16/04/2013

Resenha - O Teorema Katherine


Nome: O Teorema Katherine
No Original: An Abundances Of Katherines
Autor (a): John Green
Tradutor (a): Renata Petengill
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Se o assunto é relacionamento, o tipo de garota de Colin Singleton tem nome: Katherine. E, em se tratando de Colin e Katherines, o desfecho é sempre o mesmo: ele leva o fora. Já aconteceu muito. Dezenove vezes, para ser exato. Após o mais recente e traumático pé na bunda, o Colin que só namora Katherines resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Querendo ou não eu sou uma das pessoas que não curtia muito o gênero e acabei gostando mais do que imaginaria. E dentre os autores de jovem adulto com histórias contemporâneas sobre amadurecimento um dos que mais chama atenção da crítica é sem dúvidas John Green. Mesmo não tendo amado o outro livro publicado aqui ano passado não podia negar que o autor era muito bom. O Teorema Katherine te conquista logo de cara com o título curioso e a sinopse beirando o engraçado. Conheçam Colin, o prodígio e suas dezenove Katherines.

Colin está acabado, a décima nona Katherine terminou tudo com ele. Mais uma vez a terrível dor de ser dispensado por uma Katherine. Colin tem o QI altíssimo e desde criança estuda para aprimorar sua inteligência. É apaixonado por anagramas, fala onze idiomas e lê como ninguém. A única coisa na qual ainda não teve sucesso é em quebrar o ciclo de términos com Katherines. Por isso quando seu melhor e único amigo, o árabe, Hassan chega a sua casa e o encontra jogado no carpete do quarto ele decide que precisa respirar, em busca da parte que perdeu quando KXIX terminou com ele. Os dois partem no Rabecão de Satã, sem rumo e sem destino, apenas dirigindo. Mas na estrada os dois acabam a caminho de Gutshot no grande estado do Tennessee a procura de um improvável túmulo. Lá Colin e Hassan conhecem Lindsey Lee Wells, filha de Holly que é dona da fábrica de têxtil que mantém a cidade há mais de meia século. Compelidos a ficar na pequena cidade do interior trabalhando entrevistando os velhos moradores da cidade para um projeto de Holly, Colin e Hassan passam por bons momentos ao lado de Lindsey enquanto Colin tenta trabalhar em seu momento eureca, a teoria sobre suas várias Katherines que vai finalmente transformar o prodígio em gênio.

A premissa é essa. Uma viagem que termina em uma pacata, pequena e até mesmo burlesca cidade do Tennessee. Não sei de onde John Green tirou a ideia para o enredo do livro, só posso dizer que se você consegue juntar entrelinhas vai apreciar mais a história de Colin do que se você ficar só com o que ler na superfície. Indo além da história de amor entre Colin e as Katherines o autor constrói uma história de amizade genuína e uma história sobre aquele medo incessante que surge quando temos entre 18 e 20 anos, e que continua rondando nossas mentes por bastante tempo: o medo de não deixar marca nenhuma no mundo. Nenhum feito memorável, nenhuma descoberta importante e nenhuma história digna de ser lembrada. E com isso mais uma vez John Green prova que entende a juventude.

O mais interessante é a narrativa em terceira pessoa, repleta de bom humor e itálicos com pensamentos dos personagens, curiosidades e até mesmo autocríticas. É sempre diferente acompanhar um livro onde o protagonista é um garoto, porém mais diferente ainda foi acompanhar Colin na escrita sincera de John Green, que não só aponta como os garotos podem ser chorões sobre coisas que as garotas superam com mais facilidade (e eu não estou falando sobre términos de namoro não), como mostra que um protagonista em crise consigo mesmo, que muitas vezes soa egoísta.

Hassan e Lindsey são dois ótimos personagens secundários, com personalidades efervescentes. Hassan mesmo com seu jeitão é o contrapeso sempre alertando Colin para seus pensamentos egocêntricos. Sendo que ao longo da trama a dinâmica deles evoluí e o desenvolvimento da trama central acompanha o amadurecimento de Colin e também de suas amizades. O final satisfaz, se não surpreende em alguns aspectos pelo menos encerra de forma inteligente a história das dezenove Katherines.

Leitura rápida, impossível de largar, com uma escrita fluida e curiosidades, notas de rodapés bem interessantes. John Green entrou para minha lista de autores que não se pode perder. A edição da Intrínseca está ótima, fonte boa, boa opção de capa e tradução excelente, cuidadosa e que manteve-se fiel ao estilo e ritmo do autor. A história ficaria perfeita no cinema, seria bem engraçado ver esse nerd quase complexado nas telonas. Recomendado a todos que procuram um jovem adulto diferente, que alia de forma improvável e criativa a matemática a história e surpreende por seus personagens. Leiam! Até mais!

