21/03/2013

Resenha - A Menina Que Fazia Nevar


Nome: A Menina Que Fazia Nevar
No Original: The Land Of Decoration
Autor (a): Grace McCleen
Tradutor (a): Renato Prelorentzou
Páginas: 312
Editora: Paralela
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Aos dez anos, a pequena Judith vê o mundo com os olhos da fé, e onde os outros veem mero lixo, ela identifica sinais divinos e uma possibilidade de criar. Assim, constrói bonecos de pano e inventa para eles histórias felizes no mundo de sucata que criou em seu quarto, chamado Terra Gloriosa. O que nem Judith poderia imaginar é que talvez seu brinquedo seja mais do que uma simples maquete. Pelo menos é o que parece quando ela cobre a Terra Gloriosa de espuma de barbear e a cidade aparece coberta de neve na manhã seguinte. Um pequeno milagre, é assim que ela interpreta esse e outros sinais parecidos. Tão pequeno que muitas pessoas poderiam pensar que não passa de coincidência, mas Judith sabe que milagres nem sempre são grandes, e que reconhecê-los é um dom de poucas pessoas. Longe de ser benéfico, no entanto, esse poder traz consigo uma grande responsabilidade, afinal nosso ato mais bem intencionado pode ter resultados desastrosos.

Quando escolhi esse livro para o mês através da parceria com a Paralela não sabia bem o que esperar. Uma romance que envolvia fantasia? Ou apenas um romance cheio de possibilidades e explicações? 312 páginas posso dizer que a história contada por Grace McCleen não foi feita para qualquer um ler. O que você tirar do livro é algo estritamente pessoal. A escrita da autora é subjetiva, cheia de metáforas e analogias, rica e sensível, por vezes cruel e extremamente penetrante.

Essa é a história de Judith. Uma menina de dez anos de idade que vive apenas com o pai desde que a mãe morreu. Eles são muito religiosos, acredita que o Armagedon está chegando e que a terra se tornou um Antro de Iniquidades. Frequentam o culto todo domingo, batem de porta em porta pregando e estudam a bíblia todo dia após o jantar. Não possuem televisão, não comem comidas comuns e mais um monte de coisas que toda criança normal faz. Judith só conhece esse mundo. Para ela o alívio é saber que o mundo vai acabar e ela vai encontrar sua mãe na verdadeira Terra Gloriosa. Tudo o que ela sabe da mãe é que ela gostava de artesanato e com o conteúdo do baú ela construiu uma maquete da própria cidade. Judith também é extremamente inteligente e está um ano à frente na escola, por ser religiosa tem que lidar com o odioso Neil Lewis, que bate nela quase todos os dias. Um dia com medo de ir à escola por causa de uma ameaça, Judith cobre toda a sua maquete de algodão e reza desesperadamente por um milagre. No dia seguinte a cidade amanhece coberta de neve e ela acredita que foi um milagre. O seu milagre. A partir daí a vida de Judith se complicada ainda mais quando uma voz surge e sua vida saí dos trilhos.

A premissa é essa. O que acontece é que muitas pessoas podem focar nessa parte "milagre" e esquecer o enredo por trás disso. Vamos esquecer o milagre e analisar por parte. Judith tem dez anos, um pai que usou a religião como escudo quando perdeu a esposa e teve que criar um bebê sozinho. Judith não tem amigos por só falar de religião. Judith começa a ouvir "Deus", o que nada mais é fruto de sua imaginação, um amigo imaginário perigoso que leva a criança, com sua fé ingênua a acreditar que tudo o de ruim que se sucede é culpa dela. Toda criança tem uma percepção diferente das coisas e Judith criada a vida toda nesse ambiente não sabe a hora de diferenciar o real do imaginário, porque acredita em Deus.

É complicado, mas por trás do conteúdo religioso que guiou toda a vida de Judith e por consequência a narração do livro temos temas como bullying, solidão e depressão infantil, ambiente familiar tenso e alquebrado. A menina sofre por ser diferente e por acreditar cegamente que o Armagedon está próximo. Judith acha que o pai não a ama porque ela foi a culpada da morte da mãe.

O mais triste é que as pessoas não percebem a crítica da autora. Religião demais é ruim. É um spoiler talvez, mas preciso dizer, a mãe de Judith morreu porque segundo a religião ela não podia receber transfusão e perdeu muito sangue durante o parto. A narrativa é bonita? Sim, muito. As mensagens de Deus na história são boas? Sim. Judith analisa de forma belíssima o nosso mundo e com sua voz infantil dá outra sentido a esperança e fé, mas tudo tem um limite. É cruel colocar uma criança na situação em que ela se encontra. Proibida de tudo, crendo, crendo e crendo. É triste e traz consequências terríveis, vide o que acontece com seu pai e sua família.

