19/04/2013

Resenha - O Cavaleiro Fantasma


Nome: O Cavaleiro Fantasma
No Original: Geisterriter
Autor (a): Cornelia Funke
Tradutor (a): Laura Rivas
Páginas: 176
Editora: Seguinte
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Jon Withcroft não estava nada feliz. E quem gostaria de ser mandado para um internato bem quando a mãe tinha arranjado um namorado novo? Pois, quando chegou em Salisbury, o garoto só pensava nos acidentes que o Barba (apelido “carinhoso” pelo qual Jon se refere ao seu grande rival) poderia estar sofrendo e no que seria escrito na lápide dele caso algum escorregão fosse fatal. Até que... na sexta noite em Salisbury, Jon descobre um novo motivo para querer voltar correndo para casa: ele passa a ser perseguido por um bando de fantasmas, que desejava nada mais nada menos que a sua morte. Mas em vez de pedir ajuda para a mãe, Jon recorre a um outro protetor: sir William Longspee, um cavaleiro fantasma que está enterrado na catedral da cidade e que jurou, antes de ser assassinado, estar sempre ao lado dos fracos e inocentes. Ao lado de Jon e de sua amiga Ella, sir William percorre cemitérios e duela contra zumbis, lutando não só para ajudar as crianças como também para cumprir seu próprio destino. Mas, para saber qual seria esse grande mistério que ronda nosso nobre cavaleiro fantasma, só lendo a história toda.

Todo mundo que acompanha o blog desde o começo deve saber que sou apaixonada pelos livros da autora alemã Cornelia Funke. Tanto por sua escrita quanto pelos universos ricos e fascinantes que ela sempre apresenta em seus livros. Tem algo diferente no modo que ela escreve e principalmente na forma como ela concebe cada história. São apaixonantes, infantojuvenis e adultas ao mesmo tempo, que prendem o leitor a cada página e nos deixa com cara de bobo no final. Conheçam o mais novo título da autora no Brasil.

Jon Withcroft acaba de ser despachado para o colégio interno no qual seu pai estudou quando garoto. Ele estava irritado e muito triste com a mãe apesar de não demonstrar de jeito nenhum essa tristeza. A mãe de Jon acha que vai ser bom o menino estudar fora, mas Jon sabe que é culpa do Barba, o novo namorado e futuro marido de sua mãe. Até seu cachorro o traiu ao fazer amizade com o Barba. E mesmo Jon gostando das aulas e do ambiente no internato que fica nos terrenos da Catedral de Salisbury ele não vai dar o braço ao torcer e demonstrar isso. O problema é que Jon não tem tempo de pensar nisso. Na sexta de madrugada Jon presencia uma cena horrorosa pela janela. Um fantasma e seus três servos ameaçam Jon de morte. O episódio levanta o maior burburinho no colégio já que apenas ele viu tais fantasmas. Mas Ella, neta da velha senhora que faz visitas guiadas na Abadia e nas redondezas de Salisbury tem a resposta. Um velho conto diz que o tal nobre jurou antes de morrer matar todas as gerações de Hartgill, já que um deles foi responsável séculos atrás de mandá-lo para forca. Para Ella a resposta é simples: Jon precisa pedir ajuda ao fantasma de sir William Longspee, irmão bastardo do rei Ricardo Coração de Leão, que jurou proteger e lutar pelos fracos e inocentes na hora de seu assassinato. Contando com a ajuda de Ella, de sir William e até mesmo da pessoa mais improvável no mundo Jon precisa descobrir uma forma de derrotar o fantasma de uma vez por todas.

A premissa é essa e a autora se utiliza de personagens históricos para contar a história de Jon. Algo que eu achei louvável já que ela em momento nenhum descaracterizou a figura histórica, apenas ficcionou partes pouco conhecidas da vida de William Longspee. A narrativa é rica e direta, dotada de um humor leve e curiosidades muito interessantes sobre Salisbury. A escrita da autora é criativa, com um tom único que envolve o leitor. As descrições são belíssimas, desde a catedral até o castelo nos arredores. Deve ser maravilhoso viver em um lugar tão cheio de histórias. A gente termina o livro com vontade de viver em um lugar como aquele ou na época em que aquilo tudo foi construído.

