25/03/2013

Resenha - A Filha da Feiticeira


Nome: A Filha da Feiticeira
No Original: The Witch's Daughter
Autor (a): Paula Brackston
Tradutor (a): Fal Azevedo
Páginas: 448
Editora: Bertrand
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Meu nome é Elizabeth Anne Hawksmith, tenho 384 anos. Cada era exige um novo diário. Assim sendo, começa este livro das sombras. Após a morte, em 1628, de toda a sua família, a menina Elizabeth, de 15 anos, consegue abrigo com o bruxo Gideon Masters. Contudo, ele a aprisiona e a inicia na magia, tornando-a um ser eterno. Com a fuga da jovem, anos depois, o tutor a persegue ao longo dos séculos, passando por momentos importantes da história da humanidade. Com traços de romance histórico e elementos de fantasia, A Filha da Feiticeira é uma arrebatadora iniciação no mundo mágico, embora perigoso, da feitiçaria. É impossível esquecer essa heroína forte e independente, que sobrevive a pragas e guerras, na busca por se manter fiel a seus princípios.

Quando vi a capa do livro ano passado quando a Bertrand divulgou que o livro seria lançado fiquei apaixonada. Uma capa que chama atenção logo de cara, e ao ver a sinopse não tive dúvidas que leria o primeiro livro de Paula Brackston a chegar ao Brasil. Por isso foi com muita felicidade que ele foi o primeiro que escolhi através da parceria com a editora. A autora nos apresenta uma história rica, que com sua narrativa conquista o leitor com doses de mistério e uma mitologia bonita e que inova.

A sinopse era em alguns pontos, mas vamos lá. O livro começa nos tempos atuais com Elizabeth acabando de se mudar para uma charmosa casa à beira da floresta na pequena cidade Matravers. Faz algum tempo que ela não sente nada estranho no ar e por isso permite que Tegan um jovem vivaz e solitária se aproxime dela e de sua verdadeira eu. Bess acredita que pode iniciar a jovem em magia sem nenhum dano. É então que ela nos apresenta o começo de sua história com magia. Bess era uma jovem com um irmão e uma irmã pequena que vivia com os pais agricultores no ano de 1627 até que apenas ela e sua mãe sobreviveram a peste. O pequeno vilarejo de Batchcombe ficou devastado com as perdas e como uma manobra política os caçadores de bruxas e infiéis chegaram ao lugar. A mãe de Bess foi acusada e numa sequência de absurdos foi enforcada. Sozinha no mundo Bess atende ao último pedido da mãe e vai em busca de Gideon Masters, o sujeito estranho que vive no interior da floresta. Lá Bess conhece a magia e os feitiços, mas ele não pode salvá-las dos caçadores que a levam presa. Enquanto está presa Bess decide diante da situação proclamar as palavras ensinadas por Gideon e que a tornarão uma feiticeira. Assim consegue fugir do julgamento, mas ao contrário do combinado Bess não retorna. Ela foge, não quer viver presa a Gideon e a sua magia das trevas destrutiva. E assim tem sido por quase quatro séculos, períodos de calmaria e fuga sob a constante ameaça de Gideon.

A premissa é essa. Conhecemos Bess e através de sua amizade com Tegan temos um vislumbre do seu passado, alguns dos lugares que ela viveu até ser descoberta por Gideon. Contado em forma de diário a história se desenvolve entre as passagens dos dias, o que limita um pouca a visão da amizade de Bess com Tegan, mas que ainda assim consegue prender o leitor. Nos momentos chaves Bess contou a Tegan partes do seu passado. Essas partes são alternadas entre as entradas do diário. A escrita de Brackston é poética e suas descrições são precisas, as mudanças entre os períodos são acertadas, tornando cada parte da história vívida e bem delineada.

