, sem ação e revolta, adorei sua resenha porque ela confirma o que eu queria saber. Ninguém tinha falado com referências e tal.
    Ótima resenha mesmo =) bjo

    ResponderExcluir
  9. Oi Yasmin, realmente esse será um lançamento ótimo da editora, logo que sou fã de distopias então o livro me pareceu ótimo.Fiquei super feliz ao terminar a leitura da resenha ao ver que ele vai para as telonas com uma adaptação cinematográfica! Uhu

    ResponderExcluir
  10. A primeira vez que vi esse livro foi no skoob e já me interessei em ler só pelo título e pela capa, mas quando li a sinopse eu fiquei mais que interessada e curiosa, eu fiquei apaixonada. Amo distopias e amo mistérios, então posso ter certeza que vou amar esse livro! Também achei super original o tema desde que li no skoob. Essa foi a primeira resenha que vi de "Reiniciados" e gostei bastante de ter uma opinião sobre essa obra, aumentou minhas expectativas. To louca pra ler e descobrir essa história instigante hahah Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Eu preciso ler esse livro! Sério, só vi elogios a respeito dele até agora.
    Uma história instigante, escrito em 1ª pessoa e uma boa protagonista = perfeito! haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nossa que distopia em, e sem falar na resenha que me encantou!
    A Kyla parece ser aquelas protagonistas fortes, que não se entregam e que não são bobinhas, não sei e é só impressão minha, e esse Nivo, ele me deixou ainda mais curiosa, e eu nunca tinha visto nada parecido em nenhuma outra distopia, essa parece ser muito boa!

    ResponderExcluir
  13. Mais uma resenha super positivas que eu vejo desse livro *_*
    Super louca para ser mais essa distopia, a capa está um arraso.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu achei a história desse livro super interessante e original! Eu pelo menos nunca vi nenhum livro com história parecida!
    Imagina você ser Reiniciada? não saber mais do seu passado, deve ser assustador!
    Estou louca pra ler esse livro!
    Bejos!

    ResponderExcluir
  15. Desde que li sobre "Reiniciados" no post de Lançamentos aqui do blog, fiquei louuuuca pra ler. Amo distopias e com a resenha agora, mal posso esperar pra ter o meu ;)

    ResponderExcluir
  16. Gostei, eu adoro distopias, e essa parece ser uma das boas. Ideia interessante essa de reiniciar uma pessoa e fazer uma vida inteira nova para ela. Deu muita vontade de ler agora.

    ResponderExcluir
  17. Eu amei a ideia de como a distopia se desenrola nesse livro, algo diferente de outros livros do mesmo gênero, e não consegui parar de querer na minha estante! Com certeza é mais uma trilogia que eu terei que acompanhar.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, nem sabia que era distopia O.o
    Adorei essa historia de distopia mais eficaz e assustadora hehe. Estou super curiosa, e ja está na minha lista de desejados =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Distopias é meu gênero literário favorito e estou morrendo de vontade de ler Reiniciados.
    Adorei a sinopse, na qual os jovens tem as suas mentes apagadas e precisam reaprender a fazer tudo e tem um Nivo para medir o seu grau de satisfação.
    A sensação de estar sendo observada o tempo todo deve ser agoniante.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  20. Amo distopias, deve ser um livro muito bom! Quero ler.

    ResponderExcluir
  21. Cada vez estou mais apaixonada por esse gênero, amei a proposta desse livro, é completamente único. Deve ser muito difícil lidar com esse tipo de coisa, ter a mente apagada e precisas reaprender tudo de novo, ainda mais aprender a controlar seus sentimentos, nunca houve uma maneira de opressão tão grande, não consigo me imaginar passando por isso, e imagino que Kyla passou por muitas dificuldades também, quero muito saber como ela lida com tudo isso. Parabéns pela resenha, me deu mais vontade ainda de ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Tá na minha lista desde a época da pré-venda. Quero muuuuito ler esse!

    ResponderExcluir
  23. Um livro com uma estória interessante, imagina se fosse assim na vida real, os criminosos terem as memórias apagadas, podemos tirar um tempinho pra pensar nisso. Adoro distopia, depois de ler Jogos Vorazes virou um dos meus gêneros favoritos. Estou ansiosa para lê-lo, adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  24. WOW, parece ser muito legal!!! Já tinha visto numa livraria e me chamou atenção, mas a sua resenha me fez ter realmente vontade de ler!!!!

    ResponderExcluir
  25. Me interessei pela história, achei intrigante...

    ResponderExcluir
  26. Ótima resenha =)
    Amo uma distopia. Não conhecia esse livro, mas parece ser ótimo e estou super curiosa para lê-lo.

    Beijos, beijos =D

    ResponderExcluir
  27. A resenha está boa! O livro me atrai, a capa me seduz, e eu preciso ler!

    ResponderExcluir
  28. Quero ler essa trilogia. O tema dessa distopia e tudo o que envolve é muito instigante e é impossível não querer viver esses momentos. Ótima resenha.


    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  29. Amo distopias e Reiniciados tá no topo da minha listinha de desejados! Amei e a capa e me apaixonei pela história!

    ResponderExcluir
  30. reiniciados! estou louca por esse livro! participo de todas as promoções dele! quem me dera ser reiniciada e nascer filha do Eike Batista! kkkk

    ResponderExcluir
  31. comentei em outra resenha que me lembro rs, tinha pensado que era ate aqui mas nao... enfim.. Gostei muito desse livro por esse ser misterioso e 'investigativo', gosto muito disso, de descobertas e surpresas, eu realmente quero muito le-lo!