A narração em primeira pessoa possibilita conhecer mais Jon, a ideia de um Jon adulto contando os acontecimentos foi perfeita porque permite uma certa liberdade no tom. Cornelia Funke sempre consegue desenvolver personagens sinceros. O modo como Jon descreve e separa os adultos em sua vida foi muito engraçado e lembrou realmente crianças, jovens da idade dele. Ella é uma personagem ótima, uma contraparte perfeita da personalidade de Jon. E até as surpresas do final foram ótimas. Adorei o acréscimo a história da perseguição, dividindo a trama em duas a autora enriqueceu a história e intricou ainda mais a ficção com o histórico.

Leitura rápida, até demais, agradável e com um ritmo perfeito. Cornelia Funke continua com o dom de criar histórias atemporais que conquista todo o tipo de leitor. O glossário no final do livro é o fecho perfeito, explicando alguns termos de outra época que apareceram ao longo da trama. A edição da Seguinte está ótima, com um ou dois erros de letras trocadas, folha pólen mais grosa e uma capa muito legal. Adoraria ver a história adaptada, já até imagino os cenários... Recomendado a todos que gostam de histórias diferentes, atemporais e que conquistam tanto pelos personagens como pela trama interessante, que acrescenta a quem lê. Leiam e se deixem conquistar! Até mais!

13 comentários:

  1. Eu quero muito ler Cornelia, só vejo comentários bons sobre a autora, mas ainda não tive chance de ler. Acho o Reino Unido fascinante, e os castelos, as abadias, queria muito ter vivido em uma época diferente e fiquei com vontade de ler agora que sei sobre o tema. Ótima resenha! Abs.

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia o livro e a fama da Cornélia. São muitos elogios!!
    Porém, O cavaleiro fantasma, não me chama tanta atenção assim, mas o leria com certeza. Não sabia que havia um glossário no final do livro. Adorei saber disso. Quem dera todos livros viessem assim, não? hehe

    ResponderExcluir
  3. Os livros Cornelia Funke são muito elogiados pelo menos o que eu notei em muitos blogs e tais, espero ler algum dia.
    Sobrenatural com humor, eu adoro quando ambos estão juntos, claro, dependendo de como é trabalhado.

    ResponderExcluir
  4. Uma amiga minha leu um livro da Cornelia e disse que achou muito enrolado. Mas, ao que parece nesse livro ela conseguiu mudar isso. Mas acho que o protagonista podia ser mais velho. Não que isso me incomode, pois adoro livros infanto-juvenis, mas será que a história em si não ficaria mais interessante se o protagonista fosse mais velho?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Já vi vc falar várias vezes, mas nunca li a Conelia. Vou procurar esse, que vc disse que é uma leitura rápida ;)

    ResponderExcluir
  6. Vi você falar de Cornelia também, mas também nunca li. Eu sou doida para ler a trilogia Mundo de Tinta, mas nunca acho os livros num preço bom. Esse ai parece ótimo ainda mais que tem elementos reais pelo que disse, quem sabe leio já que é mais barato. rsrsr Beijo! Ótima resenha =)

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nada da Cornelia, mas tenho visto resenha bem legais sobre esse livro. Achei o trabalho da editora bem legal, se falando da capa e diagramação. ;D
    Gostaria bastante de ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Ouço falar desse livro a um tempo. Ele parece ter um mundo fantástico mesmo, onde coisas incríveis acontecem! Adoreei!

    @rooohbatista

    ResponderExcluir
  9. Oi! Sempre que leio algo sobre essa autora fico curiosa. Esse é mais um livro que pretendo ler, com certeza. E que capa linda, né?

    abraços

    ResponderExcluir
  10. Só li A Maldição da Pedra e Senhor dos Ladrões da Cornelia, mas gostei muito, e tenho muitas expectativas para Mundo de Tinta. Definitivamente, ela escreve muito bem e prende o leitor do começo ao fim, e deu uma enorme sensação de vazio ao terminar Senhor dos Ladrões, pois não tem continuação e é um livro perfeito. Quero ler muito esse livro, como queria quando li a resenha de A Maldição da Pedra, e não me decepcionei ao ler o livro. A resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  11. Eu já li algumas resenhas sobre esse livro. Gosto de Cornélia e seus livros são sempre bons. Já anotei na minha lista. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  12. Somos duas apaixonadas pela autora. Eu sou muito fã da Cornelia Funke! Quero todos os livros dela! Falta ainda O Cavaleiro Fantasma, a continuação de A Maldição da Pedra e O Senhor dos Anões. Você tem um gosto literário muito parecido com o meu, pelo menos neste ponto: amamos fantasia. Vejo só pela sua lista de resenhas. Ótima resenha, devo acrescentar. E as edições da Seguinte ♥

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito da Cornelia Funke, mal posso esperar para ler esse!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.