Mesmo o leitor conseguindo aos poucos imaginar o quadro final durante a leitura é impossível não se ver preso a história e aos detalhes dos elementos que a autora utiliza na construção de sua mitologia. Bess é uma protagonista forte e inteligente. A vida de solidão e estudo que ela levou transforma sua voz narrativa em algo interessante de se acompanhar. Misturando com leveza ficção histórica com fantasia o livro desenvolve um universo novo e que deixa portas abertas para uma continuação. Algo que seria bastante interessante de ser ver visto que o final do livro deixa perguntas no ar assim como a origem e as diferenças entre magos e das feiticeiras

Leitura rápida, instigante e que vai conquistar o leitor que procura algo diferente, que se encaixa suavemente entre dois gêneros aproveitando o mais rico de cada um. Os elementos e a magia de Paula Brackston lembram muito a mitologia céltica. A edição da Bertrand está fantástica, fonte agradável, diagramação bonita e capa mantida. Se houver continuação aviso a vocês, mas até o momento essa é uma histórica única e fechada. Que ficaria perfeita no cinema em todos os sentidos. Recomendado a todos que procuram um livro inovador e rico. Uma mistura acertada que vai conquistar desde jovens a adultos. Leiam! Até mais!

36 comentários:

  1. Oi! A capa é muito bem feita mesmo, e parece bem desenvolvida essa história. Que bom que a leitura foi proveitosa, então vamos esperar uma continuação. Eu leria!

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse tipo de romance que mistura ficção histórica com algo mais. A magia do livro pelo jeito que você falou parece bem interessante e a capa é muito bonita. Vou adicionar na minha lista, adoro livros com protagonistas e tema que conseguem prender por si só. Ótima resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, adoro magia e é sempre bom conhecer novas formulas. A capa é linda. Na listinha de desejos. ;) bjo

    ResponderExcluir
  4. Não sabia do que se tratava apesar do título, acho a capa realmente bonita, e fiquei curiosa porque magia em séculos passados é sempre mais criativo do que em tempos atuais, ainda mais que o livro não é juvenil. Raro achar livros de fantasia sem ser juvenil ou masculino. Ótima resenha, espero ler em breve. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro...
    Adorei o site e a resenha está impecável :)
    beijos

    http://geehzbookshelf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O livro me chamou atenção logo pela idade de Elizabeth, adoro bruxas e feitiços, acho que o livro deve ser muito legal.

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha! Gosto de bruxas e é meio difícil achar elas em livros não juvenis, adorei tudo o que disse da escrita da autora e da mitologia do livro. Ainda por cima tem história no meio. Será que vira série? Seria o máximo. Ótima resenha como sempre! Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. A capa é bastante bonita! Não sei se no momento leria o livro, mas quem sabe futuramente acabe me interessando um pouco mais! :)

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei essa capa nossa perfeita e a historia parece ser muito legal.

    ResponderExcluir
  10. Achei a capa bem interessante e me interessei muito pela história, após ler sua resenha, que por sinal está ótima.

    ResponderExcluir
  11. OMGGGGGGGGG a resenha que mais me chamou atenção, quer dizer, tudo me chamou atenção!!! Tudo impecavel, historia, capa, resenha, sinopse, nú! Preciso muito desse livro, feiticeiros eu amo demais,
    ps: tenho 384 anos -n

    ResponderExcluir
  12. A capa tá linda..
    adoro livros que envolvam magia..
    e oq as pessoas vazem com ela e suas consequências..

    ResponderExcluir
  13. Adorei a capa e a sinopse!Gosto muito de livros de magia e principalmente quando a protagonista e uma pessoa esperta e guerreira!Torcendo muito!

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mas assim como você, fiquei apaixonada pela capa logo de cara!
    Sabe outra coisa que amei? Não há continuação!
    Não que eu ache ruim, mas é que hoje em dia você sente vontade de ler um livro, mas aí descobre que faz parte de uma série de, sei lá, 5 livros... ¬¬

    Adorei a resenha! Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Adoro a capa desse livro, estou bem ansiosa para ler =D

    ResponderExcluir
  16. Já conhecia o livro e estou bem entusiasmada com a sua leitura. Adoro histórias que envolvem magias e bruxas. Estou bem ansiosa. :)
    A capa é muito linda!!

    ResponderExcluir
  17. Mais pra lista de livros que-me-deram-vontade-de-ler-por-causa-da-capa. A história parece ser incrível e gostosa de ler.

    ResponderExcluir
  18. A capa desse livro é lindíssima, sem ser óbvia. Achei a história interessante, diferente e bem elaborada e como gosto de fantasia, acho que vou gostar muito dele.

    ResponderExcluir
  19. Gente, preciso! Livro incrível, achei muito boa essa história. Dá vontade de ler só de olhar a sinopse dele, com resenha a vontade aumenta mais!

