13/03/2013

Desafio de Clássicos - #01

A primeira postagem do Desafio de Clássicos está no ar. Como foi dito no post original do desafio toda semana durante o período do desafio irei postar uma coluna semanal com clássicos diversos falando da obra, do autor, das edições nacionais, e tudo o mais. O livro desta edição é "Grandes Esperanças", uma das obras mais famosas do inglês Charles Dickens, um dos mais famosos romancistas da era vitoriana.

Nome: Grandes Esperanças
No Original: Great Expectations
Autor (a): Charles Dickens
Ano: 1861
Se Charles John Huffman Dickens (1812-1870) foi um escritor irônico e contundente, com Grandes esperanças provou-se capaz também de ser contido e reflexivo, ao produzir o seu último romance. O livro mostra Dickens no auge da forma, produzindo uma história de desilusão que mais tarde seria saudada por autores como George Bernard Shaw e G. K. Chesterton pela perfeição narrativa.

A grande característica de Grandes esperanças é ser uma história de redenção moral do protagonista, Pip, um órfão criado rigidamente pela irmã num lar humilde e disfuncional, que, após herdar inesperadamente uma fortuna, rejeita a família e os amigos por se envergonhar da própria origem.

No começo conhecemos o infortúnio de Pip, o narrador que vive aterrorizado pela irmã mais velha que, após a morte dos pais, o criou “com a mão de ferro”, bordão para a maneira rígida e por vezes violenta com que trata o filho de criação e também o marido, o ferreiro Joe Gargery. Sua vida começa a mudar com o inesperado convite para que passe a visitar Miss Havisham, uma mulher rica da aldeia, e seja companhia de sua filha adotiva, Estella. Pip imediatamente tem uma queda pela garota, sentimento que se transformará em amor durante a vida adulta e o conduzirá à imoralidade.

A vida de Pip sofre uma reviravolta ainda maior quando, já se preparando para o ofício de ferreiro, recebe a visita de um advogado, que anuncia que o jovem é herdeiro de uma fortuna. Após abandonar a família para viver em Londres, Pip passa a desprezar a sua vida anterior, tentando tornar-se digno de se casar com Estella, que, no entanto, não se interessa por seus sentimentos.

Dividido em três partes, discutindo a bondade, a culpa e o desejo, o romance originalmente foi escrito como um folhetim e publicado na revista semanal All the Year Round, entre dezembro de 1860 e agosto de 1861, tornando-se um grande sucesso. Dickens toma o cuidado de não buscar a empatia fácil com o leitor, fazendo de Pip um personagem sincero em sua imoralidade e, quando se arrepende, na busca pela redenção.

O texto acima que mescla a sinopse é da edição da Penguin Companhia lançado o ano passado e expressa bem as características da obra que é hoje considerada uma das maiores da era vitoriana. Tendo sido adaptada diversas vezes no teatro, na televisão e no cinema "Grandes Esperanças" é hoje parte em diversos países de língua inglesa um dos clássicos estudados nas escolas. Por trazer Dickens no auge da forma como autor e ainda de forma consistente a já conhecida crítica social feita em suas obras além de temas como a riqueza, a pobreza, o amor, a rejeição e o eventual triunfo do bem sobre o mal.

A adaptação mais aclamada da obra é o filme de 1946 do diretor David Lean, que chegou a ganhar dois Oscars entre as cinco indicações que teve e trouxe no papel do protagonista Pip o ator John Mills ao lado de Valerie Hobson como a fria e bela Estella. Agora para você que quer conhecer a obra sem precisar ler sugiro que assista a mais recente adaptação feita pela BBC em 2011. Uma minissérie em três capítulos que recebeu críticas positivas no Reino Unido e no mundo.


No Brasil atualmente existem três edições disponíveis a venda e uma que ainda se encontra em algumas livrarias físicas. O que é bastante considerando a falta de novas edições que alguns clássicos sofrem. É uma das poucas obras de Dickens que ainda recebem esse tipo de atenção lembrando que até hoje existem clássicos importantes do autor que não foram publicados no Brasil. Confira abaixo e escolha a sua:

Curiosidade: Você sabia que Dickens alterou o fim da história depois de ouvir os argumentos de Edward Bulwer-Lytton? Até hoje essa alteração levanta discussão, mas ao que parece o próprio Dickens viu-se convencido pelas considerações do amigo. Muitos autores comentam a mudança dentre eles George Orwell que diz que apesar do final do livro ser psicologicamente uma das melhores coisas que Dickens já fez, o original era mais consistente e mais natural em relação ao projeto todo.

Vou ficando por aqui. Estou começando a leitura do livro e em breve vocês poderão conferir a primeira resenha do Desafio de Clássicos. É um tanto emocionante saber que finalmente vou conseguir misturar mais as coisas por aqui e resgatar parte da ideia original do blog. E ai? Gostaram do livro? Acham que um dia vão ler? E você que já leu? O que tem a dizer de "Grandes Esperanças"? E não me conte o que achou do final, aliás quase li o final alterado. Foi por pouco... Até mais!

7 comentários:

  1. Que legal esse post. Ficou organizado e fácil de ler. Nunca vi a série, mas lembro de quase ter assistido ao novo filme. Agora que você falou vou ver se confiro a minissérie da BBC. Parece legal pelo cartaz. Adoro clássicos de autores ingleses. Torcendo para ver Jane Austen na próxima semana. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. gostei do livro Yasmin, confesso que não conhecia, mas a capa é bem criativa.

    ResponderExcluir
  3. Não li nada de Dickens, mas parece bom. Gosto de histórias que se passam na Inglaterra ainda mais naquela época. A capa da edição da Penguin poderia ser mais bonita como a americana, mas se um dia puder quero ler. :)

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro. Adorei o post e acho que vou adorar o desafio. Vai trazer bastante dicas pra quem, como eu, desconhece bastante os clássicos. A primeira capa do Brasil é triste né? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Já vi algum livro do Dickens por aí, ma não lembro qual... haha
    Não sei se leria, mas provavelmente assistiria a minissérie :DD

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Dickens é simplesmente maravilhoso em sua escrita! Ótima dica! Esse livro ainda não li, mas já li outros do autor e gostei bastante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nenhum desses livros.
    beijos

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.