Leitura cadenciada, que prende o leitor pela curiosidade de como a vida da pequena Judith se resolverá, como os conflitos não ditos conduzirão a trama. Grace McCleen conseguiu baseando na própria infância dar uma voz única a protagonista, uma voz crível e que conquista e entristece o leitor. A edição da Paralela está incrível. Fonte boa, capa muito bonita e uma folha de textura agradabilíssima. Se a história algum dia for para o cinema espero que seja na mão de um grande cineasta. Ficará perfeito. Recomendado a todos. Quer uma leitura diferente e sensível? Leiam e se surpreendam com a profundidade da análise psicológica de uma infância conturbada pela religião. Até mais!

16 comentários:

  1. Oie :)

    Estou louco nesse livro , pensava que seria tão bom quando a menina que roubava livros , mais graças a sua resenha vou diminuir as minhas esperanças , obrigado por me fazer ficar sem expectativas odeio ler um livro com muita expectativa , beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Oi! Adorei a resenha, estou muito curiosa com o livro porque é com criança e acho bem diferente, ainda mais que não é infantojuvenil. Ótimo o jeito que você falou porque esclarece tudo, tira o ar da fantasia. É meio difícil livros triste, mas eu quero ler. A capa é linda! Bjo

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Desde que vi o lançamento, já queria ler pelo título e pela capa fofa! Pela sinopse já imaginava que seria uma leitura sensível, mas não sabia dessa parte direcionada pra religião. Mesmo assim, pelo seus comentários a esse respeito, ainda quero muito ler. Sinto que é um livro que a pessoa tem que estar no momento certo pra ler, pra conseguir refletir e ler nas entrelinhas.
    Fiquei curiosa pra saber o que vc não gostou ou o que faltou pra vc dar 3 estrelas!

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha, estava com a idéia errada do livro, mas gostei do enredo. De fato essa questão religiosa é muito complexa, principalmente para uma criança.
    Parece muito triste mesmo, recheado de situações sensiveis.

    A capa é maravilhosa.

    Abraços
    Gabi Lopes

    ResponderExcluir
  5. Boa resenha! Já ouvi falar desse livro, mas nunca pesquisei nada profundamente. Fiquei curioso, parece ser uma história um tanto... diferente? Pois é. Gostei da capa também.

    ResponderExcluir
  6. A capa já me chamou atenção; então Judith é uma menina que sonha alto, espero que ela consiga entender o que se passa na sua vida.

    E que interessante o livro é um tanto real né, pois a autora se baseia em si!

    ResponderExcluir
  7. Ameeeei a resenha! Logo que vi o livro, já tive vontade de lê-lo, mesmo sem ter lido resenha alguma! Agora que vi o que ele realmente aborda, tenho a certeza de que irei lê-lo, pois o tema ligado à psicologia e religião me chamam a atenção!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Puxa, acho que deve ser um desses livros em que as pessoas acabam tendo opiniões bem diferentes, pois li outra resenha do livro e deram 5 estrelas para ele. Além disso, não mencionaram que o livro mexia tanto com o tema religião. Gostaria de lê-lo para tirar minhas próprias opiniões.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ameeeeeei a resenha! Eu to querendo muito esse livro, parece ser tipo de livro que eu vou amar!

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia..o livro.. gostei bastante da capa..
    não gostei muito do fatto dele mexer muito com religião..
    é o tipo de livro que você ama ou odeia..

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha! Por se tratar de uma criança, achei bem inmteressante e diferente.Estou anciosa para le-lo! bjoss

    ResponderExcluir
  12. Eu acabei de ganhar esse livro na loteria da companhia das letras, espero gostar bastante.

    ResponderExcluir
  13. Estou surpresa que o livre tenha ganho só 3 estrelas, pois tenho vistos só comentários mega positivos sobre ele. Estou bastante a fim de lê-lo, mas é mais por curiosidade, mesmo de certa forma o livro parecendo ser bem bom não gostei por ter religião no meio.

    ResponderExcluir
  14. Acabei de ler este livro e daria mil estrelas para ele, rsrs! Não há como não se emocionar com judith. Achei o livro estupendo !!! Leiam e depois me contem.

    ResponderExcluir
  15. Acabei de ler esse livro e daria mil estrelas para ele. Não há como não se emocionar com judith. Leiam e depois me contem ... Eu achei belíssimo !!!

    ResponderExcluir
  16. Já li algumas resenhas sobre esse livro e amei. sua resenha só veio reforçar e quero muito ler pois adorei a história.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.