    ResponderExcluir
  32. É impressionante a quantidade de resenhas positivas que tenho lido em relação a esse livro. Até agora, não li nenhuma que mostrasse pelo menos um defeito. Eu sou suspeito pra falar, pois foi fã de distopias, justamente por levantar questionamentos em relação à sociedade. E quando a trama se desenvolve em uma realidade mais próxima da nossa, gosto mais ainda. Quero muito ter oportunidade de ler "Reiniciados" em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  33. Quando o livro lançou confesso que não tinha ficado muito interessada, agora que comecei a ler algumas resenhas estou louca pra ler!! Adoro distopias, e curti muito a trama desse livro, ainda mais pelo toque de suspense. Ainda não li 1984, mas já assisti V de Vingança, e acho que um clima assim na história é muito interessante (e assustador)... A capa dá até um certo medo, acho que combinou com a ideia do livro.
    Ah, li em algum lugar que parece que a editora pretende lançar a continuação ainda esse ano!! Tomara!!! :)

    ResponderExcluir
  34. Tô morrendo de vontade de ler Reiniciados primeiro com essa capa linda depois por ser uma distopia diferente das que já li.

    ResponderExcluir
  35. Caramba tu escreve bem hein? Resenha sensacional! E distopia é muito minha cara!
    Quero ler ontem :)

    ResponderExcluir
  36. vi resenha desse livro em varios blogs, mas nenhuma resenha me fez querer ler, pois sempre destacavam algo no livro que não chamava minha atenção, mas com essa resenha eu realmente me interessei por ele e entrou na minha lista de livros pra ler kk'

    ResponderExcluir
  37. Esse livro me parece ser muito bom.Sua resenha me deixou com vontade de ler logo o livro.Eu o achei diferente e empolgante,quero ler pra saber mais sobre essa distopia que tanto falam.

    ResponderExcluir
  38. Reiniciados, esse nome com certeza vai para a minha meta de leitura, Kyla parece ser um personagem com uma história para la de envolvente

    ResponderExcluir
  39. Yasmin
    Preciso ler essa distopia!
    Resenha me deixou com mais vontade!
    Parece ser uma sutil, mais psicológica e principalmente sinistra e sufocante.
    A Leitura me pareceu ser bem fluida, instigante e leva o leitor a pensar no nosso próprio futuro e a escalada da violência que o mundo vive. Me parece ser uma história forte, que transmite página a página sensações esmagadoras e sombrias, que vão do medo a injustiça. Acredito que não vai agradar a todos, mas com toda certeza resgata a essência do gênero.
    Ebaaa! Eu quero!
    Bjus

    ResponderExcluir
  40. Eu amo distopias. Achei essa particularmente interessante, pq a resenha me passou que a estória é mais agoniante, mais horripilante na verdade. Estou ansiosa pra ler, aliás, distopias deveriam ser todas assim, um futuro assustador e não algo cheio de estórias de lutas, amor e felicidade. Há tempos não se encontra excelência verdadeira nessa onda distópica, espero gostar do livro.

    ResponderExcluir
  41. Já gostei pela capa e adorei saber sobre a história, estou super curiosa!
    A leitura parece ser interessante, fiquei bem curiosa quanto ao livro =)

    ResponderExcluir
  42. Pelo resumo do livro não havia me interessado muito, mas os detalhes que você apresentou na resenha acabaram por despertar meu interesse, o fato de a personagem gostar de desenhar também me agradou pois além de ler, desenhar também é uma das coisas que mais gosto de fazer! Outro livro para minha lista! Com certeza!

    ResponderExcluir
  43. Gostei demais da capa e das resenhas que venho lendo sobre o livro a sua é a que mais me deu vontade de ler o livro. Achei bem interessante e já anotei na minha lista de livros para ler.

    ResponderExcluir
  44. Eu vi a sua resenha desse livro e comprei e...UAU!!!
    Eu amei esse livro. Li ele agora pouco e amei!!! Adorei a Kyla, ela é inteligente, fofa, corajosa. Adorei a história e adorei a mãe da Kyla também. Mais uma indicação que valeu demais a pena. Perfeito!!!!

    ResponderExcluir
  45. Preciso desse livro! Sua resenha faz comparações impossíveis de não pensar e amo a Inglaterra. O jeito que fala da personagem, do cenário é tão forte, adoro distopias marcantes e estou mesmo atrás de uma para amar e pelos comentários é mesmo ótimo. *=*

    ResponderExcluir
  46. Nossa, que distopia diferente.
    Parece ser uma história muito boa. A resenha está perfeita.
    Esse livro vai para a minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
  47. A resenha ficou muito boa, pela sinopse eu já tinha me interessado pelo livro, e agora quero ler o mais rapido possivel!

    ResponderExcluir
  48. Amo distopia, e também curto quando os livros são ambientados no Reino Unido <3
    Esse negócio de vc ter que ficar satisfeito quase o tempo todo se parece um pouco com o livro"Perfeitos" onde eles tinham aquela falsa felicidade e falso contentamento, só por isso já gostei do livro, embora pareça semelhante acho que o tema tem muita coisa nova que ainda não vi em nenhum outro livro. Ultimamente as distopias tem me cativado bastante, todas que eu vejo quero logo comprar. Essa já está na lista claro! Ótima resenha como sempre!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.