07/03/2013

Resenha - A Garota Que Perseguiu A Lua


Nome: A Garota Que Perseguiu A Lua
No Original: The Girl Who Chased The Moon
Autor (a): Sarah Addison Allen
Tradutor (a): Alice Klesck
Páginas: 256
Editora: Planeta
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Emily Benedict foi para Mullaby após a morte de sua mãe. Ao chegar à cidade e conhecer seu avô ela percebe que os mistérios do lugar nunca são resolvidos: eles são uma forma de vida. Existem quartos cujo papel de parede muda de acordo com o seu humor, luzes estranhas aparecem no quintal à noite e Julia Winterson, a vizinha, consegue cozinhar a esperança em forma de bolos. Emily percebe que sua mãe esteve envolvida no maior mistério da cidade, e conta com a ajuda de Julia para desvendá-lo. Em Mullaby nada é o que parece.

Desde que vi o outro livro da autora lançado aqui no país que tive vontade de conhecer seus livros. Afinal uma mistura sutil de mitologia e fantasia com romance é sempre muito raro de ver e ainda por cima funcionando. Por isso quando a Planeta anunciou o novo título de Sarah Addison Allen fiquei bastante animada. Sarah Addison Allen construiu uma bela história de amor com um sobrenatural perfeito e com uma ambientação única.

Emily acaba de chegar na pequena cidade de Mullaby para viver com um avô que ela nem sabia que existia até a morte da mãe. Durante toda sua vida a mãe foi tudo o que ela teve. Era seu exemplo e estava sempre lutando por causas sociais e pensando no próximo. Mas para seu choque durante sua primeira visita a rua principal da cidade as pessoas pareciam emanar certa hostilidade em relação a ela. Ninguém diz nada, mas Julia, a vizinha mais próxima da casa de seu avô deixa no ar que após um trágico acontecimentos envolvendo sua mãe e o filho da família Coffey toda cidade ficou contra ela, levando-a a partir para nunca mais voltar. Por isso quando Emily começa a se envolver com Win Coffey a situação se torna o assunto da cidade, elevando os ânimos de todos. Emily precisa descobrir o que houve entre sua mãe e o tio de Win. Mas Win não está disposto a revelar o segredo de sua família e correr o risco de perdê-la para sempre. Entre a hostilidade da família e os segredos da misteriosa cidade Emily precisa descobrir a verdade se quiser ter uma chance de viver em paz com Win.

Essa é a premissa principal e apesar de simples, me surpreendi com a história construída pela autora. Uma história que tinha tudo para ser apenas mais um romance complicado acabou se mostrando uma delicada história sobre os mistérios da pequena Mullaby. Onde a autora sabiamente recorreu a pequenos toques de fantasia. A narrativa é dividida entre Emily e Julia, cada uma com sua história, ambas chegando a Mullaby. E o contraste que a autora emprega entre as duas histórias é algo interessante. As descrições completam o quadro, sempre bem colocadas, elas dão força ao clima do livro ao conseguir passar para o leitor a magia e a densidade do ambiente.

A escrita de Addison é bastante romântica e a história assim como a trama soa como uma daquelas velhas histórias que ouvimos os mais velhos contar sobre cidades do interior de antigamente onde todo mundo conhecia todo mundo e sempre tinha uma doceira que fazia doces mágicos, uma parteira e coisas do tipo. Com bons personagens e um ritmo agradável a autora conseguiu um final que amarra todas as pontas e encerra de forma, embora simples, satisfatória a história.

Leitura rápida que prende o leitor pelos detalhes, pela beleza da ambientação e principalmente pelos mistérios dessa pequena cidade. Os romances de Sarah Addison Allen são conhecidos por serem sempre delicados e sensíveis. A autora entrou para minha lista de autores que vale a pena conferir. A edição da Planeta está linda, diagramação muito bonita e fonte ótima. A capa também é bastante bonita. E para quem não sabe a editora lança ainda esse ano "O Pessegueiro", romance da autora que fez imenso sucesso ano passado. Adoraria ver Mullaby nos cinemas. Já imagino até a fotografia do filme... Recomendo a todos que buscam um romance leve, diferente e gostoso de ler. Leiam! Até mais!

13 comentários:

  1. Eu sou encantada por este livro desde que vi a capa pela primeira vez. Pena que eu ainda não tive oportunidade de ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Eita que emoção, adorei o livro. Acho que Emily vai descobrir muita coisa!

    ResponderExcluir
  3. Só de olhar o livro já vemos que pode ser encantador. Imagino que seja mesmo... Eu leria, com certeza.

    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Não me interessei muito pelo livro. A capa achei mais ou menos, não me chamou muito atenção. Mas acho que leria o livro, principalmente por ser bem curtinho...

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Parece encantador e quando lançou fiquei com muita vontade de ler, o problema é que nunca acho o livro com um preço bom. Gosto de romances mais lights e nunca li nada assim que misturasse toques sobrenaturais. Quem sabe um dia consigo ler. Ótima resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Um toque de sobrenatural .. esse romance parece ser ótimo..
    bem leve..pra descontrair..

    ResponderExcluir
  7. Adoro um romance e não dispensaria por nada a leitura desse livro! Fiquei super curiosa com a diagramação dele hehe Sou encantada por essa capa :)

    ResponderExcluir
  8. nossa amei a resenha desse livro, louquinha pra ler agora!!

    ResponderExcluir
  9. Otima resenha e linda capa! Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  10. O livro parece-me que é bem legal, pelo menos pelo que li até agora. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  11. Nossa estou super querendo ler esse livro, já vi muitas resenhas legais dele.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Me interessei logo pela capa. Quero muito ler esse livro, parece ser muito legal!

    ResponderExcluir
  13. A história parece interessante!! Agora quero saber qual é o segredo que da mãe da menina com o tio Win

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.