    ResponderExcluir
  20. A capa realmente e muito linda. E a historia e interessante, me prendeu por envolver magia rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. A capa é linda e a história me encantou.Adoro tudo relacionado a bruxas e feitiçarias.Sua resenha foi divina e com certeza vou querer ler.Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Ah! Livro de magia, adorooooo!
    Hum então o Sr.Gideon vai ter que se ver com o Nosso "Mocinho" da histórioa. Adorei! Adoro!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  23. A sua resenha ficou muito boa, fiquei com vontade de comprar o livro. Eu espero gostar.

    ;***

    ResponderExcluir
  24. Fiquei apaixonada pela capa e pela história. A resenha ficou muito boa e deu mais vontade de ler do que se prestar atenção só a sinópse.

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito dessa capa, também me interessei de cara pelo livro, apesar de não gostar do gênero fantasia, - que eu não sei se se aplica exatamente a esse livro - esse acho que esse é uma exceção, porque gostei da história e das resenhas que li. Mas como eu disse, é exatamente do gênero que eu não gosto, só me interessei porque a "fantasia" nesse caso é a magia e eu sou fã de Harry Potter, então darei uma chance a esse livro e algo me diz que eu não vou me decepcionar, ainda mais por ter um toque de mistério. Ótima resenha! =D

    ResponderExcluir
  26. Quero muito ler este livro e adorei a resenha....
    A capa do livro ficou muito legal e me atraiu muito para querer mergulhar na sua leitura!!!

    ResponderExcluir
  27. A capa é linda, a resenha esta ótima.
    Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  28. Nossa, não sei a quantos milhoes de anos estou louco com esse livro :( precisava tanto ganhar ele na promoção! Gostei de tudo sobre o livro, eu estou percebendo que meu gosto por historias de bruxarias estão se elevando e eu estou gostando isso. Essa historia possui uma criatividade imensa e inigualável, gostaaria mt mt mt de le-la D:. O fato da menina ser uma bruxa e tudo mais e ai acredito que a historia será excepcional, nossa, queria mt!!!

    ResponderExcluir
  29. A única coisa que já li sobre bruxos foi HP, e tenho muita curiosidade pra ler mais sobre, ainda mais que esse livro tem traços de romance histórico. Amor a primeira vista, haha.

    ResponderExcluir
  30. Adoro fantasia e mitologia, então fiquei com muita vontade de ler esse livro. A capa é maravilhosa e a história parece interessante e muito divertida, gostei bastante da sua resenha.

    ResponderExcluir
  31. A capa foi a primeira coisa que atraiu nesse livro, depois foi a sinopse. Eu já tinha lido uma resenha sobre, mas a sua está perfeita, pois aguçou ainda mais minha vontade de ler mais sobre o livro. Gosto de um bom romance, mesclado com fantasia e magia. Demais!

    ResponderExcluir
  32. Adorei a sinopse do livro e sua resenha. Já havia me apaixonado só pela capa, e pela sinopse, com essa resenha parece que realmente não vou me decepcionar com o livro!

    ResponderExcluir
  33. Desde que vi aqui no blog o livro me interessou. Dos seres fantásticos, os que mais gosto são os bruxos, magos, feiticeiros!! E esse livro me chamou a atenção justamente por aliar fantasia à ficção histórica, as bruxas que queimadas em fogueiras pela inquisição, etc. Quero muito ler! E essa capa é muito linda!

    ResponderExcluir
  34. Gosto bastante quando um livro se encaixa em dois ou mais gêneros, e que consegue mostrar características interessantes de cada um deles. Gosto também de Mitologia, seja ela grega, romana, céltica, nórdica, brasileira, etc. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  35. Esse livro me conquistou pela capa, fato!
    Mas ele tem muito mais coisas do que eu poderia imaginar..
    Essa parte da mitologia céltica de deixou ,muito curiosa, porque nunca li nada do gênero. E também estou precisando de um bom livro de bruxas.. desde HP estou órfã do tema rsrs
    saber que ele é um livro único também me deixou muito feliz, chega de series ne?!

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  36. Capa maravilhosa e a história parece ótima, é difícil achar livros únicos de fantasia e que ainda envolvem história no meio. Pelo tom da resenha parece ótimo, gostei do modo que falou da história e da escrita do autora. Sabe se tem mais da autora para sair? Adorei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.