49 comentários:

  1. Amei A Culpa das Estrelas, John Green escreve muito bem e suas ideias são ótimas, ou seja: estou DOIDA pra ler O Teorema Katherine, é tipo uma questão de vida ou morte, hahah!

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha! Fiquei mais curiosa ainda porque estava com medo de ser muito complicado ou enjoado com esse assunto matemática, mas pelo que disse parece ótimo. Sempre sonhei em fazer isso, cair na estrada e ir para um lugar desconhecido. Ótima resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro o autor e mal posso esperar para ler esse livro. Adorei sua resenha.
    Fiquei mais curiosa ainda com o comentário sobre as curiosidades e as notas de rodapés. Espero que a editora lance outros do autor. A capa é fofa e quero ver outros dele com esse estilo de capa. A história parece deliciosa pelo que você falou, preciso desse livro já!

    ResponderExcluir
  4. Até que enfim sua resenha! Estava esperando a sua resenha, da outra vez a sua do outro livro do John Green foi uma das poucas que me deu um outro lado da história. Gostei de tudo o que disse, e tal, sobre a viagem, a narrativa, mas ainda estou na dúvida sobre esse lance das Katherines, é muita coincidência! Estava muitooo curiosa para ler por isso, mas agora fiquei animada pelo jeito que descreveu a narrativa. Espero entender essas entrelinhas que disse. Ótima resenha e animadora como sempre. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi (:
    Não conhecia esse livro, mas parece ser bem interessante e engraçado, haha.
    Dezenove Katherines, não é pra qualquer um D:
    Entrou para a minha lista de desejados :p
    Ótima resenha, parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito do jeito que o Jonh Green consegue transformar algo simples em algo realmente bom, só li dele A culpa é das estrelas, e gostei muito, comprei Quem é você Alasca? mas ainda não li.
    Ele achou bastante Katherines hein. È segundo livro dele que ele fala desse medo de não deixar marca nenhuma no mundo, acho que todos temos um pouco disso. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum livro desse autor, mas gostei muito das resenhas que já li.

    A capa desse livro é linda, achei super clean e fofa.
    Muito boa a resenha

    Abraços
    Gabi Lopes

    ResponderExcluir
  8. Tenho A Culpa é das Estrelas, mas ainda não tive muita vontade de começar a leitura.
    A capa é bem fofinha, mas ainda não sei se adoraria a história em si. Além disso, prefiro livros escritos em primeira pessoa.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. John Green virou um queridinho depois de ACEDE. Agora queremos que repita o êxito com o Teorema e parece que as pessoas estão gostando. A história me soa leve e gostosa, com pitadas divertidas e curiosas sobre essa teoria que o rapaz criou... quem não levou um fora na vida? Quero mesmo ler John Green, nessa pegada mais engraçada e irônica.

    ResponderExcluir
  10. A minha primeira experiência com o John Green será com o aclamado "A Culpa é das Estrelas", além desse eu tenho vontade de ler "Quem é Você Alasca?", "Therorema Katherine" infezlimente não me chamou a atenção pela sinopse.

    ResponderExcluir
  11. John Green e suas histórias sobre romances malucos e... comuns! :) Pois é, eu acho tão comum essas coisas... :/

    ResponderExcluir
  12. John é apaixonante. <3 Eu quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Já estava querendo o livro, depois da sua resenha eu necessito dele =D
    Gosto muito das histórias do autor!

    Espero realmente me encantar pelo livro!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. é muito fofinha a capa do livro eu gosto muito dos livros do John Gren eu li a culpa das estrelas e achei um maximo.

    ResponderExcluir
  15. Depois de "A culpa é das estrelas" me apaixonei por John ♥. Tô louca para ler esse livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Adoro A culpa é das estrelas, é simples, profundo, muito inteligente e sensível! Adorei, realmete John Green é imperdível, espero ler em breve O teorema, deve ser mais uma experiencia incrível de leitura!

    ResponderExcluir
  17. John Green se tornou meu autor favorito depois de a Culpa é das Estrelas e Quem é você, Alasca?. Mal posso esperar para ler o novo lançamento da Intrínseca!

    ResponderExcluir
  18. Eu sempre leio elogios à escrita de Jonh Green mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum deles. Gosto muito quando o autor de certa forma envolve o leitor na história através de referências e mensagens nas entrelinhas da história. Pretendo ler um livro do autor muito em breve para corrigir essa minha falha.

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro e realmente a primeira impressão que tive era que seria um livro de comédia kkkk.
    Gosto das suas resenhas que deixam tudo beem claro (:

    ResponderExcluir
  20. Depois de A Culpa é das Estrelas John Green se tornou um dos meus autores preferidos. Precisoo ler o O Teorema Katherine

    ResponderExcluir
  21. Acabei o meu nessa madrugada e ri tanto! Sério, terminei o livro com um sorrisão na cara, toda amores com esse lindo! Já disse que quero casar com ele? Jooohnnnn, casa comigoooo! (ok, sei que ele já é casado, mas uma garota pode sonhar né?! =P )
    É muito fofo esse livro, muito fofo mesmo! Super recomendado.

    ResponderExcluir
  22. Tenho grandes expectativas desde o anúncio de lançamento dessa obra.
    Depois de A Culpa é das Estrelas, Green é um autor muito respeitado por mim.
    Esse tem uma premissa bem diferente da obra anterior, porém arriscaria a leitura de bom grado. Até porque pra avaliar se ele não é autor de um livro só.

    ResponderExcluir
  23. leio qualquer coisa do John Green e achei extremamente original esta história dele so namorar Katherines!!! kkkk Quero muito ler!!!

    ResponderExcluir
  24. Fiquei com mais vontade ainda de ler esse livro depois que li a resenha. Ainda não li A Culpa é das Estrelas, mas só ouvi elogios a este autor. Espero ler O Teorema Katherine em breve ;)

    ResponderExcluir
  25. Quem dera conseguir saber se vou sofrer antes de conhecer uma pessoa. Louca pra esse livro! até porque é do Jonh Green, é meio caminho andado pra ser bom.

    ResponderExcluir
  26. Sou uma super fã de John Green e esse livro foi mais um dos que eu amei!
    Achei a história muito original, uma leitura muito inteligente ...
    fiquei encantada pelo Colin e pelas histórias dele com as Katherines.
    Acredita que aquela mania dele de fazer anagramas me pegou? rsrs
    fiquei tentando fazer o mesmo o tempo todo! haha
    Confesso que teve uma coisa que me incomodou no livro que foram as notas de rodapés. Apesar de algumas serem interessantes, me incomodava ter que parar pra ler elas ... e algumas nem eram necessárias!
    Mas tirando isso o livro é bom demais!

    ResponderExcluir
  27. Amei a resenha! Já tinha me interessado pela sinopse: o nerd, suas ex-Katherines e os anagramas... mas não tinha lido ainda nenhuma resenha, gostei de saber que tem muito mais do que eu tinha imaginado! Mais um livro do John Green que não posso perder!!! Desde que li os livros dele (e alguns outros) fico pensando porque não tinha autores/histórias assim quando eu era adolescente!

    ResponderExcluir
  28. John Green me conquistou com o livro A Culpa é das Estrelas, além de criar uma história maravilhosamente envolvente, a forma como ele escreveu me encantou. Por esse e vários motivos estou louca para ler O Teorema Katherine, parece ser um livro bem interessante, além de ter a capa belíssima! Adorei sua resenha amore.

    Beijos

    Bia - @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  29. Medo de ler esse livro.
    Eh... medo.
    Li ACEDE com mta vontade e acabei me decepcionando um pouco.
    Não que o autor não escreva bem. Não que eu n tenha achado linda a história, mas sei lá...
    Medo de ler esse livro e ser a mesma coisa.
    Trem doido esse não?

    ResponderExcluir
  30. Já li a culpa das estrelas e apesar de não ter se tornado meu livro preferido, gostei muito do estilo desse autor. Já tinha ouvido falar bastante desse livro mas nunca cheguei a ler uma resenha sobre ele. Com certeza entrou pra minha meta de leitura. Um tema diferente e bem interessante kk Fiquei bem curiosa. Realmente isso do medo de "não deixar nossa marca no mundo" é a mais pura realidade, haha Adorei a resenha, beijos!
    http://prisioneiradaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. John Green é ótimo. “A culpa é das estrelas” é um dos meus livros preferidos.
    Adorei a sua resenha, me deixou com mais vontade ainda de lê-lo, entrou na minha wishlist :P

    ResponderExcluir
  32. Também não tinha gostado muito de A culpa é das estrelas, mas não posso negar que a escrita do autor é bem envolvente.
    Li diversas resenhas positivas sobre O Teorema Katherine, então estou bastante curiosa sobre ele. Acho que vai ser bem interessante ler a narrativa de um término de relacionamento romântico do ponto de vista masculino =)

    ResponderExcluir
  33. Eu amo esse autor. Ele me conquistou com a culpa é das estrelas e agora estou louca por esse livro. Amei a sua resenha♥

    ResponderExcluir
  34. John Green me ensinou a ser livre e autêntica em 'A Culpa é das Estrelas', estou ainda mais instigada para ler O Teorema Katherine depois dessa resenha.

    ResponderExcluir
  35. quando vi o lançamento do livro eu já me interessei por ele. Depois andei lendo algumas resenhas e meu interesse aumentou muito, principalmente agora que li sua resenha. Parabéns, a resenha está muiiito boa.

    ResponderExcluir
  36. Desde que vi o "A Culpa é das Estrelas", fiquei com vontade de ler qualquer coisa que o John Green escrevesse. Só pela sinopse, dá pra imaginar que o humor deve estar incluído nessa obra. Claro que deve ser apenas um dos aspectos, pois como você disse, a trama é muito mais do que isso. Resumindo, quero muito ler esse livro, e também adoraria vê-lo no cinema.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  37. Olá,
    Não pude ler nenhum livro do autor ainda, mas morro de vontade de ler A Culpa é Das Estrelas e principalmente O Teorema Katherine. Fico imaginando de onde saiu uma criatidade tão grande para a escrita desse livro!
    Sua resenha ficou maravilhosa, parabéns (:

    Beijo, Joyce.
    rosa-amarelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Adorei a proposta desse livro. A história parece ser bem leve e divertida, depois de tantas desilusões amorosas, buscar um modo de atencedê-las é genial. Quem dera se todos pudessemos saber o que fazer nesses casos, muitos relacionamentos estariam salvos hoje em dia. Estou muito curiosa para saber tudo o que ele vai descobrir e se vai conseguir reconquistar sua Katherine. Beijos

    ResponderExcluir
  39. To louca para ler esse livro do John! Achei original a proposta do "Teorema" e essa foi a primeira resenha que eu vi desse livro - o que aumentou minhas expectativas. Até hoje não li nada de John (pretendo ler Culpa das Estrelas e Quem é você, Alasca? em breve hahah) mas só vejo críticas mega positivas sobre ele. É isso, bjs!

    ResponderExcluir
  40. Depois de ter lido A Culpa é das Estrelas, quero todos os livros do autor!!

    ResponderExcluir
  41. Me pareceu uma história bem divertida. Fiquei curiosa :D

    ResponderExcluir
  42. Ótima resenha.
    Amo o John green e estou louca para ler O Teorema de Katherine, parece ser ótimo.

    Beijos =D

    ResponderExcluir
  43. ah, estou louca pra ler esse livro ! minha amiga tá lendo e disse que ele é super engraçado, vez ou outra vejo ela rindo enquanto lê e isso só faz aumentar minha vontade ! Parece ser uma história realmente divertida, imagina só prever o que as katherine's irão fazer por meio de um teorema haha ! parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  44. Não curtiu "A culpa é das Estrelas"? :( Pois eu adorei! E gostei tanto, que eu estou louca pra ler o "Teorema" e descobrir como é! Espero não me decepcionar!
    Parece ser bem divertido! (acho que neste eu não vou precisar de tantos lenços! haha)
    Os personagens aparentemente são ótimos! Quero só ver se o Colin vai amadurecer o suficiente e se ele vai consegue atingir seu objetivo! :P
    Gosto muito da capa e espero que vire filme mesmo! *-*

    ResponderExcluir
  45. Tenho muita curiosidade em ler esse livro,pois a premissa é bem diferente e intrigante,no entanto,é tanta resenha negativa quanto positiva sobre ele que volta e meia fico na dúvida se o leio ou não. Gosto do John Green,li "A culpa é das estrelas",mas ainda sua escrita não me conquistou por completo.Talvez mais futuramente,quem sabe, não dou uma chance ao 'O teorema Katherine" e me deixo conquistar de ver pelo John.... ou não.:)

    ResponderExcluir
  46. Esse foi o livro mais tedioso que já li do John Green, ele realmente me decepcionou. É uma estória completamente surreal que não podemos nem se quer imaginar acontecendo com alguém. Como uma pessoa na idade do Colin pode ter tido 19 namoradas? Ficantes ainda vai, mas namoradas? Só se ele não levar o namoro a sério, afinal há todo um processo até que se peça uma pessoa em namoro, não dá para simplesmente no primeiro momento em que se coloca os olhos na pessoa a pedir em namoro! Fala sério! Acho que desta vez o John exagerou em sua criatividade, viajou de mais e tornou o enredo forçado, além de tedioso para ler.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net

    ResponderExcluir
  47. Eu adoro o John Green e achei esse livro incrivel! É uma leitura rapida mesmo, viciante! Recomendo!

    ResponderExcluir
  48. Para mim,foi o livro mais fraco do John,estava como muita espectativa para essa leitura,e me decepcionou muito! Foi um final muito obvio e não curti muito a história em si.
    Beijnhos

    ResponderExcluir
  49. Comecei o livro ontem estou muito empolgada - já na pag 225 - diferente de quando fui ler A Culpa é das Estrelas, estou gostando muito do livro até agora (a não ser pela forçada no dialeto de caipira, que me irrita as vezes).

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.